Estudo de Salmos 77:11 – Comentado e Explicado

Das ações do Senhor eu me recordo, lembro-me de suas maravilhas de outrora.
Salmos 77:11

Comentário de Albert Barnes

Vou me lembrar das obras do Senhor – Ou seja, vou chamá-las para lembrar, ou vou refletir sobre elas. Examinarei o que Deus “fez”, para que eu possa aprender seu verdadeiro caráter, ou para que eu veja qual é a interpretação apropriada a ser feita em seus atos em relação à pergunta se ele é justo ou não; se é apropriado confiar nele ou não. Ou, em outras palavras, examinarei essas ações para ver se não consigo encontrar nelas algo para acalmar meus sentimentos; remover meu desânimo; e para me dar uma visão alegre de Deus.

Certamente me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade – Tuas maravilhosas relações com a humanidade; aqueles atos que você realizou que são adequados para excitar espanto e admiração.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 77:11 . Vou me lembrar das obras do Senhor – vou considerar seriamente o que Deus havia feito anteriormente por Seu povo, muitas vezes acima da expectativa deles, e vou me confortar a partir daí, porque ele ainda é o mesmo que era, no poder, bondade e misericórdia e, portanto, terão pena e ajudarão no presente julgamento, o que me aflige. Assim, o salmista, sendo restaurado ao estado de espírito correto, em vez de refletir sobre seus problemas, sabiamente resolve voltar seus pensamentos para as dispensações divinas da antiguidade; meditar nas obras e maravilhas anteriores de Deus; as exibições que ele fez de sua sabedoria e poder, de sua misericórdia e graça em favor de seu povo, assim como de indivíduos como de toda a nação, e por meio disso fortalecer e revigorar sua fé na libertação esperada.

Comentário de E.W. Bullinger

os trabalhos = feitos.

O SENHOR. Jah hebraico. App-4.

maravilhas. Trabalho hebraico. Alguns códices, com aramaico, Septuaginta, Siríaco e Vulgata, lêem “maravilhas” : ie, maneiras ou obras maravilhosas.

Comentário de Adam Clarke

Vou me lembrar das obras do Senhor – eu me esforço para lembrar o que você fez em favor de nossos pais nos tempos passados; em caso algum os rejeitaste quando, com o coração humilhado, eles buscavam a tua misericórdia.

Comentário de John Calvin

11. Eu lembrarei das obras de Deus. O profeta agora, inspirado com nova coragem, resiste vigorosamente às tentações, que até agora haviam prevalecido contra ele, quase por esmagar sua fé. Essa lembrança das obras de Deus difere da lembrança de que ele havia falado anteriormente. Então ele contemplou à distância os benefícios divinos e achou inadequada a contemplação deles para amenizar ou mitigar sua dor. Aqui ele os segura, por assim dizer, como testemunhos seguros da graça eterna de Deus. Para expressar a maior seriedade, ele repete a mesma frase, interpondo uma afirmação; pois a palavra ?? , ki, é usada aqui simplesmente para confirmar ou aprimorar a declaração. Depois de obter a vitória, ele triunfa na lembrança das obras de Deus, convencendo-se de que Deus continuaria o mesmo que havia demonstrado desde o início. Na segunda cláusula, ele exalta altamente o poder que Deus havia demonstrado em preservar seus servos: lembrarei das tuas maravilhosas obras desde o princípio. Ele emprega o número singular, o teu segredo ou a tua maravilhosa obra; mas não hesitei em corrigir a obscuridade alterando o número. Nós o encontraremos logo após empregar o número singular para denotar muitos milagres. Em resumo, o que ele quer dizer é que o maravilhoso poder de Deus que ele sempre exerceu para a preservação e salvação de seus servos, desde que devidamente refletimos sobre isso, é suficiente para nos permitir superar todas as tristezas. Vamos aprender com isso, que, embora às vezes a lembrança das obras de Deus possa nos trazer menos conforto do que desejaríamos, e nossas circunstâncias exigiriam, devemos, no entanto, esforçar-nos, para que o cansaço produzido pela tristeza não destrua nossa coragem. Isso merece nossa atenção mais cuidadosa. No momento da tristeza, sempre desejamos encontrar algum remédio para atenuar sua amargura; mas a única maneira pela qual isso pode ser feito é lançar nossos cuidados sobre Deus. No entanto, muitas vezes acontece que, quanto mais próximo ele se aproxima de nós, mais a aparência exterior agrava nossas tristezas. Muitos, portanto, quando não tiram vantagem deste curso, imaginam que não podem fazer melhor do que esquecê-lo. Assim, eles detestam sua palavra, pela audição de que sua tristeza é mais amarga do que atenuada, e o que é pior, eles desejam que Deus, que assim agrava e inflama sua dor, se afaste. Outros, para enterrar a lembrança dele, dedicam-se inteiramente aos negócios mundanos. Foi muito diferente com o profeta. Embora ele não tenha experimentado imediatamente o benefício que ele poderia desejar, ainda assim continuou a estabelecer Deus. diante de sua visão, sabiamente sustentando sua fé pela reflexão, de que, como Deus não muda nem seu amor nem sua natureza, ele não pode deixar de mostrar-se finalmente misericordioso com seus servos. Vamos também aprender a abrir nossos olhos para contemplar as obras de Deus; cuja excelência é de pouca importância em nossa opinião, devido à obscuridade de nossos olhos e à nossa percepção inadequada deles; mas que, se examinado com atenção, nos arrebatará com admiração. O salmista repete no versículo 12, que ele meditará continuamente sobre essas obras, até que, no devido tempo, receba todas as vantagens que essa meditação é calculada para proporcionar. A razão pela qual tantos exemplos da graça de Deus não contribuem em nada para o nosso lucro, e fracassam em edificar nossa fé, é que, assim que começamos a torná-los sujeitos de nossa consideração, nossa inconstância nos afasta para outra coisa. e, assim, no início, nossas mentes logo as perdem de vista.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *