Estudo de Romanos 1:19 – Comentado e Explicado

Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência.
Romanos 1:19

Comentário de Albert Barnes

Porque – O apóstolo passa a mostrar como foi que os pagãos impediram a verdade por sua iniqüidade. Isso ele mostra mostrando que a verdade pode ser conhecida pelas obras da criação; e que nada além da iniquidade deles a impedia.

O que pode ser conhecido por Deus – O que é “conhecível” a respeito de Deus. A expressão implica que pode haver muitas coisas concernentes a Deus que não podem ser conhecidas. Mas há também muitas coisas que podem ser verificadas. Essa é a sua existência, e muitos de seus atributos, seu poder, sabedoria e justiça, etc. O objetivo do apóstolo não era dizer que tudo que pertencesse a Deus poderia ser conhecido por eles, ou que eles poderiam ter tão claro uma visão dele como se eles tivessem uma revelação. Devemos interpretar a expressão de acordo com o objeto que ele tinha em vista. Isso era para mostrar que Deus podia saber tanto a ponto de provar que eles não tinham desculpa para seus crimes; ou que Deus estaria apenas punindo-os por suas ações. Para isso, era necessário apenas que sua existência e sua justiça, ou sua determinação em punir o pecado, fossem conhecidas; e isso, afirma o apóstolo, era conhecido entre eles e fora da criação do mundo. Essa expressão. portanto, não deve ser pressionado como implicando que eles sabiam tudo o que podia ser conhecido sobre Deus, ou que sabiam tanto quanto aqueles que tinham uma revelação; mas eles sabiam o suficiente para provar que não tinham desculpa para seus pecados.

É manifesto – é conhecido; é entendido.

Neles – “Entre” eles. Portanto, a preposição “in” é frequentemente usada. Isso significa que eles tinham esse conhecimento; ou tinha sido comunicado a eles. A grande massa do mundo pagão era de fato ignorante do Deus verdadeiro; mas seus líderes ou filósofos tinham esse conhecimento; veja a nota em Romanos 1:21 . Mas isso não era verdade para a massa, ou o corpo do povo. Ainda assim, era verdade que esse conhecimento estava na posse do homem ou estava “entre” o mundo pagão. e teria se espalhado, se não fosse pelo amor ao pecado.

Deus mostrou a eles – Compare João 1: 9 . Ele os dera razão e consciência Romanos 2: 14-15 ; ele os tornara capazes de ver e investigar suas obras; ele espalhou diante deles as provas de sua sabedoria, bondade e poder, e assim lhes deu os meios de aprender suas perfeições e vontade.

Comentário de E.W. Bullinger

conhecido . Veja Atos 1:19 .

manifesto . Grego. faneros. App-106.

tem . Omitir.

mostrado = manifestado. Grego. fanero. App-106.

Comentário de John Calvin

19. Inasmuch as what may be known of God, etc. He thus designates what it behoves us to know of God; and he means all that appertains to the setting forth of the glory of the Lord, or, which is the same thing, whatever ought to move and excite us to glorify God. And by this expression he intimates, that God in his greatness can by no means be fully comprehended by us, and that there are certain limits within which men ought to confine themselves, inasmuch as God accommodates to our small capacities what he testifies of himself. Insane then are all they who seek to know of themselves what God is: for the Spirit, the teacher of perfect wisdom, does not in vain invite our attention to what may be known , t? ???st?? ; and by what means this is known, he immediately explains. And he said, in them rather than to them , for the sake of greater emphasis: for though the Apostle adopts everywhere Hebrew phrases, and ? , beth , is often redundant in that language, yet he seems here to have intended to indicate a manifestation, by which they might be so closely pressed, that they could not evade; for every one of us undoubtedly finds it to be engraven on his own heart, (45) By saying, that God has made it manifest, he means, that man was created to be a spectator of this formed world, and that eyes were given him, that he might, by looking on so beautiful a picture, be led up to the Author himself.

Comentário de Adam Clarke

O que pode ser conhecido por Deus – o Dr. Taylor parafraseia este e o seguinte versículo assim: “Embora os gentios não tivessem revelação escrita, o que se pode saber de Deus está em todos os lugares manifestos entre eles, tendo Deus feito uma clara descoberta de si mesmo. Pois seu ser e perfeições, invisíveis aos nossos olhos corporais, têm sido, desde a criação do mundo, evidentemente vistos, se considerados atentamente, na beleza, ordem e operações visíveis observáveis ??na constituição e nas partes. do universo; especialmente seu poder eterno, domínio e providência universal: para que eles não possam alegar ignorância como desculpa de sua idolatria e maldade “.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1:19 . É manifesto neles, etc. – É manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Veja o próximo versículo e cap. Romanos 2:15 .

Comentário de John Wesley

Porque aquilo que pode ser conhecido por Deus é manifesto neles; porque Deus lhes mostrou isso.

Pois o que deve ser conhecido por Deus – Esses grandes princípios que são indispensáveis ??para serem conhecidos.

É manifesto neles; porque Deus lhes mostrou – Pela luz que ilumina todo homem que vem ao mundo.

Referências Cruzadas

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

João 1:9 – Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

Atos dos Apóstolos 14:16 – No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos.

Atos dos Apóstolos 17:23 – pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *