Estudo de Salmos 26:11 – Comentado e Explicado

Eu, porém, procedo com retidão. Livrai-me e sede-me propício.
Salmos 26:11

Comentário de Albert Barnes

Mas quanto a mim – o hebraico é “e eu”. Mas há evidentemente um contraste entre o que ele pretendia fazer e o curso da vida seguido por aqueles a quem ele acabara de se referir; e isso está corretamente expresso em nossa tradução: “Mas quanto a mim”. É uma declaração de sua profissão de piedade e de seu propósito de levar uma vida religiosa. Ele “quis dizer” – solenemente “propôs” – levar uma vida santa.

Vou andar – vou viver uma vida de integridade. Veja as notas no Salmo 1: 1 .

Na minha integridade – hebraico, na minha “perfeição”. Veja Salmo 7: 8 , nota; Jó 1: 1 , note. A idéia é que ele pretendia viver uma vida de retidão.

Redime-me – do pecado; de problemas; da morte. A palavra “redimir” aqui implica que ele não afirmou ser “perfeito” no sentido mais absoluto, mesmo quando expressou seu propósito de levar uma vida de integridade. Ele ainda sentia que era um pecador e que dependia de redimir a misericórdia pela salvação. Sobre a palavra “redimir”, veja Salmo 25:22 , nota; Isaías 29:22 , note. Compare as anotações em Isaías 43: 3 .

E seja misericordioso comigo – em conexão com a redenção. A oração por misericórdia é sempre um reconhecimento de culpa, e o argumento aqui mostra que, com todos os seus propósitos de vida santa, e apesar de tudo o que ele havia referido no salmo como evidência da retidão da intenção e da integridade da vida, ele ainda sentia que ele era um pecador e que sua única esperança estava na misericórdia de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Resgatar = entregar (por poder). Hebraico. padah. Veja nota nos Salmos 25:22 .

seja misericordioso = mostre-me favor ou seja gracioso.

Comentário de Adam Clarke

Mas, quanto a mim, andarei em minha integridade – o que quer que eu tenha a ver com assuntos públicos, será feito com a mais estrita atenção à verdade, justiça e misericórdia.

Redime-me – De todas as armadilhas e conspirações colocadas contra minha vida e minha alma.

E seja misericordioso comigo – eu não mereço bem, mas tu és misericordioso; trate comigo sempre em tua misericórdia.

Comentário de John Calvin

11. Mas eu andarei na minha integridade. Nesta repetição, deve-se observar uma circunstância que ilustra mais claramente a justiça de Davi; isto é, que, no meio de tantas tentações, ele se mantinha no caminho. Ele viu muitos ficarem subitamente ricos de presentes, pois ainda vemos aqueles que estão no comando de assuntos acumulando para si mesmos, em um espaço muito breve, uma grande abundância de riqueza, construindo palácios suntuosos e estendendo suas terras por toda parte. Como nenhum fascínio poderia induzi-lo a imitar o exemplo deles, ele deu uma prova de virtude rara e heróica. Ele, portanto, afirma com verdade que, embora o mundo os considerasse felizes, ele não fora seduzido por sua integridade habitual, para que assim parecesse que ele atribuía mais à providência de Deus do que às más práticas. Ele, portanto, pede a Deus que o redima, porque, sendo oprimido por erros e tentado de várias maneiras, confiava apenas em Deus, confiando que ele o libertaria. A partir disso, podemos concluir que ele estava neste momento reduzido a grandes dificuldades. Ele acrescenta: Sê misericordioso comigo, pelo qual mostra que essa libertação flui da graça de Deus, como sua verdadeira fonte; e já vimos que a causa costuma ser colocada para o efeito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *