Estudo de Jeremias 9:6 – Comentado e Explicado

Habitam no seio da falsidade; por má fé recusam conhecer-me – oráculo do Senhor.
Jeremias 9:6

Comentário de Albert Barnes

Uma continuação do aviso dado em Jeremias 9: 4 . “Não confie em ninguém: pois tu habitas cercado de engano por todos os lados.” A rejeição de Deus é o resultado de sua falta de honestidade ao lidar um com o outro 1 João 4:20 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 9: 6 . Tua habitação está no meio de engano Houbigant segue o LXX e reproduz o verso: Eles acrescentam usura a usura e enganam a enganar, recusam, etc. O conhecimento experimental de Deus, que é a verdadeira religião, é incompatível com a prática de qualquer maldade; e, portanto, é natural o suficiente para aqueles que, em todo o caso, decididos a cumprir seus maus tratos, se despir de todos os princípios religiosos que, se insuficientes para restringir, certamente serão, pelo menos, muito problemáticos para eles; por esta causa, eles estão prontos para dizer a Deus: retira-se de nós, pois não desejamos conhecer os teus caminhos, Jó 21:14 .

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui apresenta Deus como orador, para que os judeus saibam que eles não tinham a ver com o homem mortal. Pois eles poderiam, de acordo com sua perversidade usual, ter levantado essa objeção: “De fato, nos condenam severamente e nos tratam com reprovação; mas quem te fez nosso juiz? Para que eles não pensem que as palavras que ele havia declarado até agora eram palavras do homem, ele interpõe a autoridade de Deus. Tu, diz ele, habita no meio de um povo enganoso.

Mas devemos observar que essa advertência ao Profeta foi necessária por duas razões. Pois quando Deus busca na mente e no coração dos homens por Sua palavra, os ministros da palavra são necessários para exercer essa jurisdição, homens dotados de sabedoria, entendimento e prudência. A palavra, diz o apóstolo, é como uma espada de dois gumes, ou que corta dos dois lados, pois penetra nos corações e pensamentos do homem e em sua própria medula. ( Hebreus 4:12 .) Também sabemos o que Paulo diz:

“Quando um incrédulo entra em sua assembléia, sua consciência é procurada; para que ele seja obrigado a cair e dar glória a Deus. ” ( 1 Coríntios 14:24 .)

Para o mesmo propósito é este ditado de Cristo,

“Quando o Espírito vier, Ele julgará o mundo”
( João 16: 8 )

pois pelo Espírito Ele quer dizer a pregação do Evangelho. É necessário, então, que os ministros da palavra, para que possam exercer fiel e lucrativamente seu cargo, sejam ensinados a entender os enganos e subterfúgios pelos quais os homens costumam enganar. Como existem muitas coisas ocultas no coração dos homens, quem efetivamente ensinaria deve saber que os recessos mais íntimos do coração devem ser sondados e examinados. O Profeta ouvira de Deus que o povo, sobre quem Ele foi designado, era falacioso e cheio de artimanhas e fraudes: Tu, diz ele, habita no meio de um povo enganoso; como se ele tivesse dito: “Você tem a ver com homens desonestos, que não apenas traem abertamente sua maldade, mas também enganam quando fingem algum arrependimento ou professam obediência a Deus: para que não possam enfraquecer ou persuadir a sua resolução com seus enganos. , decida em sua mente que você terá que lidar com suas artimanhas. ” Esta é uma razão.

Há outra razão; pois, como os servos de Deus devem conhecer suas artimanhas, que lhes é permitido reprovar, há necessidade de coragem e perseverança, para que a hipocrisia não os desanime: pois tal pensamento pode ocorrer às mentes dos servos de Deus: “O que deve Eu faço? pois ocultos para mim estão os pensamentos dos homens; agora a verdade deve penetrar em toda a alma; mas não sei o que está escondido em ninguém. Assim, professores piedosos podem ser enfraquecidos em seus esforços e desanimados, ou totalmente desencorajados, a menos que Deus os apoie. Foi então por essa razão que Jeremias foi expressamente informado, que ele tinha a ver com um povo enganoso e falso. (239)

Depois, acrescenta: com dolo eles se recusam a me conhecer que Deus havia antes reclamado, que ele não era conhecido pelo povo; mas agora ele exagera o crime deles, dizendo que eles astutamente evitavam todas as luzes, como se ele tivesse dito, que não podiam alegar ignorância ou qualquer leviandade; porque com dolo, diz Deus, eles se recusam a me conhecer. Ao se lisonjearem completamente com os enganos, eles extinguiram, tanto quanto podiam, a luz. Por engano, ele quer dizer a obstinação obstinada pela qual o povo rejeita todas as instruções. Depois segue –

Estourar faz assalto a assalto, engano, engano;
Eles se recusam a me conhecer, diz Jeová.

Explodir, ou ferverexoestuat , certamente não é o significado de ?? que significa retornar, virar, restaurar etc. etc. Então a tradução seria:

O retorno é dolo por dolo, engano por engano.

A primeira palavra é traduzida como “usura – t???? ” pela Septuaginta, mas ?? significa dolo ou fraude. Veja Salmos 10: 7 ; Salmos 55:12 ; Salmos 72:14 . O significado é que seus negócios desonestos eram recíprocos: os trapaceiros se enganavam.

Nossa versão concorda com a Vulgata e a siríaca, e é adotada por Blayney: e ele conclui a partir do final deste verso, que o orador do versículo 2 não é o Profeta, mas Deus; que, adotando a linguagem do homem, sugere seu desejo de deixar um povo tão perverso. Mas essa conclusão não é necessária; pois os profetas freqüentemente introduzem sentenças desse tipo. – Ed .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *