Estudo de Salmos 116:15 – Comentado e Explicado

É penoso para o Senhor ver morrer os seus fiéis.
Salmos 116:15

Comentário de Albert Barnes

Preciosa aos olhos do Senhor é a morte de seus santos – de seu povo; amigos dele. Lutero torna isso: “A morte de seus santos é considerada valiosa” – (ist werth gehalten) – “diante do Senhor”. A palavra traduzida como “preciosa” – ??? yâqâr – significa dispendiosa, como pedras preciosas, 1 Reis 10: 2 , 1 Reis 10: 10-11 ; queridos, amados, como parentes e amigos, Salmo 45: 9 ; honrado, respeitado, Eclesiastes 10: 1 ; esplêndido, bonito, Jó 31:26 ; raro, 1 Samuel 3: 1 . A idéia aqui é que a morte dos santos é um objeto de valor; que Deus a considera importante; que está conectado com seus grandes planos e que existem grandes propósitos a serem realizados por ele. A idéia aqui parece ser que a morte de um homem bom é, em si mesma, de tanta importância, e tão ligada à glória de Deus e à realização de seus propósitos, que ele não fará com que isso ocorra, exceto em circunstâncias, no mínimo. tempos e de uma maneira que melhor garantirá esses fins. O pensamento particular do salmista parece ter sido que, como ele havia sido preservado quando estava aparentemente tão perto da morte, deve ter sido porque Deus viu que a morte de um de seus amigos era uma questão de tanta importância. que deveria ocorrer somente quando o bem maior pudesse ser realizado por ela e quando os fins da vida tivessem sido alcançados; que Deus não iria decidir apressadamente, ou sem as melhores razões; e que, portanto, ele havia se interposto para prolongar sua vida ainda mais. Ainda assim, há uma verdade geral implícita aqui, a saber, que o ato de remover um homem bom do mundo é, por assim dizer, um ato de profunda deliberação por parte de Deus; que bons e às vezes grandes fins devem ser alcançados por ele; e que, portanto, Deus a considera com especial interesse. É de valor ou importância em aspectos como os seguintes:

(1) como é a remoção de outro dos remidos para a glória – a adição de mais um aos felizes anfitriões acima;

(2) porque é um novo triunfo da obra da redenção – mostrando o poder e o valor dessa obra;

(3) como muitas vezes fornece uma prova mais direta da realidade da religião do que qualquer argumento abstrato poderia fazer.

Quanto a causa da religião foi promovida pelas pacientes mortes de Inácio, Policarpo, Latimer, Ridley, Huss e Jerônimo de Praga e os anfitriões dos mártires! O que o mundo não deve e a causa da religião deve a cenas como as que ocorreram nos leitos de morte de Baxter, Thomas Scott, Halyburton e Payson! Que argumento para a verdade da religião – que ilustração de seu poder de sustentação – que fonte de conforto para nós que morreremos em breve – para refletir que a religião não deixa o crente quando ele mais precisa de seu apoio e consolo; que ele pode nos sustentar na mais severa prova de nossa condição aqui; que pode iluminar o que nos parece de todos os lugares mais sombrios, tristes, sombrios, repulsivos – “o vale da sombra da morte!”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 116: 15 . Preciosa, etc., é a morte de seus santos – Ele estabelece um alto preço: não a concederá facilmente à vontade de seus inimigos. Se algum filho violento o adquirir, ele o fará pagar muito caro por isso. E quando os santos sofrem isso pelo amor de Deus, como costumam fazer, é um sacrifício muito aceitável para ele, e altamente estimado por ele. Assim, diz-se que o sangue do povo de Deus é precioso aos seus olhos, Salmos 72:14 . E no mesmo sentido, diz-se que a vida de um homem é preciosa aos olhos daquele que a poupa e preserva, 1 Samuel 26:21 ; 2 Reis 1:13 . O povo de Deus é precioso aos seus olhos, vivendo e morrendo, pois, se vivem, vivem para o Senhor, ou se morrem, morrem para o Senhor, Romanos 14: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

Precioso. Veja a nota em 1 Samuel 3: 1 .

santos = separados.

Comentário de Adam Clarke

Precioso aos olhos do Senhor – Muitos entenderam esse versículo como significando “os santos são preciosos demais aos olhos do Senhor, levemente para entregá-los à morte:” e isso, afirma Calmet, é o verdadeiro sentido do texto. Embora tenham muitos inimigos, suas vidas são preciosas aos seus olhos, e seus inimigos não prevalecerão contra eles.

Comentário de John Calvin

15. Preciosa aos olhos de Jeová é a morte de seus mansos. Ele segue agora para a doutrina geral do cuidado providencial de Deus pelos piedosos, na medida em que lhes presta assistência em tempos de necessidade; suas vidas sendo preciosas aos seus olhos. Com este escudo, ele deseja se defender dos terrores da morte, que freqüentemente o pressionavam, e imaginou que seria instantaneamente engolido. Quando estamos em perigo e Deus aparentemente nos ignora, então nos consideramos desprezados como pobres escravos, e que nossa vida é considerada como nada. E temos consciência de que, quando os iníquos percebem que não temos proteção, eles se tornam mais ousados ??contra nós, como se Deus não tivesse notado nossa vida ou nossa morte. Em oposição à doutrina errônea deles, Davi introduz esse sentimento de que Deus não mantém seus servos em tão pouca estimativa que os exponha à morte casualmente. (384) De fato, podemos por um tempo estar sujeitos a todas as vicissitudes da fortuna e do mundo; no entanto, sempre teremos esse consolo, que Deus, eventualmente, manifestará abertamente o quanto nossas almas são queridas. Nestes tempos, quando sangue inocente é derramado, e os ímpios contempladores de Deus se exaltam furiosamente, como se exultassem por um Deus vencido, vamos nos apegar a essa doutrina, que a morte dos fiéis, que é tão inútil, até mesmo desprezível aos olhos dos homens, é tão valioso aos olhos de Deus que, mesmo após a morte deles, ele estende a mão para eles, e por meio de exemplos terríveis demonstra como ele detesta a crueldade daqueles que perseguem injustamente o bem e o mal. simples. Se ele derramar as lágrimas em uma garrafa, como permitirá que o sangue deles pereça? Salmos 56: 8 No seu tempo, ele cumprirá a predição de Isaías: “que a terra divulgará o sangue dela”, Isaías 26:21 . Para deixar espaço para a graça de Deus, adquira o espírito de mansidão, assim como o profeta, ao designar os mansos fiéis , os convoca a submeterem silenciosamente o pescoço para suportar o fardo da cruz, que em sua paciência eles podem possuir suas almas, Lucas 21:19

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *