Estudo de Salmos 103:11 – Comentado e Explicado

porque tanto os céus distam da terra quanto sua misericórdia é grande para os que o temem;
Salmos 103:11

Comentário de Albert Barnes

Pois como o céu está alto sobre a terra – Veja as notas no Salmo 57:10 . Compare as anotações em Isaías 55: 9 . A tradução literal da frase aqui seria: “Pois como a altura dos céus acima da terra”. Os céus – os céus estrelados – são os objetos mais altos dos quais temos algum conhecimento; e, portanto, a comparação é usada para denotar a grande misericórdia de Deus – significando que ela é tão grande quanto pode ser concebida; que não há nada além disso; que não podemos imaginar que poderia ser maior – como podemos imaginar nada mais alto que os céus.

Tão grande é a sua misericórdia para com aqueles que o temem – Para aqueles que o reverenciam e o servem. Ou seja, Sua misericórdia é, portanto, grande em perdoar suas ofensas; em transmitir graça; em dar-lhes apoio e consolo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 103: 11-13 . Pois, como o céu é alto, etc. – Não pode haver uma amplificação mais nobre da misericórdia e da placidez divina do que aquela contida nos versículos 11 e 12: e o que pode igualar a ternura atribuída ao nosso Criador paterno no dia 13? Seria impossível, se a experiência diária não nos convencesse o contrário, que as criaturas humanas devessem ser indiferentes a esse amor e ingratas a um benfeitor tão solícito! Pela minha parte, dificilmente posso conceber possível que qualquer coração seja afetado ou não influenciado por uma composição como esta diante de nós.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 103: 11-13 . Como o céu, etc., tão grande é a sua misericórdia – Muito acima dos nossos desertos e expectativas, e acima da misericórdia que um homem mostra a outro; para aqueles que o temem – Qual cláusula ele acrescenta aqui, como também Salmos 103: 17-18 , para impedir os erros e abusos dos homens da misericórdia de Deus, e derrotar as vãs esperanças que os pecadores impenitentes nela constroem. Até o leste, etc., até agora ele removeu nossas transgressões – A culpa de nossos pecados, de nossas pessoas e consciências. O sentido é que Ele os perdoou completamente, para nunca mais se lembrar deles. Como um pai pitieth, & c. – Nenhum pai pode ser mais indulgente e terno com o coração de seus filhos que voltam, do que o Senhor é para aqueles que reformam, por meio de seus castigos, a ponto de temer posteriormente ofendê-lo. Assim, nesses três versículos, “somos apresentados a três das mais belas, apropriadas e confortantes similitudes do mundo. Quando erguemos os olhos e contemplamos ao nosso redor a abóbada elevada e estupenda do céu, circundando, protegendo, iluminando, refrescando e valorizando a terra e todas as coisas que nela existem, somos convidados a contemplar, neste vidro, o altura incomensurável, extensão ilimitada e influências salutares daquela misericórdia que, por assim dizer, abraçou a criação e está sobre todas as obras de Deus. Muitas vezes, quando vemos o sol nascendo no mar e a escuridão voando diante de seu rosto em direção ao quarto oposto dos céus, podemos ver uma imagem dessa bondade de Jeová, pela qual somos colocados nas regiões de iluminação e nossos pecados. são removidos e afastados de vista. E, para que nossos corações possam, a todo momento, ter confiança em Deus, ele é representado como portador de conosco o carinho e carinho de um pai, sempre pronto para defender, nutrir e prover para nós, suportar conosco. , para nos perdoar e nos receber nos braços paternos do amor eterno. ” Horne. “Seria impossível”, diz outro eminente divino, “se a experiência diária não nos convencesse do contrário, que as criaturas humanas deveriam ser independentemente de tal amor e ingratas a um benfeitor tão solícito! Pela minha parte, não consigo conceber possível que um coração não seja afetado ou não seja influenciado por uma composição como esta diante de nós. ”

Comentário de Scofield

medo

Também Salmos 103: 13 , (Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

grande = poderoso, ou prevaleceu.

em direção a = após.

medo = reverência.

Comentário de Adam Clarke

Pois, como o céu está alto sobre a terra – Por maiores e provocadores que tenham sido nossos crimes, ainda assim, suas misericórdias, em magnitude e número, as ultrapassaram, na medida em que os céus se elevam além da terra.

Comentário de John Calvin

11. Pois, proporcionalmente à altura dos céus acima da terra, o salmista aqui confirma por comparação a verdade de que Deus não pune os fiéis como eles mereciam, mas, por sua misericórdia, luta contra seus pecados. A forma de expressão é equivalente a dizer que a misericórdia de Deus para conosco é infinita. No que diz respeito à palavra ??? , gabar, é de pouca importância se é tomada em um significado neutro ou em um transitivo, como é observado na margem; pois, de qualquer maneira, a incomensurabilidade da misericórdia de Deus é comparada à vasta extensão do mundo. Como a misericórdia de Deus não poderia nos alcançar, a menos que o obstáculo de nossa culpa fosse removido, é imediatamente acrescentado (versículo 12) que Deus remove nossos pecados tão longe de nós quanto o leste está distante do oeste. que a misericórdia de Deus é derramada sobre os fiéis em toda parte, de acordo com a magnitude do mundo; e que, para afastar todos os impedimentos em seu curso, seus pecados são completamente apagados. O salmista confirma o que acabei de afirmar, a saber, que ele não trata em geral o que Deus é para o mundo inteiro, mas o caráter em que ele se manifesta em relação aos fiéis. De onde também é evidente que ele não fala aqui daquela misericórdia pela qual Deus nos reconcilia a si mesmo no início, mas daquilo com o qual ele segue continuamente aqueles a quem abraçou com seu amor paternal. Há um tipo de misericórdia pela qual ele nos restaura da morte para a vida, enquanto ainda somos estranhos a ele, e outro pelo qual ele sustenta essa vida restaurada; pois essa bênção seria imediatamente perdida se ele não a confirmasse em nós diariamente perdoando nossos pecados. De onde também reunimos com que intensidade os Papistas se preocupam em imaginar que a livre remissão de pecados é concedida apenas uma vez, e que depois a justiça é adquirida ou retida pelo mérito de boas obras, e que qualquer culpa que contraímos é removida por satisfação. Aqui Davi não limita por um momento a misericórdia pela qual Deus nos reconcilia consigo mesmo, não nos imputando nossos pecados, mas a estende até o fim da vida. Não menos poderoso é o argumento que esta passagem nos fornece para refutar os fanáticos que enfeitiçam a si mesmos e aos outros com uma opinião vã de que alcançaram a justiça perfeita, para que não precisem mais de perdão.

Comentário de John Wesley

Pois, como o céu está alto sobre a terra, tão grande é a sua misericórdia para com os que o temem.

Tão ótimo – Muito acima de seus desertos e expectativas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *