Estudo de Jó 12:4 – Comentado e Explicado

Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse:
Jó 12:4

Comentário de Albert Barnes

Eu sou como quem zombou de seu vizinho – Houve uma variedade considerável na interpretação deste versículo. O senso geral é que Jó se sentia um mero escárnio para seus vizinhos. Eles o trataram como se ele não merecesse consideração. Eles não tinham simpatia por ele em suas tristezas e não demonstravam respeito por suas opiniões. O Dr. Good entende esse e os seguintes versos como parte da controvérsia em que Jó se propõe a mostrar sua habilidade no debate e aduzir provérbios à maneira de seus amigos. Mas é mais provável que seja uma alusão a si mesmo, e é projetado para afirmar que ele sentiu que não era tratado com o respeito que lhe era devido. Muita dificuldade foi sentida no entendimento da conexão. Reiske afirma que Jó 12: 2 não tem conexão com Jó 12: 3 e que Jó 12: 11-12 deve ser interposto entre eles. A conexão me parece ser esta: Jó reclama que não foi tratado com a devida deferência. Eles não demonstraram respeito por sua compreensão e posição. Eles insistiram nos tópicos mais comuns; apotemas obsoletos e banais avançados, como se nunca os tivesse ouvido; residia em máximas familiares até para as pessoas mais más; e o havia tratado dessa maneira como se ele fosse uma mera criança em conhecimento. Assim, para ser abordado com vagas lugares-comuns, e com observações como as que seriam usadas no tratamento de crianças, ele considerava insulto e zombaria.

Quem invoca Deus, e ele lhe responde – Esta frase deu oportunidade a uma grande variedade na interpretação. Umbreit declara: “Eu, que uma vez invoquei Deus, e ele me respondeu;” isto é, eu, que já fui um homem feliz e abençoado por Deus. Schultens declara: “Eu, que clamo a Deus”, isto é, para julgamento, “e estou pronto para responder a ele”. Rosenmuller supõe que Jó faça referência às garantias de seus amigos de que, se ele invocasse Deus, ele o responderia e, diante dessa sugestão, exclama: “Um homem que é motivo de chacota para seu vizinho chama sobre Deus, e ele lhe responderá! O provável significado é que ele tinha sido um homem que mantinha comunhão constante com Deus. Ele era o favorito do Todo-Poderoso, pois ouvira atentamente suas súplicas. Agora era algo de que ele poderia razoavelmente reclamar, que um homem que desfrutava de sinais tão manifestos do favor divino era tratado com reprovação e desprezo.

Comentário de Thomas Coke

Jó 12: 4 . Sou como quem zomba do vizinho sou zombaria do meu vizinho. “Ele apelou a Deus, para ter certeza de que ele responderia! A integridade do homem justo se tornou um escárnio.” Ele apelou a Deus, foi o escárnio que lhe fora jogado fora, e alude ao que ele havia dito, cap. Jó 10: 7, que havia atraído esse desejo de Zofar ( Jó 12: 5-6 do capítulo anterior), que Deus aparecesse e o convencesse de sua hipocrisia. Heath.

Comentário de Joseph Benson

Jó 12: 4 . Eu sou como alguém que zomba do próximo – ???? ????? ???? , sechok leregnehu ehjeh, literalmente, uma piada para o amigo, eu sou. Assim Jeremias reclama, eu era um escárnio de todo o meu povo, Lamentações 3:14 . Quem invoca Deus, e ele responde – Isso é aplicado por Sol. Jarchi e os comentaristas em geral, ao vizinho ou amigo de Jó; insinuando que tal pessoa, dirigindo-se a Deus, recebeu uma resposta favorável; quando o próprio Jó não teve retorno satisfatório, pagou seus gritos e reclamações importunadas. Mas as palavras são capazes de uma construção muito diferente se as referirmos a Jó, e não a seu amigo, e como contendo as palavras zombeteiras lançadas contra ele: Assim, Ele clama a Deus; mas ele lhe responde? Ele é alto e importante em protestar contra sua inocência; limpando e reivindicando a si mesmo; em apelar para o tribunal do céu. Mas com que finalidade? Suas importunidades e reclamações são recebidas, seus protestos solenes são ouvidos ou admitidos? Sua confiança e confiança (ele gostaria que acreditássemos) estão inteiramente em Deus; mas ele é aliviado de seus problemas; ele é libertado de suas misérias? Assim, os judeus zombaram de nosso Senhor Jesus: “Ele confiava em Deus; (disseram eles;) deixe-o libertá-lo agora, se ele o tiver. ” “Este homem clama por Elias; vamos ver se Elias virá e o salvará. O homem justo está rindo com desprezo – As palavras têm uma beleza peculiar, sendo ditas com muita preocupação e modéstia religiosas; pois Jó não diz: eu, homem justo e reto, sou motivo de piada; mas ele se entrega em termos gerais; o homem justo e reto, etc. Seu significado, porém, é que, apesar de todas as duras censuras e censuras, ele ainda deve acreditar que é, pela graça de Deus, um homem justo e reto; e devo dizer que, como tal, ele foi ridicularizado por eles.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS hebraico Eloah. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Sou como quem zomba do próximo – embora eu esteja invocando a Deus por ajuda e salvação, ainda assim meus amigos zombam de mim nesta obra mais solene e sagrada. Mas Deus me responde.

O homem justo está rindo com desprezo – Este é um verso muito difícil, sobre o qual nenhum dos dois críticos parece estar de acordo. O Sr. Good traduz o quarto e o quinto versos assim:

“Assim, o irmão se tornou motivo de chacota para seus companheiros,

Enquanto clamava a Deus, ele o socorreria.

O justo, o homem perfeito, é motivo de chacota para os orgulhosos,

Um escárnio no meio do sol dos prósperos,

Enquanto estiver pronto para escorregar com o pé.

Para uma reivindicação desta versão, devo referir-me às suas notas. Coverdale dá pelo menos um bom senso. Assim, quem invoca a Deus, e a quem Deus ouve, é escarnecido de seu vizinho: o homem piedoso e inocente ri de rir. Godlynesse é uma luz desprezada nos hertes dos ricos; e está preparado para eles pisar em cima. nachon , Job 15:23 ; Job 18:12 ; Psalm 38:17 😉 to slip with his foot.” O quinto verso é assim traduzido pelo Sr. Parkhurst: “Uma tocha de desprezo ou elo desprezível (ver Isaías 7: 4 ; Isaías 40: 2 , Isaías 40: 3 ;), eas ????? trela , para os esplendores dos prósperos ( é aquele que está) pronto ( ???? nachon , Jó 15:23 ; Jó 18:12 ; Salmo 38:17 😉 para escorregar com o pé. “ O senso geral é razoavelmente claro; mas para emendas e conjecturas não há fim.

Comentário de John Wesley

Sou como quem zomba do próximo, que clama a Deus, e ele lhe responde: o justo é rido com desprezo.

Sobre Deus – Até pelos meus vizinhos religiosos, por aqueles que invocam a Deus, e não em vão; cujas orações, portanto, eu cobiço, não suas reprovações.

O justo – eu, que, apesar de todas as suas duras censuras, ainda me atrevo a possuí-lo, que, pela graça de Deus, sou um homem reto.

Referências Cruzadas

Jó 11:3 – Sua conversa tola calará os homens? Ninguém o repreenderá por sua zombaria?

Jó 16:10 – Os homens abrem sua boca contra mim, esmurram meu rosto com zombaria e se unem contra mim.

Jó 16:20 – O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos;

Jó 17:2 – A verdade é que zombadores me rodeiam, e tenho que ficar olhando a hostilidade deles.

Jó 17:6 – “mas de mim Deus fez um provérbio para todos, um homem em cujo rosto os outros cospem.

Jó 21:3 – Suportem-me enquanto eu estiver falando; depois que eu falar poderão zombar de mim.

Jó 30:1 – “Mas agora eles zombam de mim, homens mais jovens que eu, homens cujos pais eu teria rejeitado, não lhes permitindo sequer estar com os cães de guarda do rebanho.

Salmos 22:7 – Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

Salmos 35:16 – Como ímpios caçoando do meu refúgio, rosnaram contra mim.

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Provérbios 14:2 – Quem anda direito teme o Senhor, mas quem segue caminhos enganosos o despreza.

Jeremias 33:3 – ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.

Miquéias 7:7 – Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.

Mateus 27:29 – fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus! “

Marcos 5:40 – Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança.

Lucas 16:14 – Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.

Atos dos Apóstolos 17:32 – Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”.

Hebreus 11:36 – Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *