Estudo de Ezequiel 3:20 – Comentado e Explicado

E, quando um justo abandonar a sua justiça para praticar o mal, e eu permitir diante dele algum tropeço, ele perecerá. Se não o advertires, ele morrerá por causa do seu delito, sem que sejam tomadas em conta as boas obras que anteriormente praticou, e é a ti que pedirei conta do seu sangue.
Ezequiel 3:20

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 3:20 . E eu coloco uma pedra de tropeço diante dele E se, quando eu arruinar ele, ele morrerá porque você não lhe deu aviso; ele morrerá, etc. Houbigant. A palavra ?????? mikshol, arruinada, significa aquelas doenças ou aflições com as quais Deus puniu os judeus idólatras entre os caldeus. Veja a nota de Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 3: 20-21 . Novamente, Quando um homem justo – Um verdadeiramente justo, e dedicado ao amor e serviço de Deus no coração e na vida; alguém cuja pessoa é justificada, cuja natureza é renovada e cuja prática é conformada à santa vontade de Deus; desvia-se de sua justiça e comete iniqüidade – o que as Escrituras mostram ser muito possível, e a experiência e a observação demonstram ser um caso não incomum. E eu coloquei uma pedra de tropeço diante dele – uma tentação de pecar, como ele poderia ter resistido, mas a que, no entanto, ele cedeu e pela qual foi vencido. A palavra , ?? , aqui traduzida como pedra de tropeço, às vezes significa ruína, como Ezequiel 18:30 . Portanto, alguns traduzem esta cláusula, e eu faço com que a iniquidade se torne sua ruína; ele morrerá – perecerá em seu pecado; e sua justiça não será lembrada – Não lhe será útil; não o impedirá de impedir a punição. Mas o sangue dele precisarei de tua mão – Veja em Ezequiel 3:18 . No entanto, se você advertir o homem justo, para que ele não seja desviado por maus exemplos ou qualquer outra tentação, a abandonar os caminhos da piedade e da virtude. E ele não peca – mas continua conscienciosamente a andar nas ordenanças e mandamentos de Deus sem culpa. Ele certamente viverá – a favor de Deus aqui e em seu reino adiante. Também entregaste a tua alma – Tanto o warner como o avisado escapam à destruição.

Comentário de Adam Clarke

Quando um justo retira-se da sua justiça – Que estas palavras afirmam claramente que ele pode fazer, e cometer iniqüidade e morrer em seu pecado; e consequentemente morra eternamente, o que também é aqui concedido; se ele não foi avisado, embora morra em seu pecado, o sangue – a vida e a salvação dessa pessoa também Deus exigirá nas mãos do vigia. Pastor hunc occidit, quia eum tacendo morti tradidit . “Este homem que o pastor mata; pois, em silêncio, ele o entrega à morte.” Gregory. Destas passagens, vemos que um homem justo pode cair da graça e perecer eternamente. Deveria ser dito que isso significa que a pessoa é justa, eu respondo, isso é um absurdo; pois a justiça própria é uma queda em si, e quanto mais cedo um homem cair dela, melhor para si. Justiça verdadeira e genuína de coração e vida é o que se entende. Quem está atento, não caia.

E eu coloquei uma pedra de tropeço diante dele – isto é, eu permito que ele seja julgado, e ele cai no julgamento. Deus é repetidamente representado como fazendo coisas que Ele apenas permite que sejam feitas. Ele coloca uma pedra de tropeço, ou seja, ele permite que alguém seja colocado.

Comentário de John Calvin

Aqui, Deus acrescenta outra parte do dever que cabe a todos os profetas. Pois eles são primeiro enviados para trazer de volta ao caminho aqueles que haviam sido alienados de Deus, depois para reter aqueles que já estão dentro do rebanho, e levar aqueles adiante ao objetivo que já entrou no curso. Vemos, portanto, que os Profetas devem estar ocupados com ambos os deveres, para que possam não apenas recordar à obediência a Deus aqueles que vagam por suas próprias concupiscências, mas também confirmar aqueles que são, por sua própria vontade, ensináveis, e incentive-os a perseverar e impedir que falhem. Portanto, depois que Deus falou sobre a correção dos pecadores que se haviam desviado, ele agora acrescenta outro membro. Se, diz ele, o homem justo se desviar da sua justiça, e você não o admoestar, ele comerá, e eu exigirei o seu sangue na sua mão. Onde, na verdade, Deus significa que os Profetas são culpados, não apenas se eles não exorte os que se afastaram da maneira correta de refazer seus passos, mas também se não mantiverem em seu dever aqueles que já entraram no caminho certo. Devemos, então, ter dois objetos à vista: recordar aqueles que caíram em vários erros e cuidar para que aqueles dentro da dobra não caiam, mas sejam fortalecidos em perseverança. Portanto, agora é acrescentado: Se o justo se desviar, ele realmente morrerá, mas seu sangue exigirei

Aqui pode-se perguntar: como os justos se desviam, uma vez que não há justiça sem o espírito de regeneração? Mas a semente do Espírito é incorruptível ( 1 Pedro 1:23 ), e nunca pode acontecer que sua graça seja totalmente extinto; para o Espírito, é o fervoroso e selo de nossa adoção, pois a adoção de Deus é sem arrependimento, como Paulo diz. ( Romanos 11:29 .) Portanto, pode parecer absurdo dizer que o justo recua e se afasta do caminho certo. Essa passagem de João é bem conhecida – se eles tivessem pertencido a nós, eles permaneceram conosco ( 1 João 2:19 ), mas, por terem partido, esse afastamento prova suficientemente que nunca foram nossos. Mas devemos marcar aqui que a justiça é aqui chamada assim :, que tem apenas a aparência externa e não a raiz: pois quando uma vez que o espírito de regeneração começa a florescer, como eu disse, permanece perpetuamente. E, às vezes, veremos homens carregados juntamente com um maravilhoso ardor de zelo pela adoração a Deus, e sermos incentivados a promover sua glória além dos melhores homens; de fato, veremos isso, mas, diz Paulo, Deus conhece aqueles que são seus. ( 2 Timóteo 2:19 .) Portanto, não é maravilhoso que Deus, sob o nome de retidão aqui, elogie virtudes que merecem louvor diante dos homens, mesmo que não brotem de uma fonte pura. Assim vemos. acontece muitas vezes que os justos são alienados e se desviam do caminho certo. Essa passagem, portanto, deve nos instigar a buscar de Deus continuamente um espírito de perseverança, porque tal é a nossa propensão ao pecado, que imediatamente fluimos em diferentes direções como a água, a menos que Deus nos fortaleça. Quando, portanto, vemos que os justos se afastam do caminho, deixemos-nos saltar e garantimos a constância de nossa própria fé, apenas que nossa confiança se baseie na ajuda do Espírito Santo e não. em nós mesmos. Enquanto isso, vemos que Cristo não pronunciou esta passagem em vão: Felizes são os que perseveram até o fim ( Mateus 24:13 ), porque muitos caem no meio de seu curso, ou invertendo seus passos, voltam a si mesmos. apoia em Deus.

Agora devemos observar cuidadosamente o que se segue, sua justiça não será lembrada, porque alguns desejam barganhar com Deus, de modo que, se por algum tempo eles entrarem na busca da piedade, isso possa ser levado em consideração e valer a seu favor. Mas ouvimos o que Deus pronuncia, toda a sua justiça não será lembrada no caso de desviados. Não há encorajamento para nos lisonjearmos em preguiça e segurança, quando Deus mostra que, a menos que continuemos até o fim, até o objetivo de nossa carreira, qualquer que seja senão alcançamos, é inútil. Ele diz, tão claramente quanto as palavras o expressam, se ele se afastar, se afastar ou se afastar de sua justiça e cometer iniqüidade. Devemos marcar isso diligentemente, porque sabemos que os melhores homens geralmente se afastam; mas aqui se pretende uma queda, onde alguém se lança de cabeça na impiedade: portanto, cometer iniqüidade é se entregar inteiramente à impiedade; como quando João diz que aqueles que nasceram de novo do Espírito de Deus não cometem pecado ( 1 João 3: 9 ), ele quer dizer, não são viciados em pecado, mesmo que ainda morem entre muitas enfermidades e falhas: como também Paulo diz, que o pecado habita em nós, mas não reina. ( Romanos 6:12 .) Portanto, cometer pecado é entregar-se ao pecado. Mas Deus diz: eu colocarei, ou por colocar, ou se eu tiver colocado, uma pedra de tropeço diante de seu rosto O castigo é aqui chamado pedra de tropeço, quando Deus demonstrar sua vingança contra os apóstatas. Embora um obstáculo também possa ser chamado de advertência real, como é a frase; mas porque isso é exagero, eu o recebo simplesmente, se o justo se afastar; mas eu deverei dar a recompensa que ele mereceu, ele morrerá, porque você não o advertiu: em sua injustiça ele morrerá : assim eu aponto, pois os intérpretes me parecem indevidamente ter se misturado – ele morrerá e – ele morrerá em sua iniqüidade. Ora, essa ameaça que vimos é repetida, a saber, que todos os profetas que abandonaram seu ofício são culpados diante de Deus, porque sua preguiça difere pouco da perfídia: pois Deus os considerava dignos da maior honra, pois lhes entregou almas. que, como dissemos, ele considera tão querido e precioso. Mas se eles rejeitam essa confiança que lhes é confiada, vemos que eles não apenas agem de maneira prejudicial ao homem, mas também são ingratos a Deus; e a lentidão deles não se une apenas à perfídia, mas também ao sacrilégio, porque eles permitem que Satanás arrebate de Deus o que era seu. Como se qualquer vigia abandonasse seu posto e o traísse com o inimigo; porque quando eles vêem alguns vagando e outros desertando, fica claro que isso não surge da ignorância, como já dissemos, mas às armadilhas de Satanás e luxúria estão expostos aqueles que Cristo redimiu com seu sangue: daí, como dissemos , esta é a sua traição sem desculpa.

Comentário de E.W. Bullinger

justiça . Hebra, é plural na margem, mas alguns códices, com uma edição impressa anterior, leem “atos justos” (plural) em texto e margem

pecado. Chata hebraico. App-44.

Comentário de John Wesley

Novamente, quando um justo se desviar da sua justiça e cometer iniqüidade, e eu colocar uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá; porque você não lhe deu aviso, ele morrerá no seu pecado, e na sua justiça que ele fez. não será lembrado; mas o seu sangue exigirei na tua mão.

I Lay – Permita que seja colocado diante dele.

Ele deve perecer em seu pecado.

Lembrado – Não será proveitoso para ele; “aquele que apóstata é o pior dos homens, porque cai de modos conhecidos de bondade e santidade”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *