Estudo de Gênesis 6:6 – Comentado e Explicado

O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.
Gênesis 6:6

Comentário de Albert Barnes

E arrependeu-se do Senhor – que ele havia feito homem. A Escritura é franca e sem reservas; algumas pessoas diriam, imprudentes ou independentemente de má construção, em suas declarações de verdade. O arrependimento atribuído ao Senhor parece implicar vacilação ou mudança de propósito no Eterno Auto-existente. Mas o sublime ditado da palavra inspirada é: “Deus não é homem, para que minta; nem o filho do homem, para que se arrependa. Ele disse e não o fará? ou falou ele e não o fará bom? ” Números 23:19 . De modo geral, todo ato aqui registrado – a observação, a determinação, a exceção – parece igualmente com o arrependimento de se infiltrar na imutabilidade de Deus. Para ir à raiz da questão, todo ato da vontade divina, do poder criativo ou da interferência na ordem da natureza parece divergir da inflexibilidade de propósito. Mas, em primeiro lugar, o homem tem uma mente finita e uma esfera de observação limitada e, portanto, não é capaz de conceber ou expressar pensamentos ou atos exatamente como eles são em Deus, mas apenas como eles são em si. Em segundo lugar, Deus é um espírito e, portanto, tem os atributos de personalidade, liberdade e santidade; e a passagem diante de nós é projetada para expô-los em toda a realidade de suas ações e, assim, distinguir a liberdade da mente eterna do fatalismo da matéria inerte. Portanto, em terceiro lugar, essas declarações representam processos reais do Espírito Divino, análogos pelo menos aos do humano. E, finalmente, para verificar essa representação, não é necessário que possamos compreender ou interpretar para nós mesmos, em todos os seus detalhes práticos, a sublime harmonia que subsiste entre a liberdade e a imutabilidade de Deus. Essa mudança de estado, essencial à vontade, liberdade e atividade, pode ser, por tudo que sabemos, e pelo que sabemos que deve ser, em profunda união com a eternidade do propósito divino.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6: 6 . Ele se arrependeu do Senhor – o entristeceu em seu coração “Todas as coisas passadas, presentes e futuras se abrem ao mesmo tempo à visão da Mente Divina”, diz o Dr. Clarke; e, portanto, que ele é imutável em seus conselhos e não pode se arrepender, é um dos ditames mais claros da religião natural e da religião revelada, Números 23:19 . 1 Samuel 15:29 . Pois ele não é homem, para que se arrependa. Para que as expressões do arrependimento, do pesar e similares de Deus sejam apenas figurativas e adaptadas às nossas apreensões; significando, não qualquer mudança no próprio Deus, mas apenas uma diferença de evento em relação a nós. Assim, bons pais, sem nenhuma mudança em si mesmos, incentivam ou desencorajam seus respectivos filhos, conforme mudam seu comportamento para melhor ou para pior. Assim, as próprias leis, que não podem ter afeição e , consequentemente, nenhuma mudança de afeição em relação a uma pessoa ou a outra, variam ainda o seu efeito, permanecendo invariáveis. Então, quando é dito aqui, Deus se arrependeu, ficou entristecido, etc. o significado é que ele estava decidido a alterar sua conduta; e, como os homens, quando se arrependem de alguma coisa, lamentam e tentam desfazê-la, o Todo-Poderoso estava determinado a destruir o homem que ele havia criado, e cuja mudança do bem para o mal trouxe essas conseqüências de um Deus. continuando sempre o mesmo. Devemos lembrar que é por analogia ou apenas comparação que a natureza e as paixões dos homens são atribuídas a Deus.

Comentário de Scofield

arrependeu-se do SENHOR

(Veja Scofield “ Zacarias 8:14 “) .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6: 6 . Ele se arrependeu do Senhor – o entristeceu em seu coração “Todas as coisas passadas, presentes e futuras se abrem ao mesmo tempo à visão da Mente Divina”, diz o Dr. Clarke; e, portanto, que ele é imutável em seus conselhos e não pode se arrepender, é um dos ditames mais claros da religião natural e da religião revelada, Números 23:19 . 1 Samuel 15:29 . Pois ele não é homem, para que se arrependa. Para que as expressões do arrependimento, do pesar e similares de Deus sejam apenas figurativas e adaptadas às nossas apreensões; significando, não qualquer mudança no próprio Deus, mas apenas uma diferença de evento em relação a nós. Assim, bons pais, sem nenhuma mudança em si mesmos, incentivam ou desencorajam seus respectivos filhos, conforme mudam seu comportamento para melhor ou para pior. Assim, as próprias leis, que não podem ter afeição e , consequentemente, nenhuma mudança de afeição em relação a uma pessoa ou a outra, variam ainda o seu efeito, permanecendo invariáveis. Então, quando é dito aqui, Deus se arrependeu, ficou entristecido, etc. o significado é que ele estava decidido a alterar sua conduta; e, como os homens, quando se arrependem de alguma coisa, lamentam e tentam desfazê-la, o Todo-Poderoso estava determinado a destruir o homem que ele havia criado, e cuja mudança do bem para o mal trouxe essas conseqüências de um Deus. continuando sempre o mesmo. Devemos lembrar que é por analogia ou apenas comparação que a natureza e as paixões dos homens são atribuídas a Deus.

Comentário de John Calvin

6. E arrependeu-se do Senhor de que ele havia feito homem na terra. O arrependimento que aqui é atribuído a Deus não lhe pertence adequadamente, mas faz referência ao nosso entendimento dele. Pois, como não podemos compreendê-lo como ele é, é necessário que, em nosso benefício, ele deva, em certo sentido, se transformar. Esse arrependimento não pode ocorrer em Deus, facilmente aparece a partir dessas considerações simples que nada acontece que seja inesperado ou imprevisto por ele. O mesmo raciocínio e observação se aplicam ao que segue, que Deus foi afetado pela tristeza. Certamente Deus não está triste ou triste; mas permanece para sempre como ele em seu repouso celestial e feliz: ainda assim, porque de outro modo não se poderia saber quão grande é o ódio de Deus e o desprezo pelo pecado, o Espírito se acomoda à nossa capacidade. Portanto, não há necessidade de nos envolvermos em perguntas difíceis e difíceis, quando é óbvio para que fim essas palavras de arrependimento e pesar são aplicadas; a saber, para nos ensinar que, desde o momento em que o homem estava tão corrompido, Deus não o considerava entre suas criaturas; como se ele dissesse: ‘Esta não é minha obra; este não é o homem que foi formado à minha imagem e a quem eu adornara com presentes tão excelentes: não me digno agora a reconhecer esta criatura degenerada e contaminada como minha. Semelhante a isso é o que ele diz, em segundo lugar, sobre sofrimento; que Deus ficou tão ofendido pela atroz iniquidade dos homens, como se eles tivessem ferido seu coração com pesar mortal: Existe aqui, portanto, uma antítese não expressa entre a natureza íntegra que foi criada por Deus e a corrupção que surgiu do pecado . Enquanto isso, a menos que desejemos provocar Deus e colocá-lo em sofrimento, vamos aprender a abominar e fugir do pecado. Além disso, essa bondade e ternura paterna devem, em grau mínimo, subjugar em nós o amor ao pecado; já que Deus, para perfurar mais efetivamente nossos corações, veste-se com nossas afeições. Esta figura, que representa Deus como transferindo para si o que é peculiar à natureza humana, é chamada ?????p?p??e?a

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 6: 6 . Ele se arrependeu do Senhor, o entristeceu em seu coração – apropriadamente falando, Deus não pode se arrepender, Números 23:19 , 1 Samuel 15: 11-29 ; pois ele é perfeitamente sábio e imutável em sua natureza e conselhos, Malaquias 3: 6 e Tiago 1:17 . Ele também não é passível de pesar ou decepção, sendo constantemente feliz. Mas isso é falado por Deus à maneira dos homens, pela mesma figura de linguagem na qual olhos, ouvidos, mãos e pés são atribuídos a Deus, e devem ser entendidos de modo a não refletir sobre sua imutabilidade ou felicidade. Não implica nenhuma paixão ou desconforto em Deus; pois nada pode criar perturbação para a mente eterna: mas significa seu justo e santo descontentamento contra o pecado e os pecadores. Nem fala nenhuma mudança na mente de Deus , pois com ele não há variabilidade; mas significa uma mudança no seu caminho. Quando Deus fez o homem reto, ele descansou e foi revigorado, Êxodo 31:17 , e seu caminho em direção a ele foi de tal modo que ele mostrou estar muito satisfeito com o trabalho de suas próprias mãos; mas agora que o homem estava apostatado, ele não podia fazer outra coisa senão mostrar-se descontente: de modo que a mudança estava no homem, e não em Deus.

Comentário de John Wesley

E arrependeu-se do Senhor de que ele havia feito homem na terra, e isso o entristeceu em seu coração.

E arrependeu-se do Senhor que ele havia feito homem na terra – Que ele havia feito uma criatura de tão nobres poderes, e o havia colocado nesta terra, que ele construiu e forneceu de propósito para ser uma habitação confortável para ele; e isso o entristeceu em seu coração – essas são expressões à maneira dos homens e devem ser entendidas para não refletir sobre a imutabilidade ou felicidade de Deus. Ele não fala nenhuma paixão ou desconforto em Deus, nada pode criar perturbação para a mente eterna; mas fala de seu justo e santo desagrado contra o pecado e os pecadores: nem fala nenhuma mudança na mente de Deus; pois com ele não há variabilidade; mas fala uma mudança no seu caminho. Quando Deus fez o homem reto, ele descansou e foi revigorado, Êxodo 31:17 . e seu caminho em direção a ele foi o que lhe mostrou muito satisfeito com o trabalho de suas próprias mãos; mas agora o homem era apostatado, ele não podia fazer o contrário, mas se mostrava descontente; para que a mudança fosse no homem, não em Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 32:14 – E sucedeu que o Senhor arrependeu-se do mal que ameaçara trazer sobre o povo.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Deuteronômio 5:29 – Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre! “

Deuteronômio 32:29 – Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Deuteronômio 32:36 – O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

1 Samuel 15:29 – Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

2 Samuel 24:16 – Quando o anjo estendeu a mão para destruir Jerusalém, o Senhor arrependeu-se de trazer essa catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: “Pare! Já basta! ” Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.

1 Crônicas 21:15 – E Deus enviou um anjo para destruir Jerusalém. Mas, quando o anjo ia fazê-lo, o Senhor olhou e arrependeu-se de trazer a catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: “Pare! Já basta! ” Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.

Salmos 78:40 – Quantas vezes mostraram-se rebeldes contra ele no deserto e o entristeceram na terra solitária!

Salmos 81:13 – “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

Salmos 95:10 – Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: “Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos”.

Salmos 106:45 – Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal.

Salmos 110:4 – O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Salmos 119:158 – Com grande desgosto vejo os infiéis, que não obedecem à tua palavra.

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Isaías 63:10 – Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.

Jeremias 18:8 – e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado.

Jeremias 26:19 – “Acaso Ezequias, rei de Judá, ou alguém do povo de Judá o matou? Ezequias não temeu ao Senhor e não buscou o seu favor? E o Senhor não se arrependeu da desgraça que pronunciara contra eles? Estamos a ponto de trazer uma terrível desgraça sobre nós! “

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Jonas 3:10 – Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

Lucas 19:41 – Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

Romanos 11:29 – pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Hebreus 3:10 – Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: Os seus corações estão sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.

Hebreus 3:17 – Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *