Estudo de Êxodo 32:14 – Comentado e Explicado

E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra o seu povo.
Êxodo 32:14

Comentário de Albert Barnes

Isto afirma um fato que não foi revelado a Moisés até depois de sua segunda intercessão, quando ele desceu da montanha e testemunhou o pecado do povo Êxodo 32: 30-34 . Ele então teve a certeza de que o amor do Senhor ao seu povo antigo prevaleceria. Diz-se que Deus, na linguagem das Escrituras, “se arrepende”, quando Seu amor perdoador é visto pelo homem para apagar a letra de Seus julgamentos contra o pecado ( 2 Samuel 24:16 ; Joel 2:13 ; Jonas 3:10 , etc.); ou quando o pecado do homem parece ter desapontado os propósitos da graça ( Gênesis 6: 6 ; 1 Samuel 15:35 , etc.). Diz-se que a consciência desperta “se arrepende”, quando, tendo sentido seu pecado, sente também o perdão divino: é nessa crise que Deus, de acordo com a linguagem das Escrituras, se arrepende do pecador. Assim, o arrependimento de Deus tornado conhecido no e através do Único Mediador verdadeiro retribui o arrependimento do pecador que retorna, e lhe revela expiação.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32:14 . O Senhor se arrependeu do mal Ou seja, para dar peso à intercessão de Moisés, ele fez o que os homens fazem, que são influenciados por argumentos adequados, ele alterou seus sentimentos. O Todo-Poderoso não pode mudar nem se arrepender: essas expressões sempre devem ser entendidas, como sempre são ditas, à maneira dos homens; mas essa expressão explicamos completamente na nota de Gênesis 6: 6 .

REFLEXÕES. – Temos aqui a oração de Moisés; e é uma oração fervorosa e eficaz. Deus, mesmo na restrição que ele parecia impor, havia dado uma base de encorajamento, e a fé sabe como defender todos os argumentos. Embora suas provocações tenham sido grandes e Deus possa consumi-las com justiça, ele implora por misericórdia e que Deus se arrependa do mal; que ele mudaria a frase que estava pronto para pronunciar. Para qual finalidade ele pede,

1. A misericórdia que Deus lhes mostrou. Ele os trouxera do Egito e agora os rejeitará? As misericórdias recebidas no passado são um terreno encorajador para a esperança ainda. Se Deus perdoou e foi gentil conosco antes, não nos desesperemos, mas aplique a ele novamente, por mais que não seja digno. 2. A glória de Deus estava preocupada. Os egípcios triunfarão em sua ruína. Está perto do coração de um verdadeiro crente ouvir o blasfema pagão; e ele deseja em si e nos outros remover todas as ocasiões. 3. Ele produz a promessa feita a seus pais. Se eles não foram poupados em nenhuma outra consideração, ainda, por seu juramento a Abraão, Isaque e Jacó, que encontrem misericórdia. As promessas de Deus são um terreno seguro de esperança: embora as tenhamos que implorar, podemos nos aproximar, e não nos desesperar.

Então Deus é suplicado. Ele poupa a intercessão de Moisés. Veja o poder da oração. E Moisés será ouvido pelos milhares de Israel, e Jesus no céu não terá sucesso pela alma pecaminosa? Por mais desesperado que nosso estado possa parecer, não devemos nos abandonar completamente: embora tenhamos um advogado desse tipo com o Pai, os mais miseráveis ??e mais culpados podem encontrar misericórdia!

Comentário de Scofield

arrependido

(Veja Scofield “ Zacarias 8:14 “) .

Comentário de Adam Clarke

E o Senhor se arrependeu do mal – Isto é falado apenas da maneira dos homens que, tendo formado um propósito, se deixam desviar dele por razões fortes e forçadas, e assim mudam de idéia em relação às suas intenções anteriores.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR se arrependeu do mal que pensava fazer ao seu povo.

E o Senhor se arrependeu do mal que ele pensava fazer – Embora ele tenha planejado puni-los, ele não os arruinaria. Veja aqui, o poder da oração, Deus sofre para ser vencido pela importunada crença humilde. E veja a compaixão de Deus pelos pobres pecadores e como ele está pronto para perdoar.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 32:14 . O Senhor se arrependeu do mal – Mudou sua sentença por solicitação de Moisés, que nisso representava o Senhor Cristo, o grande Mediador e Intercessor de toda a raça pecaminosa. Ele ficou satisfeito por não lhes infligir o castigo que ameaçava ( Êxodo 32:10 ) e agia como os homens quando se arrependem e mudam de idéia. Embora ele tenha planejado puni-los, ele não os arruinaria. Veja aqui o poder da oração! Deus se impõe a ser prevalecido por uma importunidade humilde e crente. E veja a compaixão de Deus pelos pobres pecadores, e quão pronto ele está para perdoar! No entanto, deve-se observar que expressões como essa, do arrependimento do Senhor , devem ser entendidas como ditas à maneira dos homens. Para que nenhuma mudança ou arrependimento possa ocorrer na Mente Divina, segue claramente a perfeição do conhecimento divino, que compreende de uma só vez todas as coisas, passadas, presentes e futuras, e nunca pode se surpreender com o seu acontecimento. eles fazem, ou mudam de idéia por conta disso. Veja isso explicado em Gênesis 6: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

pensado para fazer . Hebraico que Ele falou em fazer.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:26 – Eu disse que os dispersaria e que apagaria da humanidade a lembrança deles.

2 Samuel 24:16 – Quando o anjo estendeu a mão para destruir Jerusalém, o Senhor arrependeu-se de trazer essa catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: “Pare! Já basta! ” Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.

1 Crônicas 21:15 – E Deus enviou um anjo para destruir Jerusalém. Mas, quando o anjo ia fazê-lo, o Senhor olhou e arrependeu-se de trazer a catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: “Pare! Já basta! ” Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.

Salmos 106:45 – Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal.

Jeremias 18:8 – e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado.

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Jeremias 26:19 – “Acaso Ezequias, rei de Judá, ou alguém do povo de Judá o matou? Ezequias não temeu ao Senhor e não buscou o seu favor? E o Senhor não se arrependeu da desgraça que pronunciara contra eles? Estamos a ponto de trazer uma terrível desgraça sobre nós! “

Joel 2:13 – Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

Jonas 3:10 – Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *