Estudo de Lucas 24:34 – Comentado e Explicado

Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão.
Lucas 24:34

Comentário de Albert Barnes

Dizendo – Os onze disseram isso.

Ele apareceu a Simão – a Pedro. Não se sabe exatamente quando isso aconteceu, pois a hora e o local não são mencionados. Paulo se referiu a ele em 1 Coríntios 15: 5 , a partir do qual parece que ele apareceu a “Cefas ou Pedro” antes de fazer a qualquer outro apóstolo. Essa foi uma marca de amor e favor especiais e, particularmente, após a negação de Pedro, mostrou como ele estava pronto para perdoar e como estava disposto a dar conforto àqueles que são penitentes, embora seus pecados sejam grandes.

Comentário de E.W. Bullinger

Dizendo: ou seja, os onze e aqueles com eles, sendo os oradores.

O senhor App-98. UMA.

subiu = subiu. Grego. egeiro. App-178.

apareceu. Grego. optomai. App-106.

Comentário de John Calvin

34. Dizendo: O Senhor realmente ressuscitou. Com essas palavras, Lucas quer dizer que aquelas pessoas que trouxeram aos apóstolos alegria alegre para confirmar suas mentes foram informadas pelos discípulos a respeito de outra aparência. Nem se pode duplicar que essa confirmação mútua foi a recompensa que Deus lhes concedeu por sua santa diligência. Comparando o tempo, podemos concluir que Pedro, depois de ter retornado do sepulcro, estava em um estado de grande perplexidade e incerteza, até que Cristo se mostrou a ele, e que, no mesmo dia em que havia visitado o sepulcro , ele obteve seu desejo. Daí surgiu aquela mútua congratulação entre os onze, que agora não havia razão para duvidar, porque o Senhor havia aparecido a Simão.

Mas isso parece discordar das palavras de Marcos, que diz que os onze nem sequer acreditaram nessas duas pessoas; pois como aqueles que já estavam certos agora rejeitaram testemunhas adicionais e permaneceram em sua antiga hesitação? Ao dizer que ele realmente ressuscitou, eles reconhecem que o assunto está além de qualquer dúvida. Primeiro, respondo, que a frase geral contém uma sinédoque; porque alguns eram mais difíceis ou menos dispostos a acreditar, e Thomas era mais obstinado do que todo o resto ( João 20:25 ). Em segundo lugar, podemos deduzir facilmente que eles estavam convencidos da mesma maneira que costuma acontecer com pessoas que estão surpresas, e que não consideram o assunto com calma; e sabemos que essas pessoas estão continuamente caindo em várias dúvidas. Seja como for, é evidente, por Lucas, que a maior parte deles, em meio a essa espantosa esmagadora, não apenas abraçou de bom grado o que lhes foi dito, mas conteve sua própria desconfiança; pois, pela palavra, eles cortam todo o terreno para a dúvida. E, no entanto, logo veremos que, uma segunda e uma terceira vez, em conseqüência de seu espanto, eles voltaram às suas dúvidas anteriores.

Comentário de Adam Clarke

Dizendo: O Senhor realmente ressuscitou – O significado aqui é que esses dois discípulos encontraram os apóstolos e aqueles que estavam com eles, unanimemente testificando que Cristo havia ressuscitado dos mortos. Não são os dois discípulos a quem devemos referir a palavra ?e???ta? , dizendo; mas ao corpo dos discípulos. Veja a nota em Marcos 16:12 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 24:34 . De fato, o Senhor ressuscitou: Nosso Senhor apareceu a São Pedro no mesmo dia em que apareceu aos discípulos, a caminho de Emaús; mas se, antes de conversar com os discípulos, ou depois, não é certo. Não foi até depois que os dois discípulos deixaram Jerusalém e partiram para Emaús; pois parece do relato que eles dão a nosso Senhor o que eles tinham conhecimento, que eles não sabiam nada sobre São Pedro: e, no entanto, deve ter sido antes de voltarem a Jerusalém; pois acharam as onze discursos desta aparição a Simão. É duvidoso, portanto, qual dessas duas aparições deve ser colocada em primeiro lugar; mas ambos aconteceram no dia da ressurreição de Cristo. Como nem o tempo nem as particularidades dessa aparição são registradas pelos evangelistas, embora São Paulo se refira expressamente a ela, 1 Coríntios 15: 5 não pretenderemos dizer mais nada sobre isso, do que os apóstolos parecem ter estabelecido. maior ênfase somente nisso, do que em todos os relacionados pelas mulheres; pois, quando os dois discípulos entraram na câmara, eles os abordaram imediatamente, sem esperar para ouvir sua relação, com o Senhor que realmente ressuscitou, e apareceu a Simão, mas não mencionou nenhuma de suas aparições às mulheres. Provavelmente Pedro foi o primeiro homem, como Maria Madalena foi a primeira mulher, favorecida com a visão de nosso Salvador após sua ressurreição. O relato de São Pedro sobre sua ressurreição pode ter sido supostamente menos sujeito a suspeita, depois que ele o negou; e, portanto, a primeira aparição de nosso Senhor a ele poderia ter sido projetada para estabelecer essa circunstância importante com base nas evidências mais excepcionais. Pedro negou seu mestre; e se seu Mestre tivesse se mostrado a qualquer outro discípulo antes de se mostrar a ele, poderia Pedro não ter julgado seu arrependimento ineficaz, sua reconciliação impossível e, conseqüentemente, mergulhado em desespero? mas que consolo maior poderia ser concedido a esse pecador penitente, e através dele a todos os outros penitentes, do que descobrir que seu Senhor estava inteiramente reconciliado com ele, pela honra peculiar que lhe era paga; que embora o tivesse negado, ele não foi rejeitado por ele; e embora sua queda tenha sido acompanhada de agravos inconcebíveis, a magnanimidade e a misericórdia de seu Salvador foram ainda maiores. Como a fé dos discípulos foi muito fortalecida pelo relato de São Pedro, também deve ter sido grandemente confirmada pela chegada desses dois discípulos, que declararam que o Senhor também lhes havia aparecido. São Marcos, no entanto, representa a recepção que seu relatório encontrou de maneira um pouco diferente, cap. Lucas 16: 12-13 . Eles foram e disseram isso ao resíduo: nem acreditaram neles. Mas não há inconsistência entre os evangelistas; pois embora a maior parte dos apóstolos acreditasse que Jesus havia ressuscitado, como afirma São Lucas, alguns que não deram crédito às mulheres nem a Simão continuaram obstinadamente a descrer, apesar de tudo o que os dois discípulos ou os o resto poderia dizer. Este parece ser um método melhor de reconciliar os evangelistas do que supor que, com base em informações de São Pedro, os apóstolos acreditavam que Jesus havia ressuscitado, mas não acreditavam que ele tivesse aparecido aos dois discípulos; porque, de acordo com o próprio relato do assunto, eles não o conheceram a princípio, e porque, ao se separar, ele desapareceu de vista: pois certamente é natural pensar que os discípulos, que nessa ocasião eram mais de vinte em número, dividiriam suas opiniões sobre um assunto como a ressurreição de seu Mestre dentre os mortos. Sabemos pelo próprio São Lucas que alguns não creram depois de terem visto Jesus com seus próprios olhos. Veja Lucas 24:41 e compare Mateus 28:17 . Portanto, não é demais o pressuposto do texto supor que, pelas onze palavras, o Senhor ressuscitou de fato e apareceu a Simão, São Lucas significa apenas algumas das onze; talvez a maior parte deles tenha dito isso. Além disso, devemos entender as palavras do evangelista em um sentido limitado, porque São Pedro, de quem ele fala, era um dos onze.

Comentário de John Wesley

Dizendo: O Senhor realmente ressuscitou e apareceu a Simão.

O Senhor apareceu a Simão – Antes de ser visto pelos doze apóstolos, 1 Coríntios 15: 5 . Ele, em sua maravilhosa condescendência e graça, aproveitou a oportunidade na parte anterior daquele dia (embora onde, ou de que maneira, não está registrado) para se mostrar a Pedro, para que ele pudesse aliviar cedo suas angústias e medos, conta de ter vergonhosamente negado seu Mestre.

Referências Cruzadas

Marcos 16:7 – Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ “.

Marcos 16:13 – Eles voltaram e relataram isso aos outros; mas também nestes eles não creram.

Lucas 22:54 – Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância.

1 Coríntios 15:5 – e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *