Estudo de João 20:24 – Comentado e Explicado

Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
João 20:24

Comentário de E.W. Bullinger

Thomas . A terceira menção dele em John. Ver João 11:16 ; João 14: 5 .

de = fora de. Ek grego . App-104.

Comentário de John Calvin

24. Mas Thomas, um dos doze. A incredulidade de Tomás está aqui relacionada, para que, por meio dela, a fé dos piedosos possa ser mais completamente confirmada. Ele não era apenas lento e relutante em acreditar, mas até obstinado. Sua dulness de apreensão foi a razão pela qual Cristo novamente permitiu que ambos o vissem e sentissem, da mesma maneira que antes. Dessa maneira, uma nova adição à prova da ressurreição de Cristo foi dada, não apenas a Tomé, mas também a nós. Além disso, a obstinação de Tomás é um exemplo a mostrar, que essa maldade é quase natural para todos os homens, retardar-se por vontade própria, quando a entrada para a fé lhes é aberta.

Comentário de Adam Clarke

Thomas – chamado Didymus – Veja este nome explicado, João 11:16 ; (Nota).

Não estava com eles – E, afastando-se da companhia dos discípulos, ele perdeu esta preciosa oportunidade de ver e ouvir a Cristo; e de receber (neste momento) a inestimável bênção do Espírito Santo. Onde dois ou três são reunidos em nome de Cristo, ele está no meio deles. Cristo havia dito isso antes: Tomé deveria ter se lembrado disso e não abandonado a companhia dos discípulos. Qual a conseqüência? – Sua incredulidade se torna

    1º. Totalmente irracional. Dez de seus irmãos testemunharam que haviam visto Cristo, João 20:25 ; mas ele rejeitou o testemunho deles.

2dly. Sua incredulidade tornou-se obstinada: ele estava determinado a não acreditar em nenhuma evidência que pudesse agradar a Deus lhe dar: ele acreditaria de acordo com seus próprios preconceitos, ou de modo algum.

    3dly. Sua incredulidade tornou-se presunçosa e insolente: uma visão da pessoa de Cristo não será suficiente: ele não acreditará que é ele, a menos que ele possa colocar o dedo nos orifícios feitos pelas unhas na mão de seu Senhor, e enfiar a mão na a ferida feita pela lança ao seu lado.

Thomas havia perdido muito bem, e ganhou muito mal, e ainda era insensível ao seu estado. Veja as consequências de abandonar as assembléias do povo de Deus! Jesus vem à reunião – um discípulo é encontrado fora de seu lugar, que poderia estar lá; e ele não é apenas não abençoado, mas seu coração se endurece e se obscurece pela falsidade do pecado. Foi por mera misericórdia de Deus que Tomé teve outra oportunidade de se convencer de seu erro. Leitor! tome aviso.

Comentário de Thomas Coke

João 20:24 . Thomas, um dos doze, Diz-se, Lucas 24:33 que os discípulos de Emaús deram aos onze, e aos que estavam com eles, um relato de seu encontro com Cristo, e das outras circunstâncias que acompanham esse evento. Os onze eram o nome pelo qual os apóstolos foram depois da morte de Judas, fossem eles exatamente esse número ou menos; como observamos na nota da passagem acima mencionada em São Lucas: portanto, dessa expressão, não precisamos, por essa expressão, supor que Tomé estava presente quando os discípulos entraram. Temos certeza de que ele não estava presente nesta reunião, quando Jesus se mostrou; todavia, se se pensa que a expressão de São Lucas implica que Tomé estava com seus irmãos na chegada dos discípulos, podemos supor que ele era um daqueles que não acreditavam, e que ele foi embora antes que eles terminassem o relacionamento deles. Ver Marcos 16: 1

Referências Cruzadas

Mateus 10:3 – Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

Mateus 18:20 – Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

João 6:66 – Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

João 11:16 – Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele”.

João 14:5 – Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? “

João 21:2 – Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.

Hebreus 10:25 – Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *