Estudo de Lamentações 3:24 – Comentado e Explicado

Disse-me a alma: o Senhor é minha partilha, e assim nele confio.
Lamentações 3:24

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é minha porção – “ Minha porção é o Senhor”, ver Números 18:20 ; Salmo 16: 5 e segs.

Portanto, espero nele – Uma expressão mais completa da confiança presente na mente do profeta em Lamentações 3:21 , mas baseada agora na fidelidade de Deus em mostrar misericórdia.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 3: 24-26 . O Senhor é a minha parte, diz a minha alma – Um interesse no favor e no amor de Deus, e sua presença comigo, meu coração me diz, é a melhor herança. E, possuindo estes, tenho o que é suficiente para equilibrar todos os meus problemas e compensar todas as minhas perdas. Pois, enquanto porções na terra são coisas vazias e perecíveis, Deus é uma porção totalmente suficiente e durável, uma porção para sempre. Portanto, esperarei nele – permanecerei sobre ele e me encorajarei nele, quando todos os outros apoios e incentivos falharem comigo. Observem, leitor, é nosso dever e interesse fazer de Deus a parte de nossas almas, e depois gozar e consolar Nele como tal, em meio a aflições e lamentações. O Senhor é bom para aqueles que esperam por ele – Para aqueles que esperam pacientemente seu tempo; quando julgará uma estação apropriada para lhes proporcionar conforto e libertação; e que, nesse meio tempo, se aplicam a ele pela oração e humilhação. É bom – é nosso dever e será nosso conforto e satisfação indescritíveis; que um homem espere e espere silenciosamente, etc. – Esperar que isso aconteça, embora as dificuldades que o impedem pareçam insuperáveis; esperar até que chegue, embora demore muito; e enquanto esperamos ficar quietos e silenciosos, não brigando com Deus ou nos deixando inquietos, mas concordando com a disposição divina.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é minha porção – Veja no Salmo 119: 67 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

O Profeta sugere neste versículo que não podemos permanecer firmes nas adversidades, exceto que nos contentemos apenas com Deus e com Seu favor; pois assim que nos afastarmos dele, qualquer adversidade que possa nos acontecer fará com que nossa fé falhe. É então o único fundamento verdadeiro da paciência e da esperança confiar somente em Deus; e é esse o caso quando somos convencidos de que seu favor é suficiente para nossa perfeita segurança. Nesse sentido, é que Davi chama Deus de sua porção. ( Salmos 16: 5. ) Mas há nas palavras um contraste implícito, pois a maioria dos homens busca sua felicidade à parte de Deus. Todos desejam ser felizes, mas, à medida que os pensamentos dos homens vagam aqui e ali, não há nada mais difícil do que consertar todas as nossas esperanças em Deus, a fim de desconsiderar todas as outras coisas.

Esta é a doutrina com a qual o Profeta agora lida, quando ele diz, que somente os que poderiam ter esperança, ou seja, perseverar na esperança e na paciência, que receberam a Deus como sua parte, a fim de ficarem satisfeitos somente com ele e não procurarem nada. mais além dele. Mas ele fala enfaticamente, que sua alma havia dito. Até os incrédulos têm vergonha de negar o que afirmamos, que toda a nossa salvação e felicidade é encontrada somente em Deus. Os incrédulos também confessam que Deus é a fonte de todas as bênçãos e que devem concordar com ele; mas somente com a boca eles confessam isso, enquanto não acreditam em nada menos. Essa é a razão pela qual o Profeta atribui o que ele diz à sua alma, como se ele tivesse dito, que a mentira não se vangloriava, como hipócritas, de que Deus era sua porção, mas que essa mentira tinha uma convicção completa. Minha alma disse, isto é, estou totalmente convencida de que Deus é minha porção; por isso espero nele. Agora entendemos o significado dessa passagem.

Resta fazer uma aplicação dessa doutrina. Para que não possamos então fracassar nas adversidades, tenhamos em mente esta verdade, que todos os nossos pensamentos se desviarão e se desviarão, até que estejamos plenamente convencidos de que somente Deus é suficiente para nós, para que a mentira se torne apenas nossa herança. Pois todos os que não estão satisfeitos somente com Deus, são imediatamente tomados de impaciência, sempre que a fome os oprime, ou a espada os ameaça, ou qualquer outra calamidade grave. E por esse motivo, Paulo também diz:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? Estou convencido de que nem a fome, nem a nudez, nem a espada, nem a morte, nem a vida podem me separar do amor de Deus, que está em Cristo. ”
( Romanos 8:31 .)

Então Paulo apóia o favor paterno de Deus como um terreno de sólida confiança; pois as palavras em Cristo mostram suficientemente que esses são intérpretes equivocados que aceitam passivamente esse amor, como se ele tivesse dito, que os fiéis nunca deixariam de amar a Deus, embora ele os exercitasse com muitas aflições. Mas Paulo quis dizer que os fiéis deveriam fixar suas mentes em Deus somente, para que aconteça o que acontecer, eles ainda não deixariam de se gloriar nele. Por quê? porque Deus é sua vida na morte, sua luz nas trevas, seu descanso na guerra e tumulto, sua abundância na penúria e na falta. É no mesmo sentido que nosso Profeta diz agora, quando a mentira insinua que ninguém espera em Deus, exceto aqueles que constroem somente seu favor paterno, para que eles não procurem nada além de tê-lo propício a eles. Em seguida, segue:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *