Estudo de Salmos 94:12 – Comentado e Explicado

Feliz o homem a quem ensinais, Senhor, e instruís em vossa lei,
Salmos 94:12

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o homem a quem castigas, ó Senhor – “ Feliz o homem;” ou “Oh, a benção do homem”. Veja as notas no Salmo 1: 1 . A palavra aqui traduzida como “castigadora” não significa castigá-la no sentido de afligir ou punir. Significa aqui instruir; avisar; admoestar; exortar. Portanto, a palavra é empregada em Provérbios 9: 7 ; Jó 4: 3 ; Salmo 16: 7 . O significado aqui é que o homem é abençoado ou feliz a quem Deus “instrui, adverte ou ensina”, que ele entende os princípios da administração divina. Um homem assim verá razões de confiança nele, em problemas, e de tranqüilidade mental até que o castigo seja causado a seus inimigos.

E ensina-o fora da tua lei – faz com que, pela tua palavra, entenda os grandes princípios do teu governo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 94:12 . Bem-aventurado o homem Quão feliz é o homem a quem tu ensinas, ó Senhor, e ensinas fora da tua lei ( Salmos 94:13 .) Para acalmá -lo desde os dias do mal, até que a cova seja cavada para os ímpios. “Pela lei de Deus, um homem bom pode acalmar seu coração nos dias do mal; com plena certeza de que a cova está cavando para os ímpios.” Veja Mudge e Green.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 94: 12-13 . Bem-aventurado o homem a quem tu castigas – Não é feliz quem prospera em sua maldade, mas aquele a quem o Senhor castiga quando age mal, e assim ensina a estudar e obedecer à sua lei com maior cuidado e diligência. Para que você possa descansar, etc. – Pois os problemas atuais e curtos dos justos os preparam e os levam a verdadeiro descanso e bem-aventurança, enquanto a aparente felicidade dos iníquos abre caminho para os tremendos julgamentos que Deus preparou para eles.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado = Feliz. Veja App-63.

homem. Hebraico. Geber.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado o homem a quem você castiga – ?????? teyasserennu , a quem você instrui; e ensina-o fora da tua lei. Dois pontos aqui são dignos de nossa consideração mais séria:

  1. Deus dá conhecimento ao homem: dá-lhe entendimento e razão.
  • Ele lhe dá uma revelação de si mesmo; ele coloca diante dessa razão e entende sua lei divina.
  • Este é o sistema de ensino de Deus; e o intelecto humano é seu dom, que permite ao homem entender esse ensino. Talvez possamos adicionar uma terceira coisa aqui; que como pelo pecado o entendimento é obscurecido, ele dá ao Espírito Santo para dissipar essa escuridão do intelecto, a fim de que sua palavra seja adequadamente apreendida e compreendida. Mas ele não dá uma nova faculdade; ele remove os impedimentos do antigo e o revigora com sua energia divina.

    Comentário de John Calvin

    12 Bem-aventurado o homem a quem você instruiu, ó Deus! O salmista agora passa da linguagem da censura para a consolação, confortando a si e a outras pessoas do povo com a verdade, que embora Deus possa afligi-los por um tempo, ele consultou seus verdadeiros interesses e segurança. Em nenhum período da vida isso é uma verdade da qual é desnecessário lembrar, chamada como somos para uma guerra contínua. Deus pode nos permitir intervalos de tranqüilidade, considerando nossa fraqueza, mas sempre nos expõe a calamidades de vários tipos. Os excessos audaciosos aos quais os ímpios procedem já notamos. Se não fosse pela consideração confortável de que eles são um povo abençoado a quem Deus exercita com a cruz, nossa condição seria verdadeiramente infeliz. Devemos considerar que, ao nos chamar para ser seu povo, ele nos separou do resto do mundo, para participar de uma paz abençoada no cultivo mútuo da verdade e da justiça. A Igreja é frequentemente cruelmente oprimida pelos tiranos sob a cor da lei – o mesmo caso do qual o salmista reclama neste salmo; pois é evidente que ele fala de inimigos domésticos, fingindo ser juízes na nação. Sob tais circunstâncias, um julgamento carnal inferiria que, se Deus realmente se preocupasse com nosso bem-estar, nunca permitiria que essas pessoas perpetrassem tais enormidades. Para evitar isso, o salmista nos faria desconfiar de nossas próprias idéias das coisas e sentir a necessidade dessa sabedoria que vem de cima. Considero que a passagem significa que é apenas na escola do Senhor que podemos aprender a manter a compostura da mente e uma postura de expectativa e confiança do paciente sob a pressão da angústia. O salmista declara que a sabedoria que nos levaria adiante até o fim, com uma paz interior e coragem sob duradouros problemas, não é natural para nenhum de nós, mas deve vir de Deus. (26) Por conseguinte, ele exclama, que aqueles que são verdadeiramente abençoados a quem Deus habituou através de sua palavra para a perseverança da cruz e impediram de afundar na adversidade pelos suportes e consolações secretos de seu próprio Espírito.

    As palavras com as quais o versículo começa: Bem-aventurado o homem a quem você instruiu, sem dúvida fazem referência aos castigos e à experiência da cruz, mas também compreendem o dom da iluminação interior; e depois o salmista acrescenta que essa sabedoria, que é transmitida por Deus interiormente, é, ao mesmo tempo, apresentada e divulgada nas Escrituras. (27) Dessa maneira, ele honra o uso da palavra escrita, como encontramos Paulo dizendo, que todas as coisas

    “Foram escritos para nosso aprendizado, para que, pela paciência e conforto das Escrituras, tenhamos esperança” ( Romanos 15: 4 )

    Isso mostra a partir de que quarto devemos derivar nossa paciência – os oráculos de Deus, que nos fornecem uma questão de esperança para a mitigação de nossos sofrimentos. Em resumo, o que o salmista quer dizer é sumariamente o seguinte: os crentes devem, em primeiro lugar, ser exortados a exercitar a paciência, não desanimar debaixo da cruz, mas esperar submissamente a Deus pela libertação; e a seguir, eles devem ser ensinados como essa graça deve ser obtida, pois estamos naturalmente dispostos a nos abandonar ao desespero, e qualquer esperança nossa falhará rapidamente, se não fomos ensinados de cima que todos os nossos problemas devem eventualmente resultar em salvação. . Temos aqui o testemunho do salmista sobre a verdade: que a palavra de Deus nos proporciona um terreno abundante de conforto, e que ninguém que se beneficie dela com razão precisa se considerar infeliz ou se entregar à desesperança e ao desânimo. Uma marca pela qual Deus distingue o verdadeiro do falso discípulo é o fato de ele estar pronto e preparado para carregar a cruz, e esperar em silêncio pela libertação divina, sem dar lugar à inquietação e impaciência. Uma verdadeira paciência não consiste em apresentar uma resistência obstinada aos males, ou naquela teimosia inflexível que passou como virtude com os estóicos, mas em uma alegre submissão a Deus, baseada na confiança em sua graça. Por essa razão, é por uma boa razão que o salmista começa por apresentá-la como uma verdade fundamental, necessária para ser aprendida por todo o povo do Senhor, que o fim dessas perseguições temporárias, às quais estão sujeitos, está sendo trazido à tona. por último, para um descanso abençoado depois que seus inimigos fizeram o pior. Ele poderia ter se contentado em dizer que os verdadeiramente abençoados foram aqueles que aprenderam com a palavra de Deus a portar a cruz pacientemente, mas que ele poderia incliná-los mais prontamente a uma alegre aquiescência nas disposições Divinas, subordinou uma declaração do consolo que tende a atenuar a tristeza de seus espíritos. Mesmo supondo que um homem deva suportar suas provações sem uma lágrima ou um suspiro, ainda assim, se ele vencer um pouco o desespero sombrio – se ele apenas se apegar a princípios como estes, “Somos criaturas mortais”, “É inútil resistir à necessidade e lute contra o destino ”” “A fortuna é cega” – isso é mais obstinação do que paciência, e há uma oposição oculta a Deus nesse desprezo pelas calamidades sob a cor da fortaleza. A única consideração que subjugará nossas mentes a uma submissão tratável é que Deus, ao nos sujeitar a perseguições, tem em vista que acabamos sendo trazidos para o desfrute de um descanso. Onde quer que reine essa persuasão de um descanso preparado para o povo de Deus, e um refresco provido sob o calor e a turbulência de seus problemas, para que eles não pereçam com o mundo ao seu redor – isso será suficiente e mais do que suficiente, aliviar qualquer amargura presente de aflição.

    Comentário de John Wesley

    Bem-aventurado o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e o ensinas à tua lei;

    Abençoado – As aflições que são acompanhadas pelas instruções divinas são grandes e verdadeiras bênçãos.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *