Estudo de João 16:11 – Comentado e Explicado

ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.
João 16:11

Comentário de Albert Barnes

De julgamento – Que Deus é justo, e executará o julgamento. Isso é provado pelo que ele afirma imediatamente.

O príncipe deste mundo – Satanás. Veja as notas em João 12:31 . A morte de Cristo foi um julgamento ou uma condenação de Satanás. Nesta luta, Jesus obteve a vitória e subjugou o grande inimigo do homem. Isso prova que Deus executará julgamento ou justiça sobre todos os seus inimigos. Se ele derrotou seu grande inimigo que há tanto tempo triunfara neste mundo, ele subjugará todos os outros no devido tempo. Todos os pecadores da mesma maneira podem esperar ser condenados. Desta grande verdade, Jesus diz que o Espírito Santo convencerá os homens. Deus mostrou-se justo ao subjugar seu grande inimigo. Ele mostrou que estava decidido a derrotar seus inimigos e que todos os seus inimigos da mesma maneira deveriam ser subjugados. Isso é profundamente sentido pelo pecador condenado. Ele sabe que é culpado. Ele aprende que Deus é justo. Ele teme que o condenará e treme na apreensão de se aproximar da condenação. Deste estado de alarme, não há refúgio senão fugir para Aquele que subjugou o grande inimigo do homem e que é capaz de libertá-lo da vingança devido aos seus pecados. Convencido, então, da justiça de Jesus Cristo e de sua capacidade e vontade de salvá-lo, ele foge para a cruz e busca nele um refúgio da tempestade que se aproxima.

Nestes versículos, temos uma visão condensada e mais impressionante da obra do Espírito Santo. Essas três coisas abrangem todo o seu arbítrio na conversão de homens pecadores; e na realização deste trabalho ele ainda desperta, convence e renova. Ele assiste à pregação do evangelho, abençoa os meios da graça e manifesta seu poder nos avivamentos da religião. Assim, ele transmite ao homem as bênçãos adquiridas pela morte de Jesus, leva adiante e estende o mesmo plano de misericórdia, e ainda o aplicará a todos os reinos e tribos dos homens. Já sentimos seu poder e fomos levados por sua influência a lamentar nossos pecados e buscar a misericórdia de um Salvador moribundo?

Comentário de E.W. Bullinger

é julgado = foi julgado. App-122.

Comentário de John Calvin

11. De julgamento. Aqueles que entendem a palavra ( ???se?? ) julgamento como significando condenação , têm algum argumento do seu lado; pois Cristo acrescenta imediatamente que o príncipe deste mundo foi julgado. Mas eu prefiro uma opinião diferente, a saber, que, após acender a luz do Evangelho, o Espírito manifesta que o mundo foi levado a um estado de boa ordem por a vitória de Cristo, pela qual ele derrubou a autoridade de Satanás; como se ele tivesse dito que esta é uma verdadeira restauração, pela qual todas as coisas são reformadas, quando somente Cristo detém o reino, tendo subjugado e triunfado sobre Satanás. O julgamento , portanto, é contrastado com o que é confuso e desordenado, ou, para expressar brevemente, é o oposto ( t?? ?ta??a? ) da confusão , ou, podemos chamá-lo de justiça , um senso que muitas vezes carrega nas Escrituras. O significado, portanto, é que Satanás, desde que ele retenha o governo, perplexa e perturbe todas as coisas, de modo que haja uma confusão indecorosa e vergonhosa nas obras de Deus; mas quando ele é despojado de sua tirania por Cristo, o mundo é restaurado e a boa ordem é vista a reinar. Assim, o Espírito convence o mundo do julgamento ; isto é, tendo vencido o príncipe da iniquidade, Cristo restaura a ordem daquelas coisas que antes eram rasgadas e deterioradas.

Comentário de Adam Clarke

De julgamento – Do falso julgamento dos judeus em condenar o Senhor Jesus, que, como alguns pensam, é pretendido aqui pelo governante deste mundo: ver João 14:30 . Outros pensam que Satanás se destina a cujo poder usurpado sobre o mundo agora deveria ser grandemente restringido e destruído totalmente aos poucos: ver João 12:31 ; Colossenses 2:15 ; Apocalipse 11:15 ; Apocalipse 12:10 , Apocalipse 12:11 . Talvez o significado de nosso Senhor seja que, como um julgamento ou castigo mais surpreendente, estava prestes a cair sobre os judeus, em conseqüência de sua infidelidade obstinada, o Espírito Santo, pelo ministério dos apóstolos, deveria demonstrar que esse julgamento, severo como pode parecer, foi amplamente merecido por esse pior de todos; e não podemos dizer que a continuação deles no mesmo crime justifica suficientemente o julgamento de Deus, não apenas por ter sido derramado sobre eles a princípio, mas por continuar perseguindo-os?

É necessário observar que era um ofício do Espírito convencer de um julgamento por vir; e isso ele fez particularmente pelos apóstolos, ao declarar que Deus havia designado um dia em que julgaria o mundo por aquele a quem designara para esse fim: Atos 17:31 . E descobrimos que, enquanto Pedro estava afirmando essa doutrina em Cesaréia, Atos 10:42 , o Espírito Santo foi derramado sobre os judeus e os gentios que estavam presentes, Atos 10:44 , etc., e muitos foram convertidos ao Senhor.

Uma exposição geral pode ser dada desses três versículos. O Espírito Santo convencerá o mundo do pecado cometido e a culpa e condenação incorridas. Da justiça – da necessidade de ser perdoado e justificado pelo sangue do Cordeiro, que, depois de ser oferecido pelo pecado, foi ao Pai, para aparecer sempre em sua presença como nosso intercessor: e de julgamento – do grande dia em que ninguém poderá resistir, senão aqueles cujos pecados são perdoados e cujas almas são justificadas. Em tudo o que nosso Senhor diz aqui, parece haver uma alusão ao cargo de advogado em uma causa, em um tribunal de justiça; quem, produzindo testemunhas e suplicando a prova, convence a parte contrária do pecado, demonstra a justiça de seu cliente e mostra a necessidade de julgar o acusador.

A fé do Evangelho nos descobre três estados diferentes do homem: mostra-o:

  1. Sob o pecado, no qual não há nada além de infidelidade a Deus, porque não há fé em Jesus Cristo.
  • Sob a graça, na qual o pecado é perdoado, e a justiça adquirida pela fé em Cristo; que foi ao Pai para levar adiante, por sua intercessão, a grande obra da redenção.
  • Na paz e glória do céu, onde Cristo reinará com seus membros; o diabo, com seus anjos e servos, sendo banido para o inferno pelo último julgamento.
  • Assim, na revelação cristã, familiarizamos-nos com três grandes verdades, que contêm a soma e a substância de toda religião verdadeira.

    A primeira é a corrupção geral da natureza humana e o reino do pecado até a vinda de Cristo.

    A segunda é a reparação de nossa natureza pelo Senhor Jesus, e o reino da justiça por sua graça: Romanos 5:21 .

    O terceiro é a condenação dos pecadores e a destruição total do reino do pecado, e de todo o poder do diabo, pelo último julgamento.

    Comentário de Thomas Coke

    João 16:11 . De julgamento, porque, etc. – “Em último lugar, quando o Espírito Santo vier, ele converterá os homens da idolatria e de temperamentos e práticas cruéis, ao conhecimento, experiência e prática da verdadeira religião; e assim vitorioso, satanás, que tem exercido a mente dos homens até agora, convencerá o mundo do juízo. Ele demonstrará não apenas que o mundo é governado por Deus (então a palavra juízo é freqüentemente usada), mas que todo o poder no céu e na terra me é dado particularmente como o rei da mediação, que por meu Espírito destronou o diabo.Além disso, este castigo atual do príncipe deste mundo será uma prova sincera e valiosa desse julgamento, que no último dia executarei, mediante ele e todos os seus adeptos. ” Veja o cap. João 12:31 .

    Comentário de Scofield

    mundo

    Kosmos = sistema mundial. João 17:14 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

    Comentário de John Wesley

    De julgamento, porque o príncipe deste mundo é julgado.

    O príncipe deste mundo é julgado – e, em conseqüência, destronado, privado do poder que há tanto tempo usurpara os homens. No entanto, aqueles que rejeitam a libertação oferecida a eles ainda serão escravos de Satanás.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

    Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

    Isaías 49:24 – Será que se pode tirar o despojo dos guerreiros, ou serem os prisioneiros resgatados do poder dos violentos?

    Mateus 12:18 – “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

    Mateus 12:36 – Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

    Lucas 10:18 – Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.

    João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

    João 12:31 – Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

    João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

    Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

    Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

    Atos dos Apóstolos 24:25 – Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”.

    Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

    Romanos 2:2 – Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade.

    Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

    Romanos 14:10 – Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.

    Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

    1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

    1 Coríntios 6:3 – Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

    2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

    Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

    Colossenses 2:15 – e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

    Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

    Hebreus 6:2 – da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

    Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

    2 Pedro 2:4 – Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

    2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

    1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

    Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

    Apocalipse 12:7 – Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

    Apocalipse 20:2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

    Apocalipse 20:10 – O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

    Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *