Estudo de Hebreus 12:4 – Comentado e Explicado

Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado.
Hebreus 12:4

Comentário de Albert Barnes


Você ainda não resistiu ao sangue, lutando contra o pecado – O sentido geral desta passagem é: “você ainda não foi chamado em suas lutas cristãs ao mais alto tipo de sofrimentos e sacrifícios. Por mais que suas provações possam parecer, sua fé ainda não foi posta à prova mais severa. E uma vez que é assim, você não deve ceder no conflito com o mal, mas resistir masculinamente a ele. ” Na linguagem usada aqui, sem dúvida, há uma continuação da alusão aos jogos agonísticos – as lutas e lutas pelo domínio lá. Nesses jogos, os boxeadores estavam acostumados a armar-se para a luta com o caestus. A princípio, isso consistia em tiras de couro fortes enroladas nas mãos e estendendo-se apenas ao pulso, para dar maior solidez ao punho. Depois, foram feitas para se estenderem até o cotovelo, e depois até o ombro, e, finalmente, costuraram pedaços de chumbo ou ferro para que pudessem dar um golpe mais pesado e destrutivo. A conseqüência foi que aqueles que estavam envolvidos na luta frequentemente estavam cobertos de sangue e que a resistência “ao sangue” mostrava uma coragem determinada e um propósito para não ceder. Mas, embora a linguagem aqui possa ser retirada desse costume, o fato de que o apóstolo alude, parece-me, é a luta do Salvador no jardim do Getsêmani, quando seu conflito era tão grave que grandes gotas de sangue caíram. No chão, veja as notas em Mateus 26: 36-44 . De fato, é comumente entendido que eles ainda não foram chamados a derramar seu sangue como mártires na causa da religião; veja Stuart Bloomfield, Doddridge, Clarke, Whitby, Kuinoel etc. De fato, não encontro em nenhum dos comentaristas o que me parece ser o verdadeiro sentido dessa passagem e o que lhe dá uma beleza extraordinária, a alusão aos sofrimentos do Salvador no jardim. As razões que me levam a acreditar que existe tal alusão são brevemente estas:

(1) a conexão. O apóstolo está apelando para o exemplo do Salvador e instando os cristãos a perseverar em meio às provações olhando para ele. Nada seria mais natural a esse respeito, do que se referir àquela noite escura, quando no conflito mais grave com a tentação que ele já encontrou. ele mostrou de maneira tão marcante sua própria firmeza de propósito, e os efeitos da resistência em seu próprio corpo sangrando e sua vitória vitoriosa – no jardim do Getsêmani.

(2) a expressão “luta contra o pecado” parece exigir a mesma interpretação. Na interpretação comum, a alusão seria meramente sua resistência à perseguição; mas aqui a alusão é a alguma luta em suas mentes contra “cometer pecado”. O apóstolo exorta-os a lutarem de maneira viril e perseverante; pecado em todas as formas, e especialmente contra o pecado da apostasia. Para encorajá-los, ele os remete à instância mais alta já registrada, onde houve uma “luta contra o pecado” – a luta do Redentor no jardim com o grande inimigo que lá fez seu ataque mais violento, e onde estava a resistência do Redentor. tão grande a ponto de forçar o sangue através de seus poros. Qual foi a forma exata da tentação ali, não somos informados. Pode ter sido para induzi-lo a abandonar seu trabalho mesmo assim e a ceder, tendo em vista os graves sofrimentos de sua morte que se aproximava na cruz.

Se alguma vez houve um ponto em que a tentação seria poderosa, estaria lá. Quando um homem está prestes a ser morto, quão forte é o incentivo a abandonar seu propósito, seus planos ou seus princípios, se ele pode salvar sua vida! Quantos, de fraca virtude, cederam justamente ali! Se a essa consideração acrescentamos o pensamento de que o Redentor estava envolvido em um trabalho nunca antes realizado; que ele planejou fazer uma expiação nunca antes feita; que ele estava prestes a suportar dores nunca antes suportadas; e que a decisão daquele momento dependia da ascensão do pecado ou da santidade na terra, do triunfo ou da queda do reino de Satanás, do sucesso ou da derrota de todos os planos do grande adversário de Deus e do homem, e que, em Em uma ocasião como essa, o tentador usaria todo o seu poder para esmagar o homem solitário e desprotegido de dores no jardim do Getsêmani, é fácil imaginar o que pode ter sido o terror desse terrível conflito e que virtude exigiria nele, para resistir à energia concentrada da força de Satanás, para induzi-lo, mesmo assim, a abandonar sua obra. O apóstolo diz daqueles a quem ele escreveu que ainda não haviam chegado a esse ponto; compare notas sobre Hebreus 5: 7 .

(3) essa visão fornece um clímax adequado ao argumento do apóstolo em favor da perseverança. Apresenta o Redentor diante da mente como o grande exemplo; dirige a mente para ele em várias cenas de sua vida – como olhando para a alegria diante dele – desconsiderando a ignomínia de seus sofrimentos – suportando a oposição dos pecadores – e depois no jardim como envolvido em um conflito com seu grande inimigo, e assim resistindo ao pecado que, em vez de ceder, ele suportou a terrível luta mental que foi acompanhada com conseqüências tão notáveis. Esta é a consideração mais alta que pode ser apresentada à mente de um crente para impedi-lo de ceder no conflito com o mal; e se pudéssemos mantê-lo nos olhos resistindo até ao sangue, em vez de ceder no mínimo grau, faria mais do que todas as outras coisas para nos impedir de pecar. Quão diferente é o caso dele do nosso! Quão prontamente nos entregamos ao pecado! Oferecemos uma resistência fraca e fraca e depois nos rendemos. Pensamos que será desconhecido: ou que outros o fazem; ou que possamos nos arrepender disso; ou que não temos poder para resistir a isso; ou que isso tem pouca importância, e nossa resolução cede. Não é assim que o Redentor, em vez de ceder de alguma forma ao pecado, ele mediu a força do grande adversário quando estava sozinho com ele na escuridão da noite e triunfou gloriosamente! E assim sempre triunfamos se tivéssemos o mesmo propósito estabelecido de resistir ao pecado de todas as formas até o sangue.

Comentário de E.W. Bullinger

ainda não . Grego. oupo.

resistiu . Grego. antikathistemi. Só aqui.

até . Grego. Mechris. Compare Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 8 .

esforçando-se . Grego. antagonizomai. Só aqui.

pecado . App-128. O exemplo do Senhor é apresentado a eles. Até então, eles tiveram que suportar espoliação e tratamento vergonhoso, mas não martírio. Isso é a favor da data inicial da Epístola (App-180). As palavras “ainda não” sugerem um tempo antes da perseguição sob Nero, que começou em 65 dC e durou até sua morte em 68 dC.

Comentário de John Calvin

4. Ainda não resististe ao sangue, etc. Ele prossegue mais, pois nos lembra que, mesmo quando os ímpios nos perseguem por causa de Cristo, então estamos lutando contra o pecado. Nesta disputa, Cristo não pôde entrar, pois ele era puro e livre de todo pecado; nesse aspecto, porém, somos diferentes dele, pois o pecado sempre habita em nós, e as aflições servem para subjugá-lo e colocá-lo em fuga.

Em primeiro lugar, sabemos que todos os males que estão no mundo, e especialmente a morte, procedem do pecado; mas não é disso que trata o apóstolo; ele apenas nos ensina que as perseguições que sofremos por causa do evangelho são úteis por outro motivo, mesmo porque são remédios para destruir o pecado; pois assim Deus nos mantém sob o jugo de sua disciplina, para que nossa carne não se torne devassa; ele às vezes também verifica o impetuoso, e às vezes castiga nossos pecados, para que possamos ser mais cautelosos no futuro. Se ele aplica remédios aos nossos pecados ou nos antecipa antes de pecar, ele assim nos exercita no conflito com o pecado, referido pelo apóstolo. Com esta honra, de fato, o Filho de Deus nos favorece, de modo que ele nunca considera o que sofremos por seu Evangelho como uma punição pelo pecado. Ainda cabe a nós reconhecer o que ouvimos do apóstolo neste lugar, que defendemos e defendemos a causa de Cristo contra os ímpios, que ao mesmo tempo estamos em guerra com o pecado, nosso inimigo intestino. Assim, a graça de Deus para conosco é dupla – os remédios que ele aplica para curar nossos vícios, ele emprega com o objetivo de defender seu evangelho. (245)

Mas tenhamos em mente a quem ele está se dirigindo aqui, mesmo aqueles que sofreram com alegria a perda de seus bens e sofreram muitas censuras; e, no entanto, ele os acusa de preguiça, porque estavam desmaiando no meio do concurso e não estavam se esforçando até o fim. Portanto, não há razão para pedirmos uma quitação ao Senhor, seja qual for o serviço que possamos ter realizado; pois Cristo não terá soldados dispensados, mas os que venceram a própria morte.

A fraseologia aqui é semelhante ao que está no versículo anterior; um particípio termina a sentença, e que qualifica o verbo anterior – “para que não se cansem, sendo fracos em sua alma”. Desmaio ou desânimo em mente seria inevitavelmente acompanhado de cansaço. A fé ou a força da mente são necessárias para evitar o cansaço ou o cansaço durante as disputas e grandes provações; e como preventivo do desânimo, somos orientados a considerar atentamente como nosso salvador suportou as provações extremas que ele teve que suportar. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Ainda não resististe ao sangue – Muitos dos já mencionados foram mártires da verdade; eles perseveraram até a morte e perderam a vida prestando testemunho da verdade. Embora você tenha tido oposição e perseguição, ainda não foi chamado, por prestar seu testemunho contra o pecado e os pecadores, para selar a verdade com seu sangue.

Lutando contra o pecado – all??? t?? ?µa?t?a? a?ta???? ??µe??? · Uma alusão ao boxe nos jogos gregos. Nas passagens anteriores, o apóstolo se refere principalmente às corridas de pés.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 12: 4. O apóstolo encorajou os hebreus pelos exemplos de outros que sofreram pacientemente pela verdade e santidade, especialmente o de Cristo, acrescenta agora, que ainda não foram chamados a sofrer até a morte, e deveriam considerar seus sofrimentos como castigos da mão de um pai e suportá-los pacientemente por duas razões; tanto porque todo pai corrige seus filhos, como porque Deus planejou promover o bem-estar deles, castigando-os. Se outros não desmaiaram, quando sofreram até a morte na causa da verdade e santidade, muito menos os cristãos hebreus desmaiaram, quando não foram chamados a resistir ao sangue ou a dar a vida pelo evangelho.

Ainda não resististe, etc. – “O seu caso, por mais que lhe pareça, não chega ao de seu Salvador: você ainda não resistiu nas disputas pela religião de Cristo, a ponto de perder sua vida. Embora homens perversos tenham incomodado você e você tenha sofrido muitas dificuldades ao se opor à maldade deles, até agora suas vidas estavam em segurança. ” Vários comentaristas observaram que existem muitos termos agonísticos neste contexto. A passagem diante de nós pode aludir aos boxeadores, que lutaram eretos, com as mãos estendidas, e muitas vezes não eram apenas manchados de sangue, mas às vezes mortos pelos golpes do cesto.

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Ainda não resististe ao sangue, lutando contra o pecado.

Para sangue – Para feridas e morte.

Referências Cruzadas

Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

2 Timóteo 4:6 – Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Apocalipse 6:9 – Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.

Apocalipse 12:11 – Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

Apocalipse 17:6 – Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus. Quando a vi, fiquei muito admirado.

Apocalipse 18:24 – Nela foi encontrado sangue de profetas e de santos, e de todos os que foram assassinados na terra”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *