Estudo de Marcos 9:2 – Comentado e Explicado

Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E
Marcos 9:2

Comentário de Joseph Benson

Marcos 9: 2-10 . Jesus leva consigo Pedro, etc., separados por si mesmos – isto é, separados da multidão, separados dos apóstolos; e foi transfigurado diante deles – A palavra µeteµ??f??? , aqui usada, parece se referir à forma de Deus e à forma de um servo, mencionada por São Paulo, Filipenses 2: 6-7 , e pode sugerir que os raios divinos, que a Deidade residente deixou escapar nesta ocasião, fez a gloriosa mudança de uma dessas formas para a outra. Brancos como a neve, como nenhum mais na terra pode embranquecer – Como não poderia ser igualado nem pela natureza nem pela arte: E apareceu Elias – a quem eles esperavam: Moisés – A quem não fizeram. Veja o parágrafo inteiro explicado e aprimorado, Mateus 17: 1-13 .

Comentário de E.W. Bullinger

depois . Grego. meta. App-104. Cálculo exclusivo. Compare Lucas 9: 2 (inclusive).

Jesus . Veja App-98.

em . Grego. cis. App-104.

transfigurado = transformado. Grego. metmeoiphoa. Para alterar a forma ou aparência. Ocorre apenas aqui, Mateus 17: 2 ; Romanos 12: 2 ; e 2 Coríntios 3:18 . Meta-esquematização de contraste, para transfigurar, alterar a figura, forma, aparência, etc. ). ( 1 Coríntios 4: 6. 2 Coríntios 11:13 , 2 Coríntios 11:14 , 2 Coríntios 11:16 . Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:21 ). Veja App-149.

Comentário de Adam Clarke

E depois de seis dias, Jesus leva consigo Pedro, etc. – Para um relato completo da natureza e design da transfiguração, veja em Mateus 17: 1 ; (nota) etc.

Um monte alto – conjecturei, Mateus 17: 1 , que este era um dos montes da Galiléia: alguns dizem Hermon, outros Tabor; mas o Dr. Lightfoot acha que uma montanha perto de Cesareia de Filipe é mais provável.

Foi transfigurado – Quatro bons MSS. e Orígenes acrescenta aqui, e enquanto eles oravam, ele foi transfigurado; mas isso parece ser acrescentado em Lucas 9:29 .

Comentário de Scofield

James

(Veja Scofield “ Mateus 4:21 “)

Comentário de Spurgeon

Marcos 9: 2-7 . Depois de seis dias, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou a um alto monte separados uns aos outros; e ele foi transfigurado diante deles. E suas vestes brilhavam, excedendo o branco como a neve; de modo que ninguém mais na terra possa branquear eles. E apareceu-lhes Elias com Moisés; e conversavam com Jesus. E Pedro respondeu e disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três tabernáculos, um para ti e outro para Moisés, e outro para Elias. Pois ele não sabia o que dizer; pois estavam com muito medo. E havia uma nuvem que os obscureceu; e uma voz saiu da nuvem, dizendo: Este é o meu Filho amado: ouça.

Você e eu desejamos às vezes poder ver Cristo em sua glória terrena. No entanto, não precisamos desejar; pois, se tal visão nos fosse permitida, com toda a probabilidade deveríamos estar mais cheios de medo do que de alegria. Esses três homens, os eleitos dentre os eleitos, os mais escolhidos entre os apóstolos, tinham pouco prazer no que viam na época, pois a glória era brilhante demais para sua natureza oprimida.

“Na visão de transporte também,

A escuridão corre à minha vista.

É melhor esperarmos um pouco até que esses olhos sejam limpos, e todo o nosso tecido seja adequado para um peso de glória como a vista de nosso exaltado Senhor.

Marcos 9: 8 . E de repente, quando olharam em volta, não viram mais ninguém, exceto Jesus somente consigo mesmos.

Tristes, de fato, teriam ficado se tivessem olhado em volta e visto apenas Moisés, pelo pouco conforto que Moisés poderia trazer. Ou se, olhando em volta, eles não tivessem visto senão Elias, pois o severo profeta de fogo teria sido apenas um pobre consolo para eles em suas lutas de vida. Mas Moisés pode ir, e Elias pode ir. O legislador e o profeta podem desaparecer enquanto Jesus Cristo permanecer, é o suficiente. Jesus é suficiente para todos os nossos desejos – para todos os nossos desejos.

Marcos 9: 9-10 . E quando desceram do monte, ele ordenou que não contassem a ninguém o que haviam visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos. E eles mantiveram esse dito consigo mesmos, questionando um ao outro o que significaria a ressurreição dos mortos.

Pois eles não entenderam as palavras do Mestre – nem mesmo esses apóstolos do Espírito de Deus ainda não foram totalmente dados. Feliz, de fato, é aquele em quem repousa o espírito de Deus, e em quem ele habita, pois, como João diz: “Você tem uma unção do Santo, e conhece todas as coisas”, e esses homens sem essa medida de unção não sabiam. naquele tempo, até uma palavra tão simples como esta – que o Filho do homem ressuscite dos mortos. Irmãos, devemos ser ensinados pelo Espírito Santo, ou nunca saberemos nada profundamente. Podemos ir à escola para o próprio Cristo – agora, marque esta palavra -, podemos ir para a escola para o próprio Cristo e, no entanto, aprender nada até que o Espírito Santo venha sobre nós para escrever a verdade em nosso coração que Cristo falou ao ouvido. Oh, se você não tem sabedoria, peça a Deus, e ele lhe dará o seu Espírito.

Marcos 9: 11-13 . E perguntaram-lhe, dizendo: Por que dizem os escribas que Elias deve vir primeiro? E ele respondeu, e disse-lhes: Elias vem em primeiro lugar, e restaura todas as coisas, e como está escrito no Filho do homem, que ele deve sofrer muitas coisas e nada será. Mas eu vos digo que Elias realmente veio:

João Batista era ele.

Marcos 9:13 . E eles fizeram a ele tudo o que listaram, como está escrito sobre ele.

É bastante singular que os discípulos comecem a perguntar sobre os escribas, pois isso era, por assim dizer, uma espécie de aviso para uma batalha na qual eles estavam prestes a mergulhar. Eles conversaram sobre os escribas, mas os escribas estavam lá embaixo em conflito com o restante da irmandade apostólica, e agora, enquanto conversam sobre eles, encontram-se imediatamente em sua presença.

Marcos 9: 14-15 . E quando ele chegou a seus discípulos, viu uma grande multidão neles, e os escribas questionando com eles. E logo todas as pessoas, quando o viram, ficaram impressionadas, e correndo para ele o saudaram.

A probabilidade é que o rosto de Jesus Cristo estivesse brilhando como o rosto de Moisés quando ele desceu do monte, e o povo ficou impressionado, embora não com o mesmo espanto que se apoderou de Israel quando viu o rosto de Moisés, pois Moisés tinha para cobrir o rosto com um véu. Mas eles correram para ele e o saudaram. A glória de Cristo atrai, enquanto a glória de Moisés repele. A glória da lei é terrível, mas a glória do Evangelho é animadora e atraente.

Marcos 9:16 . E ele perguntou aos escribas: Que perguntais com eles?

Como um grande comandante que entra em campo quando seus seguidores inferiores são derrotados, ele vem direto para a frente e acerta o inimigo com ousadia. Cristo disse: “Que perguntais com eles?” – tanto quanto dizer: “Por que você não esperou um pouco e me perguntou? Eu poderia ter respondido se eles não puderem.

Marcos 9: 17-18 . E a multidão respondeu e disse: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; e onde quer que o pegue, ele o rasga; ele espuma, range os dentes e afasta;

Um caso de epilepsia terrível acompanhada de possessão satânica.

Marcos 9: 18-19 . E falei aos teus discípulos que o expulsassem; e eles não podiam. Ele lhe responde e diz: Ó geração infiel, até quando estarei com você? quanto tempo vou sofrer você? traga-o para mim.

Esse é um grande conselho e uma abençoada palavra de permissão – “Traga-o para mim”. Não existe um caso tão ruim, mas, se você o trouxer a Jesus, ele poderá encontrá-lo. “Traga-o para mim.” Agora, boa mulher, leve o caso de sua filha a Cristo hoje à noite em oração enquanto estiver sentado no banco. Agora venha, irmão, traga o caso de seu filho que parece totalmente abandonado ao vício. Traga o caso diante de Cristo hoje à noite. “Traga-o para mim.” Oh, quem não traria seu amigo – sua esposa? Quem não levaria seu marido ou filho a Jesus Cristo? “Traga-o para mim.”

Marcos 9:20 . E eles o trouxeram a ele:

Alguns vieram para ajudar o pai, provavelmente a chegada do jovem foi um esforço demais para alguém sozinho. “Eles o trouxeram para ele.” Dois ou três de vocês com oração unida podem fazer o que, porventura, a oração de um homem não faria. Venha, ajude um ao outro. “Levai os fardos uns dos outros” em oração. Sugiro que, se um de vocês tiver um filho ímpio que lhe causa problemas, comunique-se com alguns de seus irmãos e irmãs em Cristo e diga: “Vamos fazer deste caso conjuntamente uma questão de oração até que Deus ouça nos.” E então você deve aceitar um caso deles, sabe, se virar e se virar, e ver se Deus não responde à oração abençoar um após o outro que você traz para Cristo. Sei qual será o resultado, se for honestamente tentado com simples confiança no poder de Jesus.

Marcos 9: 20-21 . E quando ele o viu, imediatamente o espírito o atormentou, e ele caiu no chão e espumou-se. E ele perguntou a seu pai, há quanto tempo isso não lhe ocorreu? E ele disse, de uma criança.

Um caso terrível.

Comentário de Spurgeon

Marcos 9: 2-6 . Depois de seis dias, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou a um alto monte separados uns aos outros; e ele foi transfigurado diante deles. E suas vestes brilhavam, excedendo o branco como a neve; de modo que ninguém mais na terra possa branquear eles. E apareceu-lhes Elias com Moisés; e conversavam com Jesus. E Pedro respondeu e disse a Jesus: Mestre, é bom estarmos aqui; e façamos três tabernáculos; um para ti, um para Moisés e um para Elias. Pois ele não sabia o que dizer; pois estavam com muito medo.

Irmãos, como esses discípulos de nosso Senhor, ainda não estamos aptos a ser favorecidos com a visão de sua glória. Como somos agora, não aguentamos. Como nosso poeta diz:

“Na luz de transporte demais,

A escuridão corre à minha vista.

Esses três apóstolos de Cristo estavam perplexos demais para saber o que dizer, estavam bastante perdidos, e suponho que, se pudéssemos ir para o céu como somos, nossa perplexidade excederia até nossa felicidade. Mas podemos ter certeza de que Deus nos preparará para o que Ele preparou para nós.

Marcos 9: 7-8 . E havia uma nuvem que os obscureceu; e uma voz saiu da nuvem, dizendo: Este é o meu Filho amado: ouça. E de repente, quando olharam em volta, não viram mais ninguém, exceto Jesus somente consigo mesmos.

E, embora não tenha sido uma visão tão arrebatadora ou tão surpreendente, era mais encorajadora para eles – algo que eles poderiam suportar mais facilmente com alegria e paz: “eles não viram mais ninguém, exceto Jesus somente consigo mesmos”. Que Deus nos conceda, enquanto estivermos aqui embaixo, que, se nenhum Moisés ou Elias vier nos visitar, de qualquer forma, Jesus nunca estará ausente de nós! Que nossa comunhão com ele seja ininterrupta!

Marcos 9: 9-10 . E quando desceram do monte, ele ordenou que não contassem a ninguém o que haviam visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos. E eles mantiveram esse dito consigo mesmos, questionando um ao outro o que significaria a ressurreição dos mortos.

Estes eram Pedro, Tiago e João, os três discípulos mais privilegiados de Cristo – provavelmente os melhores estudiosos da classe que tinham o próprio Senhor Jesus Cristo como seu Mestre; todavia, sua linguagem clara não tinha significado para eles: “questionando uns aos outros o que significaria a ressurreição dos mortos”. Eu me pergunto se, quando nosso Senhor vier pela segunda vez, descobriremos que as profecias a respeito de seu advento eram maravilhosamente claras, mas que não poderíamos entendê-las até que ele viesse. Por mais claros que fossem seus ensinamentos a respeito de sua ressurreição, seus discípulos não conseguiram entendê-lo até que esse grande evento realmente tivesse ocorrido.

Marcos 9: 11-13 . E perguntaram-lhe, dizendo: Por que dizem os escribas que Elias deve vir primeiro? E ele respondeu, e disse-lhes: Elias vem em primeiro lugar e restaura todas as coisas; e como está escrito sobre o Filho do homem, que ele deve sofrer muitas coisas e não ser posto em nada. Mas eu vos digo que Elias realmente veio, e eles fizeram a ele tudo o que listaram, como está escrito sobre ele.

João Batista havia chegado, no espírito e poder de Elias, e havia reconstituído os assuntos e preparado o povo para o advento do Salvador, cujo arauto era ele.

Marcos 9:14 ; Marcos 9:16 . E quando ele chegou a seus discípulos, viu uma grande multidão neles, e os escribas questionando com eles. E logo todas as pessoas, quando o viram, ficaram impressionadas, e correndo para ele o saudaram.

Algumas relíquias da glória no monte ainda permaneciam em seu rosto, e o povo ficou espantado; portanto, embora profundamente interessados ??na batalha que estava ocorrendo entre os escribas e os discípulos, eles os deixaram e se voltaram para contemplar aquele brilho misterioso que pairava sobre sua testa.

Marcos 9:16 . E ele perguntou aos escribas: Que perguntais com eles?

As circunstâncias dos discípulos pareciam um campo de batalha em que o inimigo estava vencendo o dia, e as tropas leais estavam prestes a morrer derrotadas; quando de repente, o grande comandante aparece para seu alívio. Sua presença vale mais de mil batalhões de homens; e ele avança de imediato sobre o adversário, e os derruba: “Ele perguntou aos escribas: que perguntais a eles?”

Marcos 9:17 . E uma multidão respondeu:

Alguém que tinha uma razão peculiar para responder; Da mesma forma, confio que haverá alguém nesta multidão diante de mim que terá uma razão peculiar para ouvir a minha mensagem e uma razão peculiar para lembrá-la depois que ela for entregue: “Uma multidão respondeu”

Marcos 9: 17-19 . E disse: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; e onde quer que ele o pegue, ele o rasgue; ele espuma, range os dentes e afasta-os; e falei aos teus discípulos que eles o expulsassem; e eles não podiam. Ele lhe responde e diz: Ó geração infiel, até quando estarei com você? quanto tempo vou sofrer você? traga-o para mim.

Suponho que a repreensão de nosso Senhor foi destinada especialmente a seus discípulos. Era algo como o discurso de um professor de escola que, tendo ensinado a mesma lição a seus alunos muitas vezes e trabalhado duro com eles, de ano para ano, ainda os encontra falhando nos próprios elementos do conhecimento. Cristo não fala como se estivesse cansado de sua vida e desejava se afastar de seus discípulos; mas esta é a maneira dele de dizer o quão desapontado ele está por esses alunos aprenderem tão pouco.

“Quanto tempo vou sofrer você? traga-o para mim ”. Essas palavras atingiram meu coração com muita força quando as li:“ Até quando te sofrerei? ” O Senhor Jesus Cristo não tem que suportar muito de cada um de nós? Apliquei suas palavras a mim mesmo e pensei ouvi-lo me dizendo: “Quanto tempo devo ficar com você? por quanto tempo vou sofrer você? Freqüentemente, ele deve obter mais dor do que prazer da relação sexual com muitas pessoas. Quão freqüentemente ele deve estar triste ao ver a lentidão deles em aprender, a prontidão para esquecer e a dificuldade com que podem ser levados a viver as lições que ele tão cuidadosamente lhes transmite! Depois, observe qual é sua ação em relação à criança pobre: ??”Traga-o para mim.”

Marcos 9:20 . E eles o trouxeram a ele; e quando ele o viu, imediatamente o espírito o atormentou;

Assim que Cristo olhou para ele, “o espírito o atrapalha”. Um olhar de Cristo desperta o diabo. Às vezes, os pecadores são piores por um tempo em que Cristo os observa. O diabo sempre tem grande ira, quando sabe que seu tempo é curto; e ele se enfurece e chora com mais violência quando está prestes a ser expulso. Os judeus têm um provérbio: “Quando a história dos tijolos é duplicada, Moisés aparece”, e podemos torná-lo um provérbio bíblico: “Quando o tormento do coração do diabo é duplicado, então Jesus parece expulsá-lo”.

Marcos 9:20 . E ele caiu no chão e espumou-se.

E Jesus, em vez de curá-lo de uma vez, deu sua primeira atenção ao outro paciente à sua frente, a saber, o pai da criança. Ele estava sofrendo de uma doença igualmente ruim, embora os sintomas fossem diferentes, e Jesus pretendia curá-lo. assim como o filho dele.

Marcos 9: 21-22 . E ele perguntou a seu pai, há quanto tempo isso não lhe ocorreu? E ele disse: De uma criança. E muitas vezes o lançou no fogo e nas águas, para destruí-lo; mas se você puder fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos.

Ele se pôs em pé de igualdade com o filho, e essa é a melhor maneira de orar por seus filhos: “Tenha compaixão de nós e ajude-nos”. Será compaixão por você, assim como por seu filho, se o Senhor o salvar.

Marcos 9:23 . Jesus disse-lhe:

Pegando as palavras dele: “Se você puder fazer alguma coisa”,

Marcos 9: 23-29 . Se você pode acreditar, todas as coisas são possíveis para o que crê. E logo o pai da criança clamou e disse com lágrimas: Creio, Senhor; ajuda tu a minha incredulidade. Quando Jesus viu que o povo estava correndo, ele repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno, saia dele e não entre mais nele. E o espírito clamou, e o machucou, e saiu dele; e ele estava como um morto; de modo que muitos disseram: Ele está morto. Jesus, porém, o pegou pela mão e o levantou; e ele se levantou. E quando ele entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não o expulsamos? E ele lhes disse: Este tipo não pode surgir por nada, senão por oração e jejum.

Há algumas coisas que não podemos fazer até nos aproximarmos muito de Deus e sermos profundamente humilhados e, com sincero arrependimento e com a graciosa operação do Espírito Santo, ter sido purificado para recebê-lo. um grande benefício. Somente a fé não realizará tudo. A fé deve ser acompanhada de oração, e a oração deve ser pelo menos algumas vezes, em casos especiais, acompanhada de jejum. O Senhor reserva suas misericórdias, que ele não dá imediatamente nem mesmo a pedido de fé, ele exige importunação de nossa parte, e busca e limpeza de coração, antes que a bênção seja concedida.

Comentário de John Wesley

Depois de seis dias, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou a um alto monte separados uns aos outros; e ele foi transfigurado diante deles.

Por si mesmos – isto é, separados da multidão: À parte – dos outros apóstolos: e foi transfigurado – A palavra grega parece se referir à forma de Deus e à forma de um servo, {mencionado por São Paulo, Filipenses 2 Is 6,7 , e podemos dizer que os raios Divinos, que o Deus que habitava soltou nesta ocasião, fizeram a gloriosa mudança de uma dessas formas para a outra. Mateus 17: 1 ; Lucas 9:28 .

Referências Cruzadas

Exodo 24:13 – Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus.

Exodo 34:29 – Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.

1 Reis 18:33 – Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha. Então lhes disse: “Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha”.

1 Reis 18:42 – Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos.

Isaías 33:17 – Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão.

Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Mateus 14:13 – Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco em particular para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.

Mateus 17:2 – Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.

Mateus 17:11 – Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas.

Marcos 5:37 – E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.

Marcos 14:33 – Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.

Marcos 16:12 – Depois Jesus apareceu noutra forma a dois deles, estando eles a caminho do campo.

Lucas 6:12 – Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

Lucas 9:28 – Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.

Lucas 9:29 – Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

2 Coríntios 13:1 – Esta será minha terceira visita a vocês. “Toda questão precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

2 Pedro 1:16 – De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

Apocalipse 1:13 – e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *