Estudo de Salmos 69:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Segundo a melodia: Os lírios. Salvai-me, ó Deus, porque as águas me vão submergir.
Salmos 69:1

Comentário de Albert Barnes

Salve-me, ó Deus – isto é, interponha e liberte-me dos perigos que vieram sobre mim.

Pois as águas entraram em minha alma – De modo a pôr em risco minha vida. As águas, profundas, furiosas, esmagadoras, são imagens de calamidade ou perigo. Veja as notas no Salmo 32: 6 . Compare o Salmo 42: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69.

Davi se queixa de sua aflição: ele ora por libertação; ele dedica seus inimigos à destruição; ele louva a Deus com ações de graça.

Para o principal músico de Shoshannim: Um Salmo de Davi.

Título. ???? ???????? ?? Saiba mais al shoshanniim ledavid. ] Como grande parte deste salmo é mais aplicável à angústia de Davi na época, é mais provável que ele o tenha composto sob a perseguição a Saul: e o bispo Patrick supõe que ele o tenha revisto novamente naqueles estreitos aos quais foi reduzido por Absalão, e nesse momento ele supõe que ele tenha acrescentado o versículo 35, onde menciona Sião; pois isso não estava na posse dos israelitas durante o reinado de Saul. Todos devem perceber que existem muitas passagens neste salmo que, se são aplicáveis ??a Davi, se referem em um sentido muito mais elevado à paixão de nosso Abençoado Salvador. Theodoret observa que é profético e predisse os sofrimentos de nosso Salvador, e a destruição final dos judeus por causa disso: O título da versão siríaca tem o mesmo propósito. O Dr. Patten, em sua Vindicação de Davi, observa muito criteriosamente que o Livro dos Salmos foi ditado pelo Espírito de Deus, e alguns deles proféticos do reino e da pessoa de Cristo; muitas partes delas foram faladas por Davi, não apenas com referência às suas circunstâncias naquele momento, mas também como representante de Cristo. Este salmo, que parece respirar o mais veemente ressentimento, e, em nossa tradução, parece uma oração execratória sobre os inimigos de Davi, deve ser entendido nesse sentido e está livre dessa imputação pela autoridade de São Pedro e São Pedro. Paulo, Atos 16:20 . Romanos 11: 9, o primeiro dos quais cita essas passagens como proféticas do traidor Judas. Este salmo é interpretado por São Paulo como predizer o estado, não apenas de Judas, mas de todos aqueles seus compatriotas obstinados que rejeitaram a salvação oferecida por Jesus Cristo. Na mesma passagem, Isaías é citado como predizendo sua cegueira espiritual. Davi, portanto, e Isaías querem dizer a mesma coisa, uma previsão do que o Espírito de Deus os prediz, embora suas formas de expressão sejam diferentes. Os dois apóstolos citam suas respectivas passagens como profecias, mas na forma imperativa; um testemunho que presumo libera suficientemente essa forma, onde quer que David, em casos semelhantes, faça uso dela, de toda imputação de ressentimento rancoroso. E essa interpretação apostólica do escopo deste salmo, que parece ser execratória, é indiscutivelmente a verdadeira chave para abrir o desenho e o significado de todos os outros da mesma tendência. Davi em todos eles, por mais que suas formas de expressão possam variar, pronuncia apenas os decretos de Deus contra os inimigos de Jesus Cristo, cuja pessoa o salmista aqui assume, como em muitos outros salmos.

Salmos 69: 1 . Pois as águas entram em minha alma As expressões figurativas neste e no versículo seguinte denotam grandes dificuldades e angústias. Veja nos Salmos 42: 7 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69: 1-2 . Salve-me, ó Deus – ó Deus poderoso, em quem somente eu confio em segurança, livra-me dessas angústias; para as águas – de tribulação; vieram à minha alma – Chegaram às minhas partes vitais, de modo que estou pronto para expirar, e minha alma está extremamente triste até a morte. Afundo- me na lama profunda – hebraico, ???? ????? , na lama das profundezas. Não estou nas águas rasas, nem perto da margem, mas nas partes média e mais profunda, e afundando na própria lama que está no fundo das águas. Onde não há posição – Não há posição firme e segura, mas afundo cada vez mais fundo, e sem a tua ajuda rápida e onipotente, ficarei sobrecarregada e perecerá.

Comentário de Scofield

Shoshannim (Veja Scofield “ Salmos 45: 1 “) .

Salve-me, ó Deus

As citações do NT e as referências a este Salmo indicam de que maneira ele difunde a Cristo. É o salmo de Sua humilhação e rejeição Salmos 69: 4 ; Salmos 69: 7 ; Salmos 69: 8 ; Salmos 69: 10-12 . Os Salmos 69: 14-20 podem muito bem descrever os exercícios de Sua alma santa no Getsêmani Mateus 26: 36-45, enquanto os Salmos 69:21 são uma referência direta à cruz; Mateus 27:34 ; Mateus 27:48 ; João 19:28 . Os versos imprecatórios dos Salmos 69: 22-28 estão relacionados em Romanos 11: 9 ; Romanos 11:10 com a atual cegueira judicial de Israel, os Salmos 69:25 tendo uma referência especial a Judas. Atos 1:20, que é assim típico de sua geração, que compartilhou sua culpa.

Veja Salmos 72, a seguir na ordem dos Salmos Messiânicos.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Não há hebraico para isso.

de David. . John 19:29 ); verses: Psalms 69:22-28 to Romans 11:9 , Romans 11:10 ; Romans 69:25 to Judas ( Acts 1:20 ). Em relação ao verdadeiro Davi, o Redentor de Israel. O Salmo 22 é Cristo como oferta pelo pecado; Salmo 40 como toda a oferta queimada; e este, Salmo 69 como oferta pela culpa. O versículo prefere João 15:25 ; versículos: Salmos 69 14-20 referem-se ao Getsêmani ( Mateus 26: 36-45 ); Salmos 69:21 até a cruz ( Mateus 27:34 , Mateus 27:48 . João 19:29 ); versículos: Salmos 69: 22-28 a Romanos 11: 9 ; Romanos 11:10 ; Romanos 69:25 a Judas ( Atos 1:20 ).

Deus. Hebraico. Elohim.

águas. Colocado pela figura do discurso Hipocatástase (App-6) para grandes problemas.

entre em minha alma: ou seja, ameace minha vida.

minha alma = eu (enfático). Hebraico. nephesh, App-13.

Comentário de Adam Clarke

As águas chegaram à minha alma – estou na mais profunda angústia. As águas quebraram seus diques e estão prontas para me varrer! Salve-me, Senhor! Em tais circunstâncias, não posso ter outra ajuda.

No primeiro, segundo, terceiro, décimo quarto e décimo quinto versos, o salmista, falando na pessoa dos cativos na Babilônia, compara seu cativeiro a um abismo de águas, quebrando todos os limites e pronto para engoli-los; a uma lama funda, na qual não havia fundo sólido nem pé; e para uma panela. em que eles estavam prestes a serem colocados para sempre. Isso é fortemente figurativo e muito expressivo.

Comentário de John Calvin

1. Salve-me, ó Deus! pelas águas, etc. Sob a figura das águas, o salmista representa sua condição como extremamente angustiante que o levou à beira do desespero; e, no entanto, sabemos que, longe de ser uma pessoa suave e efeminada, ele foi quem encontrou e superou terríveis tentações com extraordinária coragem. De onde podemos inferir a amargura da angústia com a qual ele estava naquele tempo afligido. Alguns entendem a palavra alma como denotando vida; (68) mas isso dá um significado muito frio e insatisfatório. Antes, significa o coração. Quando um homem cai em um abismo de águas, pode impedir que a água entre em seu corpo por algum tempo, interrompendo a boca e as narinas, mas, por fim, é impossível para um ser humano viver sem respiração, a asfixia compele-o a deixar entrar as águas, e elas penetrarão até o coração. Davi, segundo essa metáfora, desejaria não apenas que as águas o cobrissem e o dominassem, mas também que ele fora forçado a atraí-las para dentro de seu corpo.

Comentário de John Wesley

Salve-me, ó Deus; porque as águas entraram em minha alma.

Águas – Tribulações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *