Estudo de Jó 5:17 – Comentado e Explicado

Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também.
Jó 5:17

Comentário de Albert Barnes

Eis que feliz é o homem a quem Deus corrige – Este versículo inicia um novo argumento, destinado a mostrar que as aflições são seguidas por vantagens tão importantes que tornam apropriado que nos submetamos a elas sem queixa. O sentimento neste versículo, se não expressamente citado, provavelmente é mencionado pelo apóstolo Paulo em Hebreus 12: 5. O mesmo pensamento ocorre freqüentemente na Bíblia: veja Tiago 1:12; Provérbios 3: 11-12. A sensação é clara de que Deus nos confere um favor quando nos recorda de nossos pecados pelas correções de sua mão paterna – como um pai confere um favor a uma criança a quem ele impede o pecado através de uma correção adequada. Da maneira como isso é feito, Elifaz passa a declarar longamente. Ele faz isso na mais bela linguagem, e de uma maneira inteiramente de acordo com os sentimentos que ocorrem em outras partes da Bíblia. A palavra traduzida como “corrige” ( ??? yâkach ) significa argumentar, convencer, reprovar, punir e julgar.

Aqui se refere a qualquer um dos modos pelos quais Deus chama as pessoas de seus pecados e as leva a seguir os caminhos da virtude. A palavra “feliz” aqui significa que a condição de alguém assim é abençoada ( ????? ‘eshrey ); ?a?????? makarios – não que haja felicidade no sofrimento. A sensação é de que é um favor quando Deus recorda seus amigos de suas andanças e do erro de seus caminhos, em vez de permitir que eles continuem a arruinar. Ele me faz uma gentileza que me mostra um precipício em que corro o risco de cair; ele me impõe obrigações a quem, mesmo com violência, me salva de chamas que me devorariam. Elifaz, sem dúvida, significa ser entendido como implicando que Jó era culpado de transgressão e que Deus havia adotado esse método para evocá-lo do erro de seus caminhos. Que ele pecou e que essas calamidades vieram como conseqüência, ele parece nunca duvidar; no entanto, ele supõe que a aflição tenha sido feita com bondade e passa a afirmar que, se Jó a recebesse de maneira adequada, ela poderia ser atendida ainda com importantes benefícios.

Portanto, não despreze o castigo do Todo-Poderoso – “ Não se arrependa ( ???? ti^m’as ). Septuaginta, µ? ?pa?????? me captainou – os meios que Deus está usando para advertir você. ” Há aqui uma alusão direta, sem dúvida, aos sentimentos que Jó havia manifestado Jó 3 ; e o objetivo de Elifaz é mostrar a ele que havia benefícios importantes a serem derivados da aflição que o deixariam disposto a suportá-la sem reclamar. Jó exibira, como Elifaz pensava, uma disposição para rejeitar as lições que as aflições foram designadas para ensiná-lo e desprezar as advertências do Todo-Poderoso. Desse estado de espírito, ele se lembraria dele e lhe impressionaria a verdade de que havia tantas vantagens a serem derivadas dessas aflições que o deixariam disposto a suportar tudo o que lhe fora imposto sem queixa.

Comentário de Joseph Benson

Jó 5:17 . Eis que considere, pois o que estou dizendo, embora seja verdadeiro e importante, não será acreditado sem consideração séria. Elifaz conclui seu discurso dando a Jó uma esperança confortável de libertação de seus problemas e de restauração ao seu antigo, ou até um maior estado de prosperidade, se ele se humilhou diante de Deus. Feliz é o homem – as bênçãos de Hebreus , vários tipos e graus de felicidade pertencem àquele homem a quem Deus repreende. A razão é clara, porque aflições são promessas do amor de Deus, que nenhum homem pode comprar muito caro; e são necessários para eliminar o pecado e, assim, evitar misérias infinitas e eternas. Sem respeito, a proposição não poderia ser verdadeira. E, portanto, mostra claramente que os bons homens daqueles tempos antigos tinham a crença e a esperança da bem-aventurança eterna. Não despreze – Não o abomine como algo pernicioso, recuse-o como algo inútil ou menospreze-o como algo desnecessário: mas mais é projetado do que é expresso. Reverencie o castigo do Senhor: tenha uma consideração humilde e terrível com a mão que o corrige e estude para responder ao desígnio dela. O Todo-Poderoso – Que é capaz de te apoiar e consolar em teus problemas, e te livrar deles; e também acrescentar mais calamidades a eles, se for obstinado e incorrigível.

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6. Compare Salmos 94:12 . Provérbios 3:11 , Provérbios 3:12 . Hebreus 12: 5 . Tiago 1:12 .

homem. Hebraico. “Enosh. App-14.

DEUS. El hebraico App-4.

O TODO-PODEROSO. Shaddai hebraico. Veja App-4.

Comentário de Adam Clarke

Eis que feliz é o homem – ??? hinneh , eis que está faltando em cinco dos MSS de Kennicott e De Rossi., E também em siríaco, vulgata e árabe. Tivemos pais de nossa carne, que nos corrigiram por seu prazer ou de acordo com seus caprichos, e estávamos sujeitos a eles: quanto mais deveríamos estar sujeitos ao Pai dos espíritos e viver? pois ele corrige que possamos ser participantes de sua santidade, a fim de sermos aptos para sua glória. Veja Hebreus 12: 5 ; Tiago 1:12 ; e Provérbios 3:12 .

Comentário de John Wesley

Eis que feliz é o homem a quem Deus corrige; portanto, não desprezes o castigo do Todo-Poderoso.

Eis que Elifaz conclui seu discurso, dando a Jó uma esperança confortável, se ele se humilhar diante de Deus.

Feliz – Heb. As bênçãos (grande e variada felicidade) pertencem àquele homem a quem Deus repreende. A razão é clara, porque aflições são promessas do amor de Deus, que nenhum homem pode comprar muito caro; e são necessários para eliminar o pecado e, assim, evitar misérias infinitas e eternas. Sem respeito, a proposição não poderia ser verdadeira. E, portanto, mostra claramente que os bons homens daqueles tempos antigos tinham a crença e a esperança da bênção eterna.

Não despreze – Não o abomine como algo pernicioso, recuse-o como algo inútil ou menospreze-o como algo desnecessário. Mas mais é projetado do que expreste. Reverencie o castigo do Senhor: tenha uma consideração humilde e terrível com a mão que o corrige e estude para responder ao desígnio dela.

O TodoPoderoso – Que é capaz de te apoiar e consolar-te nas tuas angústias, e livrar-te delas; e também acrescentar-lhes mais calamidades, se for obstinado e incorrigível.

Referências Cruzadas

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Provérbios 3:11 – Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Tiago 5:11 – Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *