Estudo de Deuteronômio 8:2 – Comentado e Explicado

Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu durante esses quarenta anos no deserto, para humilhar-te e provar-te, e para conhecer os sentimentos de teu coração, e saber se observarias ou não os seus mandamentos.
Deuteronômio 8:2

Comentário de Thomas Coke

Ver. 2. Saber o que estava em seu coração a vida do homem é um estado de provação. As andanças dos filhos de Israel no deserto nos proporcionam uma semelhança viva da peregrinação humana por este mundo. Deus, que conhece o coração de todos os homens, não precisa ser informado sobre como estão dispostos a ele. A expressão aqui, para saber o que estava em seu coração, deve , portanto, ser entendida à maneira dos homens; e o significado é que Deus fez como os homens costumam fazer quando querem experimentar a sinceridade de alguém; isto é, ele colocou oportunidades em seu meio de dar uma prova excepcional de sua integridade; uma descoberta que, apesar de não ter significado em relação a Deus, ainda era muito útil para si e instrutiva para os outros. Nada prova tanto o coração quanto a adversidade, e talvez nada seja tão útil para ele. Sêneca diz minuciosamente: “Se você não foi um homem infeliz, tenho certeza de que sim: se você passou pelo estágio da vida sem a oportunidade de encontrar um adversário, ninguém pode saber qual é a sua força; não, nem você mesmo. ”

Comentário de Adam Clarke

Você deve se lembrar por todo o caminho – As várias relações de Deus com você; os perigos e dificuldades a que estais expostos e dos quais Deus vos livrou; juntamente com os vários milagres que ele fez por você e o seu sofrimento por você.

Comentário de John Wesley

E te lembrarás de todo o caminho que o SENHOR teu Deus te levou estes quarenta anos no deserto, para te humilhar e te provar, para saber o que estava em teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

Todo o caminho – Todos os eventos anteriores a três, as milagrosas proteções, libertações, provisões, instruções que Deus te deu; e com as frequentes e severas punições da tua desobediência.

SaberPara que você descubra para si e para os outros a infidelidade, a inconstância, a hipocrisia e a perversidade que se ocultam em seu coração; a descoberta de que foi de uso singular para eles e para a igreja de Deus em todas as épocas seguintes. Também é bom para nós lembrar de todos os caminhos da providência e da graça de Deus, pelos quais ele nos levou até agora através do deserto, para que possamos confiar nele e servi-lo com amor.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:1 – Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão! ” Ele respondeu: “Eis-me aqui”.

Exodo 15:25 – Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa. Em Mara o Senhor lhes deu leis e ordenanças, e os colocou à prova,

Exodo 16:4 – Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções.

Deuteronômio 1:3 – No quadragésimo ano, no primeiro dia do décimo primeiro mês, Moisés proclamou aos israelitas todas as ordens do Senhor acerca deles.

Deuteronômio 1:33 – que foi à frente de vocês, numa coluna de fogo de noite e numa nuvem de dia, para procurar lugares para vocês acamparem e para mostrar-lhes o caminho que vocês deviam seguir.

Deuteronômio 2:7 – Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes quarenta anos o Senhor, o seu Deus, tem estado com vocês, e não lhes tem faltado coisa alguma.

Deuteronômio 7:18 – Não tenham medo delas! Lembrem-se bem do que o Senhor, o seu Deus, fez ao faraó e a todo o Egito.

Deuteronômio 8:16 – e o sustentou no deserto com maná, que os seus antepassados não conheciam, para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês.

Deuteronômio 13:3 – não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.

Deuteronômio 29:5 – “Durante os quarenta anos que os conduzi pelo deserto”, disse ele, “nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.

2 Crônicas 32:25 – Mas Ezequias tornou-se orgulhoso, e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do Senhor veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém.

2 Crônicas 32:31 – Mas, quando os governantes da Babilônia enviaram uma delegação para perguntar-lhe acerca do sinal miraculoso que havia ocorrido no país, Deus o deixou, para prová-lo e para saber tudo o que havia em seu coração.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

Jó 33:17 – para previnir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho,

Jó 42:5 – Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Salmos 77:11 – Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres.

Salmos 81:7 – Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. Pausa

Salmos 106:7 – No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho.

Salmos 136:16 – Àquele que conduziu seu povo pelo deserto, O seu amor dura para sempre!

Provérbios 17:3 – O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.

Isaías 2:17 – A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

Jeremias 17:9 – O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

Amós 2:10 – “Eu mesmo os tirei do Egito, e os conduzi por quarenta anos no deserto para lhes dar a terra dos amorreus.

Malaquias 3:2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

Lucas 18:14 – “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Tiago 1:3 – pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Tiago 4:10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

2 Pedro 1:12 – Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *