Estudo de Salmos 97:10 – Comentado e Explicado

O Senhor ama os que detestam o mal, ele vela pelas almas de seus servos e os livra das mãos dos ímpios.
Salmos 97:10

Comentário de Albert Barnes

Vós que amais o Senhor, odeio o mal – Mostre seu amor ao Senhor “odiando” tudo o que é mau; isto é, tudo o que ele odeia, ou isso é mau aos seus olhos. Não pode haver amor verdadeiro por Deus onde o mal não é odiado em todas as suas formas, pois é o objeto da repulsa divina. Não podemos ser como Deus, a menos que amemos o que ele ama e odiamos o que ele odeia. Não há nada mais claramente afirmado nas Escrituras do que o fato de que, para o amor de Deus, deve haver o ódio de tudo o que está errado, e que, onde houver o amor pelo pecado no coração, não haverá religião verdadeira. Compare as anotações em Isaías 1: 16-20 .

Ele preserva as almas de seus santos – A vida de seus santos ou de seus santos. Ou seja, ele os protege do perigo e os observa com um olhar cuidadoso. Veja Salmo 3: 8 ; Salmo 37:39 .

Ele os livra das mãos dos ímpios – isto é, ele freqüentemente faz isso; eles podem esperar que ele faça isso. Ele nem sempre os livra das calamidades temporais que os iníquos lhes causam – pois elas não são perseguidas e prejudicadas com pouca frequência; mas, finalmente, ele os livrará completamente do poder dos iníquos. No céu, nenhuma das maquinações dos iníquos pode alcançá-los. Ao mesmo tempo, também é verdade que Deus freqüentemente interpõe em favor de seu povo, e os livra como tal dos desígnios dos iníquos: isto é, ele os livra porque eles são justos ou porque são seus amigos. Compare as notas em Daniel 3: 16-17 , notas em Daniel 3: 24-25 ; notas em Daniel 6: 18-23 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 97:10 . Vós que amais o Senhor – ó todos vocês que amam e adoram o Deus verdadeiro, e se alegram no estabelecimento de seu reino; odeie o mal – Mostre seu amor a ele odiando todo pecado de temperamento, palavra e trabalho. Assim, o salmista, “tendo cantado a glória do Redentor, delineia agora o dever dos remidos. Eles são caracterizados por seu amor a Deus; são ordenados a odiar o mal; cujo ódio é de fato uma consequência e uma prova segura desse amor, quando é genuíno e sincero. A religião deve estar enraizada no coração e partir daí. Um cristão não deve apenas servir a Deus externamente, mas deve amá- lo interiormente; ele não deve se contentar em abster-se de atos públicos de pecado, mas deve realmente odiá- lo. Os que o fazem são os santos de Deus, cujas almas ele preserva do mal, e finalmente libertará do maligno e de seus associados, por uma feliz morte e uma gloriosa ressurreição. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

mal. Hebraico. ra “a”. App-44.

almas. Hebraico. nephesh. App-13.

santos = graciosos (ie agraciados).

perverso = hebraico sem lei (plural). rasha “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Vocês que amam o Senhor odeiam o mal – porque é inconsistente com o amor dele por você, assim como o seu amor por ele.

Ele preserva as almas de seus santos – Os santos, ?????? chasidaiv , seu povo misericordioso: suas almas – vidas, são preciosos aos seus olhos. Ele os preserva; os guarda de todo mal e todo inimigo.

Fora da mão dos ímpios – De seu poder e influência.

Comentário de John Calvin

10 Vós que amais a Jeová, odeia o mal Os que temem a Deus são aqui ordenados a praticar a justiça, como Paulo diz:

“Todo aquele que nomeia o nome de Cristo se afaste da iniqüidade”
( 2 Timóteo 2:19 )

Ele mostra, pela própria natureza de Deus, que não podemos ser julgados e reconhecidos como seus servos, a menos que nos afastemos do pecado e pratiquemos a santidade. Deus é em si mesmo a fonte da justiça, e ele deve necessariamente odiar toda a iniqüidade, a menos que possamos supor que ele deveria negar a si mesmo; e temos comunhão com ele somente nos termos da separação da injustiça. Como a perseguição dos ímpios é suscetível de nos provocar a buscar vingança e métodos de fuga injustificáveis, o salmista nos protege contra essa tentação, afirmando que Deus é o guardião e protetor de seu povo. Se convencidos de estar sob a tutela divina, não lutaremos com os iníquos, nem retaliaremos os que nos prejudicaram, mas comprometeremos nossa segurança àquele que a defenderá fielmente. Esse gracioso ato de condescendência, pelo qual Deus nos toma sob seus cuidados, deve servir como uma barreira para qualquer impaciência que possamos sentir ao abster-nos do mal (103) e preservar o curso da integridade sob provocação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *