Estudo de Gênesis 28:20 – Comentado e Explicado

Jacó fez então este voto: "Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir,
Gênesis 28:20

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 28:20 . Jacó fez um voto, etc. – Esta é a primeira vez que encontramos menção feita a um voto, que foi permitido, então, e em épocas posteriores, fazer parte da religião, e sem dúvida foi inculcado em Jacó como tal por seus antepassados ??piedosos. Veja Salmos 50:14 ; Salmos 65: 1 ; Salmos 65:13 . O significado claro do voto de Jacó é o seguinte: “Se Deus tiver o prazer de me preservar, para que eu volte novamente a este lugar, então eu o glorificarei aqui de uma maneira pública e notável, aderindo firmemente à verdadeira religião da Igreja”. no meio desta terra de idólatras, e neste lugar onde estabeleci um pilar, marcarei como o meu lugar mais solene de culto público, cap. Gênesis 35: 3, e o tipo de tudo o que recebo antes de meu retorno. consagrar a Deus, aplicando-o à manutenção dos pobres ou para outros usos piedosos “. A partir de que explicação parece que o voto não tem nenhuma referência particular e imediata àquele culto interno a Deus, que é nosso dever indispensável em todos os momentos e em todos os lugares; caso contrário, poderíamos supor que Jacó pretendia abandonar o Deus de seus pais durante o intervalo; mas que se refere apenas a atos especiais de gratidão e religião. A moderação de Jacó em solicitar apenas o necessário da vida, comida e vestuário, mostra seu caráter em uma visão agradável.

Comentário de Adam Clarke

Um voto – Um voto é uma promessa solene e santa, pela qual um homem se compromete a fazer certas coisas de uma maneira particular, tempo, etc., e por poder para realizar o que ele dependia de Deus; portanto, todos os votos foram feitos com oração.

Se Deus estiver comigo, etc. – Jacó parece fazer esse voto mais pela posteridade do que por si mesmo, como podemos aprender em Gênesis 28: 13-15 ; pois ele se refere particularmente às promessas que Deus havia feito a ele, que diziam respeito à multiplicação de seus filhos e ao estabelecimento deles naquela terra. Se, então, Deus cumprir essas promessas, vincula sua posteridade a construir uma casa para Deus e a dedicar para a manutenção de sua adoração o décimo de todos os seus bens terrenos. Esse modo de interpretação elimina a aparência de interesse próprio que quase qualquer outra visão do sujeito apresenta. Jacó certamente já havia tomado Jeová por seu Deus; e tão profundamente ele fora instruído no conhecimento de Jeová, para que possamos ficar satisfeitos que nenhuma reviravolta da fortuna poderia induzi-lo a apostatar: mas, como o fato de ele se refugiar em Labão era provavelmente típico da permanência de seus descendentes no Egito, sua perseguição , de modo a ser obrigado a partir de Labão, o mau tratamento de sua posteridade pelos egípcios, seu resgate da morte, preservação em sua jornada, restabelecimento em seu próprio país etc. eram todos típicos do êxodo de seu país. descendentes, suas viagens no deserto e estabelecimento na terra prometida, onde construíram uma casa para Deus e onde, para apoiar e manter a pura adoração a Deus, deram aos sacerdotes e levitas o décimo de todos os seus bens. produtos mundanos. Se tudo isso for entendido como referência apenas a Jacó, as Escrituras não nos dão informações de como ele fez seu voto.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 28:20 . Jacó fez um voto, etc. – Esta é a primeira vez que encontramos menção feita a um voto, que foi permitido, então, e em épocas posteriores, fazer parte da religião, e sem dúvida foi inculcado em Jacó como tal por seus antepassados ??piedosos. Veja Salmos 50:14 ; Salmos 65: 1 ; Salmos 65:13 . O significado claro do voto de Jacó é o seguinte: “Se Deus tiver o prazer de me preservar, para que eu volte novamente a este lugar, então eu o glorificarei aqui de uma maneira pública e notável, aderindo firmemente à verdadeira religião da Igreja”. no meio desta terra de idólatras, e neste lugar onde estabeleci um pilar, marcarei como o meu lugar mais solene de culto público, cap. Gênesis 35: 3, e o tipo de tudo o que recebo antes de meu retorno. consagrar a Deus, aplicando-o à manutenção dos pobres ou para outros usos piedosos “. A partir de que explicação parece que o voto não tem nenhuma referência particular e imediata àquele culto interno a Deus, que é nosso dever indispensável em todos os momentos e em todos os lugares; caso contrário, poderíamos supor que Jacó pretendia abandonar o Deus de seus pais durante o intervalo; mas que se refere apenas a atos especiais de gratidão e religião. A moderação de Jacó em solicitar apenas o necessário da vida, comida e vestuário, mostra seu caráter em uma visão agradável.

Comentário de John Calvin

20. E Jacó fez um voto . O objetivo deste voto era que Jacó manifestasse sua gratidão, se Deus provasse ser favorável a ele. Assim, eles ofereceram ofertas pacíficas sob a lei, para testemunhar sua gratidão; e uma vez que a ação de graças é um sacrifício de um odor doce, o Senhor declara que os votos dessa natureza são aceitáveis ??para ele; e, portanto, também devemos ter respeito a esse ponto, quando nos perguntam o que e como é lícito fazer votos a Deus; pois alguns são muito exigentes, que condenariam totalmente todos os votos, em vez de abrir a porta para superstições. Mas se a imprudência dessas pessoas é perversa, que faz seus votos indiscriminadamente, também devemos tomar cuidado para não nos tornarmos como os do lado oposto, que desaprovam todos os votos sem exceção. Agora, para que um voto seja lícito e agradável a Deus, é primeiro necessário que ele tenda ao fim certo; e depois, que os homens não devotem nada por voto, a não ser o que em si é aprovado por Deus e o que ele colocou dentro de seu próprio poder. Quando as partes separadas deste voto forem examinadas, veremos o santo Jacó regulando sua conduta de modo a não omitir nenhuma dessas coisas que mencionei. Em primeiro lugar, ele não tem mais nada em mente que testemunhar sua gratidão. Em segundo lugar, ele limita o que está prestes a fazer, à adoração legal de Deus. Em terceiro lugar, ele não promete com orgulho o que não tinha o poder de realizar, mas dedica o dízimo de seus bens como uma oblação sagrada. Portanto, a loucura dos papistas é facilmente refutada; que, para justificar sua própria confusão confusa de votos, fazem um ou outro voto, sobriamente concebido como um precedente, quando, entretanto, sua própria licença excede todos os limites. O que quer que chegue ao topo, eles não têm vergonha de se intrometer em Deus. Um homem faz sua adoração consistir em abstinência de carne, outro em peregrinações, um terceiro em santificar certos dias pelo uso de pano de saco ou por outras coisas do mesmo tipo; e não somente a Deus eles fazem seus votos, mas também admitem qualquer pessoa morta que desejarem em uma participação desta honra. Eles arrogam para si mesmos a escolha do celibato perpétuo. O que eles acham no exemplo de Jacó, que tem qualquer semelhança ou afinidade com tanta imprudência, que eles devem, portanto, pegar em tal cobertura para si mesmos? Mas, com o objetivo de trazer à luz todas essas coisas claramente, devemos primeiro entrar em uma explicação das palavras. Pode parecer absurdo que Jacob aqui faça uma aliança com Deus, para ser seu adorador, se ele lhe der o que deseja; como se ele realmente não pretendesse adorar a Deus por nada. Respondo que, ao interpor essa condição, Jacó não agiu de maneira alguma com desconfiança, como se duvidasse da proteção contínua de Deus; mas que, dessa maneira, tomou providências contra sua própria enfermidade, preparando-se para celebrar a bondade divina por um voto feito anteriormente. (61) O acordo supersticioso com Deus, assim como o homem mortal; eles tentam acalmá-lo com seus encantos. O design de Jacob era muito diferente; ou seja, para que ele se estimule mais efetivamente aos deveres da religião. Ele sempre ouvira da boca de Deus: eu sempre estarei com você; e ele anexa seu voto como um apêndice a essa promessa. Ele parece de fato, à primeira vista, como um mercenário, agindo de maneira servil; mas desde que ele depende inteiramente das promessas que lhe foram dadas e forma tanto sua linguagem quanto suas afeições de acordo com elas, ele não visa nada além da confirmação de sua fé, e reúne as ajudas que ele sabe serem adequadas à sua enfermidade. . Quando, portanto, ele fala de comida e roupas, não devemos, por esse motivo, acusá-lo de solicitude respeitando apenas esta vida terrena; enquanto ele se opõe, como um valente campeão, às tentações violentas. Ele se viu na falta de todas as coisas; a fome e a nudez o ameaçavam continuamente com a morte, sem mencionar seus outros inumeráveis ??perigos: portanto, ele se arma com confiança, para que pudesse passar por todas as dificuldades e obstáculos, tendo plena certeza de que todo tipo de assistência lhe era prestada. graça de Deus: pois ele confessa estar em extrema miséria, quando diz: Se o Senhor me fornecer comida e roupas. No entanto, pode-se perguntar, já que seu avô Abraão havia enviado seu servo com um esplêndido séquito, com camelos e ornamentos preciosos; por que Isaque agora manda seu filho embora sem um único companheiro e quase sem provisões? É possível que ele tenha sido demitido assim, que a mente de Esaú cruel seja movida à ternura por um espetáculo tão infeliz. No entanto, no meu julgamento, outra razão foi de maior peso; pois Abraão, temendo que seu filho Isaac permanecesse com seus parentes, jurou ao seu servo que ele não permitiria que seu filho fosse para a Mesopotâmia. Mas agora, já que a necessidade obriga o santo Isaque a determinar diferentemente para seu filho Jacó; ele, pelo menos, cuida de não fazer nada que possa retardar seu retorno. Ele, portanto, não lhe fornece riquezas nem iguarias que possam enlouquecer sua mente, mas propositadamente o manda embora pobre e vazio, para que ele esteja mais preparado para voltar. Assim, vemos que Jacó preferia a casa de seu pai a todos os reinos e não desejava um repouso estabelecido em outro lugar.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:15 – Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Gênesis 31:13 – Sou o Deus de Betel, onde você ungiu uma coluna e me fez um voto. Saia agora desta terra e volte para a sua terra natal’ “.

Levítico 27:1 – Disse também o SENHOR a Moisés:

Números 6:1 – O Senhor disse ainda a Moisés:

Números 21:2 – Então Israel fez este voto ao Senhor: “Se entregares este povo em nossas mãos, destruiremos totalmente as suas cidades”.

Juízes 11:30 – E Jefté fez este voto ao Senhor: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos,

1 Samuel 1:11 – E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

1 Samuel 1:28 – Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor”. E ali adorou o Senhor.

1 Samuel 14:24 – Os homens de Israel estavam exaustos naquele dia, pois Saul havia lhes imposto um juramento, dizendo: “Maldito seja todo o que comer antes do anoitecer, antes que eu tenha me vingado de meus inimigos! ” Por isso ninguém tinha comido nada.

2 Samuel 15:8 – Quando o teu servo estava em Gesur, na Síria, fez este voto: Se o Senhor me permitir voltar a Jerusalém, prestarei culto a ele em Hebrom”.

Neemias 9:1 – No dia vinte e quatro do mês, os israelitas se reuniram, jejuaram, vestiram pano de saco e puseram terra sobre a cabeça.

Neemias 10:39 – O povo de Israel, inclusive os levitas, deverão trazer ofertas de cereal, de vinho novo e de azeite aos depósitos onde se guardam os utensílios para o santuário. É ali que os sacerdotes ministram e que os porteiros e os cantores ficam. “Não negligenciaremos o templo de nosso Deus”.

Salmos 22:25 – De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.

Salmos 56:12 – Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão.

Salmos 61:5 – Pois ouviste os meus votos, ó Deus; deste-me a herança que concedes aos que temem o teu nome.

Salmos 61:8 – Então sempre cantarei louvores ao teu nome, cumprindo os meus votos cada dia.

Salmos 66:13 – Para o teu templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo,

Salmos 76:11 – Façam votos ao Senhor, ao seu Deus, e não deixem de cumpri-los; que todas as nações vizinhas tragam presentes a quem todos devem temer.

Salmos 116:14 – Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo.

Salmos 116:18 – Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo,

Salmos 132:2 – Ele jurou ao Senhor e fez um voto ao Poderoso de Jacó:

Eclesiastes 5:1 – Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.

Isaías 19:21 – Assim o Senhor se dará a conhecer aos egípcios, e naquele dia eles saberão quem é o Senhor. A ele prestarão culto com sacrifícios e ofertas de cereal; farão votos ao Senhor e os cumprirão.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

Atos dos Apóstolos 18:18 – Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áqüila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencréia, devido a um voto que havia feito.

Atos dos Apóstolos 23:12 – Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.

1 Timóteo 6:8 – por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *