Estudo de Ezequiel 18:25 – Comentado e Explicado

Dizeis: não é justo o modo de proceder do Senhor. Escutai-me então, israelitas: o meu modo de proceder não é justo? Não será o vosso que é injusto?
Ezequiel 18:25

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 18: 25-29 . No entanto, dizeis: O caminho do Senhor não é igual, etc. – No entanto, alega que não ajo de acordo com as rígidas regras da justiça e da eqüidade: mas “as declarações que tantas vezes repeti sobre as recompensas e punições eternas atribuídas aos justos e iníquos são suficientes para justificar a justiça de meus contra todas as suas objeções. ” Quando um homem justo se afasta de sua justiça, etc. – “É uma opinião que prevalece entre os judeus, até o dia de hoje, que no dia do julgamento um número considerável de boas ações desequilibrará as más dos homens. Veja Ezequiel 33:13 . Então eles acharam difícil para um homem que havia sido justo a maior parte de sua vida, se ele finalmente cometeu iniquidade, que sua antiga justiça não lhe valeria nada. Em oposição a essa doutrina, Deus aqui declara que um homem justo pecando e não se arrependendo, deve morrer em seus pecados; e que um homem mau, mediante seu arrependimento, salve sua alma viva. ” – Lowth. Novamente, quando o homem mau, etc. – Esses versículos são, por assim dizer, uma repetição do que foi dito antes; ou melhor, a conclusão do assunto, ou todo o capítulo resumido e levado a um ponto; a saber, que os homens sofrem os castigos divinos somente por causa de seus pecados; que eles não podem desfrutar do favor divino enquanto continuam pecando; e que, para obtê-lo, é indispensável que eles se desviem de todas as suas transgressões e se tornem novas criaturas, e que nem mesmo a justiça anterior possa obter para eles, nem preservar para eles, o favor de Deus, enquanto eles recaem em e continue na iniquidade subsequente. Em uma palavra, que pecado e maldade são os únicos objetos da aversão e indignação de Deus, e santidade e justiça de seu favor e aprovação.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Este é um dos 134 lugares onde os soferins dizem que mudaram Jeová do texto primitivo para ” Adonai “. Veja App-32.

igual , Ver nota sobre “ponderar” , Provérbios 21: 2 , desigual. Observe a Figura de linguagem Anticategoria (App-6).

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui mostra que aqueles que usavam a provocação vulgar – que os dentes das crianças estavam afiados, porque seus pais haviam comido uvas azedas – se separaram de toda restrição; e nada mais restava para impedi-los de pronunciar suas blasfêmias arrogantemente contra Deus: mas sua insolência e loucura agora aumentam quando dizem que os caminhos de Deus não são iguais . E isso é discernido em quase todos os hipócritas: a princípio eles encontram indiretamente falhas em Deus, e ainda fingem não fazê-lo; embora se esforcem por se desculpar, eles o acusam de injustiça e de muito rigor, mas não abertamente. irrompe em tal impiedade que se atreve a acusar a Deus por esse crime; mas depois que eles não lucram com a dupla ação, o diabo os inflama a tal ponto de ousadia que eles hesitam em não abertamente condenar a Deus. O Profeta se refere a isso quando ele diz que essa frase vergonhosa foi ouvida entre os israelitas, que os caminhos do Senhor são desiguais . Portanto, para que não resistamos a Deus, e contendamos com ele, aprendamos a restringir nossa imprudência a tempo, antes que ele se enfurecer contra nós. Assim que surgirem quaisquer pensamentos, tendendo a refletir sobre o caráter do Todo-Poderoso, vamos contê-los rapidamente; pois, se não o fizermos, eles nos envolverão aos poucos e nos levarão ao extremo da loucura; então, nenhum senso de religião ou vergonha nos deterá de uma rebelião aberta contra Deus. Mas vale a pena notar a fonte dessa impiedade: antes de tudo, quando pensamos na relação dos homens com Deus, eles deveriam ter vergonha de se levantarem contra seu Criador: pois o barro não clama contra o oleiro; e somos cem vezes mais insignificantes que o barro, com referência a Deus. ( Isaías 45: 9 ; Romanos 9:20 .)

Mas vamos a outra consideração. Sabemos com quanta clareza maior os anjos são capazes de adorar reverentemente a sabedoria de Deus do que a raça humana. O que, portanto, devemos fazer? Não apenas a sabedoria de Deus é incompreensível, mas sua justiça é a regra mais perfeita de toda a justiça. Agora, se desejamos transmitir opiniões sobre as obras de Deus de acordo com nossas próprias percepções, e pesá-las em nossa balança, o que mais estamos fazendo além de julgar Ele? Mas devemos lembrar que a passagem de Isaías, como eu vivo, diz Jeová, todo joelho dobrará diante de mim e toda língua jurará por mim. ( Isaías 45:23 .) Paulo também é um intérprete fiel desse sentimento, quando proíbe que os mortais julguem arrogantemente, dizendo: todos estaremos diante do tribunal de Cristo ( Romanos 14:10 .) então, será necessário prestar contas perante o tribunal celestial de Cristo; devemos agora concordar com os julgamentos de Deus; porque, quando finalmente nossa licença se esgotar completamente, e nossa petulância tiver todo o seu alcance, Deus será nosso juiz. Vemos, portanto, que quando os homens reivindicam a si mesmos o direito de ousar pronunciar suas próprias opiniões sobre a obra de Deus, primeiro submetem sua sabedoria a suas próprias ficções e depois sentem muita hostilidade e desprezo em relação à sua justiça. Mas isso deve ser suficiente, pois os homens esquecem demais sua própria condição quando ousam abrir a boca contra o Criador, não apenas para murmurar, mas para condená-lo abertamente, como se fossem seus superiores. Vamos então obedecer à regra contrária; com sobriedade e modéstia, aprendamos a contemplar as obras de Deus que são desconhecidas para nós e a conceder-lhe o louvor da suprema sabedoria, embora seus conselhos pareçam à primeira vista contraditórios. Oséias também nos lembra brevemente disso. Pois depois que Deus prometeu que seria misericordioso com o povo, e quando discursou sobre o massacre que infligira, ele diz que por fim os curaria: acrescenta: Quem é sábio, e ele os entenderá? coisas? ( Oséias 14: 9 😉 porque muitos podem achar inconsistente remeter tantos pecados pelas pessoas abandonadas; e outros poderiam objetar que o que ouviram era absolutamente incrível e absurdo, já que Deus fez com que o povo fosse totalmente despedaçado, de modo que não restasse esperança. Por essa razão, então, o Profeta exclama, que precisamos de prudência rara e singular para compreender e abraçar esse ensino. Quando ele diz: “quem é sábio?” significa que o número é apenas pequeno daqueles que esperam pacientemente até que Deus realmente cumpra suas promessas. No entanto, ele acrescenta, porque os caminhos do Senhor são corretos, e os justos andam neles; mas os ímpios tropeçarão e perecerão. Quando ele fala aqui dos caminhos do Senhor, ele não significa apenas preceitos, embora as Escrituras usem frequentemente a palavra nesse sentido; mas ele quer dizer toda a ordem do governo que Deus sustenta, e todos os julgamentos que ele exerce. Ele diz, portanto, que todos os caminhos do Senhor são corretos, e os justos andarão neles, pois os justos darão a glória a Deus calmamente e com a devida docilidade; e quando são agitados por várias dúvidas, e através de sua enfermidade estão sempre fervendo pela força de muitas tentações, ainda assim eles sempre se apóiam na providência de Deus e determinam brevemente, cortando todas as ocasiões por longos e perplexos e perguntas espinhosas, que Deus é justo. Assim, os justos andam nos caminhos do Senhor, porque se submetem a todas as suas obras.

Ele também diz que os ímpios tropeçam e caem; pois assim que começam a pensar que Deus não age de maneira correta ou prudente, eles são rebeldes e são levados por um impulso cego, e seu orgulho finalmente os leva de cabeça à loucura. Assim eles tropeçam nos caminhos do Senhor: porque, como vemos nesta passagem, eles vomitam suas blasfêmias contra Deus. Portanto, devemos ser influenciados por esse curso de ação, ou seja, adorar com humildade o conselho de Deus, embora incompreensíveis para nós, e atribuir o louvor da justiça a todas as suas obras, embora, em nossa opinião, elas não correspondam ou sejam consistentes entre si. – Esta é a soma do todo. Embora o Profeta fale das penalidades que Deus inflige aos réprobos e da recompensa que ele concedeu aos justos, ainda assim devemos subir ainda mais; e se Deus em suas ações parece perverter todo o curso da justiça, ainda assim devemos sempre ser sustentados por esse freio – ele é justo; e se suas ações são reprovadas por nós, decorre de nosso erro e ignorância. Por exemplo, não apenas contendemos com Deus quando ele parece não nos retribuir como uma recompensa justa por nossas boas obras, ou quando ele parece muito severo conosco; mas quando sua eleição eterna é discutida, imediatamente rugimos, porque não podemos penetrar a uma altura tão grande: os piedosos, de fato, não estão totalmente livres de dúvidas desconcertantes que os perturbam, mas se restringem diretamente como eu disse. Mas alguns homens inquietos começam assim: – eu não compreendo – eu não entendo: portanto, Deus é injusto. Vemos quantos fanfarrões nos dias de hoje traem seu desesperado impudência, de onde esse ensinamento deve voltar à nossa mente – os caminhos de Deus são corretos. Mas, como não percebemos como é assim, outra cláusula é adicionada, que nossos caminhos não são corretos ; isto é, que todos os nossos sentidos são defeituosos e nosso intelecto cego, e que somos todos tão corruptos que nosso julgamento é pervertido. Se, portanto, concluirmos com o Profeta que nossos caminhos não são corretos , a glória da justiça de Deus permanecerá intacta e inteira. Depois ele acrescenta –

Comentário de John Wesley

No entanto, dizeis: O caminho do Senhor não é igual. Ouça agora, ó casa de Israel; O meu caminho não é igual? não são seus caminhos desiguais?

O caminho – Toda a sua gestão de assuntos.

Não é igual – Não é certo ou é consistente com sua própria declaração e lei.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *