Estudo de Tiago 1:6 – Comentado e Explicado

Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro.
Tiago 1:6

Comentário de Albert Barnes

Mas deixe-o perguntar com fé – Veja as passagens mencionadas em Tiago 1: 5 . Compare a nota de Mateus 7: 7 e a nota de Hebreus 11: 6 . Não podemos esperar obter qualquer favor de Deus se não houver fé; e onde, como no que diz respeito à sabedoria necessária para nos guiar, temos certeza de que está de acordo com sua vontade conceder isso a nós, podemos chegar a ele com a máxima confiança, a mais completa garantia de que será concedido. Nesse caso, devemos chegar a Deus sem dúvida que, se pedirmos com um espírito adequado, a mesma coisa que pedirmos será concedida a nós. Em todos os outros casos, não podemos ter tanta certeza de que o que pedimos será para o nosso bem, ou que estará de acordo com a vontade dele de conceder; e, portanto, não podemos, nesses casos, ter o mesmo tipo de fé. Só podemos então chegar com confiança inabalável em Deus, que Ele fará o que é certo e melhor; e que, se ele vir que o que pedimos será para o nosso bem, ele nos concederá. Aqui, no entanto, nada impede que cheguemos com a certeza de que o que pedimos nos será conferido.

Nada vacila ( µ?d?? d?a?????µe??? meden diakrinomenos “Duvidando ou hesitando quanto a nada, ou sem respeito.” Ver Atos 20:20 ; Atos 11:12 . Em relação ao assunto em consideração, não deve haver hesitação, não há dúvida. , sem vacilação da mente.Vamos a Deus com a máxima confiança e segurança.

Pois aquele que vacila é como uma onda do mar … – A propriedade e a beleza dessa comparação serão vistas de uma só vez. A onda do mar não tem estabilidade. Está à mercê de todos os ventos e parece ser dirigido e jogado de todas as maneiras. Portanto, aquele que chega a Deus com convicções e esperanças incertas, é suscetível de ser movido por cada novo sentimento que possa surgir na mente. Em um momento, a esperança e a fé o impelem a vir a Deus; então a mente é ao mesmo tempo cheia de incerteza e dúvida, e a alma é agitada e inquieta como o oceano. Compare Isaías 57:20 . A esperança, por um lado, e o medo de não obter o favor desejado, por outro, mantém a mente inquieta e descomposta.

Comentário de E.W. Bullinger

nada Grego. medeis, como Tiago 1: 4 .

vacilante . App-122. Compare Mateus 7: 7 , Mateus 7: 8 .

é como . Grego. eoika . Somente aqui e Tiago 1:23 . A raiz (obs.) É eiko ; compare eikon , imagem.

onda . Veja Lucas 8:24 .

dirigido . Grego. anemizomai. Só aqui.

jogado . Grego. rhipizomai. Só aqui.

Comentário de John Calvin

6 Mas peça com fé . Ele mostra aqui, primeiro a maneira correta de orar; pois, como não podemos orar sem a palavra, por assim dizer, liderando o caminho, devemos crer antes de orar; pois testificamos pela oração que esperamos obter de Deus a graça que ele prometeu. Assim, todo aquele que não tem fé nas promessas ora de maneira dissimulada. Por isso, também aprendemos o que é a verdadeira fé; pois James, depois de nos pedir para pedir fé, acrescenta essa explicação, nada vacilante ou duvidando de nada . Então a fé é aquela que se baseia nas promessas de Deus e nos garante a obtenção do que pedimos. Daqui resulta que ele está conectado com confiança e certeza quanto ao amor de Deus por nós. O verbo d?a????es?a? , que ele usa, significa investigar adequadamente os dois lados de uma pergunta, de acordo com a maneira dos que defendem. Ele gostaria que então ficássemos tão convencidos do que Deus prometeu uma vez, para não admitir uma dúvida se ele deve ser ouvido ou não.

Quem vacila ou duvida . Por essa semelhança, ele expressa de maneira impressionante como Deus pune a incredulidade daqueles que duvidam de suas promessas; pois, por sua própria inquietação, atormentam-se interiormente; pois nunca há tranqüilidade para nossas almas, exceto que elas se voltam para a verdade de Deus. Ele, finalmente, conclui que tais são indignos de receber qualquer coisa de Deus.

Esta é uma passagem notável, apropriada para refutar esse dogma ímpio que é considerado um oráculo sob todo o papado, isto é, que devemos orar duvidosamente e com incerteza quanto ao nosso sucesso. Este princípio, então, defendemos que nossas orações não são ouvidas pelo Senhor, exceto quando temos a confiança de que obteremos. De fato, não pode ser de outra maneira, mas que, através da enfermidade de nossa carne, devemos ser lançados por várias tentações, que são como motores empregados para sacudir nossa confiança; para que não se ache ninguém que não vacile e nem treme de acordo com o sentimento de sua carne; mas tentações deste tipo são longas para serem vencidas pela fé. O caso é o mesmo de uma árvore que atingiu raízes firmes; sacode, de fato, pelo sopro do vento, mas não está enraizado; pelo contrário, permanece firme em seu próprio lugar.

Comentário de Adam Clarke

Que ele pergunte com fé – Crendo que Deus É; que ele tem tudo de bom; e que ele está sempre pronto para transmitir a suas criaturas o que elas precisam.

Nada vacilante – ??de? d?a?????µe??? · Não julgar de outra forma; não tendo dúvidas quanto à verdade desses princípios grandiosos e fundamentais, nunca supondo que Deus lhe permita pedir em vão, quando ele pedir sincera e fervorosamente. Que ele não hesite, que ele não seja irresoluto; nenhum homem pode acreditar muito bem em Deus.

É como uma onda do mar – O homem que não está completamente convencido de que, se pedir a Deus que receberá, assemelha-se a uma onda do mar; ele está em um estado de agitação contínua; dirigido pelo vento e jogado: agora subindo pela esperança, depois afundando pelo desespero.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1: 6 . Mas peça a ele com fé, etc. – “Mas, então, tome cuidado para que ele peça com fé constante, nada vacilante, nem dividido pelos desejos de obter, e pelos medos de não obter, a graça que ele pede ou duvidando de Deus. prontidão para concedê-lo; pois aquele que balança, e não tem uma firme confiança na bondade e fidelidade divina, não pode ter outro suporte sólido e substancial; mas é como uma onda do mar, impulsionada e lançada pelo mar, em uma condição inquieta e instável ( Isaías 57:20 .) facilmente descomposta e agitada por toda explosão adversa e com o maior risco de ser despedaçada. ” O Sr. Saurin parafraseia a passagem assim: “Ele não deve se parecer com as ondas do mar, que parecem oferecer ao espectador que está na praia, o tesouro com o qual elas são carregadas; mas logo a mergulha no abismo, de que não pode ser recuperado. ” Veja o Serm de Saurin. vol. 9: p. 438. Em outro lugar, ele parafraseia: “Como uma onda que se move e parece chegar à costa, mas imediatamente retorna com impetuosidade ao golfo de onde veio”. Vol. 5: p. 56, 57

Comentário de John Wesley

Mas deixe ele perguntar com fé, nada vacilante. Pois aquele que vacila é como uma onda do mar levada pelo vento e lançada.

Mas deixe ele perguntar com fé – Uma firme confiança em Deus. São Tiago também começa e termina com fé, Tiago 5:15 ; cujas dificuldades ele remove na parte central de sua epístola.

Quem duvida é como uma onda do mar ; sim, todos são aqueles que não pediram e obtiveram sabedoria.

Impulsionado pelo vento – De fora.

E jogado – Por dentro, por sua própria instabilidade.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:4 – Turbulento como as águas, já não será superior, porque você subiu à cama de seu pai, ao meu leito, e o desonrou.

Mateus 21:22 – E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

Marcos 11:22 – Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

1 Timóteo 2:8 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

2 Pedro 2:17 – Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada,

Judas 1:12 – Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *