Estudo de Lucas 17:14 – Comentado e Explicado

Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados.
Lucas 17:14

Comentário de Albert Barnes

Vão mostrar-se … – Veja as notas em Mateus 8: 4 . Por esse comando, ele lhes deu uma garantia implícita de que eles seriam curados; pois o “desígnio” para o qual deveriam ir era exibir a “evidência” de que foram restaurados e obter permissão do padre para se misturar novamente na sociedade. Pode-se observar também que isso não exigia uma pequena medida de “fé” da parte deles, pois ele não os “curou” primeiro e depois disse-lhes para partir; ele disse a eles para ir sem “expressamente” garantir que eles seriam curados e sem “ainda” qualquer evidência para mostrar ao padre. Assim, os pecadores contaminados com a lepra do pecado devem confiar no Senhor Jesus e obedecer a seus mandamentos, com toda a confiança de que ele é capaz de curá-los, e de que “o fará” se seguirem suas instruções; e que no devido tempo eles terão a evidência mais completa de que sua paz é feita com Deus e que suas almas serão por ele declaradas livres da contaminação do pecado.

Foram purificados – foram curados ou feitos inteiros.

Comentário de E.W. Bullinger

como eles entraram = (App-104).

Comentário de John Calvin

14. Mostre-se aos sacerdotes Esta resposta foi equivalente a dizer: “Você está limpo;” pois sabemos que o discernimento da hanseníase pertencia aos sacerdotes, que foram ordenados na lei a distinguir entre os limpos e os impuros ( Levítico 14: 2 ). Assim, Cristo preserva todo o seu direito e os apela como testemunhas de aprovação. do milagre que ele havia feito; e dissemos, portanto, que sentimentos piedosos e devotos a respeito de Cristo devem ter sido acolhidos por aqueles homens que foram instantaneamente levados, por sua simples palavra, a nutrir a esperança de uma cura.

Nesta passagem, os papistas absurdamente constroem sua confissão auricular . Os leprosos, admito, foram enviados por Cristo aos sacerdotes; mas não foi com o objetivo de vomitar seus pecados em seus ouvidos. Pelo contrário, eles foram enviados para oferecer um sacrifício, como a lei havia ordenado. Eles não foram enviados para se purificar, como os papistas imaginam que a pureza é produzida pela confissão, mas para mostrar aos padres que eles já estavam limpos. É uma prova adicional da loucura dos papistas, que eles não consideram que mancha suja de infâmia lançam em sua confissão; pois, de acordo com o raciocínio deles, bastará que, de toda a tropa dos que foram aos sacerdotes, apenas uma décima parte retorne a Cristo, e todo o resto se revolte perversamente. Eles não podem defender esta passagem em favor de sua confissão, sem nos dar a liberdade de retribuir sobre eles esta vantagem que ela produz, que ninguém volta dos sacerdotes para dar glória a Deus. Mas, para não insistir nessas tolices, verificamos a razão pela qual os sacerdotes foram mencionados.

Aconteceu que, enquanto eles estavam indo, eles foram purificados. Aqui foi exibido o poder divino de Cristo e de suas palavras, e havia também uma prova da alta estimativa em que Deus mantém a obediência da fé; pois a grande repentina cura curou-se da esperança confiante que os induziu a empreender a jornada, sem hesitação, sob o comando de Cristo. Mas se essa fé transitória – que queria uma raiz viva e nada produzisse além da lâmina – fosse honrada por Deus com um efeito notável, quanto mais valiosa é a recompensa que aguarda nossa fé, se for sincera e permanentemente fixa em Deus ? Embora os nove leprosos não tenham beneficiado a salvação da cura da carne, mas apenas tenham obtido um presente temporário por meio de uma fé passageira e transitória, essa figura nos mostra a grande eficácia que atenderá à verdadeira fé.

Comentário de Adam Clarke

Mostrem-se aos sacerdotes – De acordo com a direção, Levítico 13: 2 , etc .; Levítico 14: 2 , etc. Nosso Senhor pretendia que a cura deles fosse recebida pela fé: eles dependiam de sua bondade e poder; e, embora não tivessem promessa, eles foram ao seu comando para fazer o que aqueles que somente a lei exigia fazer e que já estavam curados.

E – como eles foram – nesse espírito de fé implícita; eles foram purificados. Deus honra muito esse tipo de fé e o torna o instrumento em sua mão para realizar muitos milagres. Aquele que não acreditará até receber o que chama de razão para isso, nunca terá sua alma salva. A razão mais alta e soberana que se pode dar para crer é que Deus a ordenou.

Referências Cruzadas

Levítico 13:1 – Disse o Senhor a Moisés e a Arão:

Levítico 13:2 – “Quando alguém tiver um inchaço, uma erupção ou uma mancha brilhante na pele que possa ser sinal de lepra, será levado ao sacerdote Arão ou a um dos seus filhos que seja sacerdote.

Levítico 14:2 – “Esta é a regulamentação acerca da purificação de um leproso: ele será levado ao sacerdote,

2 Reis 5:14 – Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Mateus 3:15 – Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

Mateus 8:3 – Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! ” Imediatamente ele foi purificado da lepra.

Mateus 8:4 – Em seguida Jesus lhe disse: “Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.

Lucas 5:14 – Então Jesus lhe ordenou: “Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.

João 2:5 – Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

João 4:50 – Jesus respondeu: “Pode ir. O seu filho continuará vivo”. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu.

João 9:7 – Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.

João 11:10 – Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *