Estudo de 1 João 5:8 – Comentado e Explicado

o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.
1 João 5:8

Comentário de Albert Barnes

E há três que testemunham na Terra – Esta é uma parte do texto que, se o raciocínio acima estiver correto, deve ser omitido. A passagem genuína diz: 1 João 5: 7: “Porque há três que dão testemunho (ou testemunha, µa?t?????te? marturountes) – o Espírito, a água e o sangue”. Não há referência ao fato de que é feito “na terra”. A frase foi introduzida para corresponder ao que foi dito na passagem interpolada, de que há três que dão testemunho “no céu”.

O Espírito – Evidentemente o Espírito Santo. A afirmação aqui é que esse Espírito testifica o fato de que Jesus é o Filho de Deus, 1 João 5: 5 . O testemunho do Espírito Santo sobre esse fato está contido nas seguintes coisas:

(1) Ele fez isso no batismo de Jesus. Notas, Mateus 3: 16-17 .

(2) Cristo foi eminentemente dotado das influências do Espírito Santo; como foi previsto que o Messias seria, e como era apropriado, Isaías 11: 2 ; Isaías 61: 1 . Compare Lucas 4:18 ; Notas, João 3:34 .

(3) o Espírito Santo deu testemunho de seu Messias, depois de sua ascensão, descendo, de acordo com sua promessa, sobre seus apóstolos e acompanhando a mensagem que eles transmitiram com poder salvador a milhares em Jerusalém, João 16: 14-15 .

(5) ele faz isso no coração de todos os verdadeiros cristãos, pois “ninguém pode dizer que Jesus é Senhor senão pelo Espírito Santo”, 1 Coríntios 12: 3 . Veja as notas nessa passagem.

O Espírito de Deus sempre deu testemunho do fato de que Jesus é o Cristo, e ele continuará a fazê-lo até o fim dos tempos, convencendo ainda incontáveis ??milhões de que ele foi enviado por Deus para resgatar e salvar pessoas perdidas.

E a água – Veja as notas em 1 João 5: 6 . Ou seja, o batismo de Jesus e as cenas que ocorreram quando ele foi batizado forneceram evidências de que ele era o Messias. Isso foi feito das seguintes maneiras:

(1) Era apropriado que o Messias fosse batizado quando ele iniciasse sua obra, e talvez isso fosse esperado; e o fato de ter sido batizado mostrou que “de fato” havia entrado em seu trabalho como Redentor. Veja as notas em Mateus 3:15 .

(2) um atestado indubitável foi então fornecido ao fato de que ele era “o Filho de Deus”, pela descida do Espírito Santo na forma de uma pomba e pela voz que o dirigia do céu, Mateus 3:16 -17

(3) seu batismo com água era um emblema da pureza de seu próprio caráter e da natureza de sua religião.

(4) talvez possa estar implícito aqui também que a água usada no batismo agora testemunha a mesma coisa,

(a) como é a ordenança designada pelo Salvador;

(b) como mantém sua religião no mundo;

(c) como símbolo público da pureza de sua religião;

(d) e como, em todos os casos em que é administrada, está relacionada à expressão pública de uma crença de que Jesus é o Filho de Deus.

E o sangue – Há indubitavelmente alusão aqui ao sangue derramado na cruz; e o significado é que esse sangue também testemunhou o fato de que ele era o Filho de Deus. Isso foi feito nos seguintes aspectos:

(1) O derramamento de sangue mostrou que ele estava realmente morto – que seu trabalho estava completo – que ele morreu na “realidade” e não apenas na “aparência”. Veja as notas em João 19: 34-35 .

(2) as circunstâncias notáveis ??que acompanharam o derramamento deste sangue – o sol escurecido, o terremoto, o rasgo do véu do templo – mostraram de uma maneira que convenceu até o centurião romano de que ele era o Filho de Deus. Veja as notas em Mateus 27:54 .

(3) o fato de uma “expiação” ter sido feita pelo pecado foi uma “testemunha” importante do Salvador, mostrando que ele havia feito aquilo que o Filho de Deus somente poderia fazer, revelando uma maneira pela qual o pecador pode ser perdoado, e a alma poluída seja purificada.

(4) talvez, também, possa haver aqui uma alusão à Ceia do Senhor, destinada a expor o derramamento deste sangue; e o apóstolo pode querer dizer que a representação do derramamento de sangue nesta ordenança se destina a manter a convicção de que Jesus é o Filho de Deus. Nesse caso, o senso geral é que esse sangue – por mais que esteja posto diante dos olhos e do coração das pessoas – na cruz, ou pela representação de seu derramamento na Ceia do Senhor – é uma testemunha no mundo da verdade que Jesus é o Filho de Deus e a natureza de sua religião. Compare as notas em 1 Coríntios 11:26 .

E esses três concordam em um – e?? t? ?? e?s?? eis para galinha eisinEles concordam em uma coisa; eles sustentam o mesmo ponto, a saber, o fato de que Jesus é o Filho de Deus. Todos são designados por Deus como testemunhas desse fato; e todos se harmonizam no testemunho prestado. O apóstolo não diz que não há outras testemunhas para a mesma coisa; nem diz que estes são os mais importantes ou decisivos que foram fornecidos; mas ele diz que estas são testemunhas importantes e são totalmente harmoniosas em seu testemunho.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 8 . E há três que dão testemunho na terra – Da mesma doutrina importante a respeito de Cristo, o Filho de Deus, e da salvação por meio dele; o Espírito, a água e o sangue – O Espírito aqui, distinto do Espírito Santo no versículo anterior, parece significar: 1ª, Aquela influência do Espírito, que, de maneira peculiar, assistiu à pregação do evangelho por os apóstolos e primeiros ministros da Palavra, naquela era primitiva do cristianismo: junto com os dons extraordinários do Espírito, que permaneceram na igreja por um tempo considerável. 2d, Os escritores inspirados dos apóstolos e dos evangelistas, testemunhando a doutrina de Cristo, quando foram mortos; incluindo as previsões proferidas pelos homens santos da antiguidade, quando foram movidas pelo Espírito Santo, a respeito da vinda e caráter do Messias, que haviam sido pontualmente cumpridas nele; e incluindo também as previsões proferidas por Cristo a respeito da destruição de Jerusalém, e as calamidades que caem sobre a nação judaica, com diversas outras previsões, particularmente aquelas relativas à vinda de falsos cristos e falsos profetas, que já eram em parte cumpridas quando São João escreveu esta epístola e o resto, ele sabia, logo seria realizado. Certamente, as Escrituras inspiradas, incluindo as predições dos profetas, e de Cristo e seus apóstolos, seladas por sua realização, são uma grande prova na terra da verdade do cristianismo e da doutrina de salvação nelas contida. E a água – do batismo, emblemática da lavagem da regeneração, e daquela pureza de vida consequente, à qual somos obrigados, e que de fato prometemos quando nos dedicamos ao Pai, Filho e Espírito Santo naquele ordenança: e que, quando evidenciada em nossa conduta, é uma prova convincente da verdade do cristianismo e de nosso título à vida eterna que nela se revela. E o sangue – A ceia do Senhor, apontada como um memorial e testemunho do sacrifício da morte de Cristo, até sua segunda vinda; e que exibe o sangue expiatório de Cristo, de uma era para outra, como a causa procuradora do perdão do pecado, e todas as bênçãos espirituais resultantes, concedidas aos verdadeiros crentes. Pode ser apropriado observar aqui que também há outro respeito em que essas duas ordenanças do batismo e da ceia do Senhor podem ser consideradas como evidências da verdade do cristianismo. É certo que tais ordenanças estão em uso entre os cristãos: agora, como isso aconteceu? Quando e como eles foram introduzidos? Qual foi a origem deles? Os evangelhos nos informam. Se admitimos o relato que eles dão, devemos, necessariamente, admitir a verdade do cristianismo, com a qual esse relato está intimamente conectado. Se alguém não admitir esse relato, dê outro: mas isso não pode ser feito. Essa conta, portanto, é justa; e, conseqüentemente, o cristianismo não é uma falsificação, mas uma instituição divina. Como o sangue aqui implica o testemunho que Cristo prestou à verdade do evangelho, especialmente daquele artigo mais essencial, sendo ele o Filho de Deus, também pode representar o testemunho que é prestado à verdade pelos sofrimentos de Deus. aqueles que, em diferentes idades e nações, o selaram com seu sangue; o que é uma forte prova da convicção que eles tinham de sua verdade e importância, e da virtude e excelência dessa religião que lhes permitia fazê-lo. E esses três concordam em um – Ao prestar um único e mesmo testemunho, a saber, que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Messias, o único Salvador dos pecadores; em quem e somente os filhos culpados, depravados, fracos e miseráveis ??dos homens podem obter vida espiritual e eterna; o testemunho especificava 1 João 5: 11-12 .

Bengelius pensa que houve uma transposição desses dois versículos, e que este último, referente aos três que dão testemunho na terra, foi colocado por São João antes daquilo que respeita as testemunhas no céu; e que deve parecer a todo homem razoável o quão absolutamente necessário é o verso contestado. “St. João ”, diz ele,“ não conseguia pensar no testemunho do Espírito, e na água, no sangue e se juntar, o testemunho de Deus é maior, sem pensar também no testemunho do Filho e do Espírito Santo; sim, e mencioná-lo em uma enumeração tão solene. Tampouco é possível inventar qualquer razão possível para que, sem três testemunhas no céu, ele enumere três, e não mais, quem testemunha na terra. O testemunho de todos é dado na terra, e não no céu; mas aqueles que testemunham fazem parte na terra, parte no céu. As testemunhas que estão na terra testemunham principalmente sobre sua morada na terra, embora não excluindo seu estado de exaltação. as testemunhas que estão no céu testemunham principalmente a respeito de sua glória à direita de Deus, embora não excluindo seu estado de humilhação. O primeiro, portanto, sobre as testemunhas na terra, com o sexto verso, contém uma recapitulação de toda a economia de Cristo, do batismo ao pentecostes: a das testemunhas no céu, contém a soma da economia divina, desde a época de sua exaltação. Portanto, parece ainda mais que a posição dos dois versículos, que coloca aqueles que testemunham na Terra antes daqueles que testemunham no céu, é abundantemente preferível ao outro, e oferece uma graduação admiravelmente adequada ao assunto. ”

Comentário de E.W. Bullinger

dentro App-104.

Comentário de John Calvin

8 Há três que Ele aplica o que foi dito de água e sangue ao seu próprio propósito, a fim de que aqueles que rejeitam a Cristo não tenham desculpa; pois com testemunhos abundantemente fortes e claros, ele prova que foi ele quem foi prometido anteriormente, na medida em que água e sangue, sendo as promessas e os efeitos da salvação, realmente testemunham que ele havia sido enviado por Deus. Ele acrescenta uma terceira testemunha, o Espírito Santo, que ainda ocupa o primeiro lugar, pois sem ele a bolacha e o sangue teriam fluído sem nenhum benefício; pois é ele quem sela em nossos corações o testemunho da água e do sangue; é ele quem, por seu poder, faz com que o fruto da morte de Cristo venha a nós; sim, ele faz o sangue derramado para que nossa redenção penetre em nossos corações, ou, para dizer tudo em uma palavra, ele faz Cristo com todas as suas bênçãos para se tornar nosso. Assim, Paulo, em Romanos 1: 4 , depois de dizer que Cristo por sua ressurreição se manifestou como o Filho de Deus, acrescenta imediatamente: “Pela santificação do Espírito”. Pois, quaisquer que sejam os sinais da glória divina que possam brilhar em Cristo, eles ainda serão obscuros para nós e escaparão de nossa visão, se o Espírito Santo não abrir para nós os olhos da fé.

Os leitores agora podem entender por que João aduziu o Espírito como testemunha, juntamente com a água e o sangue, mesmo porque é o ofício peculiar do Espírito, purificar nossas consciências pelo sangue de Cristo, causar a purificação efetuada por ele. eficaz. Sobre esse assunto, algumas observações são feitas no início da Segunda Epístola de Pedro, (95), onde ele usa quase o mesmo modo de falar, ou seja, que o Espírito Santo limpa nossos corações pela aspersão do sangue de Cristo. (96)

Mas, com essas palavras, podemos aprender que a fé não se apega a um Cristo nu ou vazio, mas que seu poder é ao mesmo tempo vivificante. Pois com que propósito Cristo foi enviado à terra, exceto reconciliar Deus pelo sacrifício de sua morte? exceto que o ofício de lavar roupa lhe fora designado pelo Pai?

No entanto, pode-se objetar que a distinção aqui mencionada é supérflua, porque Cristo nos purificou expiando nossos pecados; então o apóstolo menciona a mesma coisa duas vezes. De fato, permito que a limpeza esteja incluída na expiação; portanto, não fiz diferença entre a água e o sangue, como se fossem distintos; mas se algum de nós considerar sua própria enfermidade, prontamente reconhecerá que não é em vão ou sem razão que o sangue se distingue da água. Além disso, o Apóstolo, como foi afirmado, faz alusão aos ritos da lei; e Deus, por causa da enfermidade humana, havia designado anteriormente, não apenas sacrifícios, mas também lavagens. E o apóstolo pretendia mostrar claramente que a realidade de ambos foi exibida em Cristo, e por isso ele havia dito antes: “Não apenas pela água”, pois ele quer dizer que não apenas parte de nossa salvação é encontrada em Cristo. , mas a totalidade, para que nada seja procurado em outro lugar.

“Foi ele quem veio com água e sangue, sim, Jesus Cristo; não apenas com água, mas com água e sangue: o Espírito também presta testemunho, pois (ou vendo isso) o Espírito é a verdade (ou é verdadeira); porque há três que dão testemunho, o Espírito, a água e o sangue, e esses três concordam em um.

Vemos, portanto, uma razão pela qual se diz que o Espírito é verdadeiro, mesmo porque ele não está sozinho, pois a água e o sangue coincidem com ele. Assim, um testemunho é formado de forma consistente com os requisitos da lei. Portanto, também vemos a importância do que é afirmado quando o testemunho dos homens é mencionado, como se ele tivesse dito: O testemunho de três homens é recebido como válido, quanto mais válido é o testemunho de Deus, que tem três testemunhas em seu testemunho. lado? É chamado testemunho de Deus, porque as testemunhas foram ordenadas e nomeadas por ele.

Quando se diz que ele veio com água e sangue, o significado é que ele veio, tendo água e sangue; a proposição d?? às vezes tem esse significado e é alterada na segunda cláusula para ?? . Encontramos exemplos semelhantes em 2 Coríntios 3:11 e em 2 Coríntios 4:11 . Veja Romanos 2:27

De acordo com essa construção, a explicação de Calvino é a correta, que a água significa purificação e expiação de sangue, os termos emprestados dos ritos da lei; e também é feita referência à lei quando a testemunha dos homens é mencionada. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

O Espírito, e a água e o sangue – Este versículo deve significar “o Espírito – na palavra confirmada por milagres; a água – no batismo, em que somos dedicados ao Filho (com o Pai e o Espírito Santo ), tipificando sua pureza imaculada e a purificação interior de nossa natureza; e o sangue – representado na Ceia do Senhor e aplicado às consciências dos crentes: e todos estes concordam harmoniosamente no mesmo testemunho de que Jesus Cristo é o Divino, o completo, o único Salvador do mundo. ” – anotações do Sr. Wesley.

Pela palavra escrita, que procedeu do Espírito Santo, esse Espírito está continuamente testemunhando na Terra, que Deus nos deu a vida eterna.

Pelo batismo, que aponta nossa regeneração e a renovação do Espírito Santo, e que ainda é mantido como um ritual de iniciação na Igreja Cristã, temos outro testemunho na terra da verdade, certeza, importância e eficácia do cristão. religião. O mesmo pode ser dito do sangue, representado pela santa eucaristia, que continua a mostrar a morte e o sacrifício expiatório do Filho de Deus até que ele venha. Veja a nota em 1 João 5: 6 .

Comentário de Thomas Coke

1 João 5: 8 . .), as was signified, not only by John’s baptism, which pointed to Christ for this benefit ( Matthew 3:11 .); but also by our Lord’s own institution of the standing ordinance of Christian baptism in the name of the sacred Three, which is a solemn and holy dedication of the baptized to the Son, together with the Father and the Holy Ghost: and the third of these witn E há três que prestam testemunho na terra, etc. – “E, ao concordar com essas três Pessoas divinas no céu, que subsistem na unidade da Divindade, e deram seus distintos atestados ao ofício salvador de Cristo, há três testemunhas práticas do mesmo na Terra. Uma delas reside nos dons milagrosos e nas graças salvadoras do Espírito Santo: outra é a pureza imaculada da natureza e vida humanas de Cristo ( Hebreus 7:26 .) e sua sagrada doutrina, por meio de meios das quais as almas dos crentes são santificadas e limpas, por assim dizer, com água limpa ( João 17:17 . 1 Pedro 1:22 . Ezequiel 36:25 .), como foi significado, não apenas pelo batismo de João, que apontava a Cristo por esse benefício ( Mateus 3:11 .); mas também pela instituição de nosso Senhor da ordenança permanente do batismo cristão em nome dos sagrados Três, que é uma dedicação solene e santa dos batizados ao Filho, juntos com o Pai e o Espírito Santo: e o terceiro desses testemunha esses é o sangue do Novo Testamento; que foi derramado por muitos para remissão dos pecados, como representado na ceia do Senhor ( Mateus 26:28 .), e é aplicado para purificar a consciência dos verdadeiros crentes de obras mortas para servir ao Deus vivo ( Hebreus 9:14 .) ; e esses três, embora não sejam um em natureza ou essência, nem devam ser considerados pessoalmente, como o Pai, a Palavra e o Espírito Santo ; no entanto, eles concordam harmoniosamente ( u949? ?? t? e? ) para prestar um e o mesmo testemunho prático entre si na terra, e com os adoráveis Três no céu, quanto a Cristo ser o divino e único Salvador dos pecadores. “Todo o contexto mostra que a testemunha aqui dada a Cristo, relaciona-se mais imediatamente ao seu caráter como o grande Messias, ou Filho de Deus encarnado; e, portanto, ele, como a Palavra, denota sua natureza divina, sob a qual é mencionado como testemunha desse caráter, 1 João 5: 7 é um bom testemunho disso como o Pai ou o Espírito: e eu considero o Espírito neste versículo para relacionar, não a sua atestação pessoal a esse caráter de Cristo, que ele deu como uma das testemunhas no céu, 1 João 5: 7, mas aos seus dons e graças, uma vez que aquilo que é nascido do Espírito é chamado espírito ( João 3: 6. ), e estes testemunham a Cristo na terra, como eles aparecem, e evidentemente operam nos e pelos súditos deles na terra, em confirmação da doutrina do evangelho a respeito dele.

Comentário de Scofield

na terra Omita “na terra”.

concordar Ou, são para um ponto ou finalidade.

Comentário de John Wesley

E há três que dão testemunho na terra, o Espírito, e a água e o sangue: e esses três concordam em um.

E há três que testemunham no céu – O testemunho do Espírito, da água e do sangue, é por uma graduação eminente corroborada por três, que dão um testemunho ainda maior.

O Pai – Que testemunhou claramente do Filho, tanto no batismo como na transfiguração.

A Palavra – Que testemunhou de si mesmo em muitas ocasiões, enquanto ele estava na terra; e novamente, com ainda mais solenidade, após sua ascensão ao céu, Apocalipse 1: 5 ; Apocalipse 19:13 .

E o Espírito – cujo testemunho foi acrescentado principalmente após a sua glorificação, 1 João 2:27 ; João 15:26 ; Atos 5:32 ; Romanos 8:16 .

E esses três são um – assim como esses dois, o Pai e o Filho, são um, João 10:30 . Nada pode separar o Espírito do Pai e do Filho. Se ele não era um com o Pai e o Filho, o apóstolo deveria ter dito: O Pai e a Palavra, que são um, e o Espírito, são dois. Mas isso é contrário a todo o teor da revelação. Resta que esses três são um. Eles são um em essência, em conhecimento, em vontade e em seu testemunho. É observável que os três em um versículo são opostos, não conjuntamente, mas várias vezes aos três no outro: como se ele tivesse dito: Não apenas o Espírito testifica, mas também o Pai, João 5:37 ; não apenas a água, mas também a Palavra, João 3:11 ; João 10:41 ; não apenas o sangue, mas também o Espírito Santo, João 15:26 , etc. Agora deve aparecer, para todo homem razoável, quão absolutamente necessário é o oitavo verso1João 5: 8. São João não conseguia pensar no testemunho do Espírito, e na água, no sangue e subordinar-se: “O testemunho de Deus é maior”, sem pensar também no testemunho do Filho e do Espírito Santo; sim, e mencioná-lo em uma enumeração tão solene. Nem qualquer razão possível pode ser inventada, porque, sem três testemunhando no céu, ele deve enumerar três, e não mais, quem testemunha na terra. O testemunho de todos é dado na terra, não no céu; mas aqueles que testemunham fazem parte na terra, parte no céu. As testemunhas que estão na terra testificam principalmente sobre sua morada na terra, embora não excluam seu estado de exaltação: as testemunhas que estão no céu testificam principalmente sobre sua glória à mão direita de Deus, embora não excluam seu estado de humilhação. O sétimo verso, portanto, com o sexto, 1 João 5: 7,6 contém uma recapitulação de toda a economia de Cristo, do batismo ao pentecostes; o oitavo, 1 João 5: 8, a soma da economia divina, desde a época de sua exaltação. Portanto, parece mais distante que essa posição dos sétimos 1 João 5: 7,8 e oitavo versos, que coloca aqueles que testemunham na terra antes daqueles que testemunham no céu, é abundantemente preferível ao outro e oferece uma graduação admiravelmente adequada ao assunto.

Referências Cruzadas

Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 14:56 – Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Atos dos Apóstolos 2:2 – De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

Atos dos Apóstolos 15:15 – Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito:

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

2 Coríntios 1:22 – nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Hebreus 13:12 – Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *