Estudo de Isaías 19:21 – Comentado e Explicado

O Senhor se dará a conhecer ao Egito, os egípcios conhecerão o Senhor naquele tempo, e lhe oferecerão sacrifícios e oblações; farão votos ao Senhor e os cumprirão.
Isaías 19:21

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor será conhecido no Egito – será adorado e honrado pelos judeus que habitarem ali e pelos que serão proselitistas de sua religião.

E os egípcios conhecerão o Senhor – Que muitos dos egípcios seriam convertidos à religião judaica, não há dúvida. Esse foi o resultado em todos os países onde os judeus tinham residência (compare as notas em Atos 2: 9-11 ).

E fará sacrifício – Oferecerá sacrifícios ao Senhor. Eles naturalmente iam a Jerusalém sempre que possível e se uniam aos judeus de lá, nos rituais habituais de sua religião.

E oblações – A palavra ???? minichah ‹oblação ‘denota qualquer oferta que não seja um sacrifício” sangrento “- uma oferta de agradecimento; uma oferta de incenso, farinha, grão, etc. (veja as notas em Isaías 1:13 ). O sentido é que eles sejam verdadeiros adoradores de Deus.

Eles devem fazer um voto … – Devem ser sinceros e verdadeiros adoradores de Deus. O grande número de judeus que moravam lá; o fato de muitos deles sem dúvida serem sinceros; as circunstâncias registraram Atos 2: 9-11 , que judeus estavam em Jerusalém no dia de Pentecostes; e o fato de a verdadeira religião ter sido levada para o Egito e a religião cristã estabelecida lá, todos mostram quão plenamente essa previsão foi cumprida.

Comentário de John Calvin

21. E o Senhor será conhecido pelos egípcios. Isaías agora acrescenta o que era mais importante; pois não podemos adorar ao Senhor, ou invocá-lo, até que primeiro o reconheçamos ser nosso Pai. “Como”, diz Paulo, “invocarão aquele a quem não conhecem?” (47) ( Romanos 10:14 .) Não podemos ser participantes dos dons de Deus para nossa salvação sem antes ter o verdadeiro conhecimento, que é pela fé. Ele, portanto, acrescenta adequadamente o conhecimento de Deus como fundamento de toda religião ou a chave que nos abre a porta do reino celestial. Agora, não pode haver conhecimento sem doutrina; e, portanto, inferir que Deus desaprova todos os tipos de adoração falsa; pois ele não pode aprovar nada que não seja guiado pelo conhecimento, que brota da audição da doutrina verdadeira e pura. Qualquer que seja o artifício que os homens possam criar de suas próprias mentes, eles nunca alcançarão com ela a verdadeira adoração a Deus. Devemos observar cuidadosamente passagens como esta, nas quais o Espírito de Deus mostra qual é a verdadeira adoração e chamado de Deus, que, tendo abandonado as invenções às quais os homens estão muito obstinadamente ligados, podemos permitir-nos ser ensinados pelos puros. palavra de Deus e, confiando em sua autoridade, pode condenar livre e corajosamente tudo o que o mundo aplaude e admira.

Os egípcios devem saber. Não é sem razão que ele menciona duas vezes esse conhecimento . Uma questão de tão grande importância não deve ser deixada de lado; pois ocupa o lugar principal, e sem ele não há nada que possa ser chamado adequadamente de adoração.

E fará sacrifício e oblação. Esta passagem deve ser explicada da mesma maneira que a primeira, na qual ele mencionou um altar . Qual teria sido o uso de sacrifícios após a manifestação de Cristo? Ele, portanto, descreve metaforicamente a confissão de fé e o chamado a Deus, que se seguiu à pregação do evangelho. Aqui ele inclui tudo o que foi oferecido a Deus – bestas mortas, pão, frutos de todas as descrições e tudo o que foi adequado para expressar gratidão. Mas devemos prestar atenção à diferença entre o Antigo e o Novo Testamento e, sob as sombras das cerimônias, devemos entender o significado de “adoração razoável” da qual Paulo fala. ( Romanos 12: 1. )

E fará votos ao Senhor e executá-los. O que ele acrescenta sobre os votos também faz parte da adoração a Deus. Os judeus estavam acostumados a expressar sua gratidão a Deus por votos e, especialmente, prestavam graças por um voto solene, quando recebiam de Deus qualquer bênção extraordinária. Também por vontade própria, quando alguém optou por fazê-lo, fez votos em várias ocasiões. ( Deuteronômio 12: 6. ) E, no entanto, toda pessoa não tinha liberdade para fazer este ou aquele voto de acordo com seu próprio prazer; mas uma regra foi estabelecida. ( Números 30: 3. ) Seja o que for que seja a esse respeito, é evidente que, pela palavra votos, o Profeta não significa nada além de adoração a Deus, à qual os egípcios se devotaram depois de aprenderem com a palavra de Deus; mas ele menciona os atos de devoção pelos quais os judeus fizeram profissão do verdadeiro culto e religião.

Por isso, os papistas traçam um argumento para provar que tudo o que juramos a Deus deve ser realizado; mas, como eles fazem votos aleatoriamente e sem nenhum exercício de julgamento, essa passagem não ajuda em nada a defender seu erro. Isaías prediz o que os egípcios farão, depois de abraçar e seguir as instruções dadas por Deus. (48) Da mesma maneira, quando Davi exorta o povo a fazer votos e cumprir seus votos ( Salmos 76:11 ), eles pensam que ele está do lado deles; mas be não os exorta a fazer votos ilegais e precipitados. ( Eclesiastes 5: 2. ) Sempre permanece em vigor a lei dos votos, que não temos a liberdade de transgredir, a saber, a palavra de Deus, pela qual aprendemos o que ele exige de nós e o que ele deseja que juremos. e executar. Nunca recebemos permissão para fazer o que bem entendermos, porque estamos muito dispostos a ir em excesso e a tomar todo tipo de liberdade com relação a Deus, e porque agimos com mais imprudência em relação a ele do que se tivéssemos que lidar com homens. Era, portanto, necessário que os homens fossem submetidos a alguma restrição para impedi-los de tomar tão grandes liberdades no culto a Deus e à religião.

Sendo assim, é evidente que Deus não permite nada além do que é agradável à sua lei, e que ele rejeita tudo o mais como inaceitável e supersticioso. O que um homem prometeu por sua própria vontade, e sem o apoio da palavra, não pode ser obrigatório. Se ele o realiza, ofende duplamente; primeiro, jurando impulsivamente, como se estivesse brincando com Deus; e, em segundo lugar, ao executar suas resoluções de maneira ímpia e precipitada, quando ele deveria preferir tê-las de lado e se arrepender. Até agora, portanto, qualquer homem está sujeito a votos, que deve, pelo contrário, voltar atrás e reconhecer sua imprecisão pecaminosa.

Agora, se alguém perguntar sobre os votos dos papistas, será fácil mostrar que eles não recebem apoio da palavra de Deus. Se aquelas coisas que eles aplaudem e consideram lícitas, como os votos dos monges, são ilegais e iníquos, que opinião devemos formar do resto? Eles prometem o celibato perpétuo, como se fosse indiscriminadamente permitido a todos; mas sabemos que o dom da continência não é um dom comum e não é prometido a todos, nem mesmo àqueles que em outros aspectos são dotados de graças extraordinárias. Abraão foi eminente por fé, firmeza, mansidão e santidade, e ainda assim não possuía esse dom. ( Gênesis 11:29 .) O próprio Cristo, quando os apóstolos elogiaram em voz alta esse estado de celibato, testemunhou que isso não é dado a todos. ( Mateus 19:11 .) Paulo declara a mesma coisa. ( 1 Coríntios 7: 7. ) Quem, portanto, não possui esse dom de continência, se o promete, comete um erro e será justamente punido por sua imprudência. Por isso, surgiram terríveis casos de falta de castidade, pelos quais Deus justamente puniu Popery por essa presunção.

Da mesma forma, prometem pobreza, como se nada tivessem, embora tenham abundância de tudo além de outros homens. Isso não é uma zombaria aberta de Deus? A obediência que eles prometem é cheia de engano; porque eles sacudem o jugo de Cristo, para que se tornem escravos dos homens. Outros juram peregrinações, abster-se de comer carne, observar dias e outras coisas cheias de superstição. Outros prometem a Deus brinquedos e bugigangas, como se estivessem lidando com uma criança. Teríamos vergonha de agir assim, ou de seguir uma linha de conduta em relação aos homens, entre os quais nada é resolvido até que tenha sido acordado em ambos os lados por consentimento mútuo. Muito menos é lícito tentar algo na adoração a Deus, exceto o que foi declarado por sua palavra. Que tipo de adoração será, se o julgamento de Deus não tiver peso conosco, e se cedermos apenas à vontade dos homens? Será possível que isso possa agradar a Deus? Não será ( ??e?????s?e?a ) “adoração à vontade”, que Paulo tão severamente censura? ( Colossenses 2:23 .) Em vão, portanto, os que fazem tais votos se vangloriam por servir a Deus; e em vão eles tentam encontrar apoio nesta passagem; pois o Senhor abomina esse tipo de adoração.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR será conhecido no Egito, e os egípcios conhecerão o SENHOR naquele dia, e farão sacrifício e oblação; sim, eles fazem um voto ao SENHOR, e o cumprem.

Sacrificará – adorará a Deus espiritualmente; que ainda é representado por frases típicas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *