Estudo de Gênesis 5:22 – Comentado e Explicado

Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou com Deus durante trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
Gênesis 5:22

Comentário de Adam Clarke

E Enoque andou com Deus – trezentos anos – Há várias coisas dignas de nosso aviso mais particular neste relato:

1. O nome deste patriarca; Enoque, de Chanack , que significa instruir, iniciar, dedicar. De sua conduta subseqüente, estamos autorizados a acreditar que ele foi instruído nas coisas de Deus, iniciado na adoração ao seu Criador e dedicado ao seu serviço. Por esse meio, sob a influência do Espírito Divino, que sempre atenderá a instruções piedosas dos pais, sua mente recebeu o preconceito sagrado que o levou a desempenhar uma parte tão distinta ao longo de uma vida longa.

2. Sua conduta religiosa. Ele andou com Deus; ????? yithhallech , ele se pôs a andar, tinha um propósito fixo e estava determinado a viver para Deus. Aqueles que estão familiarizados com o original verão imediatamente que ele tem essa força. Um verbo na conjugação chamado hithpael significa um ato recíproco, o que um homem faz sobre si mesmo: aqui podemos considerar que Enoque recebe uma educação piedosa e a influência divina através dela; em conseqüência da qual ele determina ser um obreiro de Deus e, portanto, toma a resolução de caminhar com seu Criador, para que ele não receba a graça de Deus em vão.

3. As circunstâncias em que ele foi colocado. Ele era um patriarca; o rei, o sacerdote e o profeta de uma família numerosa, a quem ele deveria administrar justiça, entre os quais ele deveria realizar todos os ritos e cerimônias da religião, e ensinar, tanto por preceito quanto por exemplo, o caminho da verdade e justiça. Acrescente a isso, ele era um homem casado, ele tinha uma numerosa família própria, independentemente dos ramos colaterais sobre os quais ele era obrigado, como patriarca, a presidir; andou trezentos anos com Deus e gerou filhos e filhas; portanto, o casamento não é obstáculo nem mesmo à perfeição da piedade; muito menos inconsistente com isso, como alguns ensinaram injustamente.

4. A espantosa altura de piedade a que ele havia chegado; sendo purificados de toda a imundície da carne e do espírito, e tendo aperfeiçoado a santidade no temor de Deus, encontramos não apenas sua alma, mas seu corpo purificado, de modo que, sem ser obrigado a visitar o império da morte, ele era capaz de tradução imediata para o paraíso de Deus. Existem poucos casos desse tipo registrados; mas provavelmente poderia haver mais, muito mais, os seguidores de Deus mais fiéis à graça que recebem.

5. Enoque alcançou esse estado de excelência religiosa e espiritual em uma época em que, comparativamente, havia poucas ajudas e nenhuma revelação escrita. Aqui, então, não podemos deixar de ver e admirar quão poderosa é a graça de Deus, e que maravilha ela opera em favor daqueles que são fiéis, que se põem a andar com Deus. Não é a falta de graça nem os meios de graça que causam a decadência dessa piedade primitiva, mas a falta de fidelidade naqueles que têm luz, e ainda assim não andarão como filhos da luz.

6. Se a graça de Deus poderia operar uma mudança tão poderosa naqueles tempos primitivos, quando a vida e a imortalidade não foram trazidas à luz pelo Evangelho, o que não podemos esperar nestes tempos, nos quais o Filho de Deus tece tabernáculos entre os homens, em que Deus dá o Espírito Santo àqueles que o perguntam, em que todas as coisas são possíveis àquele que crê? Ninguém pode provar que Enoque tinha maiores vantagens espirituais do que qualquer outro patriarca, embora pareça bastante evidente que ele fez um melhor uso daqueles comuns a todos do que qualquer outro; e seria absurdo dizer que ele tinha maiores ajudas e vantagens espirituais do que os cristãos podem esperar agora, pois ele vivia sob uma dispensação muito menos perfeita que a da Lei, e, no entanto, a própria lei era apenas a sombra da substância gloriosa de Deus. Bênçãos e privilégios do evangelho.

7. Dizem que Enoque não apenas andou com Deus, colocando-o sempre diante de seus olhos, começando, continuando e terminando todas as obras para sua glória, mas também que ele agradou a Deus e teve o testemunho de que agradou a Deus, Hebreus 11: 5 . Por isso, aprendemos que era possível viver para não ofender a Deus, consequentemente, para não cometer pecado contra ele; e ter a contínua evidência ou testemunho de que tudo o que um homem fez e propôs foi agradável aos olhos daquele que perscruta o coração e por quem os instrumentos são pesados: e se isso era possível, é certamente pela mesma graça. , possível agora; pois Deus, e Cristo, e fé ainda são os mesmos.

Comentário de John Calvin

22. E Enoque andou com Deus . Sem dúvida, Enoque é homenageado com louvores peculiares entre os homens de sua idade, quando se diz que ele andou com Deus. No entanto, tanto Seth como Enoch, Cainan, Mahalaleel e Jared estavam vivendo, cuja piedade era celebrada na parte anterior do capítulo. (254) Como essa idade não podia ser mais rude ou bárbara, que possuía tantos professores excelentes; deduzimos, portanto, que a probidade desse homem santo, a quem o Espírito Santo isentava da ordem comum, era rara e quase singular. Enquanto isso, um método aqui é apontado para evitar ser levado pelas maneiras perversas daqueles com quem estamos familiarizados. Pois o costume público é como uma tempestade violenta; tanto porque facilmente sofremos de sermos levados de um lado para o outro pela multidão, e porque todos pensam que o que é comumente recebido deve ser correto e lícito; assim como os porcos contraem uma coceira um do outro; nem há contágio pior e mais repugnante que o dos exemplos malignos. Por isso, devemos observar com mais diligência a breve descrição de uma vida santa, contida nas palavras “Enoque andou com Deus”. Que aqueles que, por favor, se gloriem em viver de acordo com o costume dos outros; todavia, o Espírito de Deus estabeleceu uma regra de viver bem e com razão, pela qual nos afastamos dos exemplos de homens que não formam suas vidas e maneiras de acordo com a lei de Deus. Pois aquele que, desprezando a palavra de Deus, se entrega à imitação do mundo, deve ser considerado como vivendo para o diabo. Além disso, (como acabei de sugerir), todo o resto dos patriarcas não é privado do louvor da justiça; mas um exemplo notável é apresentado diante de nós na pessoa de um homem, que permaneceu firme na estação de mais terrível dissipação; para que, se desejamos viver de maneira correta e ordenada, possamos aprender a considerar Deus mais que os homens. Pois a linguagem que Moisés usa é da mesma força como se ele tivesse dito que Enoque, para que não fosse desviado pelas corrupções dos homens, respeitava somente a Deus; para que, com uma consciência pura, como debaixo de seus olhos, ele possa cultivar retidão.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 5:22 . Enoque andou com Deus – Uma frase bíblica para piedade eminente. Ele colocou Deus sempre diante dele e agiu como alguém que considerava que ele estava sempre sob seus olhos. Ele viveu uma vida de comunhão e relações sexuais com Deus em suas ordenanças e providências. Ele fez da vontade de Deus seu governo, e da glória de Deus seu fim, em todas as suas ações. Ele fazia o seu constante cuidado de agradar a Deus em tudo e ofendê-lo em nada, e era um trabalhador junto com ele. Leitor, vá e faça o mesmo. Ele andou com Deus depois que gerou Matusalém – o que parece íntimo de que ele não começou a ser eminente por piedade até aquele momento. E ele gerou filhos e filhas – Um estado de matrimônio, e os cuidados e deveres do mestre de uma família, não são inconsistentes com a santidade mais estrita, ou com o ofício de profeta ou pregador da justiça. Pois, de acordo com 1: 14-15 , esse era Enoque.

Comentário de John Wesley

E Enoque andou com Deus depois que gerou a Metusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.

E Enoque andou com Deus depois que gerou MatusalémAndar com Deus, é colocar Deus sempre diante de nós e agir como aqueles que estão sempre sob seus olhos. É viver uma vida de comunhão com Deus, tanto em ordenanças quanto em providências; é fazer da palavra de Deus nossa regra, e sua glória nosso fim, em todas as nossas ações; é fazer disso nosso constante cuidado e esforço em tudo para agradar a Deus e em nada para ofendê-lo; é cumprir sua vontade, concordar com seus desígnios e ser cooperadores com ele. Ele andou com Deus depois que gerou Matusalém, o que sugere que ele não começou a ser eminente por piedade até aquele momento.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:9 – Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 24:40 – “Ele respondeu: ‘O Senhor, a quem tenho servido, enviará seu anjo com você e coroará de êxito a sua missão, para que você traga para meu filho uma mulher do meu próprio clã, da família de meu pai.

Gênesis 48:15 – E abençoou a José, dizendo: “Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje,

Exodo 16:4 – Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções.

Levítico 26:12 – Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.

Deuteronômio 5:33 – Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

Deuteronômio 13:4 – Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.

Deuteronômio 28:9 – O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele.

1 Reis 2:4 – e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.

2 Reis 20:3 – “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.

Salmos 16:8 – Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

Salmos 26:11 – Mas eu vivo com integridade; livra-me e tem misericórdia de mim.

Salmos 56:13 – Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.

Salmos 86:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

Salmos 116:9 – para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes.

Salmos 128:1 – Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

Cânticos 1:4 – Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos! Estamos alegres e felizes por sua causa; celebraremos o seu amor mais do que o vinho. Com toda a razão você é amado!

Oséias 14:9 – Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

Amós 3:3 – Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?

Miquéias 4:5 – Pois todas as nações andam, cada uma em nome dos seus deuses, mas nós andaremos no nome do Senhor, o nosso Deus, para todo o sempre.

Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Malaquias 2:6 – A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

1 Coríntios 7:17 – Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Efésios 5:15 – Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 4:5 – Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

Hebreus 11:5 – Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *