Estudo de Amós 3:3 – Comentado e Explicado

Porventura caminharão juntos dois homens, se não tiverem chegado previamente a um acordo?
Amós 3:3

Comentário de Albert Barnes

Parábolas ou enigmas sagrados devem ter muitos significados. Eles são lançados na mente, para vivificá-la e despertá-la por seu próprio mistério. Eles são retirados de objetos que, sob diferentes luzes, representam coisas diferentes e, portanto, os sugerem. Esta série de breves parábolas tem, em comum, todas elas de que cada coisa mencionada é alternadamente causa e efeito, e onde uma é encontrada, ‘deve haver a outra. Do efeito, você certamente pode inferir a causa, sem a qual não poderia ser, e da causa, você pode ter certeza do efeito. Além disso, todas as imagens são de terror e perigo para os objetos mencionados. O profeta imprime em suas mentes os dois aspectos dessas coisas; “O mal não acontecerá, a menos que tenha sido preparado;” “Os sinais do mal não se mostrarão, a menos que o mal esteja próximo.” “O pássaro não cairá sem a armadilha; se a armadilha se erguer e se mostrar, o pássaro é tão bom quanto levado. Tão certo então (diria o profeta) quanto o rugido do leão, o surgimento da armadilha, o alarme da trombeta, indica risco iminente, o mesmo acontece com a voz de advertência de Deus. ‹O leão rugiu; quem não temerá? Novamente, tão certamente quanto esses são os efeitos de suas causas, certamente todas as infligências são enviadas por Aquele que só tem poder sobre todas as coisas e é a causa de todas. ‹Haverá mal em uma cidade, e o Senhor não o fez? Novamente, como esses símbolos são dados antes que o mal chegue, e o Deus da natureza e da graça a tornou uma lei na natureza, que o que é amedrontador deve dar sinais de vir o mal, ele também a tornou uma lei de Seu próprio trato. , para não infligir o mal, sem tê-lo anunciado previamente.

‹Certamente o Senhor Deus não fará nada, mas Ele revela Seu segredo a Seus servos, os profetas. ‘ Como nada mais é por acaso, nem acontece sem causa, muito menos os atos de Deus. O leão ou leão jovem quando rugem, o pássaro quando cai no chão, a armadilha quando ele se levanta, o som da trombeta, todos têm sua causa e solo: então não haverá muito mais os atos e obras de Deus? O mal acontecerá na cidade e não terá fundamento na causa de todas as causas, Deus em Seus julgamentos justos? Como existe medo, sempre que houver sinais e causas de medo, tenha medo agora e observe, para que o medo não o domine e seja tarde demais. As primeiras palavras então,

Dois podem caminhar juntos, exceto se forem acordados? são ao mesmo tempo uma regra geral para tudo o que se segue e têm diferentes orientações de acordo com os seus vários aspectos. E, antes de tudo isso, é um apelo imediato à consciência que se sente separada de seu Deus; “Assim também Deus não estará contigo, a menos que você esteja de acordo e de uma só mente com Deus. Pense em não ter Deus contigo, a menos que esteja com Deus; como ele diz: Não subirei no meio de ti, porque tu és um povo de pescoço duro, para que eu não te consuma no caminho ‘ Êxodo 33: 3 ; e, se você andar contra mim, também eu andarei contra você, e ainda o punirei sete vezes pelos seus pecados. Levítico 26:23 , Levítico 26: 4 . E por outro lado, ‹andarão comigo de branco, porque são dignos ‘ Apocalipse 3: 4 . Lap .: “Deus não pode ser concordado com o pecador que se justifica. Rup .: “Deus que repreende, e Israel que é repreendido, são dois. Deus diz: Não estamos de acordo: Israel, quando repreendido, não ouve a mim, Deus, repreendendo. Nisto não concordamos que, repreendo, Israel se justifica. Eis que durante tantos anos desde que Jeroboão fez os bezerros de ouro, enviei profetas, e ninguém concorda, pois nenhum rei se apartou do pecado de Jeroboão. Então eu vim a mim mesmo, Deus fez o homem, repreendendo e reprovando: mas vós sois os que se justificam diante dos homens ‘ Lucas 16:15 , e, estando doente, dizeis ao médico, não precisamos de Ti. ” Agostinho no Salmo 75: 1-10 Lap .: “Enquanto você não confessar seus pecados, estará de uma maneira litigante com Deus. Pelo que O desagrada, tu louvas. Seja um com Deus. Que aquilo que O desagrade, desagrada a ti. Tua vida passada e má o desagrada. Se isso te agradar, és separado dele; se te desagrada, confessando teus pecados, estás unido a Ele. ” Então Ele desperta e prepara a alma para as seguintes palavras de reverência.

Em conexão com o que se segue, as palavras também são a defesa do profeta de sua missão. Israel “disse aos profetas, não profetizou” (veja as notas em Amós 2:12 ) ou “O Senhor nosso Deus não te enviou” Jeremias 43: 2 , porque, embora desobedecesse a Deus, os profetas devem “falar não diz respeito ao bem, mas ao mal. ” Amós prepara o caminho para sua resposta; vocês mesmos admitem que “dois não” andarão juntos, a menos que sejam acordados. O visto e o invisível, as palavras dos profetas e os tratos de Deus, não se encontrariam, a menos que os profetas tivessem o mesmo pensamento com Deus, a menos que Deus os tivesse admitido em Seus conselhos e “concordado” com eles, então para que suas palavras precedam Suas obras, Suas obras confirmam Suas palavras por eles.

Comentário de Thomas Coke

Amós 3: 3-8 . Podem andar dois, etc. – Os símiles nesses versículos têm o mesmo significado, e todos eles tendem a mostrar que as calamidades acontecem de acordo com a vontade de Deus designadora, permissiva ou sofredora; e que os profetas não profetizam, sem que o Senhor fale com eles. Em vez de, alguém deve pegar uma armadilha, etc. Amós 3: 5 . Houbigant lê: Uma armadilha é retirada do chão, a menos que algo seja pego nela? Sobre o sétimo versículo, podemos observar que não houve grande revolução nos assuntos, nem nos reinos de Judá e Jerusalém, nem nos das nações vizinhas, que os profetas de Deus não previram, para que os judeus fossem constantemente lembrados. do seu Deus, seja como recompensador ou como punidor. Veja Houbigant e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Amós 3: 3 . Dois podem caminhar juntos – confortavelmente como amigos; exceto que eles estejam de acordo – Exceto que eles estejam em paz um com o outro? Portanto, nem eu posso me conduzir em relação a você como amigo ou benfeitor, nem você pode ter minha presença com você, enquanto anda tão contrário a mim e age em perfeita oposição à minha natureza e leis.

Comentário de John Wesley

Dois podem andar juntos, exceto se forem acordados?

Concordo – Você pode ter a presença de Deus enquanto caminha tão contrário a ele?

Comentário de Adam Clarke

Dois podem andar juntos – Enquanto vocês me amavam e me serviam, eu vivi em você e andei entre vocês. Agora vocês se alienam de mim, sua natureza e a minha são totalmente opostas. Eu sou santo, você é profano. Não estamos mais de acordo e não podemos mais andar juntos. Não posso mais manter comunhão com você. Eu devo expulsar você. Os símiles neste e nos três versículos seguintes são todos escolhidos para expressar a mesma coisa, a saber, que nenhuma calamidade ou julgamento pode cair sobre qualquer pessoa, exceto pela expressa vontade de Deus, por causa de suas iniqüidades; e que tudo o que seus profetas predisseram, eles o fizeram por revelação direta de seu Criador; e que Deus tem a mais alta e mais convincente razão para infligir as calamidades ameaçadas. Essa correção das previsões dos profetas mostra que eles e eu estamos em comunhão.

Comentário de E.W. Bullinger

Pode dois. . . ? Figura do discurso Erotose (em afirmação negativa). App-6. Esta é a primeira de cinco parábolas. A resposta para cada um é auto-evidente,

ser acordado = reuniram-se com hora marcada [de hora e (local]).

Comentário de John Wesley

Dois podem andar juntos, exceto se forem acordados?

Concordo – Você pode ter a presença de Deus enquanto caminha tão contrário a ele?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *