Estudo de Mateus 14:13 – Comentado e Explicado

A essa notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé.
Mateus 14:13

Comentário de Albert Barnes

E quando Jesus ouviu falar, ele partiu – Ele foi para um lugar seguro.

Ele nunca se jogou desnecessariamente em perigo. Era apropriado que ele garantisse sua vida até que chegasse a hora marcada para ele morrer.

De navio para um lugar deserto – Ou seja, ele atravessou o mar da Galiléia. Ele foi ao país a leste do mar, em um lugar pouco habitado. Lucas diz que Lucas 9:10 ele foi para um lugar chamado Betsaida. Veja as notas em Mateus 11:21 . “Um lugar deserto” significa um lugar pouco cultivado, onde havia poucos ou nenhum habitantes. No leste do mar da Galiléia, havia uma grande extensão de país dessa descrição, áspera, não cultivada e principalmente usada para pastar rebanhos.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 14: 13-14 . Quando Jesus ouviu isso, ele partiu dali – parece a partir de Marcos 6:30 , que os discípulos de João chegaram com a notícia da morte de seu mestre no, ou imediatamente após, o momento em que os apóstolos retornaram de sua missão e deram a Jesus um conta dos milagres que eles realizaram e do sucesso de seu ministério. Talvez as notícias da morte de João os tivessem chegado antes do retorno e as tivessem causado apressá-lo. Seja como for, é provável que a inteligência angustiante os tenha jogado em grande consternação, e que nosso Senhor tenha se retirado para o deserto com eles, com o objetivo de acalmá-lo, e dar-lhes a oportunidade de saciar as meditações que forem adequadas. a tão terrível dispensação. Marcos também designa outra razão do retiro de nosso Senhor nesta ocasião, a saber, a pressa contínua em que os apóstolos eram mantidos pela multidão, que se aglomerava em torno de Jesus a tal ponto, que eles não tinham lazer tanto quanto comer sem interrupção, e muito menos para aposentadoria e lembrança religiosa. Talvez, da mesma forma, por esse retiro, nosso Senhor tenha proposto se esquivar de Herodes, que desejava vê-lo, e pudesse estar inventando algum método para obter uma entrevista com ele; pois Jesus tinha conhecimento perfeito não apenas da conversa que passou na corte da Galiléia, mas também dos pensamentos e desígnios de Herodes. Quando as pessoas souberam disso – isto é, ouviram falar em que lugar ele estava indo, eles o seguiram a pé para fora das cidades – Eles foram atrás dele por terra e viajaram com tanta ansiedade que chegaram ao local antes dele, aumentando seus números de todas as cidades pelas quais passaram. E Jesus saiu e viu uma grande multidão – Parece muito maior do que aquilo que ele havia deixado em Cafarnaum. Nesta ocasião, como em muitas outras, ele foi movido com compaixão por eles, porque, diz Marcos, eles eram como ovelhas sem pastor. Portanto, ele pregou a eles e curou seus enfermos – curou-os, diz Lucas, que tinham necessidade de curar – até todos, ao que parece, foram trazidos a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

partiu = retirou-se. por = in. grego. en .

pessoas = multidão.

fora de = de. Grego. apo . App-104.

Comentário de John Calvin

Mateus 14:13 . Quando Jesus ouviu. João, que relata a mesma narrativa, não menciona a razão pela qual Jesus atravessou a margem oposta (6: 5.) Marcos e Lucas diferem um pouco de Mateus; pois eles descrevem a ocasião da jornada para dar um descanso a seus discípulos, depois que eles voltaram da embaixada. Mas não há contradição aqui; pois é possível que ele pretendesse retirar seus discípulos para um lugar deserto, a fim de ter mais tempo para treiná-los para trabalhos mais elevados, e que, mais ou menos na mesma época, um motivo adicional surgiu da morte de João . Mentes ainda fracas poderiam ter ficado aterrorizadas com a morte de João, aprendendo com o final melancólico daquele eminente profeta que condições os aguardavam. Certamente, como foi relatado anteriormente que, quando João foi preso, Cristo retirou-se do território de Herodes, a fim de evitar sua fúria por um tempo, para que possamos inferir agora que Cristo, a fim de manter seus discípulos trêmulos distantes chama, retirou-se para um lugar deserto.

Quanto tempo os apóstolos foram empregados em sua primeira embaixada, não está ao nosso alcance determinar; pois os evangelistas, como observamos anteriormente, não compareceram a datas ou não os observaram com grande exatidão. Eu acho altamente provável que a comissão deles de proclamar o reino de Cristo não se limitasse a uma única ocasião, mas que, como as oportunidades eram oferecidas, eles repetiam sua visita a alguns lugares ou iam a outros após um lapso de tempo. As palavras, eles se juntaram a ele, considero significando que, depois disso, eles eram seus assistentes constantes; como se o evangelista dissesse que eles não deixaram seu mestre para serem empregados individual e constantemente no ofício comum de ensino, mas que, tendo recebido uma comissão temporária, voltaram à escola para obter maiores avanços no aprendizado.

Eles o seguiram a pé para fora das cidades. Embora Cristo, que previsse todas as coisas antes que elas acontecessem, não ignorasse o que aconteceria, ele desejava, como homem, advertir seus discípulos, para que o fato testemunhasse a ansiedade que ele tinha por eles. A vasta multidão que se reuniu mostra quão amplamente sua fama se espalhou em todas as direções: e isso deixou os judeus sem desculpa para se privarem, por seu próprio descuido, da salvação que lhes era oferecida; pois mesmo desta grande multidão, que foi inflamada por um repentino zelo por seguir a Cristo, é evidente pelo que João afirma ( João 6:66 ) que não mais do que um número muito pequeno rendeu uma adesão verdadeira e constante a sua doutrina.

Comentário de Adam Clarke

Quando Jesus soube disso, ele partiu dali – se o bem-aventurado Jesus tivesse continuado naquele lugar, é provável que a mão dessa assassina impura também estivesse estendida contra ele: ele se retirou, portanto, não por medo, mas para ensinar seus mensageiros preferem ceder à tempestade do que se expor à destruição, onde, pelas circunstâncias, o caso é evidentemente sem esperança.

O povo – o seguiu a pé – pe?? , ou, por terra, que é uma aceitação comum da palavra nos melhores escritores gregos. Veja muitos exemplos em Kypke.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 14:13 . Quando Jesus soube disso, ele partiu, etc. – No deserto de Betsaida, Lucas 9; Lucas 10, do outro lado do mar, João 6: 1 e, consequentemente, na tetrarquia de Filipe, que era um príncipe manso e pacífico. Talvez por esse retiro Jesus propusesse evitar Herodes, que desejava vê-lo, e pudesse estar inventando algum método para obter uma entrevista com ele; pois ele tinha perfeito conhecimento não apenas da conversa que passou na corte da Galiléia, mas também dos pensamentos de Herodes. É verdade que ele permaneceu apenas um pouco, talvez dois ou três dias, sob a jurisdição de Philip; pois a perplexidade de Herodes desapareceu rapidamente e, portanto, embora na época em que nosso Senhor se aposentasse, ele pudesse estar inventando meios de vê-lo, ainda assim, quando ele logo retornou ao seu estado mental anterior, não se preocupou mais com a matéria. Ver Lucas 23: 8 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 14:13 . Quando Jesus soube disso, partiu dali por um navio para um lugar deserto:

É bom ficarmos sozinhos com Deus quando ele leva para casa o melhor e mais fiel de seus servos. Nem a Igreja nem o mundo podiam se dar ao luxo de perder um homem como João Batista; então era bom que os discípulos de Cristo se retirassem com ele para um lugar deserto, para que ele lhes ensinasse a lição da morte daquele proto-mártir.

Mateus 14: 13-14 . E, ouvindo o povo, o seguiram a pé, saindo das cidades. E Jesus saiu, e viu uma grande multidão, e foi movido de compaixão por eles, e ele curou os enfermos.

Ele precisava ficar quieto, mas não conseguiu; no entanto, ele não foi “movido” com indignação contra a multidão que o procurara, mas “foi movido com compaixão por eles e curou os doentes”. Pela plenitude de seu coração de amor, ele condescendeu em fazer pelas pessoas o que elas mais precisavam.

Mateus 14:15 . E, ao cair da tarde, seus discípulos foram até ele, dizendo: Este é um lugar deserto, e o tempo já passou; manda a multidão embora, para que possam ir às aldeias e comprar para si alimentos.

A compaixão humana pode ter levado os discípulos a dizer algo mais gentil do que o pedido sem coração: “Manda embora a multidão”. Talvez eles desejassem poupar a visão de tanta angústia; mas eles evidentemente não esperavam a resposta que Cristo lhes deu:

Mateus 14:16 . Mas Jesus lhes disse: Eles não precisam partir; dai-lhes para comer.

Cristo parecia dizer a seus discípulos: “Se você exercer apenas o poder que está ao seu alcance, comigo no meio de você, será igual a esta emergência:

‘Dê-lhes para comer.’ ”

Mateus 14: 17-18 . E eles lhe disseram: Temos aqui apenas cinco pães e dois peixes. Ele disse: Traga-os para mim.

“Eles são pouco o suficiente em suas mãos, mas serão amplos quando entrarem nas minhas.” Quando tudo o que temos está nas mãos de Cristo, é maravilhoso o quanto ele pode fazer disso. Traga seu talento ao Senhor Jesus, nunca seja tão pequeno; santifica a ele todas as possibilidades que estão ao seu alcance; você não pode dizer o quanto ele pode e fará com isso.

Mateus 14:19 . E ele ordenou que a multidão se sentasse na grama,

Deve ter sido uma bela visão ver aqueles milhares de homens, mulheres e crianças obedecendo imediatamente ao seu comando. Havia cinco pães e dois peixes – provavelmente cinco bolinhos de cevada e duas sardinhas; então o povo poderia ter dito: “Para que serve uma multidão tão sentada na grama para participar de uma tarifa tão escassa como essa?” Mas eles não disseram isso; havia um poder divino sobre o mandamento mais simples de Cristo, o que obrigava a obediência instantânea: “Ele ordenou que a multidão se sentasse na grama” –

Mateus 14:19 . E tomou os cinco pães, e os dois peixes, e olhando para o céu, ele abençoou:

Essa foi a “bênção do Senhor”, da qual Salomão diz que “enriquece, e ele não acrescenta tristeza”. Se você receber essa bênção em seus cinco pães e dois peixes, poderá alimentar cinco mil homens com eles, além das mulheres e das crianças.

Mateus 14: 19-20 . E freou, e deu os pães aos seus discípulos, e os discípulos à multidão. E todos comeram e se encheram; e pegaram nos fragmentos que restavam doze cestos cheios.

Muito mais do que começaram; pois é uma lei do Reino Celestial que quem dá a Deus não será perdedor; seus cinco pães e dois peixes se transformarão em doze cestos cheios depois que milhares comerem e ficarem satisfeitos. Quanto mais houver consagração completa a Cristo e seu serviço abençoado, mais recompensa haverá no mundo vindouro; e,

possivelmente até aqui.

Mateus 14: 21-22 . E os que haviam comido eram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças. E logo Jesus obrigou seus discípulos a entrar em um navio e ir adiante dele para o outro lado, enquanto ele enviava as multidões para longe.

Ele sempre assume a tarefa mais pesada consigo mesmo. Eles podem sair sozinhos, mas ele permanecerá para enviar as multidões para longe. Além disso, ninguém, a não ser Cristo, poderia ter feito isso, apenas quem os tinha feito sentar para a festa poderia fazê-los ir para suas casas.

Mateus 14:23 . E, tendo despedido as multidões, subiu a um monte para orar:

Ele teve um longo dia de pregação, cura e distribuição de pão e peixe, e agora encerrava o dia com oração ao Pai.

Mateus 14:23 . E quando a noite chegou, ele estava lá sozinho.

O Dr. Watts estava certo ao dizer ao seu Senhor:

“Montanhas frias e o ar da meia-noite

Testemunhou o fervor da tua oração.

Agora ele não está do lado da montanha nua, mas está envolvido no mesmo exercício sagrado além do trono de seu pai.

Mateus 14:24 . Mas o navio estava agora no meio do mar, agitado com ondas: pois o vento era contrário.

Este é o caso do bom navio da Igreja de Cristo hoje; é “jogado com ondas” e “o vento” é “contrário”. É muito contrário agora; mas, então, Cristo ainda está implorando pelo navio e todos a bordo; e enquanto ele implora, nunca pode afundar.

Mateus 14: 25-29 . E na quarta vigília da noite, Jesus foi a eles, caminhando no mar. E quando os discípulos o viram andando no mar, ficaram perturbados, dizendo: É um espírito; e clamaram por medo. Mas logo Jesus lhes falou, dizendo: Tende bom ânimo; é que não tenho medo. E Pedro, respondendo-lhe, disse: Senhor, se for tu, pede-me que venha a ti sobre a água. E ele disse: Venha. E quando Pedro desceu do navio, andou sobre a água, para ir a Jesus.

Você, que quer chegar a Jesus, deve fazer um esforço desesperado para alcançá-lo; até andar na água para chegar a Jesus. Andar sobre a água pode ser uma exibição ociosa e maligna; mas andar na água para ir a Jesus é outra questão. Experimente, e o Senhor permitirá que você chegue até ele!

Mateus 14: 30-32 . Mas quando viu o vento turbulento, ficou com medo; e, começando a afundar, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E quando eles entraram no navio, o vento cessou.

A palavra grega implica que o vento estava cansado, cansado, “esgotado”, como dizemos. Teve seu tempo barulhento e gastou sua força; e agora conhecia a voz de seu Senhor e, como uma criança cansada, adormeceu.

Mateus 14:33 . Então os que estavam no navio vieram e o adoraram, dizendo: Na verdade tu és o Filho de Deus.

Esta parece ter sido a primeira vez que os discípulos chegaram a essa conclusão, a fim de afirmar isso de maneira tão positiva; todavia, você não acha que, após a multiplicação milagrosa dos pães e peixes, eles poderiam ter dito muito apropriadamente: “De fato tu és o Filho de Deus”? Às vezes, porém, uma maravilha nos atinge mais do que outra; e, possivelmente, foi porque eles estavam em perigo quando esse segundo milagre foi realizado, e, portanto, eles mais apreciaram a vinda de Cristo a eles à meia-noite. Eles não estavam em perigo quando a multidão foi alimentada; talvez eles próprios não estivessem com fome. Isso nos impressiona mais, o que mais nos atrai, como esse milagre.

Mateus 14: 34-36 . E, passando eles, chegaram à terra de Gennesaret. E quando os homens daquele lugar o conheciam, enviaram a todo o país ao redor e trouxeram a ele todos os doentes; E implorou-lhe que só pudessem tocar a bainha de suas vestes; e todos os que foram tocados ficaram perfeitamente inteiros.

Comentário de John Wesley

Quando Jesus soube disso, partiu dali de navio para um lugar deserto: e, ouvindo o povo, seguiram-no a pé pelas cidades.

Jesus se retirou para um lugar deserto – 1. Para evitar Herodes: 2. Por causa da multidão que o pressionava, Marcos 6:32 : e3. Para conversar com seus discípulos, recém-retornados de seu progresso, Lucas 9:10 : separados – De todos, exceto de seus discípulos. João 6: 1 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *