Estudo de Lucas 6:14 – Comentado e Explicado

Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu,
Lucas 6:14

Comentário de Joseph Benson

Lucas 6: 14-16 . Simão, a quem ele também nomeou Pedro – Mateus, Marcos e Lucas, todos nos deram um catálogo dos nomes dos apóstolos; e sua exatidão nesse particular deve ser grandemente elogiada. Pois, como o apostolado vestia a pessoa a quem era conferida a alta autoridade de dirigir a fé religiosa da humanidade, não era de pouca importância para o mundo saber quem eles eram a quem essa dignidade pertencia. Nesses catálogos, Simon é nomeado pela primeira vez, não porque ele era de maior dignidade que o resto, mas porque ele era um dos primeiros seguidores de Cristo e o primeiro que foi chamado a uma participação declarada a ele, e uma pessoa cuja notável zelo e piedade fizeram dele uma espécie de líder entre os outros. Essas razões são tão evidentemente suficientes para ele ser nomeado em primeiro lugar, que é estranho que alguém deva tentar provar a partir dessa circunstância, que Cristo o investiu com autoridade sobre seus irmãos; quando nunca encontramos algo declarado por Cristo, ou reivindicado por Pedro, ou de propriedade de qualquer outro apóstolo, mas encontramos muitas escrituras que parecem ter uma aparência contrária; Mateus e Lucas mencionam André ao lado de Pedro como sendo seu irmão e um dos primeiros discípulos de Cristo. Os nomes de Tiago e João seguem, como foram chamados a seguir (ver Mateus 4:21 ), e são pessoas de grande eminência por piedade e utilidade, e Tiago é colocado diante de João como o irmão mais velho. Os nomes dos outros parecem ser colocados quase, pelo menos, na ordem em que se tornaram discípulos. Judas Iscariotes, no entanto, embora talvez não tenha sido chamado pela última vez, foi nomeado por último, porque ele era o traidor. Qualquer que seja a razão de classificar os apóstolos no catálogo na ordem em que os encontramos, temos certeza de que eles não são classificados de acordo com sua dignidade; pois, se fosse esse o caso, a ordem dos nomes teria sido exatamente a mesma em todos os evangelistas, o que não é, Andrew sendo o segundo em ordem, como observamos, por Mateus e Lucas, e o quarto por Mark; e Tomé sendo colocado diante de Mateus por aquele apóstolo, e depois dele por Marcos e Lucas. A isto se pode acrescentar, supondo que os apóstolos sejam classificados nos catálogos de acordo com sua dignidade, e que João e Mateus, cujo louvor está em todas as igrejas, por causa de seus escritos, sejam inferiores aos apóstolos que são escasso, uma vez nomeado, exceto nos catálogos. No que diz respeito ao epíteto, ou sobrenome, ( Zelotes, o zeloso ) , adicionado por Lucas aqui ao nome de Simão; porque havia uma seita ou facção em particular, entre os judeus, denominada zelotes, que, posteriormente, sob zelo por Deus, cometeram todos os distúrbios imagináveis, alguns são de opinião, de que Simão, o apóstolo, era um desses facção. Mas como não há menção dessa seita até pouco antes da destruição de Jerusalém (Josephus, Bell., Lucas 4: 3 ), podemos supor que esse epíteto tenha sido acrescentado ao seu nome por causa de seu zelo incomum. assuntos de verdadeira piedade e religião.

Comentário de E.W. Bullinger

também chamado = nomeado também. Veja App-141.

Bartolomeu. App-94.

Referências Cruzadas

Mateus 4:18 – Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.

Mateus 4:21 – Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou,

Mateus 10:3 – Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

Marcos 1:19 – Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes.

Marcos 1:29 – Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André.

Marcos 5:37 – E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.

Marcos 9:2 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles.

Marcos 14:33 – Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

Lucas 5:10 – como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.

João 1:40 – André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 6:5 – Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer? “

João 6:8 – Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra:

João 14:8 – Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

João 21:20 – Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. ( Este era o que se inclinara para Jesus durante a ceia e perguntara: “Senhor, quem te irá trair? ” )

Atos dos Apóstolos 1:13 – Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.

Atos dos Apóstolos 12:2 – e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *