Estudo de Isaías 66:4 – Comentado e Explicado

também eu terei prazer em maltratá-los. E farei vir sobre eles os males que temem, porque chamei, sem que ninguém me respondesse, falei, sem que me escutassem, porque fizeram aquilo que considero um mal, e escolheram o que me desagrada.
Isaías 66:4

Comentário de Albert Barnes

Eu também escolherei suas ilusões – Margem, ‘Dispositivos’. A palavra hebraica traduzida aqui ‹ilusões ‘e‹ dispositivos’ ( ???????? ta?alûli^ym ) denota corretamente petulância, ousadia; e então vexação, destino adverso, de fazer, realizar, fazer o mal, maltratar. Não é usado no sentido de ilusões ou dispositivos; e evidentemente aqui significa o mesmo que calamidade ou punição. Compare o hebraico em Lamentações 1:22 . Lowth e Noyes traduzem: Calamidades; embora Jerônimo e a Septuaginta entendam isso no sentido de ilusões ou ilusões; o primeiro, Ilusiones, e o último ?µpa??µata empaigmata – ‹ilusões. O paralelismo exige que entendamos a calamidade, ou algo que responda a ‘medo’ ou aquilo que era temido; e, sem dúvida, o senso é que Deus escolheria para eles o tipo de punição que seria expressivo de seu senso do mal de sua conduta.

E trará seus medos sobre eles – Ou seja, o castigo que eles tanto temiam, ou que eles tinham tantos motivos para apreender.

Porque quando liguei – (Veja as notas em Isaías 65:12 ).

Mas eles fizeram o mal diante dos meus olhos – (Veja as notas em Isaías 65: 3 ).

Comentário de Joseph Benson

Isaías 66: 4 . Também escolherei seus delírios – os castigarei à sua maneira e os porei como professores que os governarão por suas tradições, em vez da minha palavra. Ou sofrerei falsos cristos e falsos profetas para enganá-los, Mateus 24:24 ; João 5:43 . E trarei seus medos sobre eles – Isso foi exatamente cumprido quando, quando eles crucificaram a Cristo por medo dos romanos ( João 11:48 ), esse próprio pecado foi punido com sua total destruição pelos romanos. Porque quando eu chamei – Porque quando, pelos meus servos, eu te chamei ao arrependimento, para produzir frutos dignos de arrependimento e para crer em meu Filho, seu verdadeiro Messias; ninguém respondeu – Muito poucos renderam obediência. Ele evidentemente fala dos apelos ao arrependimento e dos convites para crer em Cristo, dados por João Batista, pelo próprio Jesus e por seus apóstolos e evangelistas. Quando falei, eles não ouviram – Deus conta que aqueles que não ouvem não obedecem à sua vontade.

Comentário de John Calvin

4. Eu também vou escolher suas ilusões. (220) O Profeta quer dizer que os judeus não ganham nada escondendo pretextos diversos e plausíveis e procurando desculpas; porque Deus não se importa com os discursos astutos ou finos dos homens. E, de fato, não é apropriado medir Deus por nossa própria capacidade, e não devemos depender do julgamento humano; mas é nosso dever julgar as obras de Deus a partir de sua palavra. Eu escolherei; isto é, “espalharei as nuvens que eles tentarem espalhar sobre si mesmos, para que seus enganos sejam manifestos e visíveis a todos; por enquanto eles parecem estar ocultos, mas um dia serão arrastados à vista do público. ” O significado pode ser assim resumido. “Como os judeus se entregaram tão livremente ao pecado que tudo o que eles escolheram lhes foi preferido aos mandamentos de Deus, também, por sua vez, Deus abriria suas ilusões a seu gosto.”

E trará sobre eles seu terror. (221) Sob a palavra “terror”, ele repete a mesma coisa, de acordo com o costume dos escritores hebreus. “Farei com que eles saibam que cometeram um erro e que os terrores que eles cometeram cairão sobre suas próprias cabeças. (222) Assim, suas desculpas ou pretensões hipócritas não serão úteis para confundir a verdade e a falsidade e ocultar superstições; porque o Senhor distinguirá claramente entre eles.

Porque eu liguei. O Profeta novamente condena os judeus por obstinação, por não terem sofrido o Senhor para corrigi-los. Este é o único remédio que resta para corrigir nossos vícios, que ouvimos o Senhor falar, quando ele se esforça para nos trazer de volta ao caminho certo; mas quando queimamos e endurecemos nossos corações, é o pior de todos os males. Sempre que, portanto, os homens preferem suas próprias invenções às ordenanças e mandamentos de Deus, eles desprezam abertamente a Deus, a cuja vontade eles deveriam ter cedido. Esse é especialmente o caso quando se acrescenta uma dureza obstinada de coração que fecha a porta contra advertências sagradas, e é inútil que alegem que não podem desagradar a Deus fazendo o que empreendem com o propósito de adorá-lo; por tudo que os homens, negligenciando a palavra, escolhem e seguem, o Senhor rejeita e abomina.

Diante dos meus olhos. Ele repete o que havia dito anteriormente, que os judeus pecaram aos olhos de Deus, como se tivessem resolvido provocá-lo à ira. Por fim, ele acrescenta sua maneira de fazê-lo, que, com desejo perverso, eles buscavam o que Deus havia proibido; nem é sem razão que ele tão freqüentemente censura a insolência perversa dos homens, enganando a Deus seu direito, tratando com desprezo o que aprova.

Comentário de John Wesley

Eu também escolherei suas ilusões e trarei seus medos sobre elas; porque quando liguei, ninguém respondeu; quando falei, eles não ouviram; mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram o que não me agradava.

Chuse – Eles escolheram me zombar e me iludir; farei com que eles se iludam; eles optaram por fazer maldade, farei efeito.

Seus medos – Ou seja, as coisas que eles temiam.

Não ouviu – Deus conta que aqueles que não ouvem, que não obedecem a sua vontade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *