Estudo de Salmos 119:67 – Comentado e Explicado

Antes de ser afligido pela provação, errei; mas agora guardo a vossa palavra.
Salmos 119:67

Comentário de Albert Barnes

Antes de ser afligido – A Septuaginta e a Vulgata Latina, “Antes de ser humilhado”. A palavra hebraica tem o sentido geral de ser afligida e pode se referir a qualquer tipo de julgamento.

Eu me perdi – A palavra hebraica significa vagar; errar; fazer errado; transgredir. Números 15:28 ; Jó 12:16 . Aqui significa que ele esqueceu seu dever; que ele caiu em pecado; que ele se afastou do que era certo; que ele adotou visões errôneas; que ele viveu na negligência de sua alma, na negligência do dever e na negligência de Deus. A prosperidade não o levou a cumprir o dever; buscar a salvação; confiar em Deus. Essa foi, no caso dele, como em milhares de outros, a experiência de sua vida. Portanto, a aflição muitas vezes se torna tão necessária para nos controlar quando estamos nos desviando, e tão útil para nos lembrar dos caminhos do dever e da verdade.

Mas agora guardei a tua palavra – desde que fui afligido. O efeito foi me lembrar de minhas andanças e me transformar em caminhos de dever e santidade. Este é um efeito frequentemente – muito frequentemente – experimentado; esta é a linguagem que pode ser usada por muitos filhos de Deus. Daqueles que são filhos de Deus, pode-se dizer que eles são “sempre” beneficiados “mais cedo” ou “mais tarde” pelas aflições. Pode não ser no momento da aflição (compare Hebreus 12:11 ), mas o efeito “definitivo” é, em todos os casos, beneficiá-los. Algum erro foi corrigido; algum mau hábito mudou; algum modo de vida não consistente com a religião é abandonado; o orgulho é humilhado; o coração é acelerado no dever; hábitos de oração são retomados ou formados; os afetos são fixos em um mundo melhor; a alma se torna mais gentil, calma, humilde, espiritual, pura. As aflições estão entre os meios mais preciosos da graça. Eles estão inteiramente sob a direção de Deus. Eles podem ser infinitamente variados e adaptados ao caso de cada indivíduo.

Deus conhece todo coração, e a melhor maneira de alcançar qualquer coração. Por doença; por decepção; por perda de propriedade; pelo luto; por esperanças arruinadas; pela ingratidão dos outros; pela crueldade dos amigos professos e pela malícia dos inimigos; por problemas domésticos; pela má conduta das crianças – talvez a mais grave de todas as doenças humanas e a mais difícil de suportar; em dez mil maneiras, Deus pode alcançar o coração, quebrá-lo e esmagá-lo, e prepará-lo para a entrada da verdade – como o fazendeiro quebra e pulveriza o solo pelo arado e pela grade, para que esteja preparado para receber o semente. Compare as anotações em Isaías 28: 24-29 . Entre as coisas pelas quais os homens bons têm mais ocasião de gratidão, estão as aflições; e quando nos deitarmos no leito da morte e contemplarmos a vida e as relações divinas conosco através da vida, quando as glórias do céu estão prestes a se abrir sobre nós, sentiremos que entre as principais misericórdias de Deus estão essas relações. sua mão sagrada, tentando na época, que nos impedia de nos desviar, ou que nos lembrava quando nos afastamos dele – e “que em nossa vida, agora fechando, não houve um julgamento em demasia”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 67-68 . Antes de ser afligido, eu me perdi – Como os homens geralmente fazem em sua prosperidade. Tu és bom – Gracioso e generoso em tua natureza; e faz bem – a todos os homens, bons e maus ( Mateus 5:45 ), e em todas as coisas, sim, mesmo quando afliges. Ensina-me os teus estatutos – Qual é o bem que desejo principalmente.

Comentário de E.W. Bullinger

Antes. Se começarmos este versículo com a palavra “Até” , e os Salmos 119: 71 com “” Tis “, cada verso nesta seção começará com” T “, como ocorre no hebraico.

aflito = oprimido.

Mas agora. Compare Hebreus 12: 6-11 e referências lá.

Comentário de Adam Clarke

Antes de ser afligido, eu me desviei – Muitos foram humilhados pela aflição e ensinaram a conhecer a si mesmos e a se humilhar diante de Deus, que provavelmente sem isso nunca poderia ser salvo; depois disso, eles foram sérios e fiéis. A aflição santificada é uma grande bênção; não santificado, é uma maldição adicional.

Comentário de John Calvin

67. Antes de ser humilhado, eu me desviei. Como o verbo ??? anah, às vezes significa falar ou testemunhar, alguns adotam essa tradução. Antes de eu meditar sobre seus estatutos, me desviei; mas isso parece muito forçado. Outros vão ainda mais longe do significado, supondo que seja, que quando o profeta se desviou, ele não tinha nada a dizer em resposta a Deus. Não vou parar para refutar esses conceitos, não havendo ambiguidade nas palavras. Davi, em sua própria pessoa, descreve aquela devassidão ou rebelião, comum a toda a humanidade, que é demonstrada nisto, de que nunca rendemos obediência a Deus até sermos compelidos por seus castigos. É realmente uma coisa monstruosa obstinadamente recusar-se a Ele; e, no entanto, a experiência demonstra que, enquanto ele lida gentilmente conosco, sempre estamos entrando em insolência. Visto que mesmo um profeta de Deus exigia que sua rebelião fosse corrigida por meios forçados, esse tipo de disciplina é certamente mais necessário para nós. O primeiro passo na obediência é a mortificação da carne, à qual todos os homens estão naturalmente desinclinados, não é de surpreender que Deus nos leve a um senso de nosso dever por múltiplas aflições. Sim, da mesma forma que a carne é de vez em quando obstrutiva, mesmo quando parece ser domada, não é de admirar encontrá-lo repetidamente nos sujeitando de novo à vara. Isso é feito de maneiras diferentes. Ele humilha alguns por pobreza, outros por vergonha, outros por doenças, outros por aflições domésticas, outros por trabalhos árduos e dolorosos; e assim, de acordo com a diversidade de vícios a que somos propensos, ele aplica a cada um seu remédio apropriado. Agora é óbvio o quão lucrativa é uma verdade que essa confissão contém. O profeta fala de si mesmo como Jeremias, ( Jeremias 31:18 ,) da mesma maneira, diz de si mesmo, que ele era “como um novilho não acostumado ao jugo; Mas ainda assim ele nos apresenta uma imagem da rebelião que é natural para todos nós. Somos muito ingratos, de fato, se esse fruto que colhemos dos castigos não ameniza ou atenua sua amargura. Enquanto somos rebeldes contra Deus, estamos em um estado de profunda miséria: agora, o único meio pelo qual Ele nos dobra e nos doma à obediência é o de nos instruir por seus castigos. O profeta, ao mesmo tempo, ensina-nos por seu próprio exemplo, que, como Deus dá evidência de sua vontade de nos tornarmos seus discípulos, pelas dores que ele toma para subjugar nossa dureza, devemos pelo menos procurar ser gentis, e deixando de lado toda teimosia, voluntariamente carregue o jugo que ele nos impõe.

O próximo versículo não precisa de explicação, sendo quase da mesma importância que o último verso dos oito primeiros. Ele pede a Deus que exercite sua bondade para com ele, não fazendo com que ele aumente em riquezas e honras, ou em abundância em prazeres, mas permitindo-lhe progredir no conhecimento da lei. É comum que quase toda a humanidade implore o exercício da bondade de Deus para com eles, e deseje que ele os trate abundantemente com eles, de maneira a gratificar a diversidade dos desejos nos quais eles são apressados ??pelas inclinações da carne. ; mas Davi protesta que ficaria completamente satisfeito, desde que experimentasse Deus ser liberal em relação a ele neste particular, que quase todos os homens passam com desdém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *