Estudo de Joel 2:13 – Comentado e Explicado

Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.
Joel 2:13

Comentário de Albert Barnes

E rasgue seus corações e não suas vestes – isto é, “não somente suas vestimentas” (veja a nota em Oséias 6: 6 ). O rasgar das roupas era uma expressão de extraordinária emoção incontrolável, principalmente de tristeza, de terror ou de horror. Pelo menos, nas Sagradas Escrituras, isso não é mencionado como parte do luto comum, mas apenas após uma repentina e esmagadora dor, pública ou privada. Não foi usado em ocasião da morte, a menos que houvesse algo de muito doloroso em suas circunstâncias. Às vezes, era usada como expressão externa, de profundo pesar, como quando o leproso recebeu ordens para guardar suas roupas em Levítico 13:45 , ou quando Davi, para expressar sua aversão ao assassinato de Abner, ordenou “todo o povo com ele, rasgue suas roupas; Acabe usou-o, com jejum e pano de cabelo, na sentença de Deus por Elias e obteve uma atenuação do castigo temporal de seu pecado; Jeremias se admira que nem “o rei”, Jeoiaquim, “nem nenhum de seus servos aluguem suas vestes” Jeremias 36:24 , ao ler o rolo que contém as desgraças que Deus por ele pronunciara contra Judá. As vestes sagradas dos sacerdotes não eram, em nenhuma ocasião, rasgadas Levítico 10: 6 ; Levítico 21:10 ; (provavelmente porque a totalidade era um símbolo de perfeição, de onde se deveria tomar cuidado para que o éfode não fosse acidentalmente rasgado Êxodo 28:32 ; Êxodo 39:23 ) para que o ato de Caifás fosse a maior hipocrisia Mateus 26:65 ; Marcos 14:63 .

Ele provavelmente usou isso para impressionar sua própria acusação blasfema sobre o povo, pois, para um bom fim, os apóstolos Paulo e Barnabé alugam suas roupas de Atos 14:14 , quando ouviram que, após a cura do homem impotente, o sacerdote de Júpiter com o povo teria feito sacrifício a eles. Desde então, os apóstolos usaram esse ato, Joel claramente não proíbe o uso de tal comportamento externo, pelo qual seu arrependimento pode ser expresso, mas exige apenas que isso seja feito não apenas em mostras externas, mas acompanhado com as afeições internas. Os judeus são convidados a rasgar seus corações, em vez de suas vestes, e estabelecer a verdade do arrependimento no que é interior, e não no que é exterior. ” Mas, como a rasgar as vestes era o sinal externo de uma dor muito veemente, não era uma tristeza superficial comum que o profeta ordenava, mas que deveria perfurar e rasgar a alma íntima e esvaziá-la de seus pecados e de seu amor pelo pecado. .: Diz-se que qualquer coisa muito triste corta o coração de alguém, “o corta no coração”.

Um coração verdadeiramente penitente é chamado de “coração partido e contrito”. Tal penitente rasga e “rasga por uma busca estreita os recessos do coração, para descobrir suas abominações”, e derrama diante de Deus “as coisas doentes e perigosas” reprimidas e purulentas ali “, expulsa os maus pensamentos alojados e abre em todas as coisas a recepção da graça divina. Essa ruptura não é outra senão a circuncisão espiritual à qual Moisés exorta. De onde os judeus, portanto, não se rasgam no coração, está escrito em Jeremias: Todas as nações são incircuncisas e toda a casa de Israel é incircuncisas no coração. Jeremias 9:26 . Essa ruptura é a expulsão dos pecados e paixões. ”

E volte-se para o Senhor, seu Deus – Deus é o dono de si mesmo como ainda o seu Deus, embora eles se tenham desviado e tenham partido dEle em pecado e estejam alienados dEle. Para Ele, o verdadeiro Deus imutável, se eles retornassem, ainda o encontrariam “o Deus deles”. “Retornem, filhos que retrocedem, eu sararei o seu retrocesso”, diz Deus por Jeremias; “Eis que Israel responde, chegamos a Ti, porque Tu és o Senhor nosso Deus” Jeremias 3:22 .

Pois Ele é muito gentil e misericordioso – Ambas as palavras são intensas. Todas as palavras “muito graciosas, muito misericordiosas, lentas para a ira e de grande bondade” são as mesmas e na mesma ordem da revelação a Moisés, quando, na renovação das duas tábuas da lei, “ o Senhor desceu nas nuvens e proclamou o nome do Senhor ”( Êxodo 34: 5-6 ). As palavras são frequentemente repetidas, mostrando quão profundamente essa revelação afundou nas mentes piedosas de Israel. Eles são, em parte, suplicados a Deus pelo próprio Moisés Números 14:18 ; Davi, uma vez, pediu a todos eles a Deus Salmo 85: 1-13: 15 ; em outro lugar, ele os repete de Deus, como neste lugar Salmos 103: 8 ; Salmo 145: 8 . Neemias, ao louvar a Deus por Suas misericórdias perdoadoras, prefixa o título “Deus dos perdões” Neemias 9:17 e acrescenta: “e você não os abandonou;” como Joel, para o objeto especial aqui, acrescenta, “e se arrepende do mal”. Um salmista, e Ezequias, em sua mensagem a Isaías, e Neemias, no decorrer dessa mesma oração, repetem as duas palavras de intensa misericórdia: “muito gracioso e muito misericordioso” Salmo 111: 4 ; 2 Crônicas 30: 9 ; Neemias 9:31 , que são usados ??apenas por Deus, exceto uma vez pelo mesmo Salmista Salmos 112: 4 , com o objetivo expresso de mostrar como o bom homem se conforma a Deus. A palavra “muito gracioso” expressa o amor livre de Deus, pelo qual Ele se mostra bom para nós; “Muito misericordioso” expressa o terno anseio de Seu amor por nossas misérias (veja a nota em Oséias 2:19 ); “Grande bondade”, expressa o terno amor de Deus, como amor.

Ele primeiro diz que Deus é “lento para irar-se” ou “sofredor”, suportando por muito tempo a maldade e a rebelião do homem, e esperando pacientemente pela conversão e arrependimento dos pecadores. Depois, ele acrescenta que Deus é “abundante em bondade”, tendo múltiplos recursos e expedientes de Seu terno amor, para conquistá-los ao arrependimento. Por fim, Ele é “arrependido do mal”. O mal que está previsto, e finalmente o inflige, é (por assim dizer) contra Sua Vontade: “Quem não deseja que ninguém pereça” e, portanto, nos primeiros sinais de arrependimento, “Ele se arrepende do mal”. e não faz.

As palavras traduzidas como “de grande bondade” são melhor traduzidas em outros lugares, “abundantes, abundantes em bondade, misericórdia” Êxodo 34: 6 ; Salmo 86:15 ; Salmo 103: 8 . Embora a misericórdia de Deus seja por si só uma e simples, ainda assim é chamada abundante por causa de seus diversos efeitos. Pois Deus sabe como, de mil maneiras, socorrer os Seus. De onde o salmista ora: “De acordo com a multidão de tuas misericórdias, volta-te para mim” Salmo 25: 7 , Salmo 25:16 . “De acordo com a multidão de Tuas misericórdias, põe termo às minhas ofensas” Salmo 51: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Joel 2:13 . E rasgue seu coração, etc. – O rasgar de roupas foi usado por quase todos os antigos, como um sinal de profunda tristeza. A expressão diante de nós é um hebraísmo adequado; e o sentido mais verdadeiro disso é: rasgue seus corações, e não apenas suas roupas. O profeta não proíbe as aparências externas de pesar e luto, mas pelo contrário exige isso; como é evidente no versículo anterior e nos dias 16 e 17. Mas ele os adverte contra uma demonstração externa e hipócrita de tristeza, e exorta-os a despedaçar seus corações, ou seja, a valorizar aquele espírito quebrado e contrito, o arrependimento sincero e fingido por seus pecados, do qual a roupa deve ser rasgada. prosseguir com o qual deve ser acompanhado. Ver Oséias 6: 6 . Podemos fechar este versículo com as palavras: De grande bondade; e comece assim o dia 14, e aquele que se arrepende da iniqüidade, como o conhece, mas ele [ Deus ] pode voltar e se arrepender, e fazer com que uma bênção seja deixada depois dele, mesmo uma oferta de pão, etc. Mas o Dr. Chandler lê o versículo 14, quem sabe, senão que ele [ Deus ] voltará e se arrependerá, e fará com que tanta coisa fique para trás, para que possa haver oferta de carne e bebida a Jeová, seu Deus? No entanto, Houbigant acha que tudo isso é duro; e, consequentemente, ele apresenta o versículo: Quem considerará, voltará e se arrependerá, para que lhe permita uma bênção, etc.

Comentário de Scofield

arrepende-se

(Veja Scofield “ Zacarias 8:14 “) .

Comentário de John Wesley

E rasgue o seu coração, e não as suas vestes, e volte-se para o SENHOR, seu Deus; porque ele é gracioso e misericordioso, lento para a ira e de grande bondade, e se arrepende do mal.

E se arrepende – Ele deixa de executar a ferocidade de sua ira.

Comentário de Adam Clarke

Rasgue seu coração – que não seja apenas um rasgar de suas roupas, mas deixe seu coração verdadeiramente contrito. A adoração meramente externa e as pretensões hipócritas apenas aumentarão o mal e farão com que Deus o encontre com julgamentos mais pesados.

Pois ele é gracioso – Bom e benevolente em sua própria natureza.

Misericordioso – Piedade e perdão, como efeito da bondade e benevolência.

Lento para a raiva – Ele não é facilmente provocado a punir, porque é gracioso e misericordioso.

De grande bondade – bondade exuberante a todos os que retornam a ele.

E se arrepende do mal – Está sempre pronto para mudar seu propósito de destruir, quando encontra o culpado disposto a ser salvo. Veja as notas em Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

rasgue seu coração. Compare Salmos 34:18 ; Salmos 51:17 .

suas roupas. Ref, para Pentateuco ( Gênesis 37:34 ). App-92. Deus. Hebraico. Elohim . App-4.

ele é gracioso, etc. Referência ao Pentateuco ( Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7. Números 14:18 ). App-92. Compare 2 Crônicas 30: 9 . Neemias 9:17 , Neemias 9:31 . Salmos 86: 5 , Salmos 86:15 ; Salmos 103: 8 ; Salmos 145: 8 .

bondade = graça.

arrepende-se. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

mal. Hebraico. raa . App-44.

Comentário de John Wesley

E rasgue o seu coração, e não as suas vestes, e volte-se para o SENHOR, seu Deus; porque ele é gracioso e misericordioso, lento para a ira e de grande bondade, e se arrepende do mal.

E se arrepende – Ele deixa de executar a ferocidade de sua ira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *