Estudo de Deuteronômio 13:3 – Comentado e Explicado

tu não ouvirás as palavras desse profeta ou desse visionário; porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova para ver se o amais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
Deuteronômio 13:3

Comentário de Adam Clarke

O Senhor, seu Deus, prova você – Deus permite que esses impostores se levantem para experimentar a fé de seus seguidores e colocar à prova a experiência religiosa deles; pois quem conhece experimentalmente Deus não pode ser atraído por ídolos. Quem não tem conhecimento experimental de Deus, pode acreditar em qualquer coisa. Só a experiência das verdades contidas na palavra de Deus pode preservar qualquer homem do deísmo ou de uma religião falsa. Quem não tem isso é presa do pretenso profeta e do sonhador dos sonhos.

Comentário de John Wesley

Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador; porque o Senhor vosso Deus te prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o coração e de toda a alma.

Não ouvirás esse profeta – Não receberás a sua doutrina, embora o sinal aconteça. Pois, embora quando tal sinal ou maravilha predita não se seguisse ou acontecesse, era um sinal de um falso profeta; contudo, quando aconteceu, não era sinal suficiente de um verdadeiro, especialmente nesse caso. . Há muitas coisas que podem ser feitas por espíritos malignos, Deus o permitindo por razões sábias e justas, não apenas para o julgamento do bem, mas também para o castigo de homens ímpios.

Prove você – isto é, trieth sua fé e amor e obediência.

Saber – Nomeadamente, judicialmente ou de maneira pública, para que você e os outros o conheçam e o vejam, para que a justiça de seus julgamentos sobre você seja mais evidente e gloriosa.

Comentário de John Calvin

3. Porque o Senhor teu Deus te prova. (Latim, tentat vos.) Sempre que essa palavra, que significa tentar, é aplicada a Deus, ela não é usada em mau senso, para “ser enganado” ou “para armadilhas de engano para enganar os incautos. , “Mas apenas para” provar ou examinar “. Agora, Deus prova o coração dos homens, não para que ele possa aprender o que antes era desconhecido, mas para abrir o que antes era oculto. A expressão “conhecer”, portanto, refere-se apenas ao conhecimento experimental. A explicação de Agostinho é mansa e envolvida, (300) “Para que Ele saiba, isto é, que Ele possa fazer com que você saiba.” Mas, como é muito comum que os sentimentos humanos sejam atribuídos a Deus, onde está o uso de palavras distorcidas, que significam nada mais do que Deus tenta, de modo que o que poderia ter sido duvidoso, deveria ser realmente exibido? Assim, Deus tentou Abraão quando, em um assunto importante, provou sua fé ou obediência. ( Gênesis 22: 1. ) Tampouco é o que eu toquei recentemente, e sobre o qual frequentemente lemos, de todo contraditório, a saber: que Deus usa a instrumentalidade de Satanás e dos homens maus, a fim de tentar os homens; porque devemos levar em consideração o objeto ao qual Ele dirige essas provações, pelo qual será manifesto que Seu desígnio é muito diferente da malícia e ardil de Satanás. A razão aqui apresentada é digna de nota, porque remove a dificuldade pela qual mentes fracas podem ter sido facilmente perturbadas. Pois nada é menos provável do que Satanás insultar a Deus e envolver o céu e o inferno na guerra, ou que ele deveria assumir para si mesmo impunemente um atributo de Deus. Para que, assim, tal discussão deva perturbar e cansar os bons, ou mantê-los perplexos, Moisés antecipa, lembrando-os, que Deus não permanece ocioso ou adormecido, tendo abandonado os cuidados de Sua Igreja; (301) mas que Ele intencionalmente traz os piedosos à prova, a fim de distingui-los dos hipócritas; e isso ocorre quando eles constantemente perseveram na verdadeira fé contra os assaltos de suas tentações, e não caem de sua posição. O apóstolo declara a mesma coisa também em relação às heresias, que elas precisam surgir na Igreja, “para que as que são aprovadas possam se manifestar”. ( 1 Coríntios 11:19 .) Portanto, não devemos ficar impacientes, nem murmurar contra Deus, se Ele escolher que a firmeza de nossa fé, que é mais preciosa do que prata ou ouro, seja provada na fornalha ardente; mas cabe a nós humildemente concordar com Sua justiça e sabedoria. Se alguém ainda objeta que, como a fraqueza da humanidade é notória demais, Deus lida com eles de maneira um tanto cruel, quando os submete a essas perigosas tentações, uma resposta pode ser prontamente dada. Reconheço de fato que, como nosso senso carnal é terno, isso pode parecer difícil e inconsistente com a bondade paterna de Deus; pois, certamente, quando um milagre se apresenta diante de nossos olhos, é difícil não se submeter a ele. Mas, como a tentação não fere ninguém além daqueles cuja impiedade, que ela revela, já foi condenada e condenada, enquanto os sinceros adoradores de Deus são preservados livres de ferimentos, quão injusto seria tirar de Deus essa liberdade de arrancar a mascarar de traição e engano? Todo aquele que ama a Deus com um coração puro está armado com o poder invencível do Espírito Divino, para que não se deixe enganar pelas falsidades; Deus assim recompensa a piedade verdadeira e não fictícia, para que todo aquele que tenha um coração verdadeiro, seja protegido por sua tutela fiel e nunca sinta a ferida mortal. Enquanto isso, por que Ele não deveria dedicar apenas à destruição daqueles que voluntariamente desejam perecer? Nem precisamos nos surpreender com o que Ele declara em outros lugares, que é Ele quem engana os profetas falsos, (302) para que por eles possa infligir apenas vingança aos réprobos, que buscam ansiosamente seus enganos destrutivos. Desde então, todos os bons certamente vencerão, de modo que os ardis de Satanás não lhes são senão os exercícios de sua virtude; por que Deus deveria ser culpado, porque a malícia de Satanás e dos ímpios prepara para eles os motivos de sua vitória e triunfo? Somente nos apegemos a esse axioma, que todos os que sinceramente amam e reverenciam a Deus sempre estarão seguros e seguros sob a proteção de Deus. É verdade, confesso, que a integridade do coração é um dom peculiar de Deus e o fruto de Sua eleição secreta; mas, como suas próprias consciências reprovam os réprobos com seu desprezo a Deus, sua hipocrisia, orgulho ou depravação, a culpa da iniqüidade que neles habita é injustamente imposta a Deus. Isso, portanto, é suficiente para refutar todos os raciocínios e blasfêmias carnais e perversos, a saber, que todos os que têm razão de coração são protegidos pela ajuda do Espírito da influência venenosa de Satanás, e que ninguém perece contra sua vontade. E assim chegamos à conclusão de que todos os que, uma vez pareciam abraçar as doutrinas da salvação, depois os rejeitam e negam, nunca possuíram nada mais que o disfarce de uma falsa profissão, porque, se amavam sinceramente a Deus, permaneceria firme no coração no meio de todas as coisas que tendem a perturbá-los. De fato, às vezes acontece que os piedosos também caem em erro e são seduzidos pelos iníquos; mas será apenas em alguns aspectos e por um tempo; para que nunca caiam do fundamento e se recuperem atualmente (resipiscantes.) E então, também deve ser observado, eles pagam a penalidade por sua negligência ou instabilidade, porque não têm sido suficientemente atentos à Palavra de Deus, ou não se dedicaram suficientemente a atividades religiosas. Por isso, concluímos ainda que, embora muitos se afastem professamente das doutrinas da religião, por terem visto tantas contendas e disputas para distraí-las, é uma mera desculpa vã para encobrir sua negligência ou ódio profano a Deus. É verdade que existem grandes discrepâncias de opinião e contenções muito calorosas; mas todo aquele que, num espírito dócil e gentil, buscar a verdade e se entregar e se submeter como discípulo de Deus, nunca ficará sem o espírito de julgamento e discrição. Mas, como alguns ouvem com desdém, outros a desprezam, outros desejam que a Palavra de Deus seja completamente destruída, outros pensam levianamente, o ditado do Profeta é válido: “que morrer, que morra;” ( Zacarias 11: 9 😉 e o que Paulo depois dele declara: “Mas se alguém é ignorante, seja ignorante.” (1 Coríntios 14:38.) Como sempre foi verdade que a verdade de Deus nunca foi escondida de ninguém, exceto daquele cuja mente o Deus deste mundo cegou. ( 2 Coríntios 4: 4. ) E isso ocorre especialmente (303) quando a luz brilha do céu, que não deixa ninguém se desviar, a não ser aqueles que fecham os olhos. O remédio, portanto, é imediatamente subordinado: “Andareis segundo o Senhor vosso Deus;” como se Moisés tivesse dito, era suficiente para a preservação deles, que eles tivessem Deus para guiá-los da maneira correta, que já os havia impedido por Sua generosidade gratuita. Mas, como os números não respondem ao chamado de Deus, e não O consideram quando Ele aponta o caminho para eles, as palavras “e o temem” são acrescentadas; porque “o temor de Deus é o começo da sabedoria”. ( Salmos 111: 10. ) Finalmente, Moisés novamente inculca que, se os homens estiverem decididos a obedecer a Deus, eles serão suficientemente ensinados por Sua voz o que devem fazer. Pela palavra “apegar”, denota perseverança, e titus ele indiretamente reprova a instabilidade daqueles que abandonam e esquecem de Deus, e se perdem após imaginações vazias.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Salmos 66:10 – Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata.

Salmos 81:7 – Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. Pausa

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

1 Coríntios 11:19 – Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

2 Tessalonicenses 2:11 – Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

Apocalipse 13:14 – Por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar em nome da primeira besta, ela enganou os habitantes da terra. Ordenou-lhes que fizessem uma imagem em honra da besta que fora ferida pela espada e contudo revivera.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *