Estudo de Deuteronômio 8:3 – Comentado e Explicado

Humilhou-te com a fome; deu-te por sustento o maná, que não conhecias nem tinham conhecido os teus pais, para ensinar-te que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor.
Deuteronômio 8:3

Comentário de Albert Barnes

Mas por toda palavra que sai da boca do Senhor – literalmente, “toda saída da boca do Senhor”. Compare Deuteronômio 29: 5-6 . O termo “palavra” é inserido pela Versão King James após a Septuaginta, que é seguida por Mateus e Lucas (veja as referências marginais). Sobre os meios de subsistência disponíveis para o povo durante a peregrinação, veja a nota de Números 20: 1 . A lição foi ensinada: que não é a natureza que nutre o homem, mas Deus o Criador por e através da natureza: e geralmente que Deus não está ligado aos canais específicos (“somente pão”, isto é, os meios comuns de sustento terrestre) através dos quais Ele geralmente gosta de trabalhar.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 3. Para que ele te faça saber Veja Mateus 4: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Ele te deixou com fome e te alimentou – Deus nunca permite que nenhuma tribulação aconteça com seus seguidores, que ele não pretende tirar em proveito deles. Quando ele nos permite ter fome, é que sua misericórdia pode ser a mais observável ao nos fornecer as necessidades da vida. Privações, no caminho da providência, são os precursores da misericórdia e bondade abundantes.

Comentário de John Wesley

E ele te humilhou, e te deixou com fome, e te alimentou de maná que não conhecias, nem teus pais sabiam; para que te faça saber que o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor.

Por toda palavra – isto é, por toda ou qualquer coisa que Deus designe para esse fim, quão improvável é o que parece ser para nutrição; ver que não é a criatura, mas apenas o mandamento e a bênção de Deus sobre ela, que a torna suficiente para o sustento da vida.

Comentário de John Calvin

3. E ele te humilhou e te deixou com fome. Na medida em que às vezes foram feitos para sofrer fome no deserto, ele prova a vantagem dessa disciplina, porque eles aprenderam que a raça humana não vive apenas de pão e vinho, mas do poder secreto de Deus. Pois, embora todos confessem que é pela bondade de Deus que a terra é frutífera, seus sentidos ainda estão tão ligados à carne e à bebida, que não se elevam mais e não reconhecem a Deus como seu Pai e nutridor, mas antes O prendem. aos meios externos aos quais estão ligados, como se Sua mão, por si só, e sem instrumentos, não pudesse efetuar ou fornecer nada. Sua percepção, portanto, de que os frutos da terra são produzidos por Deus, é apenas uma noção fria, que desaparece rapidamente e não se apega à sua memória. O poder de Deus, assim como Sua bondade, é de fato abundantemente manifestado no uso de Suas criaturas, das quais desfrutamos naturalmente; mas a depravação da mente humana faz com que seus testemunhos atuem como um véu para obscurecer essa luz brilhante. Além disso, a maioria da humanidade pensa em Deus como se fosse banido de longe, e habitando em inatividade como se Ele tivesse renunciado a Seu cargo no céu e na terra; e, portanto, surge que, confiando em sua abundância atual, eles não imploram Seu favor, ou melhor, que eles o passam por desnecessário; e, quando privados de seus suprimentos habituais, eles se desesperam, como se a mão de Deus sozinha fosse insuficiente para seu socorro. Visto que, então, os homens não se beneficiam suficientemente com a orientação e a instrução da natureza, mas ficam cegos em sua visão das obras de Deus, era desejável que nesse milagre (do maná) se desse uma prova permanente e manifesta de que os homens não vivem apenas da graça de Deus, quando comem pão e bebem vinho, mas mesmo quando todos os suprimentos lhes falham. Embora exista alguma dureza nas palavras, ainda assim o sentido é claro: a vida dos homens não consiste em sua comida, mas a inspiração de Deus é suficiente para sua nutrição. E devemos lembrar que a vida eterna da alma não é mencionada aqui, mas que somos ensinados de maneira simples e única que, embora o pão e o vinho falhem, nosso corpo pode ser sustentado e revigorado somente pela vontade de Deus. Que se considere, então, que isso é indevidamente, por mais agudo que seja, referido à vida espiritual e a uma relação imaginada em sua doutrina à fé; como se a graça, oferecida nas promessas e recebida pela fé, desse vida às nossas almas; uma vez que é simplesmente afirmado, que o princípio animador (vigor), difundido pelo espírito de Deus para sustento, procede da Sua boca. Nos Salmos 104: 30 , há uma repetição exata do que foi dito aqui anteriormente por Moisés: “Envias o teu Espírito, eles são criados; e renovas a face da terra”. A palavra traduzida como “não apenas” parece ter sido expressamente adicionada, para que, se Moisés tivesse excluído completamente o pão que é destinado à nossa comida, ele não deveria fazer justiça a Deus. Assim, ele guarda suas palavras, tanto quanto diz que, embora o pão sustente a vida do homem, esse apoio ainda seria muito fraco, a menos que o poder oculto de Deus ocupasse o primeiro lugar; e que essa virtude intrínseca, como é chamada, que Ele mesmo inspira, seria suficiente, mesmo que todas as outras ajudas falhem. E essa doutrina, antes de tudo, nos desperta gratidão, referindo-se ao próprio Deus, seja o que for por Suas criaturas, que Ele nos fornece para a nutrição e preservação de nossas vidas, enquanto nos ensina que, embora todos os instrumentos deste mundo devam falhar, ainda podemos esperar a vida somente de si. Não há sabedoria comum em relembrar esses dois pontos. Cristo admiravelmente aplicou esta passagem ao seu verdadeiro e genuíno uso prático; pois quando o diabo o convenceu a ordenar que as pedras fossem feitas pão para a satisfação de Sua fome, ele respondeu: “O homem não viverá somente de pão” etc. etc. ( Mateus 4: 4 ), como se ele tivesse dito. Há nas mãos de Deus outro remédio, pois, embora Ele não forneça comida, ele ainda é capaz de manter os homens na vida somente por Sua vontade. Mas falo disso mais brevemente, porque o tratei mais plenamente em meus Comentários sobre “a Harmonia dos Evangelhos”. (257) Com o mesmo objetivo, ele acrescenta que suas vestes não estavam desgastadas por tanto tempo e que seus sapatos permaneciam inteiros; isto é, que eles possam estar totalmente convencidos de que tudo o que diz respeito à preservação da vida humana e das necessidades diárias do homem está tão inteiramente nas mãos de Deus, que não apenas seu gozo, mas também sua continuidade e seu ser dependem de Suas bênçãos.

Referências Cruzadas

Exodo 16:2 – No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão.

Exodo 16:12 – “Ouvi as queixas dos israelitas. Responda-lhes que ao pôr-do-sol vocês comerão carne, e ao amanhecer se fartarão de pão. Assim saberão que eu sou o Senhor seu Deus”.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 78:23 – Contudo, ele deu ordens às nuvens e abriu as portas dos céus;

Salmos 104:27 – Todos eles esperam em ti para que lhes dês o alimento no tempo certo;

Salmos 105:40 – Pediram, e ele enviou codornizes, e saciou-os com pão do céu.

Mateus 4:4 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.

Lucas 4:4 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ “.

Lucas 12:29 – Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.

1 Coríntios 10:3 – Todos comeram do mesmo alimento espiritual

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *