Estudo de João 12:39 – Comentado e Explicado

Aliás, não podiam crer, porque outra vez disse Isaías:
João 12:39

Comentário de Albert Barnes

Eles não podiam acreditar – Veja Marcos 6: 5 ; “Ele não poderia fazer obras poderosas”, etc. As obras podem e podem ser frequentemente usadas na Bíblia para denotar a existência de obstáculos que garantam um resultado certo ou afirmar que, enquanto uma coisa existe, outra não pode seguir. Assim, João 5:44 ; “Como você pode acreditar em quem recebe honra um do outro.” Ou seja, embora essa propensão a buscar a honra exista, ela efetivamente impedirá sua crença. Assim, Gênesis 37: 4 diz que os irmãos de José “não podiam falar pacificamente com ele”. Ou seja, enquanto o ódio deles continuasse tão forte, o outro resultado se seguiria. Veja também Mateus 12:34 ; Romanos 8: 7 ; João 6:60 ; Amós 3: 3 . Nesse caso, significa que houve algum obstáculo ou dificuldade que garantiu que, enquanto existisse, eles não acreditariam. O que foi dito é afirmado no próximo versículo; e enquanto existia essa cegueira mental e dureza de coração, era impossível que eles acreditassem, pois as duas coisas eram incompatíveis. Mas isso não determina nada sobre o poder deles de remover essa cegueira ou de render seu coração ao evangelho. Simplesmente afirma que, enquanto um existe, o outro não pode seguir. Crisóstomo e Agostinho entendem isso de uma incapacidade moral, e não de qualquer desejo natural. de poder. “Eles não podiam, porque não o fariam” (Crisóstomo in loco). Assim, em Jeremias 13:23 , “O etíope pode mudar de pele”, etc., ele diz: “ele não diz se é impossível que um homem mau faça o bem, mas porque“ ele não muda, portanto não pode. ” Agostinho diz neste lugar: “Se me perguntam por que eles não podiam acreditar, eu respondo sem hesitação, porque não acreditavam: porque Deus previu sua má vontade, e ele a anunciou de antemão pelo profeta”.

Disse novamente – Isaías 6: 9-10 .

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Por conta de (grego. Dia. App-104.) Isto: isto é, a incredulidade de João 12:37 .

não foi possível = não foi possível.

acreditar . App-160. A cegueira judicial segue a descrença persistente.

Comentário de John Calvin

39. Portanto, eles não podiam acreditar. Isso é um pouco mais severo; porque, se as palavras foram tomadas em seu significado natural, o caminho foi fechado contra os judeus, e o poder de crer foi tirado deles, porque a previsão do profeta os levou à cegueira, antes que eles determinassem que escolha deveriam fazer. . Eu respondo, não há absurdo nisso, se nada pudesse acontecer diferente do que Deus havia previsto. Mas deve-se observar que o mero conhecimento prévio de Deus não é em si a causa dos eventos; embora, nesta passagem, não devamos considerar tanto a presciência de Deus como sua justiça e vingança. Pois Deus declara não o que vê do céu que os homens farão, mas o que ele mesmo fará; e isto é, que ele atacará os homens maus com vertigem e estupidez, e assim se vingará de sua obstinada maldade. Nesta passagem, ele aponta a causa mais próxima e inferior por que Deus pretende que sua palavra, que por sua própria natureza é salutar e vivificante, seja destrutiva e mortal para os judeus. É porque eles mereceram por sua obstinada maldade.

Esse castigo era impossível para eles escaparem, porque Deus uma vez decretara entregá-los a uma mente reprovada e mudar a luz de sua palavra, de modo a torná-los escuros. Pois esta última predição difere da anterior a esse respeito, de que, na passagem anterior, o profeta testifica que ninguém acredita, exceto aqueles a quem Deus, por sua livre graça, ilumina para seu próprio prazer, cuja razão não aparece; pois, como todos estão igualmente arruinados, Deus, por seu mero prazer, distingue dos outros aqueles que ele considera adequados para distinguir. Mas, na última passagem, ele fala da dureza pela qual Deus castigou a maldade de um povo ingrato. Os que não prestam atenção a esses passos confundem e confundem passagens das Escrituras, que são bem diferentes umas das outras.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, eles não podiam acreditar – Por quê? Porque eles não creram no relato dos profetas a respeito de Cristo; portanto, eles não creditaram os milagres que ele operou como prova de que ele era a pessoa predita pelos profetas, e prometeram a seus pais. Tendo assim resistido ao relato dos profetas e à evidência dos milagres de Cristo, Deus os entregou às trevas e durezas de seus próprios corações, para que continuassem a rejeitar toda abertura da misericórdia divina; e Deus se recusou a curar sua ferida nacional, mas, pelo contrário, encarregou os romanos contra eles, de modo que sua existência política foi totalmente destruída.

A profecia de Isaías não era a causa nem o motivo de sua incredulidade: era uma previsão simples, que não lhes impunha necessidade de resistir às ofertas de misericórdia. Eles podem ter acreditado, apesar da previsão, pois tais tipos de profecias sempre incluem uma condição tácita; eles podem acreditar, se usarem adequadamente a luz e o poder que Deus lhes deu. Tais profecias também são de aplicação geral – sempre servirão a alguém, pois em todas as épocas serão encontradas pessoas que resistem à graça e ao Espírito de Deus como esses judeus desobedientes. No entanto, parece que essa predição pertencia especialmente a esses rejeitadores e crucificadores de Cristo; e se a profecia foi infalível em sua execução, com relação a eles, não foi por causa da previsão de que eles continuaram em descrença, mas por causa de sua própria obstinação voluntária; e Deus prevendo isso, predito pelo profeta. Devo dizer que eles não podiam acreditar, significa, eles não acreditariam, talvez eu devesse ofender uma geração de seus filhos; e, no entanto, tenho certeza de que as palavras devem ser entendidas. No entanto, para que eu possa me esconder de toda suspeita de perverter o significado de um texto que parece para alguns ser falado em favor dessa terrível doutrina de reprovação incondicional, o próprio pai dela deve interpretar o texto para mim. Assim diz Santo Agostinho: Quare autem non Poterant, si a me quaeratur, cito respondeo; Quia Nolebant: Malam quippe eorum Voluntatem previdit Deus, et per prophetam prenunciavit . “Se me perguntam por que eles não podiam acreditar? Eu respondo imediatamente, porque não acreditariam. E Deus, tendo previsto sua má vontade, predisse isso pelo profeta”. Ago. Trato. 53, em Joan.

Comentário de Thomas Coke

João 12: 39-40 . Portanto, eles não podiam acreditar: Isto é, pelo justo julgamento de Deus por sua resistência obstinada e voluntariosa à verdade, eles estavam tão endurecidos que a doutrina e os milagres de nosso Senhor não podiam impressioná-los, como Isaías havia predito. , Isaías 6: 9-10, onde ver a nota, e também em Mateus 13:14 . O significado, portanto, não é que a profecia de Isaías foi a causa da incredulidade deles, mas que a incredulidade deles foi a realização da profecia de Isaías. O evangelista, nesta citação, não se limitou exatamente às palavras do profeta, mas o sentido é claramente o mesmo; e nada era mais comum entre os coelhos judeus do que citar as escrituras dessa maneira.

Comentário de John Wesley

Portanto, eles não puderam acreditar, porque Esaias disse novamente:

Portanto, agora eles não podiam acreditar – isto é, pelo justo julgamento de Deus, por sua obstinação e resistência voluntária da verdade, eles ficaram tão longamente à dureza de seus corações, que nem os milagres nem as doutrinas de nosso Senhor puderam causar qualquer impressão sobre eles.

Referências Cruzadas

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

João 5:44 – Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

2 Pedro 2:14 – Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *