Estudo de Marcos 11:22 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: "Tende fé em Deus.
Marcos 11:22

Comentário de Albert Barnes

Tenha fé em Deus – Literalmente, “tenha a fé em Deus”. Isso pode significar, ter fé forte ou ter confiança em Deus; uma forte crença de que ele é capaz de realizar as coisas que parecem mais difíceis com infinita facilidade, pois a figueira foi levada a murchar por uma palavra.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 11: 22-24 . Jesus, respondendo, diz: Tenha fé em Deus – A expressão original, e?ete p?st?? ?e?? , é literalmente: tenha fé em Deus; isto é, dizem alguns, tenham uma fé forte. E é um hebraísmo conhecido, subordinar as palavras de Deus a um substantivo, denotar grande, poderoso, excelente; e a um adjetivo, como sinal do superlativo. Para apoiar essa interpretação, o bispo Pearce produziu várias passagens, universalmente explicadas dessa maneira. “No entanto, não posso ajudar no geral”, diz Campbell, “preferindo a versão comum. Minhas razões são: 1º, acho que os substantivos interpretados com ?e?? (Deus), quando significam grande ou poderoso, são nomes de substâncias reais ou de efeitos externos e visíveis. Do primeiro tipo são príncipe, montanha, vento, cedro, cidade; dos segundos estão lutando, tremendo, dormindo; mas em nenhum lugar, até onde posso descobrir, encontramos alguma qualidade abstrata, como fé, esperança, amor, justiça, verdade, misericórdia, usada dessa maneira. Quando qualquer uma dessas palavras é assim interpretada com Deus, ele é confessadamente o sujeito ou o objeto do afeto mencionado. 2d, A palavra p?st?? , tanto em Atos quanto em epístolas, é freqüentemente interpretada com o genitivo do objeto, precisamente da mesma maneira que aqui. Assim, Atos 3:16 , p?st?? t?? ???µat?? a?t?? , é fé no nome [de Cristo] ; Romanos 3:22 , p?st?? ??s?? ???st?? , é fé em Jesus Cristo. Veja o mesmo propósito, Romanos 3:26 ; Gálatas 2:16 ; Gálatas 2:20 ; Gálatas 3:22 ; Filipenses 3: 9 ; e?p?? , esperança, é usado da mesma maneira, 1 Tessalonicenses 1: 3. ” O significado evidente desse preceito, dado aos apóstolos, era: Tenha firme fé ou confiança no poder e na fidelidade de Deus, para permitir que você efetue o que você acredita que será para a glória dele, e o avanço da obra em em que você está envolvido. Isso tem sido freqüentemente denominado fé de milagres, sobre a qual, veja nota em Mateus 17:20 . “É certo”, diz o Dr. Doddridge, “que a tentativa de realizar milagres em público foi um exemplo notável de fé no poder e na fidelidade divinos; pois geralmente eram introduzidos por alguma declaração solene do que se pretendia, o que era, de fato, uma previsão de sucesso imediato: (assim diz Pedro, Atos 3: 6 , em nome de Jesus Cristo, levante-se e ande; Marcos 9 : 34 , Enéas, Jesus Cristo te faz completo; e, novamente, Marcos 9:40 , Tabita, levanta-se. ) E, ao pronunciar isso, a pessoa que fala penhorou todo o seu crédito como mensageiro de Deus, e consequentemente toda a honra e utilidade de sua vida futura, com a energia miraculosa imediata de atender às suas palavras e de estar visivelmente empolgado ao pronunciá-las. E, portanto, é que uma fé tão firme e corajosa é tão frequentemente solicitada àqueles a quem esses poderes milagrosos foram dados. Mas que tipo de sugestão da interposição milagrosa pretendida por Deus os apóstolos, em tais casos, sentiam em suas mentes, é impossível que alguém, sem ter experimentado, saiba. É, portanto, um exemplo de sua sabedoria, que eles nunca pretendem descrevê-la, uma vez que nenhuma palavra poderia ter transmitido a idéia. ”

Essa exortação, no entanto, não deve ser considerada como sendo dada exclusivamente aos apóstolos e primeiros discípulos de nosso Senhor: também é dada a nós, e a todos os seus verdadeiros seguidores, até o fim do mundo. Estamos todos aqui exortados a ter uma fé inabalável no poder, amor e fidelidade de Deus; e estar plenamente convencido de que ele cumprirá todas as suas declarações e cumprirá todas as suas promessas, no seu significado apropriado, a todos os verdadeiros crentes no devido tempo; e isso, apesar de quaisquer dificuldades ou improbabilidades aparentes que possam estar no caminho. E é sobre esse fundamento que devemos nos aproximar de Deus em oração, esperando plenamente, se pedirmos o que somos autorizados por sua palavra a pedir, e formos sinceros, importunos e perseverantes em pedir-lhes, que certamente receberemos o que pedimos, como nosso Senhor declara nas próximas palavras; mesmo que a concessão de nossas petições implique que Deus faça o que é realmente extraordinário, ele, em todas as épocas, em certas ocasiões, fez o que era verdadeiramente milagroso, em resposta às orações de seu povo fiel; inúmeros casos em que, especialmente no que diz respeito à recuperação de doenças, podem ser facilmente produzidos. Por exemplo, veja o Arminian Magazines, vol. 5., páginas 251, 312; vol. 8., página 200; vol. 9, páginas 35, 36; vol. 14., páginas 468, 532; vol. 16., página 146; vol. 19., página 409.

Comentário de E.W. Bullinger

Tenha fé em Deus. Somente Ele e Ele podem restaurar a vida – sim, “a vida dos mortos” . Veja Romanos 11:15 .

Deus. App-98.

Comentário de Adam Clarke

Tenha fé em Deus – ??ete p???? ?e?? é um mero hebraísmo: tenha a fé de Deus, ou seja, tenha uma fé forte ou a fé mais forte, pois os hebreus expressaram o grau superlativo; então as montanhas de Deus significam exceder grandes montanhas – a saraiva de Deus, exceder grande saraiva etc.

Comentário de Scofield

Tenha fé

Tenha a fé de Deus; isto é, a fé que Deus dá. Cf. 1 Coríntios 12: 9 ; Efésios 2: 8 .

Comentário de John Wesley

E Jesus, respondendo lhes disse: Tenham fé em Deus.

Tenha fé em Deus – E quem poderia encontrar falhas, se o Criador e o Proprietário de todas as coisas destruíssem, com uma única palavra de sua boca, mil de suas criaturas inanimadas, apenas para imprimir esta importante lição mais profundamente em uma espírito imortal?

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Isaías 7:9 – A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão! ’ “

Marcos 9:23 – “Se podes? “, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. “

João 14:1 – “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *