Estudo de Gênesis 48:15 – Comentado e Explicado

Israel abençoou José, dizendo: "O Deus em cujo caminho andaram meus pais Abraão e Isaac, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia,
Gênesis 48:15

Comentário de Albert Barnes

E ele abençoou José. Ao abençoar sua semente, ele se abençoa. Ao exaltar seus dois filhos na posição e direito de seus irmãos, ele concede a eles a porção dupla do primogênito. Nos termos da bênção, Jacó primeiro sinaliza a tríplice função que o Senhor desempenha ao efetuar a salvação de um pecador. “O Deus diante de quem andou com meus pais” é o Autor da salvação, o Juiz que faz justiça e misericórdia, o Pai, diante de quem caminha a criança adotada e regenerada. Dele vem a salvação, para ele os retornos salvos, andar diante dele e ser perfeito. “O Deus, que me alimentou do meu ser até os dias de hoje”, é o Criador e o Mantenedor da vida, o Quickener e o Santificador, o potencial Agente, que trabalha tanto para a vontade quanto para fazer na alma. “O anjo que me redimiu de todo mal” é o amigo todo suficiente, que afasta o mal por si mesmo, satisfazendo as exigências da justiça e resistindo aos dispositivos da malícia. Há uma bela propriedade de sentir em Jacó atribuindo a seus pais a caminhada diante de Deus, enquanto ele agradece reconhecidamente a graça do Quickener e do Justificador para si mesmo. O anjo é explicitamente aplicado ao Ser Supremo nesta função ministerial. Deus é a descrição enfática do Deus vivo e verdadeiro, em contraste com todos os deuses falsos. “Abençoe os rapazes.” A palavra abençoar está no número singular. Para a tríplice perífrese de Jacó, pretende-se descrever o único Deus que deseja, trabalha e protege. “E que meu nome seja colocado sobre eles.” Que sejam contados entre meus filhos imediatos, e que sejam parentes de Abraão e Isaque, como meus outros filhos. Essa é a única coisa especial na bênção. “Deixe-os crescer em uma multidão.” A palavra crescer no original refere-se à desova ou aumento extraordinário da tribo finny. A história posterior de Efraim e Menasseh corresponderá a esta previsão especial.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 48:15 . E ele abençoou José Provavelmente ele poderia abençoar José, assim como seus filhos: mas o contexto preferiria que alguém acreditasse que a bênção aqui apropriada a José foi a que foi dada imediatamente a seus filhos: Jacó o abençoou em abençoar seus filhos; pois abençoar os filhos é abençoar os próprios pais. Em sua bênção, ele lembra José e seus filhos da piedade de seus ancestrais e da bondade que Deus havia demonstrado em conseqüência dessa piedade; ” Deus, diante de quem meus pais andaram, estritamente obediente às suas leis, veja cap. Gênesis 5:24 .; O Deus que me alimentou toda a minha vida, veja os Salmos 23; o Deus que me protegeu e me preservou, e, como um pastor vigilante, supria todos os meus desejos “. Assim, ele imediatamente os lembra de seu dever e os encoraja a praticá-lo, colocando diante deles o que poderiam esperar, se, como seus antepassados, eles andassem com Deus.

Comentário de Adam Clarke

Ele abençoou Joseph – O pai primeiro, e depois os filhos depois. E esta é uma prova adicional ao que foi apresentado em Gênesis 48:12 , da superioridade de Jacó; pois o menor é sempre abençoado pelo maior.

O Deus que me alimentou por toda a minha vida – Jacó agora está à beira da eternidade, com sua fé forte em Deus. Ele vê sua vida como uma série de misericórdias; e como ele tinha sido carinhosamente atencioso, providente e gentil com seu filho mais desamparado, Deus também esteve com ele; ele o alimentou a vida toda; ele percebe claramente que deve todo pedaço de comida que recebeu à mera misericórdia e bondade de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 48:15 . E ele abençoou José Provavelmente ele poderia abençoar José, assim como seus filhos: mas o contexto preferiria que alguém acreditasse que a bênção aqui apropriada a José foi a que foi dada imediatamente a seus filhos: Jacó o abençoou em abençoar seus filhos; pois abençoar os filhos é abençoar os próprios pais. Em sua bênção, ele lembra José e seus filhos da piedade de seus ancestrais e da bondade que Deus havia demonstrado em conseqüência dessa piedade; ” Deus, diante de quem meus pais andaram, estritamente obediente às suas leis, veja cap. Gênesis 5:24 .; O Deus que me alimentou toda a minha vida, veja os Salmos 23; o Deus que me protegeu e me preservou, e, como um pastor vigilante, supria todos os meus desejos “. Assim, ele imediatamente os lembra de seu dever e os encoraja a praticá-lo, colocando diante deles o que poderiam esperar, se, como seus antepassados, eles andassem com Deus.

Comentário de John Calvin

15. Deus diante de quem . Embora Jacó soubesse que uma dispensação da graça de Deus estava comprometida com ele, para que ele pudesse efetivamente abençoar seus netos; todavia, ele não arroga nada para si mesmo, mas recorre suplicantemente à oração, para que não prejudique, em menor grau, a glória de Deus. Pois, como ele era o administrador legítimo da bênção, também se comportou em reconhecer Deus como seu único autor. E, portanto, uma regra comum deve ser deduzida a todos os ministros e pastores da Igreja. Pois embora eles não sejam apenas chamados de testemunhas da graça celestial, mas também sejam confiados à dispensação de dons espirituais; contudo, quando são comparados com Deus, não são nada; porque somente ele contém todas as coisas dentro de si. Portanto, aprendam de bom grado a manter seu próprio lugar, para que não ocultem o nome de Deus. E verdadeiramente, uma vez que o Senhor, de maneira alguma, nomeia seus ministros, com a intenção de derrogar seu próprio poder; portanto, o homem mortal não pode, sem sacrilégio, desejar parecer algo separado de Deus. Nas palavras de Jacó, devemos observar, primeiro, que ele invoca Deus, diante de quem seus pais Abraão e Isaac haviam caminhado: pois, como a bênção dependia do convênio firmado com eles, era necessário que a fé deles fosse uma intervenção. ligação entre eles e seus descendentes. Deus os havia escolhido e sua posteridade para um povo para si mesmo; mas a promessa foi eficaz por esse motivo, porque, sendo apreendida pela fé, criou uma raiz viva. E assim aconteceu que eles transmitiram a luz da sucessão ao próprio Jacó. Vemos agora que ele não apresenta, em vão ou fora de época, a fé dos pais, sem a qual ele não seria um legítimo sucessor da graça, pela aliança de Deus: não que Abraão e Isaque tenham adquirido tão grande uma honra para si e para a posteridade; ou eram, por si só, tão excelentes; mas porque o Senhor sela e sanciona pela fé, os benefícios que ele nos promete, para que não falhem.

O Deus que me alimentou . Jacó agora desce aos seus próprios sentimentos e afirma que desde a juventude experimentou constantemente, de várias maneiras, o favor divino em relação a ele. Ele já havia feito o conhecimento de Deus recebido por meio de sua palavra e da fé de seus pais, a base das bênçãos que pronuncia; ele agora acrescenta outra confirmação da própria experiência; como se ele dissesse que não estava pronunciando uma bênção que consistia em um som vazio de palavras, mas uma das quais ele próprio desfrutara do fruto, por toda a vida. Agora, embora Deus faça seu sol brilhar indiscriminadamente sobre o bem e o mal, e alimente tanto os incrédulos quanto os crentes; contudo, porque ele concede, somente a estes, o sentido peculiar de seu amor paterno no uso de seus dons, Jacó corretamente usa isso como uma razão para a confirmação de sua fé, de que ele sempre fora protegido pela ajuda de Deus. Os incrédulos são alimentados, até ao máximo, pela liberalidade de Deus; mas eles se arrepiam, como porcos, que, enquanto bolotas lhes caem das árvores, ainda têm seus focinhos fixos na terra. Mas, nos benefícios de Deus, isso é o principal, que eles são promessas ou sinais de seu amor paterno por conosco. Jacó, portanto, a partir do senso de piedade, com o qual os filhos de Deus são dotados, aduz corretamente, como prova da graça prometida, quaisquer coisas boas que Deus lhe tenha concedido; como se ele dissesse, que ele próprio era um exemplo decisivo para mostrar quão verdadeira e fielmente o Senhor havia se comprometido por convênio em ser pai dos filhos de Abraão. Aprendemos também, portanto, com cuidado, a considerar e meditar sobre todos os benefícios que recebemos da mão de Deus, para que possam provar tantos suportes para a confirmação de nossa fé. O melhor método de buscar a Deus é começar com sua palavra; depois disso, (se assim posso dizer), é adicionado conhecimento experimental. Agora, considerando que, neste lugar, a gratidão singular do homem santo é conspícua; no entanto, essa circunstância acrescenta à sua honra que, enquanto envolvido em múltiplos sofrimentos, pelos quais quase foi derrotado, ele celebra a bondade contínua de Deus. Pois embora, pelo raro e maravilhoso poder de Deus, ele tivesse sido, de maneira extraordinária, libertado de muitos perigos; contudo, era uma marca de uma mente exaltada e corajosa, ser capaz de superar tantos e tão grandes obstáculos, voar nas asas da fé para a bondade de Deus e, em vez de ser esmagada por uma massa de males, perceber a mesma bondade na mais densa escuridão.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 48:15 . O Deus que me alimentou, etc. – Enquanto vivemos neste mundo, tivemos uma experiência contínua da bondade de Deus para nós, fornecendo o suporte de nossa vida natural. Nossos corpos pediram comida diária e nunca desejamos comida conveniente. Aquele que nos alimentou por toda a vida não nos deixará por fim.

Comentário de John Wesley

E ele abençoou José e disse: Deus, diante de quem meus pais Abraão e Isaque andaram, o Deus que me alimentou toda a minha vida até hoje,

O Deus que me alimentou toda a minha vida até hoje – Contanto que vivamos neste mundo, tivemos uma experiência contínua da bondade de Deus para nós, fornecendo o suporte de nossa vida natural. Nossos corpos pediram comida diária e nunca desejamos comida conveniente. Aquele que nos alimentou por toda a vida não nos deixará por fim.

Referências Cruzadas

Gênesis 5:22 – Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas.

Gênesis 6:9 – Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 24:20 – Assim ela esvaziou depressa seu cântaro no bebedouro e correu de volta ao poço para tirar mais água para todos os camelos.

Gênesis 27:4 – Prepare-me aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer”.

Gênesis 28:3 – Que o Deus Todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos.

Gênesis 28:20 – Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa,

Gênesis 28:22 – E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”.

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

Gênesis 49:28 – São esses os que formaram as doze tribos de Israel, e foi isso que seu pai lhes disse, ao abençoá-los, dando a cada um a bênção que lhe pertencia.

Deuteronômio 33:1 – Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus, abençoou os israelitas antes da sua morte.

1 Reis 3:6 – Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.

Salmos 16:8 – Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

Salmos 23:1 – O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 103:4 – que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão,

Eclesiastes 2:24 – Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus.

Eclesiastes 5:12 – O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranqüilidade para dormir.

Eclesiastes 5:18 – Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.

Eclesiastes 6:7 – Todo o esforço do homem é feito para a sua boca, contudo, o seu apetite jamais se satisfaz.

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Isaías 33:16 – é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

Jeremias 8:2 – Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo.

Mateus 6:25 – “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

Colossenses 2:6 – Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Timóteo 6:6 – De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,

Hebreus 11:21 – Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *