Estudo de Romanos 2:2 – Comentado e Explicado

Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade.
Romanos 2:2

Comentário de Albert Barnes

Mas temos certeza – em grego, “nós sabemos”. Ou seja, é o sentimento comum e admitido da humanidade. É sabido e acreditado pelas pessoas em geral que Deus punirá tais crimes. Está implícito nesta declaração que isso era conhecido pelos judeus, e era particularmente o objetivo do apóstolo expressar-se de modo a incluir os judeus. Eles sabiam disso porque era ensinado em toda parte no Antigo Testamento, e era a doutrina reconhecida da nação. O objetivo do apóstolo aqui, diz Calvino, é tirar os subterfúgios do hipócrita, para que ele não se orgulhe se obtiver elogios aos seres humanos, pois uma prova muito mais importante o aguardava na barra de Deus. Externamente, ele pode parecer bem para as pessoas; mas Deus examinou o coração, e viu o segredo, bem como as ações abertas das pessoas, e aqueles que praticaram secretamente o que condenaram abertamente, não podiam esperar escapar do justo julgamento de Deus. Deus, sem respeito pelas pessoas, puniria a maldade, fosse aberta, como entre os gentios, ou escondida sob o disfarce de grande consideração pela religião, como entre os judeus.

O julgamento de Deus – Que Deus o condena e o punirá. Ele considera aqueles que fazem essas coisas como culpados e os tratará de acordo.

Segundo a verdade – Esta expressão é capaz de dois significados. Os hebreus às vezes o usam para denotar verdadeira ou certamente. Deus certamente julgará e punirá tais ações. Outro significado, que provavelmente é o correto aqui, é que Deus julgará aqueles que são culpados de tais coisas, não de acordo com a aparência, mas com integridade e retidão. Ele julgará as pessoas de acordo com a natureza real de sua conduta, e não como sua conduta possa parecer para as pessoas. O segredo, assim como o pecador aberto, portanto; o hipócrita, assim como o devoto abandonado, deve esperar ser julgado de acordo com seu verdadeiro caráter. Esse significado está de acordo com o desígnio do apóstolo, que é mostrar que o judeu, que secretamente e hipocritamente fez exatamente as coisas que condenou no gentio, não pôde escapar do justo julgamento de Deus.

Contra ele – Ou seja, contra todo homem, não importa em que idade ou nação.

Que cometem tais coisas – Os crimes enumerados em Mateus 5:28 . Quando as pessoas desejam fazer o mal e são impedidas pela providência de Deus, é certo puni-las por suas más intenções. O fato de Deus, impedindo-os de executar seus maus propósitos em execução, não constitui uma diferença entre seu caráter real e o caráter daqueles que sofrem para realizar seus desígnios perversos.

Comentário de E.W. Bullinger

tem certeza = sabe. Grego. oida. App-132.

julgamento . Grego. krima . App-177.

Deus App-98.

verdade . Veja Romanos 1:18 .

confirmar . O mesmo que “fazer” , Romanos 2: 1 .

Comentário de John Calvin

2. Mas sabemos que o julgamento de Deus, etc. O objetivo de Paulo é afastar dos hipócritas suas auto-complacências, para que eles não pensem que podem realmente ganhar alguma coisa, embora sejam aplaudidos pelo mundo, e embora se considerem inocentes; pois uma prova muito diferente os espera no céu. Mas, ao acusá-los de impureza interior, que, escondida dos olhos dos homens, não pode ser provada e condenada por testemunhos humanos, convoca-os ao tribunal de Deus, a quem a própria escuridão não está oculta e por cujo julgamento a caso de pecadores, estejam eles dispostos ou não, deve ser determinado.

Além disso, a verdade do julgamento aparecerá de duas maneiras, porque Deus punirá o pecado sem qualquer respeito pelas pessoas, em quem quer que seja encontrado; e ele não prestará atenção às aparências externas, nem ficará satisfeito com nenhum trabalho externo, exceto o que procedeu da verdadeira sinceridade de coração. Daí resulta que a máscara da santidade fingida não o impedirá de julgar a maldade secreta. É, sem dúvida, um idioma hebraico; pois a verdade em hebraico significa muitas vezes a integridade interior do coração e, portanto, opõe-se não apenas à falsidade grosseira, mas também à aparência externa de boas obras. E então apenas os hipócritas são despertados, quando lhes é dito que Deus levará em conta, não apenas sua justiça disfarçada, mas também seus motivos e sentimentos secretos. (63)

Comentário de Adam Clarke

Temos certeza de que o julgamento de Deus etc. – Deus é imparcial e punirá o pecado onde quer que ele o encontre. A transgressão em um judeu não é menos criminosa que a iniqüidade em um gentio.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 2: 2 . Está de acordo com a verdade O Apóstolo está aqui falando da punição geral do pecado, em quem quer que seja encontrado. O julgamento de Deus está de acordo com a verdade contra eles [todos eles, judeus ou gentios] que fazem tais coisas: e ele tem o seu olho, não na rejeição dos judeus neste mundo, mas no dia da ira, e revelação do justo julgamento de Deus; Romanos 2: 5 ; Romanos 6:16 .

Comentário de John Wesley

Mas temos certeza de que o julgamento de Deus está de acordo com a verdade contra aqueles que cometem tais coisas.

Pois sabemos – Sem o teu ensino Que o julgamento de Deus – Não o teu, que se exclui da sua sentença.

Está de acordo com a verdade – É justo, sem exceção, Romanos 2: 5,6,11 ; e alcança o coração e a vida, Romanos 2:16 .

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Jó 34:17 – Acaso quem odeia a justiça poderá governar? Será que você condenará aquele que é justo e poderoso?

Jó 34:23 – Deus não precisa de maior tempo para examinar os homens, e levá-los à sua presença para julgamento.

Salmos 9:4 – Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça.

Salmos 9:7 – O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 36:5 – O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Salmos 145:17 – O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.

Isaías 45:19 – Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: ‘Procurem-me à toa’. Eu, o SENHOR, falo a verdade; eu anuncio o que é certo”.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Ezequiel 18:25 – “Contudo, vocês dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Ouça, ó nação de Israel: O meu caminho é injusto? Não são os seus caminhos que são injustos?

Ezequiel 18:29 – Contudo, a nação de Israel diz: ‘O caminho do Senhor não é justo’. São injustos os meus caminhos, ó nação de Israel? Não são os seus caminhos que são injustos?

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Sofonias 3:5 – No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 9:14 – E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 16:5 – Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

Apocalipse 19:2 – pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *