Estudo de 2 Tessalonicenses 2:11 – Comentado e Explicado

Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro.
2 Tessalonicenses 2:11

Comentário de Albert Barnes


E por essa causa – porque eles escolhem o erro, ou seus corações amam isso mais do que a verdade. A razão original, então, de abraçar e aderir ao sistema não era um decreto arbitrário da parte de Deus, mas que eles não amavam a verdade. Por isso, ele os entregou a esse sistema de erros. Se um homem prefere fortemente o erro à verdade e o pecado à santidade, não é errado permitir que ele demonstre livremente sua própria preferência.

Deus enviará a eles uma forte ilusão – grego: “energia de engano”; um hebraísmo, que significa forte engano. A ação de Deus é aqui distintamente reconhecida, de acordo com as declarações uniformes das Escrituras, respeitando o mal; compare Êxodo 7:13 ; Êxodo 9:12 ; Êxodo 10: 1 , Êxodo 10:20 , Êxodo 10:27 ; Êxodo 11:10 ; Êxodo 14: 8 . Isaías 45: 7 . Sobre a natureza dessa agência, veja as notas em João 12:40 . Aqui não é necessário supor que houve alguma influência positiva da parte de Deus em causar essa ilusão, mas toda a força da linguagem será cumprida, bem como o raciocínio do apóstolo, supondo que Deus retirou todas as restrições e sofreu os homens simplesmente para mostrar que eles não amavam a verdade. Deus muitas vezes coloca as pessoas em circunstâncias para desenvolver sua própria natureza, e não se pode mostrar errado que Ele o faça. Se as pessoas não amam a verdade e não desejam ser salvos, não é impróprio que lhes seja permitido manifestar isso. Como aconteceu que eles não tinham “amor à verdade”, é uma questão diferente, à qual as observações do apóstolo não se referem; compare Romanos 9: 17-18 , observe; Romanos 1:24 , note.

Que eles deveriam acreditar em uma mentira – Isso não afirma que Deus desejou que eles acreditassem em uma mentira; nem que Ele não teria preferido que eles acreditassem na verdade; nem que Ele exerceu qualquer ação direta para fazê-los acreditar em uma mentira. Significa apenas que Ele os deixou, porque eles não amavam a verdade, para acreditar no que era falso e no que terminaria em sua destruição. Alguém pode duvidar que isso ocorra constantemente no mundo? As pessoas são deixadas a acreditar em impostores; confiar em guias falsos; confiar em informações infundadas; creditar aqueles que vivem para iludir e trair os inocentes; e seguir aqueles que os levam à ruína. Deus não interpõe pelo poder direto para preservá-los. Alguém pode duvidar disso? No entanto, essa não é especialmente a doutrina da revelação. O fato pertence tanto ao infiel quanto ao crente no cristianismo, e ele é tão obrigado a explicá-lo quanto o cristão. Pertence ao nosso mundo – a todos nós – e não deve ser cobrado do cristianismo como uma doutrina pertinente especialmente a esse sistema.

Comentário de E.W. Bullinger

por essa causa = por causa disso (App-104. 2 Tessalonicenses 2: 2 ) isso.

enviar . App-174.

forte ilusão = um trabalho ( 2 Tessalonicenses 2: 9 ) de erro ( plano grego , como Romanos 1:27 ).

acreditar . App-150.

Comentário de John Calvin

11 O trabalho da ilusão . Ele quer dizer que os erros não terão apenas um lugar, mas os iníquos serão cegados, para que se apressem para a ruína sem consideração. Pois, como Deus nos ilumina interiormente por seu Espírito, para que sua doutrina seja eficaz em nós, e abre nossos olhos e corações, para que possa chegar até lá, assim, por um julgamento justo, ele entrega a uma mente reprovada ( Romanos 1: 28 ) aqueles a quem ele designou para a destruição, para que, com os olhos fechados e a mente sem sentido, possam, como se enfeitiçados, se entregarem a Satanás e seus ministros para serem enganados. E certamente temos um exemplo notável disso no papado. Nenhuma palavra pode expressar o quão monstruoso existe um monte de erros (682) , o quão grosseiro e vergonhoso é um absurdo de superstições e que ilusões divergem do senso comum. Ninguém que tenha um gosto moderado da sã doutrina pode pensar em coisas tão monstruosas sem o maior horror. Como, então, o mundo inteiro poderia se perder de espanto com eles, se os homens não fossem atingidos pela cegueira pelo Senhor e convertidos, por assim dizer, em tocos?

Comentário de Adam Clarke

Deus lhes enviará uma grande ilusão – Por essa mesma causa, que eles não receberiam o amor da verdade, mas tiveram prazer na injustiça, portanto Deus permite que uma forte ilusão ocupe suas mentes; para que acreditem na mentira e não na verdade, prefiram os falsos apóstolos e suas doutrinas errôneas às verdades puras do Evangelho, trazidas a eles pelos bem-acreditados mensageiros de Deus; estar sempre pronto para receber qualquer falso Messias, enquanto eles rejeitam sistematicamente e virulentamente o verdadeiro.

Comentário de John Wesley

E por essa causa Deus lhes enviará uma grande ilusão, para que creiam na mentira:

Portanto, Deus deve enviá-los – isto é, permitir judicialmente que eles venham, forte ilusão.

Referências Cruzadas

1 Reis 22:18 – O rei de Israel disse a Josafá: “Não lhe disse que ele nunca profetiza nada de bom a meu respeito, mas apenas coisas ruins? “

2 Crônicas 18:18 – Micaías prosseguiu: “Ouçam a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus à sua direita e à sua esquerda.

Salmos 81:11 – “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.

Salmos 109:17 – Ele gostava de amaldiçoar: venha sobre ele a maldição! Não tinha prazer em abençoar: afaste-se dele a bênção!

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Isaías 29:9 – Pasmem e fiquem atônitos! Ceguem-se a si mesmos e continuem cegos! Estão bêbados, não porém de vinho, cambaleiam, mas não pela bebida fermentada.

Isaías 44:20 – Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira? “

Isaías 66:4 – Por isso também escolherei um duro tratamento para eles, e trarei sobre eles o que eles temem. Pois eu chamei, e ninguém respondeu, falei, e ninguém deu ouvidos. Fizeram o mal diante de mim e escolheram o que me desagrada. “

Jeremias 27:10 – Porque são mentiras o que eles profetizam para vocês, o que os levará para longe de sua terra. Eu banirei vocês, e vocês perecerão.

Ezequiel 14:9 – ” ‘E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu o Senhor terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, meu povo.

Ezequiel 21:29 – A despeito das visões falsas e das adivinhações mentirosas sobre você, ela será posta sobre o pescoço dos ímpios que devem ser mortos e cujo dia chegou, cujo momento de castigo é agora.

Mateus 24:5 – Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.

Mateus 24:11 – e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

João 12:39 – Por esta razão eles não podiam crer, porque, como disse Isaías noutro lugar:

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *