Estudo de Salmos 23:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
Salmos 23:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é meu pastor – Compare Gênesis 49:24 : “Dali é o pastor, a pedra de Israel;” Salmo 80: 1: “Dá ouvidos, ó pastor de Israel.” Veja também as notas em João 10: 1-14 . A comparação do cuidado que Deus estende sobre seu povo ao de pastor para o seu rebanho é aquele que ocorreria naturalmente àqueles que estavam acostumados à vida pastoral. Seria natural que ele se sugerisse a Jacó Gênesis 49:24 e a Davi, pois ambos eram pastores. David, nos anos avançados, naturalmente se lembraria das ocupações de seus primeiros anos de vida; e a lembrança do cuidado de Deus sobre ele naturalmente recordaria o cuidado que ele tinha, nos anos anteriores, estendido sobre seus rebanhos. A idéia que a linguagem sugere é a de ternura; proteção; atenção particular aos jovens e aos fracos (compare Isaías 40:11 ); e provendo seus desejos. Todas essas coisas são encontradas eminentemente em Deus em referência ao seu povo.

Não vou querer – Essa é a idéia principal do salmo, e essa idéia deriva do fato de que Deus é um pastor. O significado é que, como pastor, ele faria todas as provisões necessárias para o seu rebanho e demonstraria todo o cuidado adequado por ele. As palavras que não deseja, aplicadas ao salmista, abrangeriam tudo o que poderia ser um objeto adequado de desejo, temporal ou espiritual; se pertencem ao corpo ou à alma; se referindo ao tempo ou à eternidade. Não há razão para supor que Davi tenha limitado isso às suas necessidades temporais ou à vida atual, mas a ideia é que Deus proveria sempre tudo o que era necessário para ele. Compare o Salmo 34: 9: “Não há falta daqueles que o temem.” Essa idéia entra essencialmente na concepção de Deus como pastor do seu povo, para que todos os seus desejos reais sejam supridos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 23.

A confiança de Davi na graça de Deus.

Um salmo de Davi.

Título. ???? M?? mizmor ledavid. Nesse salmo, Davi expressa sua confiança em Deus, que o libertou das perseguições de Saul e o estabeleceu em uma condição próspera: quem, portanto, ele aqui compara primeiro a um bom pastor, que alimenta cuidadosamente e zela diligentemente por seu rebanho ; e, segundo, a um amigo hospitaleiro, de quem ele tinha certeza de ser liberal e esplendidamente entretido. Veja a nota no Salmo 23: 2 . Observou-se que, embora os Salmos em geral apareçam com uma beleza inimitável, mesmo no vestuário em que os temos; todavia, deve-se sempre considerar o quanto eles devem ficar aquém de sua excelência original, para aqueles que os veem apenas em uma tradução, ou seja, em uma tradução quase literal, e em um idioma que é abundante em figuras e elipses ousadas ; todos os quais devem ser fornecidos na tradução ou, para os leitores comuns, seria totalmente ininteligível. Portanto, os Salmos estão sob maiores desvantagens do que quaisquer escritos nas línguas grega ou latina. No entanto, se qualquer uma das melhores e mais admiradas peças de poesia pagã fosse vestida como essas em um vestido literal e depois comparada com elas, a comparação mostraria abundantemente o que Addison observa dos judeus “, que sua nação produziu homens de grande genialidade, sem considerá-los escritores inspirados; que nos transmitiram muitos hinos e odes divinos, que superam aqueles que nos são transmitidos pelos antigos gregos e romanos na poesia, tanto quanto no assunto a que eles são consagrados. ” Mas, permitindo que o gênio natural de Davi tenha sido altamente excelente, e que, da mesma forma que os outros autores desses poemas divinos, ainda assim, como essas composições são muito preferíveis a toda composição humana, isso pode ser urgentemente sugerido como uma prova corroboradora do divino inspiração dos autores deles. Veja a sexta pré-eleição do bispo Lowth.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 23: 1 . O Senhor é meu pastor – Ele se mostrou assim por suas graciosas providências para comigo; e ele gentilmente assumiu esse cargo, e condescendeu em permanecer nessa relação comigo, tendo feito um pacto comigo e assim comprometido a governar, alimentar, preservar e curar-me, e fazer tudo por mim que os pastores cumprem. , ou têm a obrigação de fazer por seus rebanhos. O próprio Davi era pastor e, sem dúvida, bem compreendido, e havia cuidadosamente cumprido seu dever, como tal, com o rebanho. Ele conhecia por experiência os cuidados e as ternuras de um bom pastor em relação às ovelhas, e não se importava com a necessidade que eles tinham de um pastor e com a vantagem de ter um habilidoso e fiel. Com isso, portanto, ele ilustra o cuidado de Deus com seu povo, e com isso ele fortalece sua própria fé e confiança nele, e ajuda a fé e a confiança de todo leitor piedoso. Pois aquele que é o pastor de Israel, de toda a igreja em geral, Salmos 80: 1 , é o pastor de todo crente em particular; o pior não está abaixo de seu conhecimento. Ele reúne até os cordeiros com o braço, Isaías 40:11 ; antes, e os carrega em seu peito. Ele os leva para o rebanho de sua igreja e depois cuida deles: ele os protege e provê com mais cuidado e constância do que qualquer pastor pode com suas ovelhas. Se Deus é para nós um pastor, devemos ser para ele como ovelhas, inofensivas, mansos e caladas, silenciosas diante dos tosquiadores; “Não”, diz Henry, “também diante do açougueiro;” útil e sociável, precisamos conhecer a voz do pastor e segui-lo. Não vou querer – Nomeadamente, qualquer coisa que seja realmente necessária para mim, seja para esta vida ou para a próxima. Mas homens tolos podem pensar que muitas coisas são necessárias para eles, que o Deus onisciente sabe que é não apenas desnecessário, mas doloroso e, portanto, misericordiosamente nega o que os homens ignorantemente desejam para sua mágoa.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65. Veja a nota no título do Salmo 22.

O Senhor. Hebraico. Jeová.

O SENHOR … meu pastor. Um dos títulos de Jeová. Veja App-4, “Jeová-Ro” i “ . Figuras de linguagem. Metáfora e Antropopatéia. App-6.

não quero. Porque “Jeová proverá” , Jeová-Jire. Veja App-4.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é meu pastor – Existem duas alegorias neste Salmo que são admiravelmente bem adaptadas ao propósito para o qual são produzidas e apoiadas tanto com arte quanto com elegância. A primeira é a de um pastor; o segundo, o de um grande banquete, organizado por um anfitrião dos mais gentis e mais liberais. Como rebanho, eles têm o pasto mais excelente; como convidados, eles têm a tarifa mais nutritiva e abundante. Deus condescende em chamar a si mesmo de pastor do seu povo, e seus seguidores são considerados um rebanho sob sua orientação e direção.

  1. Ele os conduz para fora e para dentro, para que encontrem pasto e segurança.
  • Ele sabe onde alimentá-los e, no curso de sua graça e providência, leva-os no caminho a seguir.
  • Ele os observa e os impede de serem destruídos por bestas vorazes.
  • Se alguém se desviou, ele os traz de volta.
  • Ele os traz para a sombra em tempos de calor abrasador; em tempos de perseguição e aflição, ele encontra um asilo para eles.
  • Ele cuida para que não falte nenhum tipo de coisa boa.
  • Mas quem é o rebanho dele? Todos os verdadeiros penitentes, todos os verdadeiros crentes; todos os que obedientemente seguem seu exemplo, abstendo-se de toda aparência de mal, e em uma vida santa e conversa mostrando as virtudes dAquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. “Minhas ovelhas ouvem minha voz e me seguem.”

    Mas quem não é o seu rebanho! Nem o retrocesso de coração, nem o vil antinomiano, que pensa que quanto mais peca, mais a graça de Deus se engrandece em salvá-lo; nem aqueles que supõem com carinho que estão cobertos pela justiça de Cristo enquanto vivem no pecado; nem a multidão de indiferentes e descuidados, nem o imenso rebanho de vadios de Laodicéia; nem os fanáticos de fogo que excluiriam todos do céu, exceto a si mesmos, e o grupo que acredita como eles. Essas escrituras se assemelham a porcos, cães, estrelas errantes, raposas, leões, poços sem água, etc., etc. Jesus Cristo é o bom pastor; o pastor que, para salvar seu rebanho, deu a própria vida.

    Eu não vou querer – Como eles podem? Quem é o pastor deles tem todo poder no céu e na terra; portanto, ele pode protegê-los. A prata e o ouro são dele, e o gado nas mil colinas; e, portanto, ele pode sustentá-los. Ele tem tudo o que eles precisam, e seu coração está cheio de amor à humanidade; e, portanto, ele não negará a eles nenhuma coisa boa. O antigo Saltério traduz e parafraseia bem esta cláusula: O Senhor me governa, e qualquer coisa que eu queira. Em meio a pastores, ele me estabeleceu. “A voz de um homem de direita: Lorde Crist é meu espírito , e por isso (portanto) é o que eu mais quero : ou seja, em hino eu serei mais atraente e sufisante, pois espero em hino gastly gude e endles. E ele Deixa-me no lugar de pastoreio , isto é, compreendendo o mundo dele, e acreditando no seu luf. Qwar Eu gosto de ser feliz, pois naquele lugar (lugar) ele me estabeleceu, para ser amado até a perfeição. ” Quem pode dizer mais, quem precisa dizer menos, que isso?

    Comentário de John Calvin

    1. Jeová é meu pastor. Embora Deus, por seus benefícios, gentilmente nos atraia para si mesmo, como se fosse um gosto de sua doçura paternal, ainda assim não há nada em que caiamos mais facilmente do que um esquecimento dele, quando estamos desfrutando de paz e paz. conforto. Sim, a prosperidade não apenas intoxica muitos, a ponto de levá-los além de todos os limites em sua alegria, mas também gera insolência, o que os faz orgulhosamente se erguer e irromper contra Deus. Desse modo, dificilmente existe uma centésima parte daqueles que desfrutam em abundância das boas coisas de Deus, que se mantêm em seu medo e vivem no exercício da humildade e temperança, que seria tão vitorioso. (531) Por esse motivo, devemos mais cuidadosamente marcar o exemplo que aqui nos é apresentado por Davi, que, elevado à dignidade do poder soberano, cercado pelo esplendor de riquezas e honras, possuidor da maior abundância de coisas boas temporais, e no meio de prazeres principescos, não apenas testemunha que ele é consciente de Deus, mas chamando para recordar os benefícios que Deus lhe havia conferido (532) faz delas escadas pelas quais ele pode subir mais perto Dele. Dessa maneira, ele não apenas refreia a devassidão de sua carne, mas também se excita com a maior seriedade de gratidão e os outros exercícios de piedade, como aparece na sentença final do salmo, onde ele diz: “Habitarei em a casa de Jeová por um longo dia. ” De maneira semelhante, no salmo 18, que foi composto em um período de sua vida em que foi aplaudido por todos os lados, chamando-se servo de Deus, mostrou a humildade e simplicidade de coração a que alcançara e, ao mesmo tempo, testemunhou abertamente sua gratidão, dedicando-se à celebração dos louvores a Deus.

    Sob a semelhança de um pastor, ele elogia o cuidado que Deus, em sua providência, havia exercido para com ele. Sua linguagem implica que Deus não teve menos cuidado com ele do que um pastor tem com as ovelhas que estão comprometidas com sua carga. Deus, nas Escrituras, freqüentemente toma para si o nome e assume o caráter de pastor, e isso não é sinal de seu terno amor por conosco. Como esta é uma maneira humilde e caseira de falar, Aquele que não despreza se abaixar tanto por nossa causa, deve ter uma afeição singularmente forte por nós. Portanto, é maravilhoso que, quando ele nos convida a si mesmo com tanta gentileza e familiaridade, não somos atraídos ou atraídos por ele, para que possamos descansar em segurança e paz sob sua tutela. Mas deve-se observar que Deus é um pastor apenas para aqueles que, tocados com um senso de sua própria fraqueza e pobreza, sentem sua necessidade de proteção e que permanecem de bom grado em seu redil, e se rendem a ser governados por ele . Davi, que se destacava tanto em poder quanto em riqueza, confessou-se francamente como uma ovelha pobre, para que pudesse ter Deus como pastor. Quem está lá, então, entre nós, que se isentaria dessa necessidade, vendo que nossa própria fraqueza mostra suficientemente que somos mais do que infelizes se não vivermos sob a proteção deste pastor? Devemos ter em mente que nossa felicidade consiste nisso, que sua mão está estendida para nos governar, que vivemos sob sua sombra e que sua providência vigia e protege nosso bem-estar. Embora, portanto, tenhamos abundância de todas as boas coisas temporais, ainda assim, tenhamos certeza de que não podemos ser verdadeiramente felizes a menos que Deus conceda segurança para nos contar entre o número de seu rebanho. Além disso, atribuímos a Deus apenas o ofício de pastor com a devida e honrada honra, quando somos convencidos de que somente sua providência é suficiente para suprir todas as nossas necessidades. (533) Como aqueles que desfrutam da maior abundância de coisas boas externas são vazios e famintos se Deus não é seu pastor; por isso, está fora de qualquer dúvida que aqueles a quem ele tomou sob seu comando não desejarão uma abundância completa de todas as coisas boas. Davi, portanto, declara que não tem medo de querer nada, porque Deus é seu pastor.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *