Estudo de Efésios 6:5 – Comentado e Explicado

Servos, obedecei aos vossos senhores temporais, com temor e solicitude, de coração sincero, como a Cristo,
Efésios 6:5

Comentário de Albert Barnes

Servos – ?? d????? hoi douloiA palavra usada aqui denota alguém que é obrigado a prestar serviço a outro, seja ele gratuito ou voluntário, e pode denotar, portanto, um escravo ou alguém que se vincula a prestar serviço a outro. É freqüentemente usado nesses sentidos no Novo Testamento, assim como em outros lugares. Não se pode demonstrar que a palavra aqui significa necessariamente “escravos”; no entanto, se a escravidão existia entre aqueles a quem esta epístola foi escrita – como pode haver pouca dúvida de que existia – é uma palavra que se aplicaria àqueles nessa condição; compare notas em 1 Coríntios 7:21 ; Gálatas 3:28 , note. Sobre o assunto geral da escravidão e a doutrina das Escrituras em relação a ela; ver notas em Isaías 58: 6 . Se as pessoas aqui referidas eram escravas ou eram aquelas que se comprometeram a prestar uma servidão voluntária, as instruções aqui dadas eram igualmente apropriadas. Não era o objetivo da religião cristã produzir um rude rompimento dos laços que ligam o homem ao homem, mas ensinar a todos a cumprir corretamente seus deveres nas relações nas quais o cristianismo os encontrava, e gradualmente modificar os costumes da sociedade, e produzir, em última análise, a prevalência universal daquilo que é certo.

Seja obediente a eles – Esta é a direção uniforme no Novo Testamento; ver 1 Pedro 2:18 ; 1 Timóteo 6: 1-3 ; notas 1 Coríntios 7:21 . A idéia é que eles mostrassem nessa relação a excelência da religião que professavam. Se pudessem ser libertados, prefeririam essa condição a um estado de escravidão 1 Coríntios 7:21 , mas enquanto a relação permanecesse, deveriam ser gentis, gentis e obedientes, como se tornaram cristãos. No lugar paralelo de Colossenses Colossenses 3:22 , diz-se que eles deveriam obedecer a seus senhores “em todas as coisas”. Mas, evidentemente, isso deve ser entendido com as limitações implícitas no caso de esposas e filhos (veja as notas em Efésios 5:24 ; Efésios 6: 1 , nota), e um mestre não teria o direito de ordenar o que estava moralmente errado .

De acordo com a carne – Isso é projetado, evidentemente, para limitar a obrigação de obediência. O significado é que eles tinham controle sobre “o corpo, a carne”. Eles tinham o poder de comandar o serviço que o corpo poderia prestar; mas eles não eram senhores do espírito. A alma reconheceu Deus como seu Senhor, e ao Senhor eles deveriam estar sujeitos em um sentido superior ao de seus senhores.

Com medo e tremor – Com reverência e com medo de ofendê-los. Eles têm autoridade e poder sobre você, e você deve ter medo de provocar o desagrado deles. O que quer que seja verdade sobre a propriedade da escravidão, e qualquer que seja o dever do mestre em libertar o escravo, seria mais para a honra da religião que o servo desempenhasse sua tarefa com uma mente disposta do que ser contagioso e rebeliões. Ele poderia fazer mais pela honra da religião submetendo pacientemente até o que considerava errado, do que sendo punido pelo que seria considerado rebelião. Pode-se acrescentar aqui que se presumia que os servos pudessem ler. Essas instruções foram dirigidas a eles, não a seus senhores. De que serviria instruções como estas dirigidas aos escravos americanos – escassamente alguém pode ler?

Na singularidade do seu coração – Com um desejo simples e sincero de fazer o que deve ser feito.

Quanto a Cristo – sentindo que prestando serviço adequado a seus senhores, você está de fato servindo ao Senhor e fazendo o que lhe será agradável; veja as notas em 1 Coríntios 7:22 . A fidelidade, em qualquer situação que possamos estar na vida, é um serviço aceitável ao Senhor. Um cristão pode servir de modo aceitável ao Senhor Jesus na condição de servo, como se ele fosse um ministro do evangelho ou um rei no trono. Além disso, aliviará enormemente os encargos de tal situação e facilitará a labuta de uma condição humilde, para lembrar que estamos “servindo ao Senhor”.

Comentário de E.W. Bullinger

Funcionários. App-190.

mestres . Grego. kurios. Veja App-98.

de acordo com . App-104.

medo e tremor . Compare 1 Coríntios 2: 3 , a mesma frase.

singularidade . Grego. haplotes. Ver Romanos 12: 8 .

até = para.

Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

5. Servos, sejam obedientes. Sua exortação aos servos é muito mais séria, por causa das dificuldades e amargura de sua condição, o que torna mais difícil ser suportado. E ele não fala meramente de obediência externa, mas diz mais sobre o medo voluntariamente prestado; pois é uma ocorrência muito rara encontrar alguém que se entregue voluntariamente ao controle de outro. Os servos ( d????? ) a quem ele se dirige imediatamente não eram empregados contratados, como os de hoje, mas escravos, como eram nos tempos antigos, cuja escravidão era perpétua, a menos que, a favor de seus senhores, obtivessem liberdade, – a quem seus senhores compravam com dinheiro, para lhes impor os empregos mais degradantes e, com toda a proteção da lei, exercer sobre eles o poder da vida e da morte. Para isso, ele diz: obedeça a seus senhores, para que não imaginem em vão que a liberdade carnal lhes foi adquirida pelo evangelho.

Mas, como alguns dos piores homens foram compelidos pelo pavor da punição, ele distingue entre servos cristãos e ímpios, pelos sentimentos que eles apreciavam. Com medo e tremor; isto é, com o respeito cuidadoso que nasce de um propósito honesto. Dificilmente se pode esperar, no entanto, que tanta deferência seja paga a um mero homem, a menos que uma autoridade superior imponha a obrigação; e, portanto, ele acrescenta, como fazendo a vontade de Deus. (Ver. 6.) Portanto, não basta que a obediência deles satisfaça os olhos dos homens; pois Deus requer verdade e sinceridade de coração. Quando eles servem fielmente a seus senhores, eles obedecem a Deus. Como se ele tivesse dito: “Não suponha que pelo julgamento dos homens você tenha sido lançado em escravidão. Foi Deus quem colocou sobre você esse fardo, que o colocou no poder de seus senhores. Aquele que conscientemente se esforça para prestar o que deve ao seu mestre, cumpre seu dever não somente ao homem, mas a Deus. ”

Comentário de Adam Clarke

Servos, sejam obedientes – Embora d????? signifique frequentemente um escravo ou escravo, no entanto, muitas vezes implica um servo em geral, ou qualquer um ligado a outro, por tempo limitado ou por toda a vida. Mesmo um escravo, se cristão, era obrigado a servi-lo fielmente por cujo dinheiro foi comprado, por mais ilegal que seja esse tráfego. Nos países pagãos, a escravidão era de algum modo desculpável; entre os cristãos, é uma enormidade e um crime pelos quais a perdição mal tem um estado adequado de punição.

De acordo com a carne – Seus mestres em coisas seculares; pois eles não têm autoridade sobre sua religião, nem sobre suas almas.

Com medo e tremor – Porque a lei lhes dá o poder de puni-lo por todo ato de desobediência.

Na singularidade do seu coração – não apenas pelo medo de punir, mas por um princípio de retidão, servindo-os como você serviria a Cristo.

Comentário de John Wesley

Servos, sejam obedientes aos que são seus senhores segundo a carne, com medo e tremor, na singularidade de seu coração, como para Cristo;

Seus senhores de acordo com a carne – De acordo com o estado atual das coisas: depois o servo é libertado de seu mestre.

Com medo e tremor – Uma expressão proverbial, implicando o máximo cuidado e diligência.

Na singularidade de coração – Com um único olho na providência e vontade de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 16:9 – Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”.

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Salmos 86:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

Salmos 123:2 – Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.

Malaquias 1:6 – “O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? “, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome? ’

Mateus 6:22 – “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Mateus 8:9 – Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”.

Atos dos Apóstolos 2:46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

Atos dos Apóstolos 10:7 – Depois que o anjo que lhe falou se foi, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dentre os seus auxiliares,

1 Coríntios 2:3 – E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês.

1 Coríntios 7:22 – Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 7:15 – E a afeição dele por vocês fica maior ainda, quando lembra que todos vocês foram obedientes, recebendo-o com temor e tremor.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Efésios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:

Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

Filipenses 2:12 – Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Colossenses 3:22 – Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

1 Timóteo 6:1 – Todos os que estão sob o jugo da escravidão devem considerar seus senhores como dignos de todo o respeito, para que o nome de Deus e o nosso ensino não sejam blasfemados.

Tito 2:9 – Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e

Filemom 1:16 – não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.

1 Pedro 2:18 – Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus.

1 Pedro 3:2 – observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *