Estudo de Salmos 51:6 – Comentado e Explicado

Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.
Salmos 51:6

Comentário de Albert Barnes

Eis que tu desejas a verdade nas partes interiores – A palavra traduzida como “desejas” significa ter prazer; deliciar-se; e a idéia é que isso só é agradável a Deus, ou isso só está de acordo com sua própria natureza. A palavra traduzida como “partes internas” significa apropriadamente as rédeas, e geralmente é empregada para denotar a sede da mente, os sentimentos e o intelecto. Compare as anotações em Jó 38:36 . A alusão é à “alma”; e a idéia é que Deus possa estar satisfeito com nada “senão” pureza na alma. A “conexão” é esta: David estava profundamente consciente de sua própria poluição; sua profunda, precoce e depravação nativa. Isso, em sua própria mente, ele contrastava fortemente com a natureza de Deus, e com o que Deus deveria exigir, e estar satisfeito. Ele “sentiu” que Deus não podia aprovar ou amar um coração como o dele, tão vil, tão poluído, tão corrupto; e ele sentiu que era necessário que ele tivesse um coração puro para encontrar o favor de um Deus tão santo. Mas como isso foi obtido? Sua mente imediatamente se voltou ao fato de que só poderia vir de Deus; e, portanto, o salmo agora passa de confissão para oração. O salmista implora sinceramente o Salmo 51: 7-10 que Deus “assim” purifica e purifica sua alma.

E na parte oculta – Na parte secreta; o coração; as profundezas da alma. A limpeza deveria começar naquilo que estava escondido dos olhos do homem; na própria alma. A sabedoria celestial, a sabedoria salvadora, deveria estar ali; a limpeza necessária não era uma mera purificação externa, era a purificação da própria alma.

Você me fará conhecer a sabedoria – Você só pode me permitir entender o que é verdadeiramente sábio. Essa sabedoria, essa purificação, esse conhecimento da maneira pela qual um homem culpado pode ser restaurado a favor, só podem ser comunicados por ti; e “tu farás”. Existe aqui, portanto, ao mesmo tempo um reconhecimento da verdade de que esse “deve” vir de Deus, e um ato de fé, ou uma forte garantia de que ele “daria” isso.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51: 6 . Eis que tu desejas a verdade, etc. – A interpretação comum aqui é que Davi menciona a sinceridade amorosa de Deus, nas partes internas, isto é, a mente e o espírito, por meio de agravar sua própria culpa, pela vergonhosa dissimulação que ele tinha. foi culpado de com relação a Urias. À qual ele acrescenta, na parte oculta você me fará conhecer a sabedoria; aquela sabedoria, que através da graça lhe teria permitido manter sua sinceridade, se tivesse seguido os ditames dela. O Dr. Chandler, não concordando com esta interpretação, daria as palavras: Tu desejas ou aprovas a verdade, ou constância e firmeza nas rédeas; castidade e continência; moderação na indulgência de todos os apetites sensuais, e o governo regular estrito de todas as propensões e afetos animais; as rédeas sendo consideradas pelos hebreus como a sede das paixões. A próxima cláusula é literalmente, de acordo com o hebraico, e por serem obstruídos, você ensina ou me ensina Sabedoria 1: e. “por serem contidos e mantidos dentro dos limites, posso aprender a agir de maneira mais sábia e melhor para o futuro.” No versículo 14, ele ora para que Deus o livre da culpa do sangue, que ele havia incorrido pelo assassinato de Urias. No verso antes de nós, ele reconhece que seu comércio adúltero com Bate-Seba era contrário àquela pureza e autogoverno que eram agradáveis ??e aceitáveis ??a Deus, e ora para que, apesar de quaisquer tendências desordenadas que ele possa derivar em sua constituição, sejam concebidas por uma mãe pecadora; todavia, que Deus lhe daria sabedoria e graça para obstruí-los e colocá-los sob tal restrição, o que lhe permitiria se aprovar melhor para Deus no futuro.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51: 6 . Eis que tu desejas – a hebraica, ???? , chaphatzta, a que mais se deleita, quer ou exige a verdade nas partes interiores – a retidão de coração, que parece estar aqui em oposição à iniqüidade mencionada no último versículo, na qual todos os homens são concebidos e nascido; e pode ser acrescentado aqui como prova, ou agravamento, da pecaminosidade da corrupção original, porque é contrário à natureza e vontade santas de Deus, que exige não apenas a imobilidade das ações dos homens, mas também a inocência e retidão universal de suas mentes e corações; e como um agravamento de seu próprio pecado real, no qual ele havia usado dolo e traição. E na parte oculta, etc. – Isto é, no coração, chamado homem oculto do coração, 1 Pedro 3: 4 ; e, na cláusula anterior, as rédeas ou partes internas; você me fará conhecer a sabedoria – isto é, verdadeira piedade e integridade, chamada sabedoria, Jó 28:28 ; Salmos 111: 10 , e em muitas outras passagens; como o pecado, ao contrário, é comumente chamado, como realmente é, loucura. E conhecer a sabedoria está aqui para ser entendido como conhecê-la prática e experimentalmente; de modo a aprovar, amar e praticá-lo: como palavras de conhecimento são mais comumente entendidas nas Escrituras e em outros autores. De acordo com essa interpretação, o salmista, nessas palavras, declara sua esperança de que Deus perdoe e cure a loucura que havia descoberto, e o faça mais sábio para o futuro. Mas, como isso não parece se encaixar perfeitamente com o contexto, que ocorre em outra linhagem, a palavra ??????? , todigneeni, pode, e parece que deveria ser traduzida no passado, você me fez saber. E assim, este é outro agravamento de seu pecado, que foi cometido contra o conhecimento que Deus não apenas lhe revelou externamente por sua palavra, mas também interiormente por seu Espírito, escrevendo-o em seu coração, de acordo com sua promessa, Jeremias 31. : 33 Ou, o verbo futuro pode ser tomado aqui imperativamente; e as palavras podem ser entendidas como uma oração : faça-me saber, etc., como os seguintes verbos futuros ( Salmos 51: 7-8 ) são traduzidos. Tendo então dito agora, para o agravamento de seu pecado, que Deus exigia a verdade nas partes interiores, ele aproveita a ocasião para irromper em oração, que também continua nos versículos seguintes.

Comentário de E.W. Bullinger

nas partes internas. Mais do que atos externos. Hebraico. tuchoth. Somente aqui e Jó 38:36 .

me faça, & c. Veja a nota em Jó 28:28 . Precisamos dessa criação, pois essa sabedoria é de cima. Compare 2 Timóteo 3:15 .

Comentário de Adam Clarke

Eis que tu desejas a verdade – eu sou exatamente o contrário do que devo ser. Aqueles desejam a verdade no coração, mas em mim não há nada além de pecado e falsidade.

Tu farás alguém conhecer a sabedoria – Tu me ensinarás a restringir toda propensão desordenada e a agir de acordo com os ditames da sã sabedoria, pelo resto da minha vida.

Comentário de John Calvin

6. Eis que desejaste a verdade, etc. Este versículo confirma a observação que já fizemos, de que Davi estava longe de procurar inventar um pedido de desculpas pelo seu pecado, quando ele o remontou ao período de sua concepção, e pretendia por isso, reconhecer que desde sua infância ele era um herdeiro da morte eterna. Assim, ele representa toda a sua vida como desagradável à condenação. Tão longe ele está imitando aqueles que denunciam a Deus como o autor do pecado, e impiedosamente sugere que ele poderia ter dado ao homem uma natureza melhor, que no versículo agora diante de nós ele opõe o julgamento de Deus à nossa corrupção, insinuando que toda vez que Se aparecermos diante dele, certamente estaremos condenados, pois nascemos em pecado, enquanto ele se deleita em santidade e retidão. Ele vai além e afirma que, para encontrar a aprovação de Deus, não basta que nossas vidas sejam conformadas com a letra de sua lei, a menos que nosso coração esteja limpo e purificado de todas as artimanhas. Ele nos diz que Deus deseja a verdade nas partes internas, (264) intimando para nós, que os pecados secretos, assim como os pecados exteriores e grosseiros, excitam seu descontentamento. Na segunda cláusula do versículo, ele agrava sua ofensa ao confessar que não poderia invocar a desculpa da ignorância. Ele havia sido suficientemente instruído por Deus em seu dever. Alguns interpretam ????? , besathum, como se ele aqui declarasse que Deus havia descoberto mistérios secretos para ele, ou coisas ocultas do entendimento humano. Ele parece querer dizer que a sabedoria foi descoberta em sua mente de maneira secreta e íntima. (265) Um membro do versículo responde ao outro. Ele reconhece que não era um mero conhecimento superficial da verdade divina que ele havia desfrutado, mas que ela havia sido trazida de perto ao seu coração. Isso tornou sua ofensa mais imperdoável. Embora privilegiado com o conhecimento salvador da verdade, ele mergulhou no cometimento de pecados brutais e, por vários atos de iniqüidade, quase arruinou sua alma.

Assim, colocamos diante de nós o exercício do salmista neste momento. Primeiro, vimos que ele é levado a confessar a grandeza de sua ofensa: isso o leva a uma completa depravação de sua natureza: para aprofundar suas convicções, ele então direciona seus pensamentos para o estrito julgamento de Deus, quem olha não para a aparência externa, mas para o coração; e, finalmente, ele adverte para a peculiaridade de seu caso, como alguém que não desfrutou de nenhuma medida comum dos dons do Espírito e mereceu, por esse motivo, a punição mais severa. O exercício é tal que todos devemos nos esforçar para imitar. Estamos conscientes de ter cometido algum pecado, seja esse o meio de recordar os outros para nossa lembrança, até que somos levados a nos prostrar diante de Deus em profundo auto-embaraço. E se foi nosso privilégio usufruir dos ensinamentos especiais do Espírito de Deus, deveríamos sentir que nossa culpa é adicionalmente pesada, tendo pecado neste caso contra a luz e pisoteado os preciosos presentes com os quais nos confiavam. .

Comentário de John Wesley

Eis que tu desejas a verdade nas partes interiores; e na parte oculta me farás conhecer a sabedoria.

Verdade – retidão de coração; e isso pode ser adicionado; como um agravamento da pecaminosidade da corrupção original, porque é contrário à natureza santa e à vontade de Deus, que requer retidão de coração; e, como um agravamento de seu pecado real, que foi cometido contra esse conhecimento que Deus tinha. escreveu em seu coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *