Estudo de Salmos 132:9 – Comentado e Explicado

Vistam-se de justiça os vossos sacerdotes, e jubilosos cantem de alegria vossos fiéis.
Salmos 132:9

Comentário de Albert Barnes

Que teus sacerdotes se vestam de justiça – esta também é substancialmente a mesma linguagem usada por Salomão na dedicação do templo. Veja novamente 2 Crônicas 6:41 . A idéia é que, a serviço de um Deus assim, os sacerdotes, os ministros da religião, sejam santos. A honra da religião exigia isso. Foi a primeira qualificação daqueles que “serviram ao altar”; uma qualificação sem a qual todas as outras doações não teriam valor. Sobre a palavra vestida, veja as notas no Salmo 35:26 ; compare o Salmo 65:13 ; Salmo 93: 1 ; Salmo 104: 1 ; Isaías 61:10 ; 1 Pedro 5: 5 .

E que teus santos gritem de alegria – Teus santos; todos os que realmente te adoram e te honram. Sejam felizes em tal Deus; na tua presença; no teu serviço. O fato de existir um Deus, e esse Deus, e que esse Deus é nosso – para que possamos servi-lo, glorificá-lo e desfrutá-lo – é adequado para encher a mente de alegria.

Comentário de E.W. Bullinger

santos = favorecidos. grite de alegria. Foi exatamente o que eles fizeram. Veja a assinatura do Salmo 87 e observe lá em “Mahalath-Leannoth” .

Comentário de Adam Clarke

Que teus sacerdotes sejam revestidos de justiça – sejam tão notáveis ??pela santidade interior quanto pelo esplendor de suas vestes sagradas.

Comentário de John Calvin

9. Que teus sacerdotes, etc. Ele agora ora em geral pela prosperidade da Igreja, como o que estava intimamente ligado à afirmação anterior, sendo a promoção de nossos melhores interesses o grande fim para o qual Deus habita entre nós. Alguns interpretam as palavras em um desejo de que a adoração a Deus seja mantida em sua pureza, e pensam que o salmista ora para que os sacerdotes sejam revestidos de santidade, em alusão às suas vestes sagradas. Com uma visão mais próxima das palavras e de todo o contexto, estou bastante inclinado a ter outra opinião e a considerar isso uma oração para que a justiça de Deus seja exibida entre o povo, sendo um ornamento para os sacerdotes e comunicando alegria para todas as pessoas. Assim, entendo por justiça o fruto ou os efeitos da justiça, e esta a justiça de Deus, não dos homens. É claro que os sacerdotes são mencionados primeiro, como ocupando um lugar mais alto na ordem designada da Igreja; Embora tenham seu devido lugar a eles, ainda é coletivamente a Igreja à qual a oração se refere, como se o salmista pedisse que a glória dessa justiça fosse refletida pelos sacerdotes sobre o povo em geral. Diz-se que Deus nos veste sua justiça quando ele aparece como nosso Salvador e ajuda, nos defende por seu poder e mostra em seu governo de nós que somos os objetos de seus cuidados. A alegria de que se fala deve ter referência a uma vida de felicidade. E essas duas coisas que estão sendo unidas podem nos convencer de que por justiça nada mais significa senão a tutela e o governo de Deus. Consistentemente com isso, achamos que foi dito depois: “Teus sacerdotes serão vestidos de salvação;” e devo acrescentar que Salomão, na oração solene já mencionada ( 2 Crônicas 6:41 ), não faz menção à justiça, mas à salvação. Repeti repetidamente a razão pela qual os santos de Deus são chamados called ???? chasidim , ou misericordiosos, porque misericórdia ou beneficência é a graça que mais nos agrada a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *