Estudo de Mateus 4:4 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus {Dt 8,3}.
Mateus 4:4

Comentário de Albert Barnes

Mas ele respondeu e disse … – Em resposta a essa tentação ardilosa, Cristo respondeu por uma citação do Antigo Testamento. A passagem é encontrada em Deuteronômio 8: 3 . Nesse lugar, o discurso está respeitando o maná. Moisés diz que o Senhor humilhou o povo e os alimentou com maná, um tipo incomum de comida, para que eles aprendessem que o homem não vivia apenas de pão, mas que havia outras coisas para sustentar a vida e que tudo o que Deus tinha ordenado era apropriado para isso. O termo “palavra”, usado neste lugar, significa muitas vezes, em hebraico, coisa, e claramente nesse lugar tem esse significado. Nem Moisés, nem nosso Salvador fizeram referência ao alimento espiritual, nem às doutrinas necessárias para apoiar a fé dos crentes; mas eles simplesmente queriam dizer que Deus poderia sustentar a vida por outras coisas além do pão; aquele homem deveria viver, não apenas por isso, mas por qualquer outra coisa que saísse de sua boca; ou seja, ele escolheu ordenar que as pessoas comessem. A substância de sua resposta, então, é: “Não é tão imperiosamente necessário que eu tenha pão a ponto de fazer um milagre apropriado para obtê-lo. A vida depende da vontade de Deus. Ele pode apoiá-lo de outras maneiras e também de pão. Ele criou outras coisas para serem comidas, e o homem pode viver de tudo o que seu Criador ordenou. ” E com essa tentação podemos aprender:

1. Que Satanás freqüentemente tira proveito de nossas circunstâncias e quer nos tentar. Com os pobres, os famintos e os nus, ele muitas vezes tenta repelir e reclamar, e ser desonesto a fim de suprir suas necessidades.

2. As tentações de Satanás costumam ser as mais fortes imediatamente depois de termos sido notavelmente favorecidos. Jesus acabara de ser chamado o Filho de Deus, e Satanás aproveitou a oportunidade para experimentá-lo. Ele muitas vezes tenta nos encher de orgulho e vaidoso egoísmo quando somos favorecidos com qualquer paz de espírito ou qualquer nova visão de Deus, e se esforça para insistir para que façamos algo que possa nos abater e nos levar ao pecado.

3. Suas tentações são plausíveis. Eles geralmente parecem estar apenas nos pedindo para fazer o que é bom e adequado. Eles parecem até nos instar a promover a glória de Deus e honrá-lo. Não devemos pensar, portanto, que, porque uma coisa pode parecer boa em si mesma, que, portanto, deve ser feita. Algumas das tentações mais poderosas de Satanás ocorrem quando ele parece estar nos incentivando a fazer o que deve ser para a glória de Deus.

4. Devemos enfrentar as tentações de Satanás, como o Salvador fez, com as declarações claras e positivas das Escrituras. Devemos indagar se a coisa é ordenada e se, portanto, é correto fazê-la, e não confiar em nossos próprios sentimentos, ou mesmo em nossos desejos, no assunto.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 4: 4 . Está escrito – Não há melhor maneira de responder ao tentador do que opor a palavra de Deus às suas tentações. Essa é a espada do Espírito que deve colocá-lo em fuga. A Igreja de Roma, portanto, tirando do povo a palavra de Deus, desarma-o quanto ao combate espiritual. O homem não viverá somente de pão – Essas palavras são citadas em Deuteronômio 8: 3 e significam que pão, ou alimento comum, não é necessário para sustentar a vida do homem; que Deus pode alimentá-lo e sustentá-lo por outros meios; mas, por toda palavra que sai da boca de Deus, o homem viverá – isto é, por tudo que ele designar para seu sustento; ou mesmo por sua palavra nua. Portanto, não é necessário que eu faça um milagre para conseguir pão, sem nenhuma sugestão da vontade de meu Pai. Ele pode me apoiar sem pão, pois alimentava os israelitas no deserto; e, por outro lado, mesmo o próprio pão, se essas pedras fossem transformadas, não poderia me alimentar sem a sua bênção; o que eu não poderia esperar, se tentasse um milagre desse tipo apenas em conformidade com tuas sugestões. Aqui somos ensinados, imitando a Cristo, sempre a manter uma dependência tão humilde da bênção divina, como nunca se aventurar fora do caminho, ser nossa necessidade sempre tão urgente.

Comentário de E.W. Bullinger

Está escrito = Está escrito. Esta é a primeira expressão ministerial do Senhor; três vezes. Compare as três últimas ( João 17: 8 , João 17:14 , João 17:17 ). O apelo não é para a voz falada ( Mateus 3:17 ), mas para a Palavra escrita, citada em Deuteronômio 8: 3. Veja App-107 e App-117.

Homem. Grego. anthropos. App-123.

por = em cima. Grego. epi. App-104.

sozinho = apenas.

palavra = enunciado. out of = por meio de ou através de. Grego. dia. App-104. Mateus 4: 1 . Observe a conexão dos dias “fome” e “quarenta” aqui, e o mesmo em Deuteronômio 8: 3 .

Deus. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

4. O homem não viverá somente de pão. Ele cita a afirmação de que os homens não vivem apenas de pão, mas da bênção secreta de Deus. Portanto, concluímos que Satanás fez um ataque direto à fé de Cristo, na esperança de que, depois de destruir sua fé, ele levaria Cristo a métodos ilegais e maus de obter comida. E certamente ele nos pressiona muito, quando tenta nos fazer desconfiar de Deus e consultar nossa própria vantagem de uma maneira não autorizada por sua palavra. O significado das palavras, portanto, é: “Quando você vê que é abandonado por Deus, é levado pela necessidade de se cuidar. Forneça então para si mesmo a comida com a qual Deus não lhe fornece. ” Agora, embora (312) ele detenha o poder divino de Cristo para transformar as pedras em pães, o único objetivo que ele tem em vista é persuadir Cristo a se afastar da palavra de Deus e seguir os ditames da infidelidade. .

A resposta de Cristo, portanto, é apropriada: “O homem não viverá somente de pão. Você me aconselha a inventar algum remédio, para obter alívio de uma maneira diferente do que Deus permite. Isso seria desconfiar de Deus; e não tenho motivos para esperar que ele me apóie de maneira diferente do que prometeu em sua palavra. Você, Satanás, representa seu favor como confinado ao pão: mas Ele mesmo declara que, embora todo tipo de comida estivesse faltando, apenas sua bênção é suficiente para o nosso alimento. ” Esse era o tipo de tentação que Satanás empregava, o mesmo tipo com o qual ele nos assalta diariamente. O Filho de Deus não escolheu empreender qualquer contestação de uma descrição incomum, mas sustentar ataques em comum conosco, para que pudéssemos ser equipados com a mesma armadura e não tivéssemos dúvidas sobre como alcançar a vitória.

Está escrito: O homem não viverá somente de pão. A primeira coisa a ser observada aqui é que Cristo usa as Escrituras como seu escudo: pois esta é a verdadeira maneira de lutar, se desejamos ter certeza da vitória. Com razão, Paulo diz que a espada do Espírito é a palavra de Deus ”e nos ordena a tomar o escudo da fé ”( Efésios 6:16 .) Daí também concluímos que os papistas, como se eles haviam feito uma barganha com Satanás, cruelmente desistindo de almas para serem destruídas por ele a seu prazer, quando negavam a Escritura do povo de Deus e, assim, as privavam de seus braços, pelo qual somente sua segurança poderia ser preservada. Aqueles que voluntariamente jogam fora essa armadura, e não se exercitam laboriosamente na escola de Deus, merecem ser estrangulados, a cada instante, por Satanás, em cujas mãos se entregam desarmados. Nenhuma outra razão pode ser designada, por que a fúria de Satanás encontra tão pouca resistência, e por que tantos são levados por toda parte por ele, mas que Deus pune o descuido deles e o desprezo por sua palavra.

Devemos agora examinar mais de perto a passagem, citada por Cristo por Moisés: para que ele te faça saber que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor, o homem vive ( Deuteronômio 8: 3. ) Alguns a torturam com um significado falso, como se referindo à vida espiritual; como se nosso Senhor tivesse dito que as almas não são nutridas pelo pão visível , mas pela palavra de Deus. A afirmação em si é, sem dúvida, verdadeira: mas Moisés tinha um significado bem diferente. Ele lembra-lhes que, quando não se podia obter pão, Deus lhes proporcionou um tipo extraordinário de nutrição no “maná, que eles não conheciam, nem seus pais sabiam” ( Deuteronômio 8: 3 😉 e que isso era pretendido como uma prova evidente, em todos os tempos, de que a vida do homem não se limita ao pão, mas depende da vontade e do bom prazer de Deus. A palavra não significa doutrina, mas o propósito que Deus tornou conhecido, no que diz respeito a preservar a ordem da natureza e a vida de suas criaturas. Tendo criado os homens, ele não deixa de cuidar deles: mas, como “ele soprou nas narinas deles o sopro da vida” ( Gênesis 2: 7 ), preserva constantemente a vida que concedeu. De maneira semelhante, o apóstolo diz que ele “sustenta todas as coisas por sua poderosa palavra” ( Hebreus 1: 3 😉 ou seja, o mundo inteiro é preservado, e cada parte dele mantém seu lugar, pela vontade e por decreto. Dele, cujo poder, acima e abaixo, está difundido em toda parte. Embora vivamos do pão, não devemos atribuir o suporte da vida ao poder do pão, mas à bondade secreta pela qual Deus concede ao pão a qualidade de nutrir nosso corpo.

Daí, também, segue outra afirmação: por toda palavra que sai da boca de Deus os homens viverão. Deus, que agora emprega pão para nosso apoio, nos permitirá, sempre que bem entender, viver por outros meios. Esta declaração de Moisés condena a estupidez daqueles que consideram que a vida consiste em luxo e abundância; enquanto reprova a desconfiança e a ansiedade desordenada que nos levam a buscar meios ilegais. O objetivo exato da resposta de Cristo é o seguinte: devemos confiar em Deus pela comida e pelas outras necessidades da vida atual, de tal maneira que nenhum de nós possa ultrapassar os limites que Ele prescreveu. Porém, se Cristo não se considerou livre para transformar pedras em pão, sem o mandamento de Deus, muito menos é lícito obter comida por fraude, roubo, violência ou assassinato.

Comentário de Adam Clarke

??µa , in Greek, answers to ??? dabar in Hebrew, which means not only a word spoken, but also thing, purpose, appointment, etc. Our Lord’s meaning seems to be this: God purposes the welfare of his creatures – all his appointments are calculated to promote this end. Mas por (ou, após) todas as palavras – ??µa , em grego, respondem a ??? dabar em hebraico, o que significa não apenas uma palavra dita, mas também coisa, propósito, nomeação, etc. O significado de Nosso Senhor parece ser o seguinte: Deus propõe o bem-estar de suas criaturas – todos os seus compromissos são calculados para promover esse fim. Alguns deles podem parecer ao homem ter uma tendência contrária; mas mesmo o jejum, quando usado em conseqüência de uma liminar divina, torna-se um meio de sustentar a vida que parece naturalmente calculada para prejudicar ou destruir.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 4: 4 . Mas por toda palavra, etc. – Mas por tudo que a boca de Deus ordenar. Testamento Prussiano. O original, para o qual nossa versão é agradável, é uma expressão hebraica, tirada de Deuteronômio 8: 3 . Tudo o que sai da boca é o mesmo que Deus designa ou ordena. As palavras não estão no hebraico, mas apenas no LXX, a quem o evangelista seguiu aqui. O Dr. Heylin é de opinião que a tentação diabólica não começou, talvez não pudesse começar, até depois de Jesus jejuar quarenta dias; e então, quando os primeiros fervores no novo estado em que ele entrou foram consideravelmente diminuídos; quando suas novas habilidades de corpo e mente se exauriram enormemente por tanto tempo de abstinência; quando a natureza definhava e a fome exigia o reparo necessário dos alimentos; então o tentador encontrou acesso a ele. Deve-se observar que, no estilo das Escrituras, a alimentação, o banquete e o jejum são aplicáveis ??tanto à mente quanto ao corpo. A mente tem fome e sede. Alimenta e rumina o pensamento; e quando falha em um suprimento devido, empalidece, adoece e morre de fome por falta de comida. Agora, o deserto abandonado era tão estéril do que poderia recriar a mente, como do que poderia alimentar o corpo. Aqui Jesus peregrinou, em perpétuo silêncio e solidão, sem entretenimento dos sentidos, sem ocupação secular, sem objetos externos para empregar a imaginação. Seu jejum foi total; total, quero dizer, quanto à parte do animal, que desperdiçou com a falta de um refresco necessário, enfim cheia de fome; e essa fome provavelmente seria atendida com desânimo de espíritos, ou outros distúrbios, que debilitam a mente e a deixam aberta à tentação. Foi então que o tentador veio até ele e disse, se, etc. Assim, o evangelista relata brevemente a substância dessa primeira tentação; que certamente foi então exibido com todas as cores da razão; e que, a título ilustrativo, e apenas para mostrar o que pode ser sugerido na ocasião, pode ser assim representado: “Se você realmente é o Filho de Deus, e a voz que imagina ter ouvido do céu não é ilusão, afirme sua prerrogativa: não deixe um Filho de Deus morrer de fome; justifique sua filiação e justifique a bondade de seu Pai, que não lhe deu os poderes milagrosos com os quais você se acha dotado de nada. Se esses poderes forem usados, quando tão razoavelmente agora “Alguém pode desejá-los mais? Alguém pode merecê-los melhor do que você ? Considere o que você deve a si mesmo e à glória de seu Pai, se você é realmente o Filho dele. Seu Espírito, como você julga, levou você a este deserto inóspito; – para quê? – perecer aqui? – e, assim, frustrar todas as profecias que você se propõe a cumprir e privar os homens da salvação que você deseja obter por eles? – por sua causa, por causa deles , por causa da glória de seu pai, que é tão altamente interessada Em sua preservação, ouça os justos chamados da natureza em você: fale apenas a palavra; faça com que essas palavras se transformem em pão. “ Jesus respondeu: Homem, etc. A citação é muito pertinente: pois é tirada de Deuteronômio, onde Moisés, recapitulando aos judeus as dificuldades e tentações com as quais haviam sido exercidas no deserto, mais efetivamente, para lembrá-los da grande lição que ele deveria inculcar, diz : Lembrarás de todo o caminho que o Senhor teu Deus te levou nesses quarenta anos no deserto, para humilhar-te e provar- te [o original aqui é o mesma palavra que, em outros lugares, é traduzida para tentá-lo ] , saber o que estava em seu coração; se guardarias ou não os seus mandamentos; e ele humilhou-te, e te deixou com fome e te alimentou com maná (um alimento antes desconhecido), para que ele te faça conhecer, que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor, etc., ou seja, por qualquer coisa que Deus designar ou da maneira que ele quiser.Esta resposta, vemos, foi totalmente adequada ao objetivo, e tão decisivo para não admitir uma resposta; contudo, o adversário, embora confuso, não desistiu, mas renovou o ataque com uma segunda tentação: pelo que deveria parecer, que ele esperava tirar proveito da resignação total com a qual Jesus confiava na proteção divina, de modo a levá-lo a alguma situação. excesso. Veja Houbigant em Deuteronômio 8: 3 .

Comentário de John Wesley

Mas ele respondeu e disse: Está escrito: O homem não viverá somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Está escrito – Assim Cristo respondeu, e assim podemos responder a todas as sugestões do diabo.

Por toda palavra que sai da boca de Deus – Ou seja, por tudo que Deus ordena sustentá-lo. Portanto, não é necessário que eu faça um milagre para obter pão, sem nenhuma sugestão da vontade de meu Pai. Deuteronômio 8: 3 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *