Estudo de Salmos 66:10 – Comentado e Explicado

Pois vós nos provastes, ó Deus, acrisolastes-nos como se faz com a prata.
Salmos 66:10

Comentário de Albert Barnes

Pois tu, ó Deus, nos provaste – isto é, tu nos provaste; testaste a realidade do nosso apego a ti, como a prata é provada pela aplicação do fogo. Deus os havia provado ou tentado, trazendo calamidade sobre eles para testar a realidade de sua lealdade a ele. A natureza da prova ou julgamento é mencionada nos seguintes versículos.

Tu nos experimentaste, como a prata é provada – isto é, ao ser submetido a testes apropriados para verificar sua natureza real e remover dela imperfeições. Compare as notas em 1 Pedro 1: 7 ; notas em Isaías 1:25 ; notas em Isaías 48:10 ; ver também Zacarias 13: 9 ; Malaquias 3: 3 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 66:10 . Pois tu, ó Deus, etc. – Ou, no entanto. Embora até agora nos ajudasses: e agora nos livraste, ainda por um tempo nos afligiste seriamente; nos tentou como a prata é provada – isto é, severamente, como se estivesse em um forno ardente; e com o intuito de provar nossa sinceridade e expurgar a escória de nossos corações e os ímpios dentre nós. Observe, leitor, somos provados por aflições, como prata no fogo, 1º. Que nossas graças, ao serem provadas, podem se tornar mais evidentes, e assim podemos ser aprovados como a prata é quando está marcada como libra esterlina, o que será para nosso louvor pela aparição de Jesus Cristo, 1 Pedro 1: 7 . E, 2d, para que nossas graças, ao serem exercitadas, possam se tornar mais fortes e ativas, e assim melhorar, como a prata é quando é refinada pelo fogo e mais clara de sua escória; e isso será para nossa vantagem indizível, pois assim seremos participantes da santidade de Deus, Hebreus 12:10 . Então é provável que fiquemos bem com nossas aflições quando as olharmos sob essa luz; pois então vemos que eles procedem da misericórdia e do amor de Deus e são destinados à nossa honra e benefício. Os problemas públicos, devemos observar, são para a purificação da igreja.

Comentário de Adam Clarke

Pois tu, ó Deus, nos provou – Esta é uma metáfora tirada do derretimento e refino de metais; aflições e tentativas de vários tipos são representadas como um forno onde o minério é derretido e um cadinho onde é refinado. E essa metáfora é usada especialmente para representar casos em que há dúvidas sobre a pureza do metal, a quantidade de liga ou mesmo a natureza ou tipo de metal sujeito ao julgamento. Dizem que Deus tenta os israelitas para que ele saiba o que havia neles; e se eles guardariam seus testemunhos; e então, de acordo com o assunto, sua conduta em relação a eles pareceria fundamentada na razão e na justiça.

Comentário de John Calvin

10 Pois tu, ó Deus! nos provou Podemos ler, embora tu, ó Deus! etc., e então a passagem entra como uma qualificação do que foi antes e é apresentada pelo salmista para aumentar a bondade de Deus, que os libertara de calamidades tão severas. Mas há outro objeto que considero que ele tem em vista, e este é o alívio da tristeza do povo de Deus, colocando diante deles o conforto sugerido pelas palavras que se seguem. Quando visitado com aflição, é de grande importância considerá-lo como provindo de Deus e expressamente destinado ao nosso bem. É com referência a isso que o salmista fala que eles foram provados e provados. Ao mesmo tempo, enquanto ele adverte que Deus está tentando seus filhos com a intenção de expurgar seus pecados, enquanto a escória é expulsa da prata pelo fogo, ele também gostaria de dizer que foi feito um teste de paciência. A figura implica que a sua provação foi severa; pois a prata é lançada repetidamente na fornalha. Expressam-se agradecidos a Deus por, embora provados com aflição, não terem sido destruídos por ela; mas que a aflição deles era variada e muito severa, aparece não apenas da metáfora, mas de todo o contexto, onde eles falam de terem sido lançados na rede, reduzidos a estreitos, homens cavalgando sobre a cabeça e serem levados através de naufrágio e conflagração. (477) A expressão, que impõe uma restrição [ou corrente ] sobre seus lombos, é apresentada como sendo mais forte do que a anterior. Não se tratava de uma rede de fios jogados sobre eles, mas antes estavam amarrados com grilhões duros e insolúveis. A expressão que se segue se refere aos homens que vergonhosamente tiranizaram sobre eles e os montaram como gado. Por fogo e água, evidentemente, significam-se aflições complicadas; e está implícito que Deus exercitou seu povo com toda forma de calamidade. Eles são os dois elementos que mais contribuem para sustentar a vida humana, mas são igualmente poderosos para destruí-la. É perceptível que o salmista fala de todas as crueldades que mais injustamente sofreram das mãos de seus inimigos, como uma imposição do castigo divino; e impediria o povo do Senhor de imaginar que Deus ignorava o que haviam suportado ou distraía outras pessoas de dar atenção a ele. Em sua condição, como aqui descrito, temos o da Igreja geralmente representado para nós; e isto, que quando sujeito a vicissitudes e lançado fora do fogo na água, por uma sucessão de provações, pode finalmente parecer que não há nada novo ou estranho no evento que nos atinja de alarme. A palavra hebraica ???? , revayah, que dei lugar fértil, significa literalmente uma terra bem regada. Aqui é tomada metaforicamente para uma condição de prosperidade, o povo de Deus sendo representado como levado a um lugar agradável e fértil, onde há abundância de pastagens. A verdade transmitida é que Deus, embora visite seus filhos com castigos temporários de uma descrição severa, acabará por coroá-los com alegria e prosperidade. É um erro supor que a alusão se refira inteiramente ao fato de serem assentados na terra de Canaã (478), pois o salmo não se refere apenas aos problemas que sofreram no deserto, mas a toda a série de angústias a que eles foram submetidos a diferentes períodos de sua história.

Comentário de John Wesley

Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos provaste, como a prata é provada.

Nos provou – como se estivesse em um forno em chamas; e com um design para eliminar a escória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *