Estudo de Deuteronômio 8:16 – Comentado e Explicado

foi ele quem te alimentou no deserto com um maná desconhecido de teus pais, para humilhar-te e provar-te, a fim de te fazer o bem depois disso.
Deuteronômio 8:16

Comentário de Thomas Coke

Ver. 16. Quem te alimentou – com maná – para que ele pudesse te humilhar, etc. – Deus alimentou os israelitas com maná quarenta anos; Primeiro, humilhá- los, tornando-os contínua e experimentalmente sensíveis que eles deviam sua subsistência, vida e ser, a ele, a cada momento. 2º, colocar sua fé e obediência à prova. Terceiro, para torná-los mais sensíveis à sua felicidade no desfrute futuro das coisas boas de Canaã. Deus, diz Maimônides, teve o prazer de acostumar os israelitas a trabalhar no deserto, para que ele aumentasse a felicidade deles quando chegassem à terra de Canaã; pois isso é certo, que uma transição do trabalho para o repouso é muito mais doce que o descanso contínuo. Tampouco poderiam facilmente dominar a terra e reduzir os habitantes, se tivessem sido treinados em labaredas e dificuldades. Os versículos a seguir, como observa Grotius, explicam isso completamente. A Vulgata, que Calmet e Houbigant seguem, dá outra volta a este versículo: Quem te alimentou no deserto com maturidade, desconhecida para seus pais; e que, depois de ter-se humilhado e provado por você, em boa forma, ou, no final, teve pena de você.

Comentário de Adam Clarke

Quem te alimentou – com maná – Veja este milagre descrito em Êxodo 16:13 ; (nota) etc.

Comentário de John Calvin

16. Quem te alimentou no deserto. Ele dissera que a água era trazida da rocha de pederneira quando o povo estava sofrendo de sede; agora, ele acrescenta que eles tinham maná em vez de pão; como se ele dissesse que quando a carne e a bebida fracassam, elas devem ter morrido de falta, a menos que Deus tenha dado a ambos sobrenaturalmente, fazendo com que a rocha dura desça na água e enviando pão do céu. Além disso, ele repete o que havia dito antes, que as pessoas foram atingidas por essa necessidade como prova de sua fé e paciência; no entanto, nesse julgamento, tanto a incredulidade quanto a intemperança foram descobertas, enquanto a bondade e o poder de Deus foram finalmente mais claramente exibidos, pois Ele perdoou a ingratidão e, apesar disso, ajudou a necessidade. Pois, se não tivessem fome, a generosidade de Deus em fornecê-los com sua comida diária teria sido recebida de forma negligente. Este é o significado da conclusão: “fazer-te bem no teu último fim”. Com quais palavras aprendemos também que muitas vezes somos privados de nossos suprimentos necessários, a fim de que nossos sentidos possam despertar para reconhecer a ajuda de Deus que aparece em nossa extremidade. Pois enquanto a abundância cobre nossos olhos com um véu, ou obscurece sua visão, assim, por outro lado, a privação e a falta de purga e removem essa obscuridade, para que possamos perceber mais claramente os benefícios que Deus nos oferece.

Referências Cruzadas

Exodo 16:15 – Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso? “, pois não sabiam do que se tratava. Disse-lhes Moisés: “Este é o pão que o Senhor lhes deu para comer.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Deuteronômio 8:3 – Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.

Jeremias 24:5 – “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Considero como esses figos bons os exilados de Judá, os quais expulsei deste lugar para a terra dos babilônios, a fim de fazer-lhes bem.

Lamentações 3:26 – é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *