Estudo de Tiago 1:3 – Comentado e Explicado

sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.
Tiago 1:3

Comentário de Albert Barnes

Sabendo disso, que a tentativa de sua fé opera paciência – A paciência é um dos frutos de tal provação, e a graça da paciência vale a provação que pode custar para obtê-la. Essa é uma das passagens que mostram que Tiago estava familiarizado com os escritos de Paulo. Veja a Introdução, Seção 5. O sentimento expresso aqui é encontrado em Romanos 5: 3 . Veja as notas nesse versículo. Paulo levou adiante esse sentimento e mostra que a tribulação produz outros efeitos além da paciência. Tiago apenas pede que a paciência possa ter seu trabalho perfeito, supondo que toda graça cristã esteja implícita nisso.

Comentário de E.W. Bullinger

Saber . App-132.

tentando = teste. Gr dokimion. Somente aqui e 1 Pedro 1: 7 .

. App-150. Leia “sua fé testada” .

paciência . Compare Romanos 5: 3 .

Comentário de John Calvin

3 Sabendo disso, que a tentativa . Agora vemos por que ele chamou as adversidades de provações ou tentações , mesmo porque servem para provar nossa fé. E há aqui uma razão para confirmar a última frase. Por outro lado, pode ser contestado: “Como é que julgamos aquele doce que, para o sentido, é amargo?” Ele então mostra que devemos nos alegrar com as aflições, porque elas produzem frutos que devem ser altamente valorizados, e até paciência. Se Deus, então, provê nossa salvação, ele nos oferece uma ocasião de regozijo. Pedro usa um argumento semelhante no início de sua primeira epístola: “Para que seja difícil a prova da sua fé, mais preciosa que o ouro”, etc. [ 1 Pedro 1: 7. ] Certamente, tememos doenças, queremos e exilamos. e prisão, e reprovação, e morte, porque os consideramos como males; mas quando entendemos que eles são transformados pela bondade de Deus em ajuda e auxílio à nossa salvação, é ingratidão murmurar, e não querer submeter-se a ser assim tratado paternalmente.

Paulo diz, em Romanos 5: 3 , que devemos nos gloriar em tribulações; e James diz aqui, que devemos nos alegrar. “Nós nos gloriamos”, diz Paulo, “nas tribulações, sabendo que tribulação opera paciência”. O que se segue imediatamente parece contrário às palavras de Tiago; pois ele menciona a provação em terceiro lugar, como o efeito da paciência, que é aqui colocado em primeiro lugar como se fosse a causa. Mas a solução é óbvia; a palavra ali tem um significado ativo, mas aqui um passivo. James diz que liberdade condicional ou provação produz paciência; pois se Deus não nos tentasse, mas nos deixasse livres de problemas, não haveria paciência, o que não é outra coisa senão a força de espírito em suportar males. Mas Paulo quer dizer que, ao suportarmos os males, experimentamos o quanto a ajuda de Deus é necessária nas necessidades; pois então a verdade de Deus é como na realidade se manifestou para nós. Portanto, ousamos ter mais esperança quanto ao futuro; pois a verdade de Deus, conhecida pela experiência, é mais plenamente crida por nós. Por isso, Paulo ensina que, por meio de tal provação, ou seja, por meio de uma experiência da graça divina, a esperança é produzida, não que a esperança só então comece, mas que aumente e seja confirmada. Mas ambos significam que tribulação é o meio pelo qual a paciência é produzida.

Além disso, as mentes dos homens não são tão formadas pela natureza, que a própria aflição produz paciência nelas. Mas Paulo e Pedro consideram não tanto a natureza dos homens como a providência de Deus através da qual ela vem, para que os fiéis aprendam a paciência com os problemas; pois os ímpios são assim cada vez mais provocados à loucura, como prova o exemplo de Faraó. (99)

Comentário de Adam Clarke

A tentativa de sua fé – as provações colocam a religião, e todas as graças das quais ela é composta à prova; o homem que está em tais provações prova que sua religião é sólida, e as evidências fornecidas a sua própria mente o induzem a ter coragem, suportar pacientemente e perseverar.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1: 3 . A tentativa de sua fé opera paciência Produz paciência. Heylin. A palavra ????µ??? significa prova ou evidência, na maioria dos outros autores: mas ainda assim, como denota uma prova fornecida por julgamento, o significado será: “A prova ou evidência que você der, (ao passar por provações ou aflições), de sua sincera adesão ao A fé cristã opera paciência. ”

Referências Cruzadas

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:25 – Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

2 Tessalonicenses 3:5 – O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

2 Pedro 1:6 – ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *