Estudo de Salmos 61:5 – Comentado e Explicado

Pois vós, ó meu Deus, ouvistes os meus votos, destes-me a recompensa dos que temem vosso nome.
Salmos 61:5

Comentário de Albert Barnes

Pois tu, ó Deus, ouviste meus votos – Ou seja, minhas orações acompanhadas de promessas solenes ou promessas de que me dedicarei ao teu serviço. De alguma forma, Davi tinha a certeza de que aqueles votos e orações haviam sido ouvidos; que Deus responderia às suas súplicas – que ele o restauraria em sua casa e no privilégio de se unir a outras pessoas nos serviços sagrados do santuário. De que maneira ele tinha essa garantia, não somos informados, mas a afirmação aqui está de acordo com o que frequentemente encontramos nos Salmos. Sua mente perturbada ficou calma, pois ele considerava a bênção como já concedida. Ele não teve dúvida de que o que ele havia pedido seria concedido. A mente de um verdadeiro crente muitas vezes sente essa garantia agora. De alguma forma, ele sente uma persuasão indubitável de que a oração que ele fez foi ouvida; que Deus seja misericordioso; que a bênção que foi buscada será seguramente conferida. Que possa haver perigo de ilusão aqui, ninguém pode duvidar – pois não somos, como Davi, foi inspirado; mas ninguém pode provar que Deus não pode dar uma garantia tão graciosa à alma; ninguém pode mostrar que é errado um crente permitir que a paz flua em sua alma, na esperança confiante de que a bênção que ele buscou será dele.

Tu me deste a herança daqueles que temem o teu nome – A herança que pertence a tais; os privilégios daqueles que são os verdadeiros filhos de Deus. Um desses privilégios é o da oração; outra é a paz que resulta da adoção na família de Deus; de sentir que somos seus herdeiros. Compare as notas em Romanos 8: 16-17 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 61: 5 . Pois tu, ó Deus, ouviste meus votos – Minhas orações fervorosas, atendidas com votos e promessas, como de costume, especialmente em casos de grande perigo ou dificuldade. Você reparou neles; tu os aceitaste, porque foram feitos com sinceridade, e gostaste muito deles. Devemos sempre lembrar que Deus é uma testemunha de todos os nossos votos, todos os nossos bons propósitos e promessas solenes de nova obediência. Ele mantém um relato deles, o que deve ser uma razão suficiente para nós (como aconteceu com Davi aqui) por que devemos realizar nossos votos. Pois quem ouve os votos que fazemos, nos fará ouvir dele, se não forem cumpridos. Tu me deste a herança, etc. – Alocaste-me a minha porção com e entre os que te temem e te adoram, que são os excelentes , em quem há todo o meu prazer, e por esse motivo devo reconhecê-lo para o teu louvor, por ter uma boa herança. Deste-me esta misericórdia singular: viver na tua terra, gozar a tua presença e adorar no teu tabernáculo; que é a herança que todos os que temem, prezam e desejam acima de todas as coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

medo = reverência.

Teu nome = Ti. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Ouvi meus votos – muitas vezes pretendi ser totalmente teu – servir-te sozinho – – desistir de toda a minha vida ao teu serviço; e tu me ouviste e me cumpriste com a minha palavra; e me deu essa herança, o privilégio de gozar de ti em tuas ordenanças, que são muitas delas que temem o teu nome. O Salmo parece ter sido composto após o cativeiro, ou no momento em que Cyrus publicou seu decreto a favor deles, como já foi observado anteriormente.

Comentário de John Calvin

5. Pois tu, ó Deus! Ouvi meus votos. Ele aqui mostra os fundamentos sobre os quais ele falou sobre sua permanência sob as asas de Deus. A alegria repentina que ele experimentou surgiu da circunstância de Deus ter ouvido suas orações e fez a luz brotar das trevas. Por seus votos , devemos entender suas orações, de acordo com uma figura comum do discurso pela qual a parte é tomada para o todo, tendo feito votos quando ele orava. Em geral, ele se reconheceria em dívida por sua restauração inteiramente a uma interposição do poder Divino, e não a qualquer destreza que ele demonstrasse ao ganhar tempo para a coleta de suas forças (406), nem a qualquer assistência que ele derivasse, ou a favor dos padres ou dos esforços de seus soldados. Se a letra ? , lamed, tivesse sido prefixada à palavra hebraica ???? , yirey, que se teme, não haveria razão para duvidar que as palavras que se seguem fossem da natureza de uma afirmação geral, para o efeito: Deus deu a herança àqueles que o temem. Como é, eles podem ser interpretados como significando que Deus havia dado a Davi a herança daqueles que o temem. Ainda assim, prefiro anexar o sentido mais geral às palavras e entendê-las como insinuando que Deus nunca desaponta seus servos, mas coroa com felicidade eterna as lutas e angústias que podem ter exercido sua fé. Eles transmitem uma censura implícita àquela confiança injustificável que os ímpios concedem, quando favorecidos, pela paciência divina, a qualquer intervalo de prosperidade. O sucesso que os lisonjeia é meramente imaginário e desaparece rapidamente. Mas herança – a palavra aqui empregada por Davi – sugere que o povo de Deus desfruta de uma espécie de prosperidade mais sólida e duradoura; seus problemas momentâneos e de curta duração, tendo apenas o efeito de promover seu bem-estar eterno. Ele louva a Deus que aqueles que temem seu nome não sejam deixados ao pobre privilégio de se regozijar por alguns dias, mas garantidos em uma herança permanente de felicidade. A verdade é aquela que não pode ser questionada. Os iníquos, não possuindo pela fé os benefícios divinos que podem compartilhar, vivem do dia a dia, por assim dizer, após a pilhagem. Somente aqueles que temem ao Senhor têm o gozo verdadeiro e legítimo de suas bênçãos.

Comentário de John Wesley

Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; tu me deste a herança daqueles que temem o teu nome.

Herança – Você me concedeu essa misericórdia singular: viver na terra de Deus, desfrutar sua presença e adorar em seu tabernáculo; que é a herança que todos os que te temem valorizam e desejam acima de todas as coisas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *